Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino hipertrofia para naturais pode ser feito 4x na semana ? Só invés de 6?


Marina Oliveira

Posts Recomendados

Tu pode ir na academia quantos dias e vezes quiser - praticamente -, utilizando a frequência de treinos que for, DESDE QUE, o planejamento do treino seja bem feito.

Não existe X ou Y ser melhor para naturais ou não, toda estrutura deve se encaixar a tua rotina e principalmente a tua resposta individual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Publicidade

Por idas e vindas, esse tema vem gerando ainda mais conflito hoje em dia. Tem uma onda de naturais aí defendendo que quem treina 6x, treina fofo, derruba testo, exaure o sistema nervoso central etc. Mas me pergunto, se por diminuir a frequência e compensar o volume em menos dias, não dá na mesma do que  equalizar o volume total em 6 dias na semana?! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2024 em 19:45, Ericles96 disse:

Por idas e vindas, esse tema vem gerando ainda mais conflito hoje em dia. Tem uma onda de naturais aí defendendo que quem treina 6x, treina fofo, derruba testo, exaure o sistema nervoso central etc. Mas me pergunto, se por diminuir a frequência e compensar o volume em menos dias, não dá na mesma do que  equalizar o volume total em 6 dias na semana?! 

Eu mesmo, gosto de alternar os 2.
Eu fazia ab2x, troquei pra ab3x e agora vou voltar pro ab2x.

Do que observei:
No ab2x eu fico maior por estar mentalmente renovado e corpo mais descansado, dai consigo me empenhar melhor nos treinos(mesma coisa com ab1.5x).

No ab3x, o visual ficou mais condicionado e mais cheio.
Os musculos menores como ombro, antebraço e panturrilha, estão com um visual mais ''blindado'' ao meu ver, por falta de uma palavra melhor.

Cada divisão tem seu mérito, mas não tem pq dividir entre melhor ou pior, vai de objetivo e gosto pessoal. Não tem regra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2024 em 21:45, Ericles96 disse:

Por idas e vindas, esse tema vem gerando ainda mais conflito hoje em dia. Tem uma onda de naturais aí defendendo que quem treina 6x, treina fofo, derruba testo, exaure o sistema nervoso central etc. Mas me pergunto, se por diminuir a frequência e compensar o volume em menos dias, não dá na mesma do que  equalizar o volume total em 6 dias na semana?! 

 

Em 11/01/2024 em 22:32, Kofma disse:

Eu mesmo, gosto de alternar os 2.
Eu fazia ab2x, troquei pra ab3x e agora vou voltar pro ab2x.

Do que observei:
No ab2x eu fico maior por estar mentalmente renovado e corpo mais descansado, dai consigo me empenhar melhor nos treinos(mesma coisa com ab1.5x).

No ab3x, o visual ficou mais condicionado e mais cheio.
Os musculos menores como ombro, antebraço e panturrilha, estão com um visual mais ''blindado'' ao meu ver, por falta de uma palavra melhor.

Cada divisão tem seu mérito, mas não tem pq dividir entre melhor ou pior, vai de objetivo e gosto pessoal. Não tem regra.

 

Dá pra treinar quantos dias quiser, independente de ser natural ou não, desde que o volume esteja bem planejado e a recuperação aconteça.

 

Eu normalmente não recomendo treinar 6 dias seguidos, especialmente pra iniciantes que estejam treinando por conta própria. Por que? Dois motivos: primeiro porque fica muito mais fácil errar (exagerar) no volume; segundo, porque se eu planejo um treino pra 6 dias e tenho um imprevisto, um dia que não consiga treinar, já "estrago a semana". Por outro lado, se treino 3, 4 ou 5 dias por semana, tenho margem de 1 ou 2 dias pra ajustar e manter o plano semanal.

 

Enfim, um treino de 6 dias bem planejado, com volume adequado e, melhor ainda, se tiver um bom treinador acompanhando, vai funcionar bem como qualquer outro. Tem malucos espalhando que ABC2x (ou PPL2x) é um "treino avançado". Não existe isso. Posso montar um PPL2x bem básico pra um iniciante que faça questão de treinar 6x por semana, e vai dar certo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2024 em 07:48, lorenzo_EP disse:

Dá pra treinar quantos dias quiser, independente de ser natural ou não, desde que o volume esteja bem planejado e a recuperação aconteça.

 

Isso. Vejo um terrorismo com treinar 6x, mas se o volume for tolerável, não vejo problemas. Dizem que vai estressar etc, mas deixando pra 4 a 5  dias, o treino vai ficar bem desgastante também pq pra quem quer estimular o mesmo músculo mais de 1x, vai ter dias que vai ter que misturar grupos como costas e peito o que, na minha opinião fica bem exaustivo. Ou seja, reduz a frequência, mas em contrapartida exaure mais nas próximas sessões. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/02/2022 em 16:55, lorenzo_EP disse:

Vistem o diário do @Guimers, depois me digam se 4x por semana funciona ou não.

 

Eu treino 5x, mas se tivesse que escolher entre 4 ou 6x, faria 4x.

Lorenzo, me tira uma dúvida se possível?

Treinando 5x na semana (ex: 2º (A) peito/tríceps, 3º(B) costa/Bíceps, 4º(C) pernas, 5º OFF, 6º (D) ombro/trapézio, sáb repetiria o treino (A), Dom OFF. Na segunda iniciaria o B mantendo a sequencia. Montei uma tabela e os treinos que caem às segundas terão intervalos de 5 dias e os demais 6. Minha dúvida é: com esses 5/6 dias de descanso (intervalo), qual seria o volume ideal para hipertrofia para um natural (músculos grandes e pequenos) e, 5/6 de descanso tá de bom tamanho ou é melhor encurtar, tipo ABC2X seguindo a sequencia explicada no ABCD, pois aí os intervalos seriam de 4/5 dias!

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/01/2024 em 14:51, Gold_Bap disse:

Lorenzo, me tira uma dúvida se possível?

Treinando 5x na semana (ex: 2º (A) peito/tríceps, 3º(B) costa/Bíceps, 4º(C) pernas, 5º OFF, 6º (D) ombro/trapézio, sáb repetiria o treino (A), Dom OFF. Na segunda iniciaria o B mantendo a sequencia. Montei uma tabela e os treinos que caem às segundas terão intervalos de 5 dias e os demais 6. Minha dúvida é: com esses 5/6 dias de descanso (intervalo), qual seria o volume ideal para hipertrofia para um natural (músculos grandes e pequenos) e, 5/6 de descanso tá de bom tamanho ou é melhor encurtar, tipo ABC2X seguindo a sequencia explicada no ABCD, pois aí os intervalos seriam de 4/5 dias!

Desde já, agradeço.

 

Depende da carga de treinamento, mas dificilmente tu vai precisar de 5 a 6 dias de descanso. Dica: pra 5 treinos por semana, pensa num ABC+UL.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus amigos naturais com shape FODA (42 de braço com 10% bf), treinam 4x na semana, as vezes 5 e as vezes 6x. Não tem essa, tudo depende da sua recuperação e da sua rotina.

Se eu pudesse eu treinaria 5x, talvez ate 6x por um periodo seila, se eu tivesse tempo. Mas como não tenho mantenho 4x, inclusive tem um cara cm shape foda chamado Ben Howard que treinou 10 anos só 3x na semana. 

 

Se preocupem em por mais peso na barra.

Editado por Guimers
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/01/2024 em 12:51, Guimers disse:

Se preocupem em por mais peso na barra.

 

Se fez supino reto com 80kg na semana, na semana seguinte tem que botar mais no reto.

 

Sempre socando o pau no reto, na rosca, no glúteo...em tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...