Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estruturando Um Fullbody À Lá Craw


craw69

Posts Recomendados

Publicidade

Interessante esse aspecto.

Excluindo o Stiff e mantendo a escolha de um exercício composto, quais seriam seus exercícios de escolha para a região posterior?

O meu preferido, por possibilitar o maior pré-estiramento dentro os Pulls, é o RDL mesmo: é nele que dou o maior foco, tanto para trabalho de força quanto para realizar com alto volume (5x10-15, por exemplo), no caso de utilizá-lo como auxiliar.

Como variações, gosto muito do Clean e Snatch Pulls para dar mais prioridade ao Upper Back. Rack Pull também é muito eficaz, para hipertrofia, mas na prática eu não utilizo tanto. Sendo necessário focar mais em Lower Back, acho meio difícil fugir muito do Good Morning e Swing.

Craw.

Vi suas fotos no outro tópico lá.

Você tá bem pra natural.

Sua malhação é muito técnica misturando powerlifting com malhação natural.

Mas você sempre fala uns fundamentos aí pra galera.

Vou acompanhar aqui.

Agradeço irmão, espero que o tópico seja útil ;)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, o terra é tido como um exercicio que bagunça o SNC, por isso seu volume geralmente é menor em relação aos demais. O RDL não é tão longe de um terra. Não existe esse risco de confundir o SNC com o RDL?

Outra duvida: Se a resposta acima for negativa (provavelmente seja, já que vc usa RDL e certamente faz o terra), vc considera RDL um bom substituto para hiperextensora? Pergunto pois sempre fiz hiperextensora no fim dos treinos e agora treino em casa e não tenho o banco. Sinto falta de um complemento do tipo para a lombar.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu preferido, por possibilitar o maior pré-estiramento dentro os Pulls, é o RDL mesmo: é nele que dou o maior foco, tanto para trabalho de força quanto para realizar com alto volume (5x10-15, por exemplo), no caso de utilizá-lo como auxiliar.

Como variações, gosto muito do Clean e Snatch Pulls para dar mais prioridade ao Upper Back. Rack Pull também é muito eficaz, para hipertrofia, mas na prática eu não utilizo tanto. Sendo necessário focar mais em Lower Back, acho meio difícil fugir muito do Good Morning e Swing.

Quando tu afirma snatch pull, tu afirma snatch grip high pull ou snatch grip deadlift?

Entendo a escolha do RDL, é uma preferência sua. Não o faço, talvez nem saiba executá-lo da forma adequada. De maneira geral, não gosto de nenhum exercício do tipo pull que permite alguma contração excêntrica/isometrica da lombar.

Sinceramente, não entendi a escolha do Rack Pull como variação mais eficaz para hipertrofia. Vejo o exercício apenas como uma variação dos genéricos de pull: digo isso porque permite uma carga maior, embora com uma ROM menor. Assim sendo, ganha-se de um lado e perde-se de outro, por isso classifico-o apenas como uma variação, à semelhança do supino em relação ao floor press.

Acho o terra sumo um excelente exercício para região ísquios e glúteos, uma vez que a base aberta força ativação desses grupos musculares. Além disso, o setup de saída permite um tronco mais ereto, recrutando menos a lombar, sendo menos lesivo do que o terra convencional.

Por fim, concordo com a escolha de snatch pulls (qualquer variação) e cleans para ganhos de upperback, em relação ao terra sumo, simplesmente pela contração do upperback que o movimento exige.

Abraço e me desculpe se fui invasivo/de encontro/contrário aos teus conceitos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buttler,

Tanto no caso do RDL quanto Terra, o que importa para fins de desgaste de SNC é a "intensidade" aplicada ao exercício, bem como algumas variações na execução: por exemplo, deixar a barra descansar um segundo no chão antes de iniciar a repetição seguinte, ou apenas permitir um rápido toque e já explodir novamente.

Existe esse senso comum que RDL é menos desgastante que Terra, basicamente, porque as pessoas costumam usar o primeiro como auxiliar do segundo, o que torna a "intensidade" do RDL menor. Veja que o desgaste não se dá pura e unicamente com base no movimento do exercício em si, mas sim na forma como a pessoa o executa.

Sim, RDL pode ser uma das suas opções para substituir a Hiperextensora; também já vi pela net alguns vídeos que ensinavam a adaptar tanto Glute Ham Raise quanto Hyperextension em casa. De uma pesquisada que talvez te sirva pra algo ;)

proxy,

Você está 100% correto quanto ao ROM do Rack Pull ser inferior, porém a diminuição se dá prioritariamente na alavanca do Quadril/Lower Back, o que faz com que, pensando exclusivamente no upper back, o ROM interfira menos: é sim um ganha-perde, já que a tensão, decorrente da carga mais elevada, será maior (ganha), e a amplitude será menor (perde), porém, o aumento da carga, pensando no upper back, é proporcionalmente maior à diminuição da amplitude. Como há um "ganha" maior do que um "perde", o Rack Pull, na minha opinião, é uma ótima variação para trabalhar Upper Back com redução da interferência do Quadril/Lombar, o que permite inclusive que ele seja utilizado em um dia de Upper Body.

Quanto ao Terra Sumô, também concordo plenamente: é ótimo para glúteos e inclusive adutores, mas, na minha opinião, a somatória do Agachamento + Terra/RDL e auxiliares como Lunges e Glute Ham Raise já tornam o estímulo bem completo. Volto a dizer que não tenho absolutamente nada contra o Sumô, e que, obviamente, ele tem benefícios claros... apenas não sou fã dele como os Powerlifters são.

Snatch Pull seria o High Pull com pegad Snatch. Terra com Snatch Grip é outro excelente exercício, mas que eu sinceramente também não realizo.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

proxy,

Você está 100% correto quanto ao ROM do Rack Pull ser inferior, porém a diminuição se dá prioritariamente na alavanca do Quadril/Lower Back, o que faz com que, pensando exclusivamente no upper back, o ROM interfira menos: é sim um ganha-perde, já que a tensão, decorrente da carga mais elevada, será maior (ganha), e a amplitude será menor (perde), porém, o aumento da carga, pensando no upper back, é proporcionalmente maior à diminuição da amplitude. Como há um "ganha" maior do que um "perde", o Rack Pull, na minha opinião, é uma ótima variação para trabalhar Upper Back com redução da interferência do Quadril/Lombar, o que permite inclusive que ele seja utilizado em um dia de Upper Body.

Quanto ao Terra Sumô, também concordo plenamente: é ótimo para glúteos e inclusive adutores, mas, na minha opinião, a somatória do Agachamento + Terra/RDL e auxiliares como Lunges e Glute Ham Raise já tornam o estímulo bem completo. Volto a dizer que não tenho absolutamente nada contra o Sumô, e que, obviamente, ele tem benefícios claros... apenas não sou fã dele como os Powerlifters são.

Snatch Pull seria o High Pull com pegad Snatch. Terra com Snatch Grip é outro excelente exercício, mas que eu sinceramente também não realizo.

Abraços

Em relação ao rack pull, concordo 100% que os ganhos no upperback serão maiores, mesmo com uma ROM menor. A carga, ao meu ver, possibilita maiores ganhos em relação ao ROM simplesmente porque o upperback não tem/apresenta muito pouco ROM, tendo em vista sua contração ser é do tipo isométrica (já que a barra é puxada para baixo pela gravidade e o upperback sustenta o peso da barra). Então, sim, pensando em hipertrofia e pensando inclusive em ganhos de força nas costas, eu diria que o rack pull é uma escolha superior a qualquer outro exercício da classe "pull". Contudo, em relação ao recrutamento de glúteos e ísquios, ainda acho tanto o terra sumo, quanto o terra convencional superiores.

Em relação, ao terra sumô, concordo com o que você falou, no entanto destaco que você "deu uma roubadinha" :P Digo isso porque acrescentou exercícios e não analisou isoladamente o argumento / o terra sumo X outras modalidades de pull, no caso o terra convencional. E olha só: se eu acrescentar agachamento + terra sumo + GHR e walking lunges (mesmo escolhas suas), o impacto geral do treinamento será muito semelhante já que 1 - há mais estímulos para lower body em ambos os treinos e 2 - a biomecânica dos pulls é semelhante.

Já que estou contestando, preciso explicar e argumentar a favor do terra sumô, não é? Na verdade, não existe argumentação para explicar porque o sumô seria superior ou inferior em relação ao terra convencional, e vice-versa. Simplesmente é um lift diferente, um setup de saída diferente. Comparo o terra sumô à um supino com uma pegada mais aberta e o terra convencional à um supino com a pegada mais fechada. Analisando friamente, é o mesmo lift, apenas com pequenas alterações.

Abraço!

Editado por proxy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, obrigado pela resposta. Por sinal é o mesmo argumento que eu usei a um tempo atrás conversando com um amigo, que segue a risca tudo que lê e não faz terra mais de uma vez por semana nem por decreto.

Vou ver se encontro alguma alternativa a hiperextensora, obrigado.

Já que estão falando de terra sumô, penso que para mulher é mais interessante, já que não desenvolve tanto as dorsais e principalmente trapézio. Está correto isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...