Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Periodização: O Que É, Como Funciona E Como Fazer A Sua


proxy

Posts Recomendados

  • 3 semanas depois...

Publicidade

muito bom artigo, obrigado pela contribuição!

ja fiz uns 6 meses de SL 5x5, tentei fazer madcow mas não funcionou depois de 6 semanas atingi platos que vi que não ia dar pra superar nesse sistema.
agora usando a periodização do metodo do Jonnie candito pela primeira vez, vamos ver no que vai dar hahaha.
com esse artigo eu consegui entender muito melhor os metodos de periodização inclusive o que estou utilizando agora. pra mim antes era tipo "magica" hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Só estou com duvida na frequência para atletas naturais ,e o volume qual seria o volume total de treino e quantos estímulos dar aos músculos em 1 semana?

Suponhamos o peitoral só 1 estimulo ou só 1 exercício para ele com 5x5 mas feito 3x na semana ou 2x?

e por que nao chegar na total falha,tipo você ta dizendo que quando eu to la agachando e a ultima repetição minha e a 6 eu to na quinta repetição tenho que para na quinta mesmo sabendo que posso realizar a sexta mas a 7 seria perigoso?

Abraços

Editado por sass
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Vlw brother =)

Eu notei diferenças de definições nessa parte Danilo. Além disso, há várias definições vagas/abstratas nessa parte, então decidi colocar a menos abstrata, que foi essa do Dave Tate. Assim, essa é uma é definição simples e que encaixa facilmente com a lógica dos demais períodos.

Simples e eficaz, o Texas é muito bom mesmo. Funciona como uma macrociclo dentro de um período de uma semana. É um baita treino!

Eiuehaeha

Vlw brother!

Nops meu velho. O 5-3-1 é um sistema em paralelo, portanto todo o treino você desenvolve força e hipertrofia. Semanas em hipertrofia e semanas em força seriam um treino em bloco, portanto "block periodization".

Um modelo simples do 5-3-1, em paralelo,seria esse que você colocou por primeiro:

Ohp 5-3-1

Dips 3x8 BW

Remada curvada 4x8

Chinups 4x8 BW

Agora, se você periodizar os auxiliares dentro do mesociclo de 3 semanas que o Wendler preconiza, utilizando a block periodization somente para auxiliares, um modelo para ser implantado seria (todos os auxiliares seguindo essa lógica), focando em semanas para hipertrofia e semanas para força:

Primeira semana - accumulation

1x10 (60%)

1x10 (70%)

1x8 (75%)

Segunda semana - realization

1x8 (70%)

1x8 (75%)

1x6 (80%)

Terceira semana - intensification

1x6 (80%)

1x6 (85%)

1xAMAP (85%)

Terminada as 3 semanas, você adiciona carga e recomeça o ciclo. Entendeu?

Proxy, nesse caso dos auxiliares do 5\3\1 essas porcentagens servem também mesmo se fizer o "boring but big"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só estou com duvida na frequência para atletas naturais ,e o volume qual seria o volume total de treino e quantos estímulos dar aos músculos em 1 semana?

Suponhamos o peitoral só 1 estimulo ou só 1 exercício para ele com 5x5 mas feito 3x na semana ou 2x?

e por que nao chegar na total falha,tipo você ta dizendo que quando eu to la agachando e a ultima repetição minha e a 6 eu to na quinta repetição tenho que para na quinta mesmo sabendo que posso realizar a sexta mas a 7 seria perigoso?

Abraços

O aspecto da quantidade de volume é individual, cada um necessita de uma quantidade X de volume para estimular o corpo a desenvolver massa muscular. Pra mim, por exemplo, preciso de muito mais volume nos exercícios de empurrar para desenvolver massa muscular. Para saber isso, é preciso anotar seu treino, calcular a tonelagem. Desse modo, pegando o exemplo que você utilizou, treinar o peitoral 2 ou 3 vezes na semana é algo particular, alguns precisar treinar 2 vezes, outras 3 vezes.

A falha é um aspecto desgastante e não traz o benefício que as pessoas acreditam que exista. Treinos que visam a falha lesam a fibra muscular de maneira excessiva e não produtiva. Você prolonga o tempo de recuperação e não acrescenta maior crescimento muscular. Fisiculturistas treinam até a falha porque estão em vigência hormonal e nesse ambiente metabólico de hormônios em alta, a recuperação muscular é muito mais rápida. Além disso, treinos que visam a falha estão na faixa de 6 a 12 repetições, isto é, estímulos para hipertrofia. Como eu disse antes, estímulos para hipertrofia são hormônio-dependentes. Então, se você não faz uso de nenhum recurso ergogênico, treinar até a falha não trará esse benefício esperado.

Proxy, nesse caso dos auxiliares do 5\3\1 essas porcentagens servem também mesmo se fizer o "boring but big"?

Na variação BBB do 5-3-1, o wendler não define de forma exata qual a porcentagem das séries de 5x10. Ele simplesmente fala: faça 5x10. Essa faixa de repetições geralmente está entre 60% da sua RM. No entanto, nada impede que você faça 5x10 variando as porcentagens, algo do tipo:

1º set 1x10 50%

2º set 1x10 55%

3º set 1x10 60%

4º set 1x10 65%

5º set 1x10 50%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

parabens proxy pelo grande trabalho.

Vc tem experiencia pratica com resultados de periodização? não ficou muito claro quando uma pessoas pode começar? para uma base , treino faz uns 5 anos e pego atualmente uns 90 supino , 100 terra....+ - , na sua opiniao eu poderia ja inciar com esses modelos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...