Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteínas na dieta e valor biológico


gBertazzoni
Ir para solução Solucionado por Lucas, o Schrödinger ,

Posts Recomendados

Publicidade

Em 21/02/2023 em 09:22, SaBiih disse:

Fox, vc costuma trabalhar com que faixa de proteinas (em naturais) quando o BF já está relativamente baixo (12% pra baixo) e o déficit calórico um pouco mais acentuado?

Tava lendo um post esses dias do Dudu Haluch que mesmo em hormonizados, consumir mais que 2.5g/kg de proteinas naum terá nenhum efeito na preservação da MM e que o único motivo do consumo maior que isso, seria a saciedade.

 

Você acabou respondendo, pois o Dudu foi meu professor em 2 módulos na minha pós de Fisiologia do Exercício rsrs, justamente nas matérias de fisiologia do emagrecimento e estratégias nutricionais pra essa galera. Então eu uso exatamente essa referência pra esse público: em média 2.5 g/kg. Claro que não é um valor engessado. Com o tempo fui observando que nutrição não é calculoterapia, esse valor pode variar pra mais ou pra menos. E é isso que o Dudu falou, em questão de preservação de mm, não adianta usar mais que isso, porém para saciedade aumentar proteína SEMPRE vai ter impacto positivo, e aí pode-se chegar a valores mais altos. Mas sinceramente? Raramente chego nessa faixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações @Fox, irei consultar com uma nutricionista daqui algumas semanas e talvez ela opte por reduzir as proteínas para algo em torno de 3g/kg, tenho vários fatores a considerar, por experiência própria reduzir as proteínas pra menos que isso não é muito legal pra mim, e não falo apenas de hipertrofia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2023 em 11:59, Fox disse:

 

Você acabou respondendo, pois o Dudu foi meu professor em 2 módulos na minha pós de Fisiologia do Exercício rsrs, justamente nas matérias de fisiologia do emagrecimento e estratégias nutricionais pra essa galera. Então eu uso exatamente essa referência pra esse público: em média 2.5 g/kg. Claro que não é um valor engessado. Com o tempo fui observando que nutrição não é calculoterapia, esse valor pode variar pra mais ou pra menos. E é isso que o Dudu falou, em questão de preservação de mm, não adianta usar mais que isso, porém para saciedade aumentar proteína SEMPRE vai ter impacto positivo, e aí pode-se chegar a valores mais altos. Mas sinceramente? Raramente chego nessa faixa.

Eu fiz o teste por cerca de 4 semanas em manter a proteína em 2,8g/kg (estou em déficit e uso hormônios) e sinceramente? Pra mim, foi pior do que deixar na faixa de 2,2-2,5g/kg.

Na verdade, eu senti mais saciedade aumentando a gordura na dieta do que a proteína, fora que a sensação de estomago estufado (famoso bloating) ficava bem mais acentuada com a proteína alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Em 11/02/2023 em 11:11, Super Ogro disse:

Soja tem a proteína completa e de valor biológico praticamente igual à do frango. Pra mim, os únicos problemas são o gosto ruim (relativo, há quem goste) e o volume, 50g vira um pratão pronto.

 

Em 11/02/2023 em 11:35, carlosfelipe.bas disse:

 

É uma proteína de alto valor biológico,  se digere bem, pode usar sem medo.

 

Em 20/02/2023 em 10:26, Fox disse:

Não impacta nada, soja é proteína de alto VB também, pode usar sem medo. Por ter outros alimentos de origem animal na dieta, o VB se torna completamente irrelevante.

 

PS: por mais que você tenha dito que obteve resultado com essa proteína, ela é extremamente alta (1.8-2.2 é suficiente para gerar hipertrofia) e isso vai encarecer a sua dieta, eu reavaliaria, pois isso é mais uma convicção sua do que realidade (resultado não foi por causa da proteína exagerada). Não existe fundamento para usar proteína tão alta (salvo atletas em dieta restritiva).

 

Fui numa nutricionista semana passada, usava uma mistura de proteina do arroz e da soja da growth (porque li em outro lugar que pra proteínas vegetais era melhor misturar 2 grupos para ter o aminograma completo) e ela disse que soja pra homem é péssimo porque mexe muito no equilíbrio hormonal, aumenta o estrógeno que por consequência prejudica a testosterona. Na página da proteína de soja da growth diz la que não tem nada a ver. Eu fico perdido lendo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
Em 30/06/2023 em 16:23, MiudinhoFmv disse:

 

 

 

Fui numa nutricionista semana passada, usava uma mistura de proteina do arroz e da soja da growth (porque li em outro lugar que pra proteínas vegetais era melhor misturar 2 grupos para ter o aminograma completo) e ela disse que soja pra homem é péssimo porque mexe muito no equilíbrio hormonal, aumenta o estrógeno que por consequência prejudica a testosterona. Na página da proteína de soja da growth diz la que não tem nada a ver. Eu fico perdido lendo isso.

Troca de nutri, esse ai ta perdido...maioria das meta análises afirmam o contrário

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2023 em 16:58, krebz disse:

Troca de nutri, esse ai ta perdido...maioria das meta análises afirmam o contrário

Po, na questão de misturar 2 proteínas de fonte vegetal ta certo, é o caso do arroz+feijão, você termina com um aminograma mais completo. Só esta questão do equilíbrio hormonal da soja que se perdeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2023 em 16:23, MiudinhoFmv disse:

...ela disse que soja pra homem é péssimo porque mexe muito no equilíbrio hormonal, aumenta o estrógeno que por consequência prejudica a testosterona. Na página da proteína de soja da growth diz la que não tem nada a ver. Eu fico perdido lendo isso.

 

Fonte: vozes da cabeça dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/06/2023 em 16:23, MiudinhoFmv disse:

aumenta o estrógeno que por consequência prejudica a testosterona. Na página da proteína de soja da growth diz la que não tem nada a ver. Eu fico perdido lendo isso.

 

Se realmente impactasse alguma coisa nos hormônios, os asiáticos não teriam ereções, libido, filhos, nem teriam guerreiros insanos...

 

Spoiler

Fica o questionamento: Será que é por isso que eles possuem menos pêlos no corpo?

 

Já tem alguns estudos mostrando que os fitoestrógenos da soja não tem impacto relevante no sistema hormonal. 

E pessoalmente, único problema que vi com soja até hoje é que alguns não digerem bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...