Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Conselho de Medicina proíbe prescrição de anabolizantes para fins estéticos.


Posts Recomendados

Bom dia fellas

Isso muda alguma coisa?
 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) proibiu a prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes com finalidade estética, ganho de massa muscular e melhora do desempenho esportivo. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (11).

 

A decisão foi tomada após seis sociedades médicas divulgarem uma carta conjunta pedindo para que o CFM votasse uma regulamentação sobre o uso de esteroides anabolizantes e similares para fins estéticos e de performance.

De acordo com a norma, os médicos ficam impedidos dos seguintes procedimentos:

 

  • utilização de qualquer formulação de testosterona em pacientes sem o diagnóstico de deficiência do hormônio, exceto em situações previstas por outras normas;
  • utilização de formulações de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos com a finalidade estética;
  • utilização de formulações de esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos com a finalidade de melhora do desempenho esportivo, para atletas amadores e profissionais;
  • prescrição de hormônios divulgados como "bioidênticos", em formulação "nano" ou nomenclaturas de cunho comercial e sem a devida comprovação científica de superioridade clínica;
  • prescrição de Moduladores Seletivos do Receptor Androgênico (SARMS), para qualquer indicação, por serem produtos com a comercialização e divulgação suspensa no Brasil;
  • realização de cursos, eventos e publicidade com o objetivo de estimular e fazer apologia a possíveis benefícios de terapias androgênicas com finalidades estéticas, de ganho de massa muscular ou de melhora de performance esportiva.

 

Ao solicitar a discussão da proibição, as sociedades médicas afirmaram estarem preocupadas com o aumento no número de casos de complicações pelo uso indevido de hormônios, além de conteúdos publicados em redes sociais que promovem o uso desses recursos.

"Essa ação se faz necessária, por atingir não apenas a classe médica, mas por ter caráter pedagógico e de alerta ao público leigo, também amplamente atingido por informações deturpadas e inconsequentes a respeito desse assunto, mas comumente bem elaboradas e atraentes", dizem as sociedades médicas.

A carta conjunta foi assinada pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e do Exercício, Sociedade Brasileira de Cardiologia, Sociedade Brasileira de Urologia, Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia e Federação Brasileira de Gastroenterologia.



https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/04/11/cfm-proibe-prescricao-de-anabolizantes-com-finalidade-estetica-ganho-de-massa-muscular-e-melhora-do-desempenho-esportivo.ghtml

Editado por Guimers
Não consegui deixar o link.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Quando tem uso de substância com demanda envolvido, esse tipo de medida só muda o problema de lugar.

 

Mas tem como ficar surpreso? Se até aqui no fórum chegava umas coisas bisonhas de nutrólogos, fico imaginando como era no geral...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/04/2023 em 09:33, RenanTrz disse:

Não era proibido, então ficava meio que na zona cinza

entendi, qdo peguei receita com o medico o cid q ele colocou era de atrofia testicular ou algo parecido, para justificar o uso. 

Editado por Dougwar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante skilltree

Isso já era esperado, os médicos encontraram um nicho e transformaram-o em comércio, enterraram a ética e começaram a ganhar muito dinheiro.

Muitos aqui só enxergam a bolha do fisiculturismo, mas se olharem pela janela verão a quantidade de "adolescentes" que estão enfiando chip da beleza até nas paredes de casa.

 

Sinceramente? isso não vai mudar praticamente nada. Creio que a única mudança que ficará nítida é que não vai mais existir receita de anabol para quem usa planos de saúde.

 

 

Mas na real mesmo isso é briga entre médicos, está longe de ser uma proibição "visando a saúde pública".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...