Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Estruturando Um Fullbody À Lá Craw


craw69

Posts Recomendados

Craw, vejo vc falando muito para tomar cuidado com o volume do treino, recuperação e tal, mas como saber se eu já estou recuperado pra treinar novamente ?

Por exemplo, se eu treino agachamento hj mas consigo fazer ele no outro diada msm forma, isso significa que já me recuperei ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Craw, oque você acha de usar Rolling Tricep Extension como isolador para tríceps em termos de estímulo e tbm em relação aos cotovelos. Digo, sera que podem ser lesivos para a articulação?

Você gosta de usar o francês com halteres né? você sente algum incomodo durante a execução?

Editado por Night
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, vejo vc falando muito para tomar cuidado com o volume do treino, recuperação e tal, mas como saber se eu já estou recuperado pra treinar novamente ?

Por exemplo, se eu treino agachamento hj mas consigo fazer ele no outro dia da msm forma, isso significa que já me recuperei ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, primeiro quero agradecer a essa enorme paciência e disposição que vc tem em ajudar a galera aqui do fórum!

Elaborei um FB a la Craw. Se puder faça seus comentários e críticas. Se não, td certo tb! Segue o treino:

Dia 1:

A. Agacho 5/3/1

B. RDL 5x5

C. Supino Reto + Remada Curvada 4x6 (Jump-set)

D. Elevação lateral 2x12 + Panturrilhas 2x20 (Super-set)

E. HIIT Subindo/Descendo Escadas

Dia 2:

A. Supino Reto 5/3/1

B. Militar 5x5

C. Good Morning + Agacho Frontal 3x10 (Jump-set)

D. Encolhimento + Panturrilhas 2x20 (Super-set)

E. 8~ séries de 5~ Chin-ups + 10~ Paralelas com 15-30 segundos de descanso

Dia 3:

A. Terra 5/3/1

B. Box Squats 5x5

C. Militar + Weighted Pull-ups 4x6 (Jump-set)

D. Rosca Alternada + Tríceps Francês 2x12 (Super-set)

E. HIIT Subindo/Descendo Escadas

Fiquei com um pouco de receio desse HIIT no final. Que acha?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eduardo,

Sim, Front Squat é uma excelente opção, mas eu tenho preferido Back Squat + Walking Lunges e, por exemplo, alternar com Front Squat + Walking Lunges por dois principais motivos: (1) é mais fácil fazer Walking Lunges do que FS com altas repetições; (2) utilizar um movimento com biomecânica distinta, o que dá uma certa variada no treino, recruta outros músculos... as vantagens combinadas de um Agacho + WL são maiores, na minha opinião, do que repetir dois agachos no mesmo dia.

SaBiih,

Também dou preferência para os isoladores. Exceto nos Calistênicos (Paralelas e Barra, principalmente), é muito raro eu usar em compostos, e mesmo quando o faço ainda acabo apelando para máquinas.

Abraços!

Então devo fazer WL juntamente do agacho? faço uma série e vou direto para o WL? Que seria um Bi-set.. ou Faço separado? Quanto passos recomenda pro WL?

Ou seja, A1 faria WL, A2 FS?

Editado por Eduardo do supino
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

Sim, testar sempre é válido, mas perceba que as diferenças entre um ABx2 e um FBx3 não são tão absurdas ao ponto de resolver o seu problema de falta de resultados. Estagnar com apenas um ano de treino certamente indica que há algum fator equivocado no seu dia-a-dia: desde o seu descanso até a alimentação (se não está ganhando peso algum, com certeza não está atingindo um excedente calórico) podem estar interferindo, ou seja, não é culpa exclusiva do seu treino.

Rafael,

Não tem um critério objetivo brother, o ideal é fazer uma análise ampla do seu organismo: considerar desde a capacidade de realizar novamente o movimento até os ganhos em si (dificuldade de ganho de massa magra, embora o peso esteja subindo com excedente calórico, por exemplo, é um possível indicativo de excesso de treino; ou então a facilidade de progressão de tensão).

Mas é sim algo que demanda experiência e não é fácil de perceber, até porque 90% dos sinais são comuns ao baixo estímulo de treino: por exemplo, subir o peso mas ganhando muita gordura pode ser dificuldade na recuperação muscular, mas também pode ser treino com pouco estímulo ou excedente calórico exagerado/mal estruturado.

Night,

Considerando que os Rolling geralmente são feitos com carga baixa e altas repetições, o potencial lesivo não tende a ser alto, mas cotovelo é uma região lazarenta então tem que tomar cuidado: execução perfeita, carga razoável, dar preferência para 10+ repetições, trabalhar tanto alongamento quanto soft tissue dos tríceps/bíceps/antebraço...

Não sinto problema algum com o Francês (aliás, nunca senti absolutamente nada no cotovelo, ao menos pelo o que eu me lembro), mas já faz um bom tempo que venho respeitando esses pontos a cima, especialmente dar uma soltada na fascia do tríceps. Tenho gostado bastante de fazer 2 ou 3 séries até a falha de um bi-set com Corda (6-8 reps) + Francês com uma anilha de 20kgs (20+ reps).

Shrödinger,

Dia 1 - OK

Dia 2 - Não é um problema, mas não está respeitando a base do treino; excesso de volume para Upper: 3 séries de Supino + 5 de Militar + 8 de Chin/Paralelas para um FullBody é um pouco demais, ao menos na teoria. Eu iniciaria com 5/3/1 + 3x Militar + 3 a 5x de Barra/Paralelas.

Dia 3 - OK, mas não tem estímulo direto para peitoral. Uma possibilidade seria encaixar Paralelas no lugar do isolador para tríceps, ou então colocar o Dia 3 no lugar no Dia 2 para dividir melhor o estímulo-recuperação para peitoral.

Quanto ao HIIT, do ponto de vista do músculo, em tese, não vejo como um problema... mas prepare-se para um desgaste cardio absurdo :D

Eduardo,

Não, faz todas as séries de Agacho e depois todas de WL. Eu optaria por A1 = Back + WL e A2 = Front + WL, mas isso é individual.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lennon,

Sim, a ideia de trabalhar um dia focado em progressão (não somente de carga, mas também de repetições, por exemplo, especialmente nos isoladores) e outro mais "leve" é uma das possibilidades para cuidar da recuperação;

São três as principais variáveis de treino: frequência, "intensidade" e volume. Quando uma delas é alterada, as outras também devem ser para buscar um equilíbrio. No FB, você treina todos os músculos diariamente, então é alta frequência e, por consequência, baixo/médio volume + baixa/média "intensidade". No AB a frequência é média, já que o tempo de descanso muscular entre um treino e o outro é maior; logo, como a frequência diminuiu, é possível treinar com mais volume e/ou mais "intensidade". No seu caso, por exemplo, trocando por um AB seria possível treinar com mais falhas e acrescentar um(ns) exercício(s) para cada músculo, já que o tempo de descanso é maior. Isso é mais fácil de fazer para quem faz ABx2 tendo um dia de descanso entre cada bloco, o que não é o seu caso.

Desculpa a demora em retornar, porem foi o tempo que tive...

Comecei ontem o treino que me ajudou a montar, a principio gostei bastante, é um pouco diferente

a sensação pois vinha treinando até a falha e não sai com aquele pump violento.

daqui 4 semanas posto o que melhorou em medidas e consistência.

entendi perfeitamente a relação entre intensidade, volume e frequência, e a diferença entre os FB e AB2x, vou ficar no FB durante as 12 semanas,

e então dependendo dos resultados mudo para um AB2x,

porem se puder me ajudar com as progressões de carga fico muito grato,

tenho a seguintes duvidas:

vou focar em dois dias a progressão um dia para o treino " A" e outro dia para o treino "B", sendo que tenho que progredir os compostos em particular, quando possivel aumentar

a carga e quando não possivel tentar aumentar as repetições ou series correto?

no mesmo dia devo tentar progredir nos isoladores? ou acha melhor tentar progredir os isoladores nos dias mais leves?

quanto a progressão por exemplo de supino e pendlay row em jump sets, faço 4 x 6 para cada, a progressão é feita por exemplo até eu xegar 4x10 para cada e então

tento aumentar a carga?

como você me auxiliou em fazer tb, seg=agacho; terça=clean pull ; quart= Front Squat ; quint= Terra, devo sempre manter a progressão em Seg e Quint? ou cada semana vario?

por exemplo sem 1 progressão Seg e quint, Semana 2 progressão Terça e Quarta?

Creio que as duvidas são essas.

Desculpe pelo inconveniente, desde que comecei a me interessar por Powerbuilding li bastante, porem muito estudo, muito conhecimento, e muita

gente falando muita coisa hehe...um livro bom para começar os conhecimentos serio o WSB? ou recomenda algum outro para inicio?

Vi que le muitos livros/ano axo muito bacana o interesse, porem me formo em engenharia civil esse ano e não sou muito fã de leitura,

mas uma hora xego lá haha..

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpa a demora em retornar, porem foi o tempo que tive...

[...]

Abraços

A progressão de carga pode ser feita, inicialmente, de forma linear, respeitando um mínimo de feedback e, obviamente, com total segurança: não se preocupe em progredir carga X ou Y dias da semana, nos treinos Z ou W... foque-se em aumentar, aos poucos (1 ou 2kgs/lado), a carga utilizada especialmente nos compostos.

Regra básica (ou seja, comporta exceções para os avançados): compostos/exercícos base = progressão de carga; isoladores ou compostos com altas repetições = progressão de repetições. Todas as vezes que for executar o exercício tente evoluir de alguma forma, desde que o faça com segurança e perfeição na execução. Na prática é impossível manter uma progressão de tudo em todos os treinos, portanto mesmo quando você não aumentar a carga (ou até mesmo realizar uma pequena redução), não se preocupe. Tenha em mente uma ideia de repetições alvo (ex, 6 a 8 no Pendlay) e sempre progrida enquanto estiver nessa faixa, apenas optando por progressão de repetições quando sair muito fora disso (ex, realizou 6 ou 7 reps, aumenta o peso; fez apenas 4, mantém a carga e tenta progredir até 6 a 8 repetições; não é necessário atingir sempre o número máximo de repetições de cada faixa para ai sim progredir).

A importância da progressão de tensão está justamente nisso: progredir. Mesmo que não ocorra em todos os treinos, não há problemas, já que o principal é evitar a variação sem propósito (= trocar os exercícios todos os treinos e não ter um mínimo de parâmetro). O WSB é um programa focado em PowerLifting, e não em PowerBuilding, embora seja possível adaptá-lo; é visto como uma das melhores opções para o ganho de força, então conhecê-lo é fundamental, seja para aplicar ou não. Quanto à progressão de tensão, sugiro ler sobre os já comentados método APRE e auto regulation, que são duas maneiras de manter a progressão de uma forma mais "avançada" que apenas acrescentar peso todos os treinos.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Craw, gostei muito do seu treino, e casou direitinho de eu achar ele aqui pq depois da minha última luta eu já fiz 4 semanas de força pura (5x5), terminando semana passada.

Sou lutador e treino Muay Thai à noite todos os dias (6x por semana). O trabalho de corrida ou musculação eu faço meio dia.

Por favor, veja se está certo fazer assim o treino FB que vc propôs:

Tenho 1,75, 84 kg, BF 9%

SEG: A

TER:B

QUA: Corrida 7km

QUI:A

SEX:B

A

Agachamento

Walking Lunges

Supino reto + Remada com barra

Soco no cabo + Puxada unilateral no cabo

Extensora + Flexora + Adutora

B

Levantamento Terra

Good Morning

Supino inclinado H + Serrote

Barra Fixa pronada + Press militar

Rosca direta + Extensão tríceps no cabo

Já a periodização abaixo fiz baseado na próx luta:

Semana 1, 2, 3 - 3x8 (+ carga)

Semana 4, 5, 6 - 3x10

Semana 7, 8, 9 - 3x12 (- carga, execução rápida)

*Não botei flexão, mais barras fixas ou abs pq já faço todo treino de MT.

Desde já obrigado!

Editado por Tigr4o
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Shrödinger,

Dia 1 - OK

Dia 2 - Não é um problema, mas não está respeitando a base do treino; excesso de volume para Upper: 3 séries de Supino + 5 de Militar + 8 de Chin/Paralelas para um FullBody é um pouco demais, ao menos na teoria. Eu iniciaria com 5/3/1 + 3x Militar + 3 a 5x de Barra/Paralelas.

Dia 3 - OK, mas não tem estímulo direto para peitoral. Uma possibilidade seria encaixar Paralelas no lugar do isolador para tríceps, ou então colocar o Dia 3 no lugar no Dia 2 para dividir melhor o estímulo-recuperação para peitoral.

Quanto ao HIIT, do ponto de vista do músculo, em tese, não vejo como um problema... mas prepare-se para um desgaste cardio absurdo :D

Olá Craw,

Fiz alguns ajustes tentando tornar um pouco mais lógica a divisão. Retirei os isoladores pra bíceps, tríceps e panturrilhas, já que na verdade não tenho necessidade de treiná-los de forma adicional - não são exatamente pontos fracos. Como isoladores, coloquei apenas dois pra ombros no dia 1.

Pra ter um trabalho pra costas, incluí chin-ups (rest-pause) no bloco D do dia 2. Incluí as paralelas (rest-pause) no bloco D do dia 3 para um trabalho direcionado ao peitoral.

Ficou assim:

Dia 1:

A

Agacho 5/3/1

B

RDL 5x5

C

Supino Reto + Remada Curvada 4x6 (Jump-set)

D

Elevação Lateral + Crucifixo Invertido 2x8 (Super-set)

E

HIIT Subindo /Descendo Escadas (5~6 min totais)

Dia 2:

A

Supino Reto 5/3/1

B

Militar 5x5

C

Good Morning + Agacho Frontal 3x10 (Jump-set)

D

Chin-up (Rest-pause - Falha)

E

HIIT Subindo/Descendo Escadas (5~6 min totais)

Dia 3:

A

Terra 5/3/1

B

Box Squats 5x5

C

Militar + Weighted Pull-ups 4x6 (Jump-set)

D

Paralelas (Rest-pause - Falha)

E

HIIT Subindo/Descendo Escadas (5~6 min totais)

O que achou? Ficou mais equilibrado? Ainda acha que eu deveria reduzir o volume do militar no dia 2?

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...