Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Thors Dagbok: Deus da Power Belly Drug Free em Busca dos Ganhos Molhados


ThorMitologicamenteAcurado

Posts Recomendados

Em 25/10/2023 em 16:41, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Opa Coach Wagner, obrigado pela resposta!

Entendo que irei ter que diminuir consideravelmente o peso, até pelo que vc falou, agachando mais fundo pode ocorrer a retroversão pelvica e isso pode me causar uma lesão séria, vou ser bastante cauteloso com isso em cargas altas e irei aumentar a profundidade apenas até onde meu quadril permitir, acredito que isso será um trabalho longo até poder agachar igual vc (seus levantamentos são exemplares). Muito obrigado pelo aviso!

Primeiro tu tens que esquecer certos dogmas de posturologistas sem noção. Para não exagerar mas já exagerando, da pra dizer tranquilamente que 97% dos agachamentos completos que tu vai ver na tua vida, tem retroversão. Tu conseguindo ver ela acontecendo ou não.

Retroversão faz parte do ritmo lombopélvico, não tem como fugir dele.

O que torna algo mais ou menos lesivo, é o contexto em que ocorre. Uma pessoa que sempre treinou e se fortaleceu com uma retroversão mínima, obviamente vai estar se expondo a um potencial aumento do risco de algo acontecer, se do nada e com pesos próximos de seu máximo, ela aumente exponencialmente o grau de retroversão. Todavia, não foi a retro a causadora de nada e sim a falta de força nessa posição, a falta de adaptação nessa posição.

Em 25/10/2023 em 16:41, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Acho que eu estava precisando desse tapa na cara. Agachando sem a barra estou conseguindo ir bem fundo, mas hj fiz um teste com 90kg e percebi que estou muito perto do paralelo. Ainda que eu coloque uma distancia mais larga entre os pés, a retroversão começa logo no paralelo (muito cedo), acredito que irei sim comprar um calçado próprio para o agachamento ou uma palmilha como sugeriu o Lucas. Agradeço mais uma vez. Ta ai o teste que fiz hj:

 

Nesse vídeo por exemplo, não tem motivo nenhum pra se preocupar com essa mínima retroversão que ta acontecendo, porém, como comentei ontem, tu precisa se fortalecer na nova amplitude se não sim, pode dar bosta.

O tenis de agachamento ou palmilha (eu uso a palmilha) vão te ajudar a ganhar mais amplitude se teu limitador for a flexibilidade de tornozelo.

Em 25/10/2023 em 16:41, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Wagner, se não for muito abuso da sua generosidade, permita-me perguntar: O que seria considerado um agachamento aceitavel? No caso do powerlifting por exemplo, vi alguns videos de atletas agachando pouco acima do paralelo e sendo "valido", mas ja vi gente falando tambem que o agacho deve ser até "quebrar o paralelo" (abaixo do paralelo). Fiquei confuso com essas informações contraditórias, o que vc me fala?

O que importa é o que ta na regra, e nela diz que: a profundidade adequada é definida como ter o topo da dobra do quadril abaixo da dobra do joelho (ligeiramente abaixo do paralelo).

Agora, isso é controlado pelo olho humano, então sim, tu vai encontrar atletas que não chegam nisso e tem movimentos validados por erro humano, vai achar atletas que não chegam nisso e são validados por serem atletas top e ai tem aquela coisa de promoção do atleta (infelizmente acontece). Entretanto, o que importa é o que a regra diz.

Em 25/10/2023 em 16:41, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Aquele meu agachamento de 220kg seria aceitavel em uma competição, por exemplo?

Pelo ângulo da filmagem não seria validado mas pode ter sido só angulação da câmera.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 26/10/2023 em 13:32, Coach.Wagner disse:

Primeiro tu tens que esquecer certos dogmas de posturologistas sem noção. Para não exagerar mas já exagerando, da pra dizer tranquilamente que 97% dos agachamentos completos que tu vai ver na tua vida, tem retroversão. Tu conseguindo ver ela acontecendo ou não.

Retroversão faz parte do ritmo lombopélvico, não tem como fugir dele.

O que torna algo mais ou menos lesivo, é o contexto em que ocorre. Uma pessoa que sempre treinou e se fortaleceu com uma retroversão mínima, obviamente vai estar se expondo a um potencial aumento do risco de algo acontecer, se do nada e com pesos próximos de seu máximo, ela aumente exponencialmente o grau de retroversão. Todavia, não foi a retro a causadora de nada e sim a falta de força nessa posição, a falta de adaptação nessa posição.

Esse é o tipo de informação que nao se encontra facil na internet, muito esclarecedor!

 

Em 26/10/2023 em 13:32, Coach.Wagner disse:

Nesse vídeo por exemplo, não tem motivo nenhum pra se preocupar com essa mínima retroversão que ta acontecendo, porém, como comentei ontem, tu precisa se fortalecer na nova amplitude se não sim, pode dar bosta.

Entendi, vou dar uma pisada no freio no agacho até fortalecer a nova amplitude.

 

Em 26/10/2023 em 13:32, Coach.Wagner disse:

O tenis de agachamento ou palmilha (eu uso a palmilha) vão te ajudar a ganhar mais amplitude se teu limitador for a flexibilidade de tornozelo.

Acredito que seria uma mão na roda para mim, o tornozelo esta sendo bastante limitante. Estou apenas receoso em relação a qual tenis utilizar a palmilha. O ideal mesmo seria a sapatilha, andei olhando e achei aquela lifter da foost, mas 680 reais é triste

 

Em 26/10/2023 em 13:32, Coach.Wagner disse:

O que importa é o que ta na regra, e nela diz que: a profundidade adequada é definida como ter o topo da dobra do quadril abaixo da dobra do joelho (ligeiramente abaixo do paralelo).

Vou começar a prestar atenção nesse ponto.

 

Muito obrigado Wagner! Meu treino de agachamento é amanha e irei manter por volta dos 200kg ou abaixo até fortalecer a amplitude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma procurada em movimentos pra mobilidade de tornozelos (tu já deve ter feito isso). Esse aqui acho bem bom:

 

Spoiler

exercicios-de-mobilidade_62475_l.jpg

 

E na hora de aumentar a amplitude do agachamento, tu vai ter que diminuir o peso, não tem pra onde correr. Fiz isso no final do ano passado e só agora voltei aos pesos anteriores, mas com amplitude muito melhor (os resultados tão no meu diário, nítidos). Mas eu não tinha falta de mobilidade, conseguia agachar bem com peso reduzido, era só um vício do movimento que me levou à falta de força na amplitude que deveria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa posição também uso bastante, ótima pro agachamento. Melhora não só a flexibilidade dos tornozelos, mas quadril, adutores, quadríceps..

 

Spoiler

numen-malasana-1-L.jpg

 

Edit: provavelmente tu nem consiga chegar nela hoje.

 

Editado por lorenzo_EP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que tu tá usando minha playlist, né possível não. A cada vídeo que posta fica mais parecido.

 

Maluco além de monstro tem bom gosto.

 

Editado por HeiseN_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/10/2023 em 16:41, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Acho que eu estava precisando desse tapa na cara. Agachando sem a barra estou conseguindo ir bem fundo, mas hj fiz um teste com 90kg e percebi que estou muito perto do paralelo. Ainda que eu coloque uma distancia mais larga entre os pés, a retroversão começa logo no paralelo (muito cedo), acredito que irei sim comprar um calçado próprio para o agachamento ou uma palmilha como sugeriu o Lucas. Agradeço mais uma vez. Ta ai o teste que fiz hj:

 

A palmilha tem a mesma função de colocar uma anilha de 1 kg no calcanhar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/10/2023 em 13:32, Coach.Wagner disse:

Primeiro tu tens que esquecer certos dogmas de posturologistas sem noção. Para não exagerar mas já exagerando, da pra dizer tranquilamente que 97% dos agachamentos completos que tu vai ver na tua vida, tem retroversão. Tu conseguindo ver ela acontecendo ou não.

Retroversão faz parte do ritmo lombopélvico, não tem como fugir dele.

O que torna algo mais ou menos lesivo, é o contexto em que ocorre. Uma pessoa que sempre treinou e se fortaleceu com uma retroversão mínima, obviamente vai estar se expondo a um potencial aumento do risco de algo acontecer, se do nada e com pesos próximos de seu máximo, ela aumente exponencialmente o grau de retroversão. Todavia, não foi a retro a causadora de nada e sim a falta de força nessa posição, a falta de adaptação nessa posição.

 

 

Você diz então que seria mais seguro descer no agachamento somente até o paralelo, visando minimizar o risco de lesões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2023 em 14:16, mctimbu disse:

Você diz então que seria mais seguro descer no agachamento somente até o paralelo, visando minimizar o risco de lesões?

Em nenhum momento falei isso, muito pelo contrário.

O que disse pra ele foi pra não ficar se preocupando com retroversão porque ela acontece sempre, com uns mais, outros menos mas 100% das pessoas que agacham até o talo, tem retroversão, pois faz parte do ritmo lombopelvico.

Óbviamente que, algo gigantesco e gritante a gente tenta reverter, mas algo mínimo, praticamente não tem porque ficar se preocupando.

E o principal. Retroversão não causa lesão. Ser fraco na posição sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/10/2023 em 12:15, lorenzo_EP disse:

Dá uma procurada em movimentos pra mobilidade de tornozelos (tu já deve ter feito isso). Esse aqui acho bem bom:

Opa lorenzo, esse aqui eu faço uma variação dele, vou começar a fazer esse que vc mandou.

 

Em 27/10/2023 em 12:15, lorenzo_EP disse:

E na hora de aumentar a amplitude do agachamento, tu vai ter que diminuir o peso, não tem pra onde correr.

Cara, o pior é que eu fiz um teste com 90kg esses dias (acho que até postei o teste de mobilidade) e pra ser bem sincero, está identico a esse agachamento com 220kg, mesma amplitude. Acredito que meu caso seja mesmo o tornozelo completamente travado (e o quadril tambem).

 

Em 27/10/2023 em 12:15, lorenzo_EP disse:

Fiz isso no final do ano passado e só agora voltei aos pesos anteriores, mas com amplitude muito melhor

Interessante, estou até hoje para ler o seu diario por inteiro, vou ler.

 

Em 27/10/2023 em 12:18, lorenzo_EP disse:

Essa posição também uso bastante, ótima pro agachamento. Melhora não só a flexibilidade dos tornozelos, mas quadril, adutores, quadríceps..

Faço esse tambem, quer dizer, tento fazer. Não consigo agachar tão fundo como a moça ai da imagem e quando empurro as pernas para fora dá vontade de chorar, conto até 10 e agradeço a Deus pelo fim da tortura.

 

Obrigado pelas dicas meu velho! Estarei fazendo mais desses alongamentos.

Editado por ThorMitologicamenteAcurado
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • ThorMitologicamenteAcurado mudou o título para Thors Dagbok: Deus da Power Belly Drug Free em Busca dos Ganhos Molhados

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...