Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ciclo De Treinamento E A Progressão Simples - John Christy

Visitante usuario_deletado343434

Posts Recomendados

Postado

Tá muito bom o texto :) bastante esclarecedor!

Só ficou uma duvida:

Em treinos estilo WSB onde à dias de ME onde se tenta ir ao nosso máximo, como fazemos? Qual a comparação possível com estes textos? Ou isto são 2 formas diferentes de pensar e não pode haver comparação?

Postado

Só ficou uma duvida:

Em treinos estilo WSB onde à dias de ME onde se tenta ir ao nosso máximo, como fazemos?

Se vai ao máximo ^^ !!!

A compilação de artigos acima, se aplica a protocolos de progressão linear como variações do 5x5, FullBody, Pull Push e o próprio WEIDER.

Não se aplica a protocolos de peaking, porque o peaking é uma forma de ciclo de intensidade :rolleyes: , parece óbvio, mas como ficou uma [ ou várias] dúvida .

Não se aplica no 5/3/1, não se aplica WS4SB e não se aplica em todos os protocolos que já tem estabelecidos percentuais.

É isso B)

Postado (editado)

gostei muito do texto.

Eu vou hoje mesmo comprar material para fazer anilhas de 250g.

Qdo ficar pronto eu tiro fotos, mesmo que fique uma porcaria (:

Editado por Buttler
Postado (editado)

Grande Contribuição Gremista!

Tenho que achar logo imãs de auto-falantes para usar de "anilhas fracionadas", já que anilhas fracionadas estão de certa forma, fora do meu orçamento.

Abraço, bons treinos.

EDIT: fiz o teste nesse meso do SL com o levantamento terra. Ao invés de progredir 2 a 4 kg por treino, progredi apenas 1kg. Realmente vale a pena progredir mais lentamente, hoje já estou com quase 2 BW no terra sem nenhum DELOAD, ja agacho, estou no começo do segundo deload antes ainda do 1,5 BW (aumentando 1 - 2 kg por treino), agora que aprendi com os "erros" (e claro, com a ajuda do texto que o Gremista passou pra nós), vou fazer uma progressão mais lenta.

Editado por Palito
Postado

Gremista, penso que a progressão dupla seja mais interessante para musculos menores. Faz sentido?

Palito, eu tenho uns falantes velhos em casa, mas que funcionam. Admito q to afim de estragar eles, haha, mas é mancada, já que funcionam....

E me anima saber desses seus resultados sem deload....espero conseguir algo assim tb. No terra estou bem próximo de 1,5bw e como está fácil, acho que alcanço 2bw em alguns meses....

Postado

Se vai ao máximo ^^ !!!

A compilação de artigos acima, se aplica a protocolos de progressão linear como variações do 5x5, FullBody, Pull Push e o próprio WEIDER.

Não se aplica a protocolos de peaking, porque o peaking é uma forma de ciclo de intensidade :rolleyes: , parece óbvio, mas como ficou uma [ ou várias] dúvida .

Não se aplica no 5/3/1, não se aplica WS4SB e não se aplica em todos os protocolos que já tem estabelecidos percentuais.

É isso B)

pois.... foi como pensei... isto são protocolos pra progressão linear. mas essas "fases" existem em qualquer tipo de treino certo??

a fase em que não dá pra subir mais e tem de se dar descanso tb deve acontecer.

apenas é preciso ter mais atenção pois não deve ser tão facil de sentir os efeitos em exercícios estilo ME, estou certo? ou nem por isso??

Postado

Gremista, penso que a progressão dupla seja mais interessante para musculos menores. Faz sentido?

Palito, eu tenho uns falantes velhos em casa, mas que funcionam. Admito q to afim de estragar eles, haha, mas é mancada, já que funcionam....

E me anima saber desses seus resultados sem deload....espero conseguir algo assim tb. No terra estou bem próximo de 1,5bw e como está fácil, acho que alcanço 2bw em alguns meses....

Se quiser dar uma olhada, fiz um tópico com tutorial de como fazer essas anilhas

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/123924-anilhas-fracionadas-feitas-em-casa/#entry1598437

dá uma olhada la, talvez te ajude.

Postado

Se quiser dar uma olhada, fiz um tópico com tutorial de como fazer essas anilhas

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/123924-anilhas-fracionadas-feitas-em-casa/#entry1598437

dá uma olhada la, talvez te ajude.

Legal palito, obrigado!

Ontem eu de fato fui a uma loja para comprar o material, mas cheguei a conclusão de que correntes são uma alternativa muito prática e teoricamente vão funcionar perfeitamente. A principio vou fazer um teste com elas. Valeu!

Postado

gostei muito do texto.

Eu vou hoje mesmo comprar material para fazer anilhas de 250g.

Qdo ficar pronto eu tiro fotos, mesmo que fique uma porcaria (:

Bom, pensei em n coisas mirabolantes e acabei indo parar no básico. Eis minhas "anilhas fracionadas":

correntes250_zps66fe5ec8.jpg

correntes500_zps531f7083.jpg

Postado

Ficou muito bom Butler, se não me engano, o Iceman e o Ricardo iriam fazer assim tbm. Coloca lá no tópico do palito tbm, para o pessoal acompanhar.

2 de 250 gr e 2 de 500gr é uma boa jogada porque dá para usar os 2 juntos e progredir para 750gr e só depois aumentar mais 1 kg no exercicio, ótimo :thumbsup_anim:

Abraço.

"Eles riram das anilhas fracionadas, mas os sorrisos sumiram qdo começei a colocar mais cargas que todos."

Postado

Gremista, é esse o plano! Poder progredir de 250 em 250!

Valeu pela força! Esse forum tem me ajudado muito, espero poder contribuir com a minha experiencia no futuro (=

• 2 semanas depois...
Postado

Nossa tópico excelente! Que bom que temos você conosco para postar coisas legais assim, ainda estou na parte do rippetoe, tomando um fôlego para terminar o artigo.

Bom o que eu entendi do texto até agora fazendo um resumo, seria um seguinte.

Começar com um stress leve/médio para o corpo se acostumar, progredir com cargas fracionadas para então atingir o climax com stress alto, aonde iremos construir um novo PR de cargas final.

Uma observação que gostaria de fazer sobre a primeira fase de adaptação para o corpo, seria mais para tentar simplificar como seria feito o deload e progressões.

Digamos que seu PR seja 100Kg e esteja voltando a fazer com 80Kg, houve um deload de 20% que consequêntemente irá significar 20Kg.

Para uma fase de adaptação de 8 semanas que acredito ser o mais ideal, afinal quanto mais tempo der para o corpo, melhor ele irá trabalhar com a atividade que será forçado a fazer.

Basicamente a fórmula para 8 semanas seria 12,5% do deload, que de 20Kg singnificaria exatamente 2,5Kg por semana, divido na quantidade de dias em que você irá executar o mesmo exercício.

Por exemplo, se seu número for 2,5Kg (como postado acima) por semana no agachamento livre e tiver o mesmo exercício 2x na semana, então você irá aumentar 1,25Kg por treino durante a fase 1, e ao finalizar a fase 1 você estará exatamente no mesmo PR em que parou.

Basicamente, diminuir 20% do pr total, então pegar 12,5% do pr que será a progressão da semana e dividir esse número pela quantidade de treinos durante a semana.

• 1 mês depois...
Postado

"Encare os fatos. Você pode treinar DURO ou treinar MUITO, mas não pode treinar das 2 formas. Treinando DURO e treinando MUITO, em sessões frequentes são mutuamente exclusivos. E "dinosaurs" sabem que treino duro é o que constrói massa muscular e força, eles fazem o que for preciso que os permitam treinar duro - e isso siginifica, o uso sensivel de programas de treinamento abreviados."

Será mesmo que é o treino duro que gera aumento na força?? Russos e ucranianos dominam o powerlifting treinando muito, mas com intensidade média/baixa...

No primeiro livro do Sheiko, está escrito:

"Many trainers in heavy athletics think that the optimal (main) workout weight is within the range of 75-85% from the maximum result in an exercise (N. I. Luchkin, A. N. Vorob’ev, A. C. Medvedev, and others). This also holds true for power lifting.

Analyzing the workout loads of world champions Alecksei Sivoconya, Nadezhda Mir, Sergey Mor, Maxim Podtynnay and Irene Abramova in a period from 1991 to 1999, I came to a conclusion that the biggest effect in the strength growth is given by the average monthly load with the relative intensity, which is on average 70+ or –2% from the maximum results."

Postado

Será? :D

Pow, assunto cabuloso e espinhoso... vira e mexe surge um tópico sobre esse assunto, sobre os % do DE, método reativo, intensidade vs volume etc... etc...

Eu só sei que sou um caipira aqui do RS, rato de internet e a única coisa que sei fazer bem é me abraçar num protocolo e faze-lo até o fim B) e não sou warrior internet.

Só deixe claro para quem ler o tópico que você treina sheiko e está puxando brasa para o seu assado, e que os protocolos do oeste também geram campeões.

Abraço.

Postado

Pow, assunto cabuloso e espinhoso... vira e mexe surge um tópico sobre esse assunto, sobre os % do DE, método reativo, intensidade vs volume etc... etc...

Eu só sei que sou um caipira aqui do RS, rato de internet e a única coisa que sei fazer bem é me abraçar num protocolo e faze-lo até o fim B) e não sou warrior internet.

Só deixe claro para quem ler o tópico que você treina sheiko e está puxando brasa para o seu assado, e que os protocolos do oeste também geram campeões.

Abraço.

isso depois tambem se pode treinar pessoal??

diferentes pessoas ganham força com diferentes metodos??

pessoas ganharem + força com mais intensidade e outras com mais volume??

Postado

Abraço.

Haha, eu tb sou um caipira do RS. A intenção não foi defender o sheiko, mas trazer para o debate essa questão crucial.

Pessoalmente, os treinos com maior volume e média intensidade me trouxeram os melhores resultados, e acho importante citar algo a respeito em um tópico tão bom e com abertura para debates muito relevantes.

isso depois tambem se pode treinar pessoal??

diferentes pessoas ganham força com diferentes metodos??

pessoas ganharem + força com mais intensidade e outras com mais volume??

Tá aí uma questão crucial para determinar quão rápido um atleta pode chegar a níveis competitivos...

Talvez os dois caminhos levem ao mesmo lugar, mas com trajetos de diferente distância.

• 4 semanas depois...
Postado

Outra dúvida, por favor, me ajudam ou respondam: dá pra fazer essa progressão simples, mesmo quando se fadiga o músculo no 1º exercício? Ou a progressão só vale pro 1º exercício, e pros demais você estagna?

Postado

Vinicius, o lance da progressão simples, é vc focar apenas no aumento de carga em um numero especifico de repetições. Não tem a ver com falha a principio, pois entende-se que vc vai começar leve e ir progredindo a carga a cada treino, naquele exercicio.

Em relaçao a progressão ser só no primeiro exercicio, não tem a ver também. Você apenas decide como quer progredir (progressão simples ou dupla) em cada exercicio do seu treino e começa a acompanhar isso.

Por exemplo, se vc faz agachamento, extensora, flexora e panturrilha no seu treino de perna, pode usar progressão simples no agachamento (aumentando por ex, um kg por treino) e progressão dupla nos demais. No treino de costas, vc faz terra, pulley aberto, serrote com halter unilateral e encolhimento, aplique a progressão simples no terra e a dupla nos demais, assim pra todos os grupos...

Por fim, o que eu acho mais interessante nesse topico, é o lance de progredir devagar. Isso ae mudou minha forma de ver o treino e eu estou conseguindo aumentar a carga (e consequentemente a musculatura) progredindo sem pressa, porém a cada treino, o que é bacana também para evitar lesões, já que é muito mais facil pro corpo se adaptar a 1kg por treino por ex, do que a 10kg do nada de uma vez (nego gosta de ir botando 5 de cada lado no supino por ex e quando passa dos 30, nunca passa dos 35/35)...

Postado

Vinicius, o lance da progressão simples, é vc focar apenas no aumento de carga em um numero especifico de repetições. Não tem a ver com falha a principio, pois entende-se que vc vai começar leve e ir progredindo a carga a cada treino, naquele exercicio.

Em relaçao a progressão ser só no primeiro exercicio, não tem a ver também. Você apenas decide como quer progredir (progressão simples ou dupla) em cada exercicio do seu treino e começa a acompanhar isso.

Por exemplo, se vc faz agachamento, extensora, flexora e panturrilha no seu treino de perna, pode usar progressão simples no agachamento (aumentando por ex, um kg por treino) e progressão dupla nos demais. No treino de costas, vc faz terra, pulley aberto, serrote com halter unilateral e encolhimento, aplique a progressão simples no terra e a dupla nos demais, assim pra todos os grupos...

Por fim, o que eu acho mais interessante nesse topico, é o lance de progredir devagar. Isso ae mudou minha forma de ver o treino e eu estou conseguindo aumentar a carga (e consequentemente a musculatura) progredindo sem pressa, porém a cada treino, o que é bacana também para evitar lesões, já que é muito mais facil pro corpo se adaptar a 1kg por treino por ex, do que a 10kg do nada de uma vez (nego gosta de ir botando 5 de cada lado no supino por ex e quando passa dos 30, nunca passa dos 35/35)...

eu entendi. Mas esse método também serve pro ABCD, Butler? Ainda to com essa duvida

Postado

E, em resumo: se é pra começar com 80% do peso anterior, e você treinava com 4 series de 8 repetições a 75% da RM (submaximo) é pra você iniciar o ciclo com 80% disso, ou seja, começar com 60%, é isso?

Postado

Vinicius, com certeza serve pra qqer treino. É apenas uma forma de controlar a sua evolução...faz assim, pega os compostos do seu treino ABCD e comece a fazer progressão simples neles, anotando as cargas que usou a cada treino. Nos isoladores, vc aplica progressão dupla.

Em relação a outra pergunta, é basicamente começar mais leve após o periodo de descanso. Se quando decidiu tirar 1 ou 2 semanas, seu squat estava com 100kg totais, vc volta com 80% disso, ou seja volta pro treino fazendo o squat com 80kg e vai progredindo daí.

Lembrando q esse 80% é só uma referencia. O importante é entender que quando volta pro treino é pra voltar mais leve do que quando parou.

Postado

Vinicius, com certeza serve pra qqer treino. É apenas uma forma de controlar a sua evolução...faz assim, pega os compostos do seu treino ABCD e comece a fazer progressão simples neles, anotando as cargas que usou a cada treino. Nos isoladores, vc aplica progressão dupla.

Em relação a outra pergunta, é basicamente começar mais leve após o periodo de descanso. Se quando decidiu tirar 1 ou 2 semanas, seu squat estava com 100kg totais, vc volta com 80% disso, ou seja volta pro treino fazendo o squat com 80kg e vai progredindo daí.

Lembrando q esse 80% é só uma referencia. O importante é entender que quando volta pro treino é pra voltar mais leve do que quando parou.

Entendi man! =)

Eu vou tentar fazer progressão nesse estilo na maior parte dos exercícios. Só os que são feitos com halteres que não tem como né, porque halteres só tem de 1 em 1 kg, e mandar fazer halteres com pesos inexistentes sairia muito dispendioso, e teria que ter uma variedade muito grande né?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...