Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário: Adeus À Obesidade


Vin_lima

Posts Recomendados

Olá a todos, sou novo no fórum e nesse mundo em geral.

Li bastante coisa aqui e fora daqui desde que comecei a mudança de vida. Vou postar um pouco do que já ocorreu até então e depois, se houver quórum pra ouvir minhas chorumelas, hehe, irei postando novidades e atualizações. Li as regras e farei o possível pra deixar esse diário o mais organizado possível.

Histórico

Tive excesso de peso durante toda a minha infância e boa parte da adolescência. Mas nos últimos dois anos, para me eximir da culpa, coloco ela nos ombros da rotina de trabalho/vida de concurseiro/mestrando! Claro que noites em claro tomando Red Bull e comendo pizza pra estudar pras provas não ajudaram em nada, mas pelo menos o título de mestre está quase na mão e estou tendo o prazer de escolher qual cargo assumir no serviço público. O preço disso: Obesidade leve.

Alerta e a Dieta Sedentária

Depois de toda a leitura e aprendizado, sei que o IMC é um dos péssimos índices para obesidade. Mas foi ele que identificou a minha, não sou forte (longe disso), mas meu IMC bateu 32,9. Seguindo o exemplo de um amigo com um caso de obesidade bastante pior que o meu, iniciei tratamento numa clínica. Foram (e voltarão a ser, mas volto a isso mais tarde) consultas quinzenais com nutricionista e mensais com nutrólogo. Por questões profissionais, não vou dizer os nomes ou a clínica, ou postar em detalhes as dietas que me foram passadas.

Mas em linhas gerais, elas consistiram de:

1ª Etapa: Hiperprotéica (Ausência total de carboidratos);

2ª Etapa: Inclusão leve de carboidratos por frutas e alguns vegetais do "tipo B" (cenoura, beterraba, vagem, ervilhas e outros);

3ª Etapa: Inclusão de carboidratos de índice glicêmico baixo;

4ª Etapa: Ganho de Imunidade (inclusão de castanhas de caju e algumas frutas/vegetais de índice glicêmico um pouco mais elevado)

Depois o ciclo volta à primeira etapa.

Nisso, tive bons resultados e já me despedi da obesidade. Esse diário aqui será o adeus definitivo.

___________________________________________

Início do Tratamento

Idade: 26 anos

Altura: 182cm

Peso: 108,9 Kg

Massa de Músculo Esquelético: 42,3 Kg

Massa de Gordura Corporal: 34,7 Kg

IMC: 32,9

Percentual de Gordura Corporal: 31,9%

Relação Cintura - Quadril: 0,92

Área de Gordura Visceral: 149,3 cm²

Primeira Meta Traçada (antes de mudar o foco, seja o novo foco qual seja): 87,3 Kg

___________________________________________

Me mantive com o tratamento por seis meses. A última bioimpedância que fiz foi dia 25/5/2013, meu tratamento teve ótimo resultado, entretanto, já estou estagnado (muito por minha culpa) há dois meses e por isso resolvi mudar a forma de lidar com o assunto, pelo menos por três meses, um aspecto dessa mudança é justamente este diário que eu espero, muito, ter apoio de alguns aqui.

___________________________________________

Última Bioimpedância (25/5/2013)

Idade: 26 anos

Altura: 182 cm

Peso: 97,1 Kg

Massa de Músculo Esquelético: 40,1 Kg

Massa de Gordura Corporal: 26,7%

IMC: 29,3

Percentual de Gordura Corporal: 27,5%

Relação Cintura - Quadril: 0,89

Área de Gordura Visceral: 117,9 cm²

___________________________________________

Mudança de Atitude

Bom, como dá pra ver, esse diário é um pouco diferente. A idéia aqui não é um ciclo de bulking ou cutting... A idéia é tentar mudar de mentalidade e se manter longe da obesidade. E poder sonhar com a idéia de "ciclar" hehehe

Esse diário já começa com uma data de término. Porque estabeleci pra mim mesmo que voltarei às consultas em Setembro deste ano. São 3 meses nesse diário de treinos, e sim... Pretendo postar aqui na maior frequencia que for possível (tenho diversos compromissos tanto profissionais quanto acadêmicos que destróem meu tempo, infelizmente). Com o dinheiro que eu estava usando para pagar a clínica, durante esses três meses eu pretendo comprar suplementos alimentares que se façam necessários.

___________________________________________

Suplementação

Nos artigos que li aqui, nos posts do fórum e nos artigos científicos sobre o assunto, vi uma diversidade de opiniões e resultados com a suplementação. Uma coisa é certa, a suplementação acaba nos forçando a pensar e viver o clima dieta/treinos. Seja por vê-los toda hora na estante ou por te forçar a ir treinar depois de você já ter tomado o suplemento "pré-treino".

De qualquer forma, não fui à loja sem uma pesquisa prévia e, pro meu caso, além da reza braba, a pesquisa apontou como possíveis ajudantes:

- Termogênico Pré-Treino (comprei o Lipo-Droll e estou tomando - há uma semana, hehe - 2 capsulas antes do treino. Sou estudante hard-core! hehe Então tenho bastante resistência à cafeína);

- Whey Protein Isolado - Pós Treino, um scoop

- Vitamina C pela manhã - Aumentar minha imunidade, não adianta perder 2 kg na academia e perder 3kg na cama.

- Ômega 3 (óleo de peixe)

___________________________________________

Dieta

Manterei a dieta que me foi passada pelos nutricionistas, no momento estou na 2ª etapa, de reinclusão leve de carboidratos.

___________________________________________

Treino

Estou fazendo treino de adaptação na academia, aqui é a minha maior deficiência. Não apenas na dificuldade física, mas não sei quais os melhores treinos para mim. O que me passaram foi

Corrida - 20min (aqui é o que sou menos pior, tenho feito Velocidade Média de 8,5 Km/h... mesmo há uma semana lá, eu já corri bastante na adolescência... muito mais que hoje, só que hoje tem a pochete atrapalhando)

Agachamento Hack: 3x15 - 10Kg (Cada lado, acho que é essa a forma padrão de postar né? quanto de cada lado?)

Supino Reto (Máquina): 3x15 - 26Kg

Mesa Flexora: 3x15 (Não lembro a carga, mas edito com a correta)
Puxada Supinada (Máquina): 3x15 - 33Kg

Panturrilha (Esqueci o nome, mas é uma máquina do capeta): 3x15 - 110Kg

Tríceps Polia: 3x15 - 20Kg

Bíceps Rosca: 3x15 - 15Kg

Transport - 10min diminuindo gradativamente a pulsação.

___________________________________________

Intuito com o Diário

Além do chororô aqui, também pretendo contar com o apoio de vocês corrigindo meu treino e dando dicas, sugestões ou puxões de orelha quanto à alimentação ou suplementação.

Minha idéia é baixar esse imenso percentual de gordura para a próxima bioimpedância, em setembro. (Queria frisar que, durante o tratamento, fiz uma medida com o método de 7 dobras de Pollock na academia e o percentual de gordura ficou sensivelmente menor do que com a bioimpedância, cerca de 4%). Se eu conseguir chegar perto dos 20% de gordura, a felicidade será grande!

Conto com o apoio de todos, me desculpo pela bíblia que ficou o post e agradeço de antemão as visitas e posts.

Abraços! E um dia sonho em poder postar um de Bulking, como a galera aqui!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

romario_xtz

Vou dar uma olhada nisso e já dar o toque nos instrutores e botar isso em prática. Por hora é uma adaptação, mas se é pra se adaptar, que seja da maneira correta. Agradeço!

MariannaCabral

Obrigado por acompanhar, antes de me tornar membro, o seu foi um dos diários que li, parabéns pelos resultados!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

curti, tudo organizadinho e bem escrito.

o negócio é arrumar esse treino ai,

e a respeito do lipodrol...

recomendo 1 cápsula ao acordar de estômago vazio pra já dar aquela acelerada e 1 no pré treino, comigo funcionava melhor assim.

se precisar de ajuda, só mandar mensagem, ou escrever ai mesmo.

abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nanoh

Agradeço a recomendação. Vi seu diário lá também e queria ter tomado a sua decisão de emagrecer e ficar mais forte antes. Até cheguei a ficar super bem, mas o descontrole foi grande durante fim de graduação, início de mestrado e jornadas loucas de trabalho com estudos pra concurso público... hehehe... agora é mudar de vida e de rotina.

Toda ajuda será bem-vinda, meu medo em tomar uma dose razoável de cafeína em jejum é com o estômago. Mas vou dar uma olhada e trocar uma idéia com minha nutricionista a respeito.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô cara, acompanharei. Eu quase alcancei a obesidade na adolescência, e recentemente comecei a ganhar peso, então estou tentando me policiar. Os estudos estão pesando aqui também, é foda a falta de tempo. Vai fazer por quanto tempo o treino de adaptação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente gostaria de parabeniza-lo por querer ter uma vida mais saudável e por compartilhar isso conosco!

Com relação ao seu treino é difícil falar agora por ser um treino de adaptação, então não terá nenhum mal seguir com ele por uns 10 dias e depois já pular para um treino com no máximo 12 repetições e depois para outro de no máximo 10. Vai deixando seu corpo se acostumar por enquanto.

Com relação a dieta seria legal você postar o que geralmente come e em qual horário, assim vamos poder ajudar melhor!

Já a suplementação acho que eu tiraria o óleo de peixe e a vitamina C e tomaria um multivitamínico no lugar, ainda mais por você ter uma dieta que divide muito a alimentação.

Abraços e não desista!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Piclles e RafaelMD

Valeu por acompanhar e pela força!

Sobre os treinos, hoje já é o fim da semana, apesar de a dieta continuar, exercícios agora apenas uma trilha mesmo numa cachoeira próxima à cidade onde moro.

___________________________________________

Fim da Semana 1/14

Treino reajustado (conversei com o instrutor da academia), mas ainda em adaptação:

Agachamento Hack: 3x10 - 20Kg (Cada lado)

Supino Reto (Máquina): 3x10 - 45Kg

Mesa Flexora: 3x10 - 39Kg

Puxada Supinada (Máquina): 3x10 - 50Kg

Panturrilha (Esqueci o nome, mas é uma máquina do capeta): 3x10 - 190Kg

Tríceps Polia: 3x10 - 24,5Kg

Bíceps Rosca: 3x10 - 20Kg

Dieta - 2ª Etapa - Reinclusão leve de carboidratos

Desjejum:

1 Fatia de Pão Integral

2 Fatias de Peito de Peru ou 1 de Presunto

1 Fatia de Queijo Minas Frescal

1 Copo de Café com Leite e Adoçante

1 Porção de Frutas

Pequeno Almoço:

1 Polenguinho

Almoço

Vegetais do Tipo A - À vontade

Vegetais do Tipo B - 2 Porções

Carne, exceto frita - 2 Palmos de Mão

1 Fruta Cítrica

Lanche da Tarde

2 Polenguinhos ou 2 Fatias de Peito de Peru ou 1 Copo de Leite Desnatado

1 Porção de Frutas (1 Maçã, ou 6 Morangos, ou... enfim, há uma tabela de substituições)

Jantar (Por volta das 19h)

Semelhante ao almoço, mas:

1 Palmo de Mão de Carne, ao invés de 2

Sem Fruta

Pré-Treino (Por volta das 20h30)

2 Comp. de LipoDroll

Pós-Treino (Por volta das 21h50)

1 Scoop de Whey Protein Isolado com Água

Ceia, se houver, porque tenho dormido cedo devido ao treino, apesar de tomar a cafeína relativamente tarde

Gelatina Light ou Suco Clight

___________________________________________

É isso, agradeço a todo mundo que tem acompanhado! Prometo postar os treinos na semana que vem... Bem como qualquer evolução, apesar de ainda ser muito cedo.

Tô anotando também, dia a dia, meu peso. Sei que existem diversos fatores que podem influenciar, como hidratação, retenção de líquido e etc. Mas minha idéia com isso é justamente colocar os dados numa série de tempo e checar a volatilidade. Ver se existem aspectos que aumentam ou diminuem essa volatilidade.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...