Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Wesley Pinto

Posts Recomendados

Postado

Contudo galera, não acho que tudo se baseia na repetição de treinos, no estilo "3x12" "3x8" e por ai vai. Por isso publiquei os movimentos bases a serem dominados para que sejam competências adquiridas a partir de movimentos que devem ser naturais e performáticos. Como assim performáticos? 

Creio que a essência do paleo/primal/primitive está na performance ou expressão corporal que imita guerra, lutas, caçadas, sobrevivência e principalmente resgate o movimento/mobilidade natural e confortável do homem primitivo. 

Falo isso pois quanto mais procuro no youtube mais vejo, como já disse, as formatações para vender em academia, vira um cross fit feito no mato ou parkour do mato, vejo em muitos casos apenas bodyweigth comum com uma pitada de "dança". Entendam dança como expressão que a galera tem feito para parecer primal, o que é diferente de ser primal, a té pq a dança era comum nas tribos mas tinha o propósito de imitar uma luta ou uma caçada e não o mero propósito de vender um formato novo de fitness. De exemplo são Katas e Katis das artes marciais, quem vê de fora pensa que é dança mas o propósito é marcial e funcional e não mero exibicionismo mercadológico como vi em alguns videos do IDO Portal. 

Por isso acredito que ainda n˜ao tenha um formato adequado de primitive/paleo training. Ainda tudo e valido e por isso a criatividade é essencial. Como falei antes, o que tem são pessoas que pegaram alguns movimentos e colocar em uma proposta de fitness, onde ao meu ver não é o ideal, o ideal real é observar tribos, crianças, animais e entender como fazem a manutenção de suas capacidades físicas. 

Assim acredito que agachamento com troncos não é nada paleo, é moderno com um tronco, o homem primitivo não faria agachamentos, ele desenvolveria a habillidade a partir de movimentos necessários ao dia a dia. O carregar por terrenos uniformes e situações diversas proporcionaria a capacidade e não séries de agachamento. Se for para agachar normalmente porém com tronco ao invés da barra melhor fazer com barra mesmo rs. 

E por isso tb disse que essa filosofia, hj em dia, é principalmente um complemento de outras atividades, ainda que não impeça de alguém fazer disso sua única atividade, creio que nunca substituirá um agachamento convencional. Se complementam. 

Em resumo, para mim isso não é paleo:

11352846_1657172851181989_75933140_n.jpg

Escrevo isso apenas para debatermos, sair um pouco do ctrl c e ctrl v. O que acham? 

• 2 semanas depois...
Postado

Mais um video, Duck Walk, no vídeo é utilizado por militares, entretanto de acordo com muitos documentários que vi o Duck Walk era uma forma prática de andar em grutas e para caçar coelhos.

Monkey Bar (e variações):

Grau de dificuldade Extremo: Jump Monkey Bar:

• 6 meses depois...
Postado
9 horas atrás, HeadShot disse:

Que tópico foda!

Pena que não teve muita projeção.

Pois é... Tinha passado batido por mim também. Mais tarde vou dedicar um tempinho pra ver os vídeos. =)

• 2 meses depois...
  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...
Postado

Séries que todos que se interessam por essa prática de treino e modo de vida deveriam assistir:

Existe também o Desafio em Dose Dupla mas não gosto, Largados e Pelados a tribo pra mim um big brother no mato, e o Bear Grylls mas acho ele focado em imprensionar.

• 3 semanas depois...
Postado
Em 24/03/2017 at 22:39, Wesley Pinto disse:

Um documentário muito interessante, da para tirar proveito de muita coisa, sobre Ginástica Dinamica para bebês

Aqui no brasil o cara seria preso por maus-tratos infantis rs, mas bem bacana essa ginástica...

Postado
1 hora atrás, BUSY disse:

Aqui no brasil o cara seria preso por maus-tratos infantis rs, mas bem bacana essa ginástica...

Sim, basta ler os comentários nos vídeos relacionados. Eu acho a abordagem um pouco extrema, girar recém nascidos sobre a cabeça, e se eles caem? E se exagera no tranco?

Contudo uma parte da para ser absorvida, são mais resistentes do que imaginamos. Penso que somos uma espécie reativa ao ambiente e não ativa a ele. Exemplo: Leões são ativos ao ambiente, caçam de forma incisiva e dominam o território, possuem força e armas naturais habilitadas para a savana. Humanos por outro lado mudam pouco suas questões ativas, não a toa depende de peles e armas, fazendo deles seres passivos ao ambiente. Sei que ao longo prazo urso polar vira pardo, mas no curto prazo um leão morre no gelo, o homem mesmo em sua era primitiva, sem a ciência, se adaptou se escondendo e aproveitando sobras de comida.

Isso me faz pensar que em uma situação de risco uma mãe ou pai não pegaria o filho com todo o cuidado, mas sim puxaria pelos braços e sairiam em disparada.

Em breve, com ele andando, começarei a ensinar futebol, karate e ginástica em geral.

No mais tenho adotado coisas simples ao meu filho, alguns movimentos sem muita resistência, ensinar ele a descer e subir da cama usando os movimentos naturais de puxa e empurra, deixando ele engatinhar o quanto puder, deixando ele caminhar ajudando ele segurando uma mão ou duas dependendo se ele estiver cansado demais, as vezes o faço correr um pouco. Dou objetos para ele carregar com pesos que ele suporta, ele me vê fazendo barra e ri então deixei ele se pendurar então ele com 10 meses ja faz uma barra. E faço o que meus avós, e outros antigos faziam, jogar ele devagar para cima, balançar de leve pelos braços (nada perto da russa ai rs), balanço a perninha dele em bicicletinha para ajudar o intestino fortalecendo a contração abdominal e faço umas massagens relaxantes depois na musculatura das costas, ombro, próximo do joelho e cotovelo.

Postado
2 horas atrás, Wesley Pinto disse:

No mais tenho adotado coisas simples ao meu filho, alguns movimentos sem muita resistência, ensinar ele a descer e subir da cama usando os movimentos naturais de puxa e empurra, deixando ele engatinhar o quanto puder, deixando ele caminhar ajudando ele segurando uma mão ou duas dependendo se ele estiver cansado demais, as vezes o faço correr um pouco. Dou objetos para ele carregar com pesos que ele suporta, ele me vê fazendo barra e ri então deixei ele se pendurar então ele com 10 meses ja faz uma barra. E faço o que meus avós, e outros antigos faziam, jogar ele devagar para cima, balançar de leve pelos braços (nada perto da russa ai rs), balanço a perninha dele em bicicletinha para ajudar o intestino fortalecendo a contração abdominal e faço umas massagens relaxantes depois na musculatura das costas, ombro, próximo do joelho e cotovelo.

Que bacana Wesley!

Eu criei minha filha meio selvagem, moro em casa com quintal grande e sempre tive bichos e árvores. Ela mal aprendeu a engatinhar e partia atrás das cachorras e da gata, e com dez meses já andava e escalava a estante da sala. Com 3 anos ela fazia um giro completo nas argolas do parquinho. Quase morri do coração na primeira vez que ela fazer isso! Enfim, hoje com 16 anos ela nunca tomou antibiótico na vida, não tem qualquer alergia e muita desenvoltura para esportes em geral.

Acho muito importante deixar que crianças se movimentem naturalmente, e elas não quebram com essa facilidade toda não. Claro que não vai jogar pro alto e deixar cair no chão... E a parte das massagens, além de ser acolhedor para a criança, ajuda a criar vínculos ;)

Postado
1 hora atrás, vitorbernardo disse:

Comprei minhas huaraches para correr,até meu pezinho de moça se adaptar novamente a correr descalço

e2b103208e.jpg

Caramba eu quero uma dessa pro dia a dia, onde comprou?

50 minutos atrás, mootley disse:

Que bacana Wesley!

Eu criei minha filha meio selvagem, moro em casa com quintal grande e sempre tive bichos e árvores. Ela mal aprendeu a engatinhar e partia atrás das cachorras e da gata, e com dez meses já andava e escalava a estante da sala. Com 3 anos ela fazia um giro completo nas argolas do parquinho. Quase morri do coração na primeira vez que ela fazer isso! Enfim, hoje com 16 anos ela nunca tomou antibiótico na vida, não tem qualquer alergia e muita desenvoltura para esportes em geral.

Acho muito importante deixar que crianças se movimentem naturalmente, e elas não quebram com essa facilidade toda não. Claro que não vai jogar pro alto e deixar cair no chão... E a parte das massagens, além de ser acolhedor para a criança, ajuda a criar vínculos ;)

Isso é muito bom, quero prover isso também, até pelo fato de eu não ter tido 1/3. Pior que fico abismado que as crianças de hoje tem menos, muito menos, do que eu tinha rs, são fracas e medianas em todos aspectos (sei que é pesado, mas é verdade, são frageis fisicamente, mentalmente, intelectualmente. Só possuem a vantagem tecnológica mas a vida é mais que isso). O que me deixa triste é meu filho ter nascido com pé torto congenito, fez cirurgia e usa bota pra dormir, pé ta perfeito, mas o inicio com gesso impediu o desenvolvimento nos 3 primeiros meses e o engatinhar em sequencia, ele foi engatinhar com 7-8. Agora tem 10 mas ta quase andando.

Postado
5 horas atrás, Wesley Pinto disse:

Caramba eu quero uma dessa pro dia a dia, onde comprou?

Isso é muito bom, quero prover isso também, até pelo fato de eu não ter tido 1/3. Pior que fico abismado que as crianças de hoje tem menos, muito menos, do que eu tinha rs, são fracas e medianas em todos aspectos (sei que é pesado, mas é verdade, são frageis fisicamente, mentalmente, intelectualmente. Só possuem a vantagem tecnológica mas a vida é mais que isso). O que me deixa triste é meu filho ter nascido com pé torto congenito, fez cirurgia e usa bota pra dormir, pé ta perfeito, mas o inicio com gesso impediu o desenvolvimento nos 3 primeiros meses e o engatinhar em sequencia, ele foi engatinhar com 7-8. Agora tem 10 mas ta quase andando.

https://loja.paleodiario.com/huaraches-artesanais-

Postado (editado)

Eu corri meias já com minimalistas.

Esse ano, nos últimos meses queria fazer 42, mesmo que só em treino, assim.

Descalço em nossas ruas é um tanto complicado.

Huaraches nunca testei.

Lendo o saiti: " Cada par é feito à mão, usando couro macio para as tiras, couro rígido para a palmilha, borracha EVA de alta densidade para o solado e aço cromado para a fivela. Esse modelo não foi desenhado para corridas, mas é perfeito para longas caminhadas nas quais se quer "sentir o chão". "

Qual o motivo disso será?

Editado por Born4Run
Postado
7 minutos atrás, Born4Run disse:

Eu corri meias já com minimalistas.

Esse ano, nos últimos meses queria fazer 42, mesmo que só em treino, assim.

Descalço em nossas ruas é um tanto complicado.

Huaraches nunca testei.

Lendo o saiti: " Cada par é feito à mão, usando couro macio para as tiras, couro rígido para a palmilha, borracha EVA de alta densidade para o solado e aço cromado para a fivela. Esse modelo não foi desenhado para corridas, mas é perfeito para longas caminhadas nas quais se quer "sentir o chão". "

Qual o motivo disso será?

Também queria saber,quando o meu chegar vou testar ele na corrida, se for desconfortável vou usá-lo só no dia a dia mesmo

Postado

Os motivos que vi pode ser a parte de couro no dedão, lateral de fora e frente do pé, parece que com o contato deve forma bolha.

Na sola qualquer calçado baixo já causa e no calcanhar é bem acolchoado. 

Postado

Agora fiquei encucado sobre poder usar em corrida. Se alguém tiver um desenho próximo do ideal para corrida vou orçar com um sapateiro aqui e posso passar para vocês. 

Sobre correr, por hora tenho usado allstar nas ruas, ou aquele que lembra all star mas não tem cadarço, e se for aqui perto é descalço. A vantagem é que 3x por semana por 1h30 pratico karate, e é feito descalço e onde treino é um dojo tradicional que não usa tatame. 

Postado

Galera é bom ver vocês participando e que o video dos bebês estigaram vocês. Esse é um tópico que particularmente gosto muito e criei por ver pouco explorado o tema, apesar de ter o Physical Culture, não é a mesma coisa. Idem o de Karate que é meu xodó, mas ai é outra história kkkk. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...