Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Se uma pessoa estiver em déficit calórico, porem com insulina alta, em tese ela não emagreceria


Paulo Gustavo 1994

Posts Recomendados

Sera que faz sentido essa teoria?

 

 

Em tese, é isso que pregam, mesmo estando em deficit calórico, você não emagreceria se estiver com insulina alta.

 

 

Mas eu quero saber a opinião de vocês, faz sentido isso ?

 

 

Ao meu ver, não. Se eu to em déficit, meu corpo vai queimar dr qualquer forma, pois eu to em déficit e pronto.

 

 

 

Eu já emagreci comendo doce, algo que teoricamente eleva a insulina, mesmo assim eu emagreci, apenas continuei em déficit, então tenho evidências suficientes pra não acreditar nessa história de insulina alta bloquear a queima de gordura.

 

 

 

Editado por Paulo Gustavo 1994
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Houve uma experiência - com ratos - em que os bichinhos morreram de fome obesos porque injetavam insulina neles para permanecer alta.

 

Ratos.

 

No caso de seres humanos - saudáveis e não diabéticos - o pico de insulina é cíclico e depende da carga glicêmica e do índice glicêmico dos grupo de alimentos que foram consumidos.

Em menos de duas horas, os níveis de açúcar no sangue são restabelecidos em valores normais, por exemplo, 60 a 90 mg/dl. Tal restabelecimento deve-se á secreção natural de insulina para processar o que foi ingerido.

 

Há inclusive um exame de sangue chamado "curva glicêmica clássica" em que esta capacidade de recuperação do indivíduo é verificada. Em tal exame, a pessoa ingere uma solução extremamente doce e fica no laboratório, onde são coletadas amostras de sangue a cada 30 minutos. A "curva" vem do fato dos valores iniciais serem altos e, com o passar do tempo, irem baixando. E tal curva, pra uma pessoa saudável, tem um perfil padrão.

 

Em diabéticos, muitas vezes o médico sequer prescreve o teste de curva glicêmica devido à pessoa não conseguir restabelecer naturalmente a taxa de açúcar no sangue nem depois de duas horas.

 

Resumo: se você é saudável, não é obeso mórbido (ou severo) esqueça essa treta.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Paulo Gustavo 1994 disse:

Sera que faz sentido essa teoria?

 

 

Em tese, é isso que pregam, mesmo estando em deficit calórico, você não emagreceria se estiver com insulina alta.

 

 

Mas eu quero saber a opinião de vocês, faz sentido isso ?

 

 

Ao meu ver, não. Se eu to em déficit, meu corpo vai queimar dr qualquer forma, pois eu to em déficit e pronto.

 

 

 

Eu já emagreci comendo doce, algo que teoricamente eleva a insulina, mesmo assim eu emagreci, apenas continuei em déficit, então tenho evidências suficientes pra não acreditar nessa história de insulina alta bloquear a queima de gordura.

 

 

 

insulina se eleva até se tu passar na padaria na esquina e sentir cheiro de uma comida que te agrade, se tu ler sobre "fase cefálica" vai encontrar essa informação. bom, respondendo tua pergunta: é possível emagrecer comendo qualquer macronutriente e alguns liberam uma resposta maior a insulina.

 

insulina é um dos hormônios que o pâncreas produz pra jogar a glicose pra dentro das células, ela regula os níveis de glicose no sangue. um diabético que tenha uma produção baixa de insulina, fica com toda aquela glicose no sangue em excesso, causando uma vasta imensidão de problemas...a pessoa saudável em contrapartida tem a insulina sendo produzida pra jogar essa fonte de energia pra dentro das células. o que se sabe é que a insulina é um hormônio anabólico e que enquanto ela estiver alta, o emagrecimento não ocorre de fato...porém não é segredo pra ninguém que tanto a glicemia quanto a insulina caem depois de fazer um jejum de 8 horas e nessa janela de tempo, o emagrecimento com certeza vai ocorrer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fora o que eu disse, o @Vecchio só falou verdades ali. eu te diria o seguinte, algum jejum precisa ocorrer de fato, mas assim que tu estiver com o estômago vazio, não tem mais combustivel (glicose) pra ser mandada pra dentro das células. nesse meio-tempo com certeza o corpo consegue fazer o trabalho dele em deficit calórico (o jejum normal de 8 a 12 horas, que presume-se que a pessoa esteja dormindo). não vejo necessidade de ficar mais do que 8 a 12 horas sem comer, porque o emagrecimento vai ocorrer assim que a insulina cair...

 

acho que médicos como o vitor azzini e cia são muito bitolados com isso de querer comandar os pacientes pra fazer jejum de 72 horas, esse tipo de loucura é um desgaste desnecessário, o cortisol do cara sobe lá no céu com TODA certeza. indubitavelmente devem ser bons médicos, mas como todo profissional da área, volta e meia falam besteiras. o próprio lair ribeiro agregou muita coisa boa pra medicina, é superior a muitos médicos brasileiros e escreveu cerca de 149 publicações... mas quando ele começa a falar em "hormônio bioidêntico" ou qualquer palhaçada dessas, eu fico achando que ele tá ficando gaga. isso de "testosterona boa e testosterona ruim" é conversa pra boi dormir.

Editado por matheuskr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

é o problema de selecionar pesquisas a dedo, extrapolar os resultados e vender livros bosta sobre. Vai ter péssimos profissionais lendo sobre e acreditando, revendendo a mesma idéia e ficando famosinho.

 

tem pesquisa suficiente sobre o caso, mas sempre tem uns abobados/bitolados/fanáticos que nao querem olhar nada que seja contra o que querem acreditar

 

material muito bom sobre o bom e ruim de insulina (escrito pelo James Krieger):

https://weightology.net/insulin-an-undeserved-bad-reputation/

https://weightology.net/insulin-an-undeserved-bad-reputation-part-2/

https://weightology.net/insulin-an-undeserved-bad-reputation-part-3-mooooo/

https://weightology.net/insulin-an-undeserved-bad-reputation-part-4-the-biggest-insulin-myth-of-them-all/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Paulo Gustavo 1994 disse:

Sera que faz sentido essa teoria?

 

 

Em tese, é isso que pregam, mesmo estando em deficit calórico, você não emagreceria se estiver com insulina alta.

 

 

Mas eu quero saber a opinião de vocês, faz sentido isso ?

 

 

Ao meu ver, não. Se eu to em déficit, meu corpo vai queimar dr qualquer forma, pois eu to em déficit e pronto.

 

 

 

Eu já emagreci comendo doce, algo que teoricamente eleva a insulina, mesmo assim eu emagreci, apenas continuei em déficit, então tenho evidências suficientes pra não acreditar nessa história de insulina alta bloquear a queima de gordura.

 

 

 

 

Você pode estar comendo tão pouco que não irá elevar suficientemente a insulina, e esta é a razão para conseguir emagrecer mesmo comendo doces. Desordens de ordem metabólica,como a Síndrome de Cushing estão ai para provar que fatores hormonais são muito mais importantes para o ganho de peso. Principalmente para a maioria dos humanos que comem segundo a saciedade e não determinam quantias de alimentos ignorando o instinto da fome. Que alias regula todos os animais em meio a natureza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...