Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Bulking E Cutting Para Naturais, Mitos E Equívocos

Visitante

Posts Recomendados

Postado

É claro que se quiser ser gigante e fibrado, daí vai ter de se esforçar muito maies, vai ter que conhecer muito mais o seu corpo, ajustar dieta e seguir a risca, ter uma genética boa e por aíes vai....

Adorei o trocadilho sutil, Hulqui... Fiquei seu fã... rsrsrs

Postado (editado)

Mando bem ,Hulqui KKKKKKKKKKK

Ao meu ver,um natural deve antes de tudo saber fazer bom uso dos carbos (mas oque manda é a lei da termodinamica.Não acho que é bem assim).É difícil aceitar o fato do pessoal da low carb,mesmo em superávit,as vezes de 1000kcals e notam perda de peso ? Não,nem todo esse peso é provinda de retenção.

Creio que um natural usando carbos em períodos estratégicos do dia,é mais vital.Quais períodos ? pre e pós apenas.O resto poderia ser proveniente de gordura+prot,essa de comer de 3 em 3,dando picos constantes de insulina,acho prejudicial.De cara há inibição da lipólise ,sem contar que o povo usa muitas vezes de carb de baixo ig (não que eu recomende os de alto ig ) mas pense,carbos de baixo ig,são quebrados mais lentamente(liberados mais lentamente),oque liberaria insulina por período maior que o de ig alto que teria seu pico mas logo sessaria ,ai umas horas depois o cidadão manda outro carb+proteina,a proteína retarda ainda mais esse processo,se suas células muscularem estiverem cheias,para onde a insulina irá levar ? sim,para as células de gorduras.Então,acho que usar carbs sabiamente já lhe proporcionaria uma melhor composição corporal.

ps: antes que alguém me mande aquele texto do aless sobre alguém que tenta moldar,controlar hormônios,já li.E não,não acredito!É tudo muito bonito no papel,mas em prática,pra mim é fail.

Editado por xXVictorXx
Postado

Mando bem ,Hulqui KKKKKKKKKKK

Ao meu ver,um natural deve antes de tudo saber fazer bom uso dos carbos (mas oque manda é a lei da termodinamica.Não acho que é bem assim).É difícil aceitar o fato do pessoal da low carb,mesmo em superávit,as vezes de 1000kcals e notam perda de peso ? Não,nem todo esse peso é provinda de retenção.

Creio que um natural usando carbos em períodos estratégicos do dia,é mais vital.Quais períodos ? pre e pós apenas.O resto poderia ser proveniente de gordura+prot,essa de comer de 3 em 3,dando picos constantes de insulina,acho prejudicial.De cara há inibição da lipólise ,sem contar que o povo usa muitas vezes de carb de baixo ig (não que eu recomende os de alto ig ) mas pense,carbos de baixo ig,são quebrados mais lentamente(liberados mais lentamente),oque liberaria insulina por período maior que o de ig alto que teria seu pico mas logo sessaria ,ai umas horas depois o cidadão manda outro carb+proteina,a proteína retarda ainda mais esse processo,se suas células muscularem estiverem cheias,para onde a insulina irá levar ? sim,para as células de gorduras.Então,acho que usar carbs sabiamente já lhe proporcionaria uma melhor composição corporal.

ps: antes que alguém me mande aquele texto do aless sobre alguém que tenta moldar,controlar hormônios,já li.E não,não acredito!É tudo muito bonito no papel,mas em prática,pra mim é fail.

Cara, insulina não inibe a lipólise.

Não vai mudar nada em usar carboidrato alto ou baixo IG, o resultado final é o mesmo (em relação a insulina).

Natural tem que aprender a ter paciência e não ficar muito bitolado em dieta.

Postado (editado)

Cara,como eu disse...por mais que me venham com artigos,por mais que falem que mesmo que o corpo esteja com GH alto pode haver armazenamento de gordura,que insulina não inibe a lipolise,não vai me convencer.Na prática não é isso que eu vejo.Respeito muito estudos e artigos,mas pra mim a prática vem em primeiro.

Editado por xXVictorXx
Postado

Estudos e artigos nada mais são que a aplicação da prática.

Estou 4 meses em manutenção, bf e dobras se mantendo a mesma, meu pós treino normalmente é um carbo de baixo ig, mas tem vezes que mando doce de leite ou leite condensado, a mesma quantidade de macros e meu bf e minhas dobras nao mudaram nada. Carbo de alto ig é bem fácil as pessoas extrapolarem, são os mais apetitosos ao paladar, por isso ganham banha adoidados.

Postado

Onde vcs viram que insulina não inibe lipolise? Sempre li o contrário.. Concordo que o importante é o saldo geral mas acredito que mesmo que momentaneamente a insulina inibe a lipolise sim

Postado (editado)

Insulina inibe a LIPÓLISE SIM, mas o fato aqui é outro, o buraco é mais embaixo, ja falei isso em alguns tópicos e vou repetir aqui: tu manda 24 g de carbo de alto ig e 100g de batata doce ( aproximadamente 24g também) so que um carbo de baixo ig, o primeiro vai elevar sua insulina lá na pqp, fazer seu corpo liberar insulina e de cara inibir a lipólise certo? certo ! porém como todos sabemos, vai ter um 'pico' de insulina e logo depois ela vai baixar, no caso do carbo de baixo IG, nao terá um 'pico', ele vai elevar os niveis de insulina a um ponto menor e vai demorar um pouco mais para diminuí-los... aonde quero chegar? se vc tiver em duas dietas, umas praticamente low carb ( menos picos de insulina ), e outra com mais carbo ( de alto e baixo ig ), ambas COM O MESMO DEFICIT **** vc vai ter uma lipólise constante ao longo do dia na dieta sem carbo, e na dieta com carbo (tanto de alto como baixo ig), voce terá insulina no corpo sendo liberada ao longo de todo dia, certo? certo. então vai inibir a lipólise certo? certo. Porém o estudo diz que durante o sono* ( onde obviamente vc nao ingere comido, logo, nao ingere carbo e nao teria insulina sendo liberada) o seu corpo SUPERCOMPENSA a lipólise, ou seja, a lipolise que nao ocorreu durante o dia devido a insulina ocorre a noite, e no caso de uma dieta low carb, nao haveria essa super compensação, CONCLUSAO : duas dietas com o mesmo deficit queimarao a mesma quantidade de gordura independentemente da quantidade de insulina secretada pelas mesmas, em miúdos : TERMODINAMICA WINS, batendo o seu deficit, seja ele com carbos de alto ig baixo ig, low carb, tanto faz... a insulina inibe a lipólise TEMPORARIAMENTE, se voce está numa condição de DEFICIT no final do dia e manda 50g de carbo PÓS TREINO, SEJA ELE DE ALTO IG OU BAIXO IG, VC VAI INIBIR A LIPÓLISE, TEMPORARIAMENTE(tipo 'atrasar' ela) !!!! se vc está numa condiçao de DEFICIT, nao IMPORTA A HORA QUE OCORRERÁ A QUEIMA DE GORDURA, MAS IMPORTA QUE ELA OCORRERÁ DE FATO.

Fonte: Estudo da insulina do forum q eu li e reli varias vezes... se me equivoquei em algo, por favor me corrijam, abraço !

Editado por pibols
Postado (editado)

Insulina inibe a LIPÓLISE SIM, mas o fato aqui é outro, o buraco é mais embaixo, ja falei isso em alguns tópicos e vou repetir aqui: tu manda 24 g de carbo de alto ig e 100g de batata doce ( aproximadamente 24g também) so que um carbo de baixo ig, o primeiro vai elevar sua insulina lá na pqp, fazer seu corpo liberar insulina e de cara inibir a lipólise certo? certo ! porém como todos sabemos, vai ter um 'pico' de insulina e logo depois ela vai baixar, no caso do carbo de baixo IG, nao terá um 'pico', ele vai elevar os niveis de insulina a um ponto menor e vai demorar um pouco mais para diminuí-los... aonde quero chegar? se vc tiver em duas dietas, umas praticamente low carb ( menos picos de insulina ), e outra com mais carbo ( de alto e baixo ig ), ambas COM O MESMO DEFICIT **** vc vai ter uma lipólise constante ao longo do dia na dieta sem carbo, e na dieta com carbo (tanto de alto como baixo ig), voce terá insulina no corpo sendo liberada ao longo de todo dia, certo? certo. então vai inibir a lipólise certo? certo. Porém o estudo diz que durante o sono* ( onde obviamente vc nao ingere comido, logo, nao ingere carbo e nao teria insulina sendo liberada) o seu corpo SUPERCOMPENSA a lipólise, ou seja, a lipolise que nao ocorreu durante o dia devido a insulina ocorre a noite, e no caso de uma dieta low carb, nao haveria essa super compensação, CONCLUSAO : duas dietas com o mesmo deficit queimarao a mesma quantidade de gordura independentemente da quantidade de insulina secretada pelas mesmas, em miúdos : TERMODINAMICA WINS, batendo o seu deficit, seja ele com carbos de alto ig baixo ig, low carb, tanto faz... a insulina inibe a lipólise TEMPORARIAMENTE, se voce está numa condição de DEFICIT no final do dia e manda 50g de carbo PÓS TREINO, SEJA ELE DE ALTO IG OU BAIXO IG, VC VAI INIBIR A LIPÓLISE, TEMPORARIAMENTE(tipo 'atrasar' ela) !!!! se vc está numa condiçao de DEFICIT, nao IMPORTA A HORA QUE OCORRERÁ A QUEIMA DE GORDURA, MAS IMPORTA QUE ELA OCORRERÁ DE FATO.

Fonte: Estudo da insulina do forum q eu li e reli varias vezes... se me equivoquei em algo, por favor me corrijam, abraço !

Exatamente,amigo.Dizer que a insulina não inibe a lipólise ,é dizer que boa parte das estrategias de JI não é valida.Já que o JI tem como um dos intuitos manter a insulina baixa para aumentar a ação lipólise,dentre outros fatores que acontecem,mas não vou entrar em detalhes neles.

Editado por xXVictorXx
Postado

Jejum intermitente só funciona em relação a praticidade, hormonalmente vai dar na mesma.

Saiam desse mundo de fantasias onde vocês conseguem manipular os hormonios do seu corpo pela alimentação. Já falei e repito: Quer controlar os hormonios, faça uso de hormonios. Ponto.

Postado

Como alguem falou ai, o maior problema do bulk/cutt é a paciencia. Natural não sabe o significado da palavra paciencia. Acha que é hormonizado e pode sair metendo déficit de 1000 calorias pra depois vim chorar no fórum. Ou faz bulk com 800kcal a mais e até o final do bulk ja tá com 1.5k a mais de calorias se olhando no espelho pensando 'puta merda olha o porco no rolete que eu virei'.

Quando a pessoa aprende o significado da palavra paciencia, ela tira de letra essa questão de ficar em bulk infinito mantendo bf na casa dos 12%.

vi esse post agora curti muito, vou usa-lo como referencia quando algum natural aparecer reclamando que teve ganhos ruins em pouco tempo hahaha

Jejum intermitente só funciona em relação a praticidade, hormonalmente vai dar na mesma.

Saiam desse mundo de fantasias onde vocês conseguem manipular os hormonios do seu corpo pela alimentação. Já falei e repito: Quer controlar os hormonios, faça uso de hormonios. Ponto.

Discordo

Já eu acho que a alimentação é o segredo para manipular o estado hormonal.

2

Visitante Legendário
Postado

Bom, atendo-me ao conteúdo principal do tópico, também tenho evidências pra achar que bulking e cutting tem suas mazelas.

Bulking: Fase de ganho, onde você ganhará massa

Cutting: Fase de corte, onde perderá a gordura para evidenciar a massa adquirida.

Isto não funciona assim! São ideias vendidas que normalmente iniciantes abraçam e depois se arrependem.

O primeiro vídeo do autor do tópico é do canal Athlean do youtube. Basicamente, esse cara defende que você deve exercitar-se como um ATLETA. E não como um builder. Isso porque builders usam drogas e isso muda tudo. Com drogas você favorece o ambiente ao bulking ou cutting sinteticamente e que é muito difícil de conseguir naturalmente.

Postado

Olá, sou nova por aqui então me desculpem se eu fizer perguntas bestas. Só que quanto mais eu leio, mais confusa eu fico. hahaha

O meu objetivo é baixar bf, mas tem partes do meu corpo que pretendo fazer crescer pra melhorar a proporção e que não tem quase nenhuma capa de gordura. A questão é, o ideal seria manter a dieta abaixo, na média ou acima da TMB, considerando que MM obriga o corpo a gastar mais calorias, considerando tb que como iniciante tenho balanço positivo de nitrogênio? Pensei até em começar com um bulk leve, mas da medinho. rsrsrs

Já fiz a dieta cetogênica (sem saber que era esse o nome) há mais de um ano e senti que diminuiu drasticamente a MM. Na balança foi ótimo, mas fiquei flácida. Agora eu estou sem pressa.

Adorei o tópico justamente pq me desanima a idéia de emagrecer pra depois engordar e depois emagrecer de novo. Acredito que, pra quem não pretende subir em palco, emagrecer lentamente enquanto ganha MM seja mais sólido do que fazer o corpo passar por essa montanha russa. Mas, enfim, isso é só um achismo.

Postado

Já eu acho que a alimentação é o segredo para manipular o estado hormonal.

Isso!! Tô com o matheus nessa.Leonardo,por mais que mostre o post do aless e fale que alimentação não influencia os hormônios,não vai me convencer.

Coma industrilizados,consuma margarina,entre outros... e depois faça um check up,quero ver como estará seu estado hormonal como um todo,principalmente a testo...

Postado

Dá uma lida nesse tópico.

Se fez a cetogenica e diminuiu drasticamente a MM, então fez algo errado nela. Por que mantendo uma proporção boa de proteina, alta gordura, e treinar, você não perde MM (nesse tópico que te indiquei mesmo tem estudos mostrando isso, e tambem tem relatos do pessoal do tópico, do qual eu mesmo estou incluído)

Mas já que fez a ceto, se fizer uma low carb vai conseguir seguir facil, por que é menos restritiva.

Li aquele tópico tambem, e em algumas coisas eu até concordo, mas o conteúdo todo em si, não.

Por que eu testei, e não só em mim, e vi a diferença, não só na parte da saúde como também na composição corporal, e isso por que nem estou treinando sério ainda.

Visitante Legendário
Postado

Olá, sou nova por aqui então me desculpem se eu fizer perguntas bestas. Só que quanto mais eu leio, mais confusa eu fico. hahaha

O meu objetivo é baixar bf, mas tem partes do meu corpo que pretendo fazer crescer pra melhorar a proporção e que não tem quase nenhuma capa de gordura. A questão é, o ideal seria manter a dieta abaixo, na média ou acima da TMB, considerando que MM obriga o corpo a gastar mais calorias, considerando tb que como iniciante tenho balanço positivo de nitrogênio? Pensei até em começar com um bulk leve, mas da medinho. rsrsrs

Já fiz a dieta cetogênica (sem saber que era esse o nome) há mais de um ano e senti que diminuiu drasticamente a MM. Na balança foi ótimo, mas fiquei flácida. Agora eu estou sem pressa.

Adorei o tópico justamente pq me desanima a idéia de emagrecer pra depois engordar e depois emagrecer de novo. Acredito que, pra quem não pretende subir em palco, emagrecer lentamente enquanto ganha MM seja mais sólido do que fazer o corpo passar por essa montanha russa. Mas, enfim, isso é só um achismo.

Seguindo o protocolo de treinar como um atleta, você deveria iniciar com as kcal igualadas com seu cotidiano. Assim, à medida que vai ganhando força e resistência, pode ir reduzindo para alterar a composição corporal.

Bulking não faz sentido para atletas, porque se ganharem gordura, vão perder performance.

Postado

Matheus, quando fiz a cetogênica eu não malhei. O resultado não podia ser muito diferente, mas em duas semanas perdi cerca de 8kg. Agora eu estou a 3 semanas treinando e fazendo dieta, e se bem entendi o que é low carb (a página já estava aberta aqui pra eu ler depois com mais calma) é mais ou menos isso que estou fazendo e já tô vendo resultados, só que a partir de segunda quero começar com uma dieta bastante controlada pq nesse momento eu só to usando o bom senso (vou controlar tudo bonitinho).

Legendário,

Vou fazer isso mesmo: tentar manter a dieta o mais próxima possível do gasto.

Muito obrigada pelas dicas meninos, to me sentindo mais segura pra montar a dieta, agora é ter paciência pra esperar pelos resultados. Espero não ter desvirtuado o assunto.

Postado

Posso ter me expressado mal, mas o que eu quis dizer é que no final da no mesmo.

Voce vomitou palavras

Me prove com artigos e estudos?

+1

O próprio Martin admite isso.

Postado

Uma das principais ideias da Low Carb é, justamente, te dar flexibilidade na dieta; não precisar fazer um controle grande da alimentação. Vai mais pelo feeling da pessoa. Mas se achar melhor pode controlar, e se estiver no começo eu acho até melhor por que é quando você vai pegar uma noção das quantidades.

E eu já montaria a dieta com um excedente de pelo menos 300kcal. Não tenha medo das gorduras.

Deixa a ceto pra uma hora que você quiser dar uma secada a mais, que precisar perder aquela gordura chata que não sai, sabe. A ceto é como se fosse o cut e low carb o bulk (só fazendo uma comparação). Mas deixa isso tudo alinhado a um treinamento.

Postado

Uma das principais ideias da Low Carb é, justamente, te dar flexibilidade na dieta; não precisar fazer um controle grande da alimentação. Vai mais pelo feeling da pessoa. Mas se achar melhor pode controlar, e se estiver no começo eu acho até melhor por que é quando você vai pegar uma noção das quantidades.

E eu já montaria a dieta com um excedente de pelo menos 300kcal. Não tenha medo das gorduras.

Deixa a ceto pra uma hora que você quiser dar uma secada a mais, que precisar perder aquela gordura chata que não sai, sabe. A ceto é como se fosse o cut e low carb o bulk (só fazendo uma comparação). Mas deixa isso tudo alinhado a um treinamento.

Realmente, ter uma carta na manga pode ser ótimo. Eu quero que a dieta sirva pra otimizar o treino e não o oposto, sabe?! to adorando essa coisa de desafiar o próprio corpo. rsrsrs

Eu to lendo o tópico de low carb pra conhecer melhor, não tenho tempo pra ler tudo e uma vez. Daqui a pouco eu chego lá. Quero criar um diário tb, mas vou pesquisar mais um pouco. Brigadão.

Postado

Antes de tudo, parabéns pelo artigo.

Justifica a qualificação como colaborador.

Concordo com todo o texto e sua abordagem. Na verdade, é tosco você ver algumas "figuras marombas" e subcelebridades do 'universo fitness' arrotando coisas como bulking e cutting como se fossem mecanismos simples e que qualquer um, sobretudo naturais, pudessem aplicar em suas vidas. Pior, são as pessoas ainda viverem naquela ilusão da balança, medindo seus sucessos ou fracassos através dos quilos. Pra quem pratica musculação IMC e Peso são coisas muito relativas. Ano passado, estava num ciclo de ganho de massa bruta, tava pesando 96kgs. Quando fui fazer o exame, o médico mal olhou para mim e foi pedindo meus dados de altura e peso. Quando ele jogou no sistema, tomou um susto: "ué, aqui está dando obesidade-1". Ai quando ele olhou para o lado eu estava sem camisa, um fellinha de 1,77m e com 96kgs, mas nem um pouco obeso.

Ou seja, o importante é manter uma faixa de bf entre 10~15% e tocar bala. A questão é muitas vezes as pessoas querem resultados rápidos. Você não vai perder toda banha que levou uma vida para ter em 3 meses, bem como não vai ganhar toda massa magra de uma vida se alimentando mal com 2 meses de dieta hipercalórica.

E, claro, hormônios mudam toda essa balança, mas isso é papo para outro tópico.

A d i o s

Postado (editado)

Galera, me corrijam se eu falar asneira.

A WD faz com que o corpo produza maior quantidade de testosterona, GH e cortisol (esse ultimo podendo ser amenizado com ingestao de Vit C), alem de aumentar a sensibilidade de insulina e a absorção de proteinas (em torno de 30%).

Sendo assim, para um bulk limpo não seria legal essa dieta (ou a JI)?

Se alguem for como eu e nao conseguir todos os nutrientes e calorias do dia na janela do over, coloca um hipercalorico de respeito (whey (albumina.. ou os dois), aveia, açucar mascavo) pra dentro logo depois do treino. O jejum potencializaria tudo isso.

No mais é treino pesado pra lesionar as fibras e (penso eu) um aerobico leve 3 vezes por semana.

Vamos aos ganhos. :)

Editado por Cartman Ygeneration
Postado

Galera, me corrijam se eu falar asneira.

A WD faz com que o corpo produza maior quantidade de testosterona, GH e cortisol (esse ultimo podendo ser amenizado com ingestao de Vit C), alem de aumentar a sensibilidade de insulina e a absorção de proteinas (em torno de 30%).

Sendo assim, para um bulk limpo não seria legal essa dieta (ou a JI)?

Se alguem for como eu e nao conseguir todos os nutrientes e calorias do dia na janela do over, coloca um hipercalorico de respeito (whey (albumina.. ou os dois), aveia, açucar mascavo) pra dentro logo depois do treino. O jejum potencializaria tudo isso.

No mais é treino pesado pra lesionar as fibras e (penso eu) um aerobico leve 3 vezes por semana.

Vamos aos ganhos. :)

WD e JI só tem praticidade.

É como o brother falou acima.

Da uma lida no blog do Martin que você vai ver.

Se você não consegue bater todos os macros por saciedade pode sim suplementar(o martin não recomenda), mas se mesmo assim ficar difícil essa estratégia não vai funcionar bem para você.

Postado

WD e JI só tem praticidade.

É como o brother falou acima.

Da uma lida no blog do Martin que você vai ver.

Se você não consegue bater todos os macros por saciedade pode sim suplementar(o martin não recomenda), mas se mesmo assim ficar difícil essa estratégia não vai funcionar bem para você.

Tem link disso ai? Pq em todo lugar que leio sobre WD diz que ela faz aumentar o nivel de GH e testosterona. :/

Postado (editado)

"Saiam desse mundo de fantasias onde vocês conseguem manipular os hormonios do seu corpo pela alimentação. Já falei e repito: Quer controlar os hormonios, faça uso de hormonios. Ponto."

O DONO DESSA RESPOSTA LEIA O SPOILER

Que isso cara? Você tem algum tipo de problema mental? Custa fazer umas pesquisas pra não postar essa merda? Me sobe a rage ler umas coisas assim. Milhões em pesquisas e resultados fodidos aí na sua cara, pra cara chegar e dizer uma merda dessa, pqp. Eu fico puto. Eu acho que vou fazer uma MP só pra te xingar mais um pouco cara pq se eu continuar vou tomar mais warn

Jejum intermitente só funciona em relação a praticidade

Esse também, por favor.

Mais porcaria no mesmo post, meu deus

Hormonalmente pode até não ter alterações significativas, mas com que base tu me fala que é só praticidade? Se é loco.. tem cada um.. Não vou nem debater com isso..

tópico

Eu demorei pra caramba pra entender isso.. Eu treino a 4 anos, pesado e sempre atras de informação.. E só nos fins dos tempos fui entender. Me fodi tanto... Era pra eu ter comprado meu carro já se n tivesse investido tanto nos bulk da vida. 95% perde a cabeça e vai pros aes, mesmo estando com um shape ruim; resultado de frustração pessoal.

E mano, poder tirar a camisa sempre e ficar o ano todo com aquela aparencia seca é algo extremamente bom.

É o que estava faltando por aqui. Ótima contribuição! :D

Editado por Luís Gabriel Rosa
Postado (editado)

"Saiam desse mundo de fantasias onde vocês conseguem manipular os hormonios do seu corpo pela alimentação. Já falei e repito: Quer controlar os hormonios, faça uso de hormonios. Ponto."

O DONO DESSA RESPOSTA LEIA O SPOILER

Que isso cara? Você tem algum tipo de problema mental? Custa fazer umas pesquisas pra não postar essa merda? Me sobe a rage ler umas coisas assim. Milhões em pesquisas e resultados fodidos aí na sua cara, pra cara chegar e dizer uma merda dessa, pqp. Eu fico puto. Eu acho que vou fazer uma MP só pra te xingar mais um pouco cara pq se eu continuar vou tomar mais warn

Jejum intermitente só funciona em relação a praticidade

Esse também, por favor.

Mais porcaria no mesmo post, meu deus

Hormonalmente pode até não ter alterações significativas, mas com que base tu me fala que é só praticidade? Se é loco.. tem cada um.. Não vou nem debater com isso..

-

Em relação ao primeiro spoiler, mostre as tais pesquisas. Pesquisas onde você controla o hormonio que você quiser de forma isolada através da alimentação onde ele vai funcionar unica e exclusivamente da forma que você quer q ele funcione, assim como os hormonios sintéticos fazem. Se você me mostrar pesquisas assim, eu sugiro que a área de esteróides anabolizantes do fórum seja excluida porque é perda de tempo usar hormonios sintéticos quando com uma simples refeição eu consigo manipular minha insulina, meu gh, minha testosterona para que trabalhem da forma que eu quero.

-

Em relação ao segundo spoiler, você mesmo disse que hormonalmente não tem alteração significativa, então você concordou comigo não é? Como vamos debater algo que você mesmo concordou?

Editado por leonardooosouza
Postado

Tenho 1,82 96kg e bf em torno de 23%. Me considero uma das particularidades por ter muita dificuldade em ganhar peso e massa então estou nesse bulking pesado. Pelo q li a indicação seria abaixar o bf em torno de 10 a 15% ou a um numero em q me sentisse bem e depois fazer um bulk limpo infinito é isso?

Essa ideia seria como treinar 3x na semana com aerobicos intercalados em dias de não treino e manter uma dieta com um superavit calorico ? Ou manter as calorias iguais ao GCD e como disseram deixar o treino fazer a parte de ganhar MM.

Na dieta independente d superavit ou consumo igual ao gasto calorico sempre manter low carb?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...