Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Beneficios Do Jejum - Brad Pilon

Posts Recomendados

Postado

E o pior de tudo é, a maioria das pessoas que estão argumentando contra a "magia" do jejum, é a favor da estratégia, e segue algum protocolo de jejum (16/8 ou20/4) HAHAHAHAHAHAHAH :upsidedown:

Postado
2 horas atrás, Eduardo90 disse:

E o pior de tudo é, a maioria das pessoas que estão argumentando contra a "magia" do jejum, é a favor da estratégia, e segue algum protocolo de jejum (16/8 ou20/4) HAHAHAHAHAHAHAH :upsidedown:

Edu, isso é algo importante que fique claro pra quem começou a acompanhar o tópico agora. Desmistificar o JI é diferente de dizer que não presta ou que é uma estratégia ruim. Eu gosto e pratico jejum, Ricardo também, sei que vc também, MBD tb faz, Matheus já falou aqui que curte... Enfim, jejum é uma ótima estratégia! É muito mais fácil comer menos fazendo jejum, a disposição (pra algumas pessoas, me incluo aqui) aumenta absurdamente, a retenção vai embora muito rápido, entre outras vantagens bacanas.

O que jejum não traz é uma vantagem metabólica. Se controlar as calorias e proteínas, um protocolo de jejum versus um protocolo normal vai ter os mesmos efeitos (ao menos em pessoas saudáveis). Bom, ao menos é o que a ciência tem mostrado, vide o estudo mais recente, que comparou um protocolo estilo leangains, 16/8, com um protocolo de alimentação "normal". É verdade que existem poucos estudos como esse último mencionado, mas, ao que tudo indica, não há diferenças (há muitos estudos com formatos não ideais, mas que levam a crer que JI é uma boa estratégia pra queima de gordura, mas não se sabe quais as implicações pra hipertrofia, mas provavelmente é subótimo). E se no futuro conseguirem mostrar uma vantagem metabólica, é muito provável que seja bem pequena.

Portanto, não apostaria todas as minhas fichas no JI, mesmo que acreditasse que exista algum benefício extra pra composição corporal. Quem se interessar pelo JI não deveria deixar de lado uma boa alimentação, que inclui ingestão suficiente de proteínas e calorias, de acordo com os objetivos.

Abraços

Postado

O estudo mencionado (a la Leangains) é esse abaixo:

http://translational-medicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12967-016-1044-0

Review do Nuckos:

http://translational-medicine.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12967-016-1044-0

P.S.: Da mesma forma que o Martin, continuo esperando o Planeta mandar as dezenas de estudos (ou apenas um, o que já daria um bom debate) que mostram vantagem metabólica do JI.

Postado

Sim, importante lembrar, criticar não é ser contra ou dizer que não presta. É saber que não é milagre é estratégia, ferramenta

Eu gosto muito de jejum, eu que sinto muito fome, fica bem tranquilo com jejum (controle da fome é uma das vantagens), nõ pensar em comida a cada 3~2h, não se preocupar com marmita, e além de tudo poder fazer pratos de pedreiros.

O problema é que atualmente o JI virou a dieta da moda, de boa estratégia passou pra milagrosa...

• Supermoderador
Postado
8 horas atrás, Norton disse:

Fasting selectively blocks development of acute lymphoblastic leukemia via leptin-receptor upregulation

Muito bom para os ratinhos com leucemia.

Obs: no estudo foi feito 1 dia de jejum para os ratos, o que para humanos significa cerca de um mês...

Postado
3 horas atrás, mpcosta82 disse:

Muito bom para os ratinhos com leucemia.

Obs: no estudo foi feito 1 dia de jejum para os ratos, o que para humanos significa cerca de um mês...

Excelente já é indicador de benefícios. Por via das dúvidas vou fazendo os meus jejuns aqui não tenho nada a perder, muito pelo contrário, é capaz da gente morrer antes de começarem os testes em humanos

• Supermoderador
Postado
1 hora atrás, Norton disse:

Excelente já é indicador de benefícios. 

Com certeza. Em ratos, para apenas um tipo de leucemia e com o jejum equivalente a um mês em humanos. 

1 hora atrás, Norton disse:

Por via das dúvidas vou fazendo os meus jejuns aqui não tenho nada a perder, muito pelo contrário, é capaz da gente morrer antes de começarem os testes em humanos

Fato. Eu também continuo fazendo meu jejum (já são cinco anos assim). 

Postado

Pessoal, estou com problemas em adequar o jejum por conta de problemas familiares, estava fazendo 22/2 com apenas uma refeição a noite e o fato de ficar sem tomar café da manhã, almoçar, lanchar, e só vir a jantar, acharam que a qualquer hora eu poderia morrer.rs Enfim, não adianta tentar convencê-los que é benéfico, isso é perda de tempo, ja desisti. Estava pensando em fazer 36h de jejum 2x na semana, vinha me sentindo muito bem com 22/2 mas acho que fazendo 36h jejum na terça e quinta, eu conseguiria dispistar, falar que vou sair p comer, enfim.. seria uma alternativa interessante 36h 2x na semana, conseguiria os benefícios de extremo foco e disposição que vinha sentindo anteriormente? Muito obrigado meus amigos.

Postado
9 horas atrás, arthurconserva disse:

Pessoal, estou com problemas em adequar o jejum por conta de problemas familiares, estava fazendo 22/2 com apenas uma refeição a noite e o fato de ficar sem tomar café da manhã, almoçar, lanchar, e só vir a jantar, acharam que a qualquer hora eu poderia morrer.rs Enfim, não adianta tentar convencê-los que é benéfico, isso é perda de tempo, ja desisti. Estava pensando em fazer 36h de jejum 2x na semana, vinha me sentindo muito bem com 22/2 mas acho que fazendo 36h jejum na terça e quinta, eu conseguiria dispistar, falar que vou sair p comer, enfim.. seria uma alternativa interessante 36h 2x na semana, conseguiria os benefícios de extremo foco e disposição que vinha sentindo anteriormente? Muito obrigado meus amigos.

Eu não faria mais de 24h de jejum. A partir dessa marca, a quebra de proteína se acentua. O ideal é entre 16 e 24h.

Postado

Já há alguma conclusão sobre a relação entre JI e gastrite?

Vinha fazendo JI durante 1 ano, mas descobri recentemente uma gastrite leve. O médico mandou comer de 3h em 3h.

Fiquei chateada pq me dou muito bem com jejum

Postado (editado)

Estava no treinamento  e teve uma palestra de nutrição.

Carboidratos diários o que vale é sim o balanço no fim do dia pois ele estoca no corpo, porém as proteínas não, segundo o palestrante o corpo absorve 30 a 60g/H mais do que isto é excretado, por isso da importância de consumir proteínas de 3/3 para manter um nível elevado mantendo uma boa síntese protéica... Contradizendo parcialmente o jejum intermitente, alguém discorda ?

Editado por Willian Dn
  • Supermoderador
Postado
41 minutos atrás, Willian Dn disse:

Carboidratos diários o que vale é sim o balanço no fim do dia pois ele estoca no corpo, porém as proteínas não, segundo o palestrante o corpo absorve 30 a 60g/H mais do que isto é excretado, por isso da importância de consumir proteínas de 3/3 para manter um nível elevado mantendo uma boa síntese protéica... Contradizendo parcialmente o jejum intermitente, alguém discorda ?

Quer dizer que o trato gastro intestinal só processa proteínas por uma hora após a ingestão?

Velocidade de absorção é diferente de capacidade de absorção.

Aliás, basta raciocinar um pouco sobre a afirmação (da velocidade de absorção) que se enxerga mais um motivo para não comer de 3 em 3 horas...

Postado
38 minutos atrás, Willian Dn disse:

Não tem essa de limite de absorção de proteínas. Se ingerir muita proteína, vai ter aminoácidos na corrente sanguínea por mais tempo. 

Alan Aragon e Brad Schoenfeld defendem a ingestão de ao menos 3-4 refeições ricas em proteínas (>30-40g, pra ultrapassar o limiar da leucina, o que estimula a síntese proteica), espaçadas 3-6h, com o intuito de otimizar a hipertrofia. Dá pra acomodar isso numa rotina com JI 16/8.

Essa é a recomendação. Entretanto, há vários relatos de pessoas bem sucedidas com rotinas 20/4, por exemplo. 

No fim, a quantidade de proteínas e calorias vai ser muito mais importante pros resultados do que a frequência e o timing.

Postado

Só um adendo, os estudos em que se baseiam para essas informações são quase todos feitos com shakes de proteina. Os participantes tomam o shake de 2 em 2 horas, de 3 em 3, dependendo do grupo, e também testam as concentrações: 20g, 30g.... Tive uma palestra dessa esse semestre na faculdade e ao final uma das coisas que indaguei a palestrante é justamente o fato de serem refeições liquidas e isoladas usadas nesses experimentos. Quando se coloca uma alimentação com outros macros a história muda totalmente, a velocidade de absorção, o esvaziamento gástrico, tudo isso faz muita diferença.

Outra coisa é que a.a. realmente não são armazenados no corpo, mas eles ficam um tempo na corrente sanguinea, não é simplesmente entraram no sangue e 10 min depois e não forem usados são excretados. Fora que eles podem ser usados para outros fins como por exemplo formar glicose (alguns a.a.).

E olha, segundo o que esse palestrante falou o corpo absorve em média 45g/h, ou seja, em 24h absorve 1,080kg de proteína. Meio contraditório, e bem suspeito esse valor que ele falou. Se usarmos o valor mais baixo ainda sim seria uma absorção de 720g de proteina. Para um indivíduo de 100kg isso representa mais de 7g/kg, o que é algo até que meio surreal.

Postado
1 hora atrás, busarello disse:

Quer dizer que o trato gastro intestinal só processa proteínas por uma hora após a ingestão?

Velocidade de absorção é diferente de capacidade de absorção.

Aliás, basta raciocinar um pouco sobre a afirmação (da velocidade de absorção) que se enxerga mais um motivo para não comer de 3 em 3 horas...

Não disse isso, disse que existe uma limiar máxima de absorção quantidade X tempo e que segundo o palestrante é de até 60 gramas....Aliás eu não disse nada, só repassando o que o palestrante falou.

Mas se for pensar a quebra e absorção da proteína ocorre de forma gradual, não é tudo de uma vez, acho que esse caso é válido para proteínas de absorção bem rápida tipo whey aí ficaria mais sensato concordar com esta "regra" de limite de absorção em um determinado tempo curto, ou nem a isso se aplica ?

Postado
6 minutos atrás, {..mAthEUs..} disse:

Só um adendo, os estudos em que se baseiam para essas informações são quase todos feitos com shakes de proteina. Os participantes tomam o shake de 2 em 2 horas, de 3 em 3, dependendo do grupo, e também testam as concentrações: 20g, 30g.... Tive uma palestra dessa esse semestre na faculdade e ao final uma das coisas que indaguei a palestrante é justamente o fato de serem refeições liquidas e isoladas usadas nesses experimentos. Quando se coloca uma alimentação com outros macros a história muda totalmente, a velocidade de absorção, o esvaziamento gástrico, tudo isso faz muita diferença.

Outra coisa é que a.a. realmente não são armazenados no corpo, mas eles ficam um tempo na corrente sanguinea, não é simplesmente entraram no sangue e 10 min depois e não forem usados são excretados. Fora que eles podem ser usados para outros fins como por exemplo formar glicose (alguns a.a.).

E olha, segundo o que esse palestrante falou o corpo absorve em média 45g/h, ou seja, em 24h absorve 1,080kg de proteína. Meio contraditório, e bem suspeito esse valor que ele falou. Se usarmos o valor mais baixo ainda sim seria uma absorção de 720g de proteina. Para um indivíduo de 100kg isso representa mais de 7g/kg, o que é algo até que meio surreal.

Concordo contigo, em tudo mas lembrando que essas 1080 gramas ou 720, de absorção parte se torna amônia, ureia, não lembro agora, a absorção real cai pela metade, de qualquer forma 540 e 360 de absorção é algo meio absurdo 

Uma vez questionei a professora de nutrição ela não soube responder....

Existem diferença na absorção e aproveitamento de proteína de u consumir 5 x50g ao decorrer do dia ou 250 g de uma vez ?

• Supermoderador
Postado
17 minutos atrás, Willian Dn disse:

Não disse isso, disse que existe uma limiar máxima de absorção quantidade X tempo e que segundo o palestrante é de até 60 gramas....Aliás eu não disse nada, só repassando o que o palestrante falou.

Mas se for pensar a quebra e absorção da proteína ocorre de forma gradual, não é tudo de uma vez, acho que esse caso é válido para proteínas de absorção bem rápida tipo whey aí ficaria mais sensato concordar com esta "regra" de limite de absorção em um determinado tempo curto, ou nem a isso se aplica ?

Whee não tem "absorção rápida" a menos que seja hidrolisado.

Além disso, vale o meu comentário anterior: Velocidade não significa limite. Se você ingere 10 gramas de whey ele vai ser totalmente absorvido em cerca de uma hora. Se ingere 60 gramas de whey, vai ser absorvido em cerca de 6 horas. Ocorrem outros processos, claro. De forma simplificada (BEM simplificada) dá para considerar estes tempos mas quando há muito conteúdo no estômago, bastante fibras, gorduras, etc o bolo acaba passando para o duodeno sem estar completamente dissolvido e, portanto, parte dele passa direto ao intestino. MAS, de forma geral para nós, meros mortais, isso é desprezível.

Postado

Table 1: Digestibility of common protein foods
Food source Protein digestibility (%)
Egg 97
Milk and cheese 97
Mixed US diet 96
Peanut butter 95
Meat and fish 94
Whole wheat 86
Oatmeal 86
Soybeans 78
Rice 76
Source: National Research Council. Recommended Dietary Allowances, 10th ed. National Academy Press, 1989.
Postado

MDS quanta sabedoria, gostei vo Fazer um Jejum no meio da semana, toda quarta fica sem comer. mas me tire uma duvida isso é falando de metabolismo e queima de gordura, mas a regeneração cai se não ingerir proteína correto ?

Postado

Hilario... n planejamentos de dietas, e no final o que prevalece é a matemática... menos calorias, menos peso corpóreo, mais calorias, mais peso corpóreo. A composição corporal muda bem pouco com a estratégia alimentar... que faz a diferença, são os a.es.

Postado (editado)
Em sexta-feira, 23 de dezembro de 2016 at 13:10, Drick disse:

Hilario... n planejamentos de dietas, e no final o que prevalece é a matemática... menos calorias, menos peso corpóreo, mais calorias, mais peso corpóreo. A composição corporal muda bem pouco com a estratégia alimentar... que faz a diferença, são os a.es.

Dá só uma olhada neste tópico, na última página nos meus posts para poder ter idéia do que a ciência diz atualmente sobre a contagem de calorias.

Editado por Norton
Postado

Prezados companheiros,

eu só encontrei essa nota aqui acerca do que poderia ser uma forma de se praticar o JI em diabéticos.

Nessa nota, a experiência foi praticada na modalidade 5/2 (5 dias normal/deficit e 2 dias em deficit forte)

Alguém poderia indicar alguma referência sobre métodos de JI para diabéticos tipo 2?

• 2 semanas depois...
  • Supermoderador
Postado (editado)
Em 20/12/2016 at 12:36, Shrödinger disse:

O estudo mencionado (a la Leangains) é esse abaixo:

Não tinha notado até alguém mencionar no Facebook. O grupo IF teve uma redução significativa de testosterona total, de 613 para 486 ng/dl (mais de 20%!!) em apenas oito semanas.

"Total testosterone and IGF-1 decreased significantly in TRF after 8 weeks while no significant differences were detected in ND."

Para quem se importa com isso (@planeta ?), pode ser um problema........

Editado por mpcosta82
Postado (editado)

Um grande problema em realizar o jejum ao meu ver, é a perda do apetite, atualmente eu não consigo mais bater meus macros com tanta eficiência fazendo jejum. Faço jejum com uma janela de 4h de alimentação, e ta difícil mandar comida pra dentro. Alguém ai já sentiu isso? Acredito que o corpo acaba criando resistência a grelina, e isso é horrível pra quem precisa comer 600g de patinho todo santo dia, a comida desce igual um cimento na garganta. As vezes eu me pego fazendo 30 horas de jejum sem a menor vontade de comer, se possível fico até 40h sem comer, atualmente eu como por necessidade, não por vontade. Tomo remédio pra ansiedade(na bula diz que causa perda de apetite), sera que tem alguma relação? Ou é o jejum mesmo que causa isso?

Editado por fairi_bleidi

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...