Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Descanso entre séries, importa?


Aless

Posts Recomendados

Publicidade

Quanto maior o volume total melhor pra hipertrofia. Esse é um ponto. Partindo do princípio de que se vai fazer um mesmo volume total, o maior tempo de descanso vai promover melhores ganhos.

 

Na prática a coisa pode não ser tão simples assim. Mais tempo de descanso pode tornar o treino muito longo, o que pode ser improdutivo e até mesmo massante. 

 

Gosto da regra de usar o tempo necessário pra se recuperar e complementar com algo com foco exclusivamente metabólico, como nas técnicas myo-reps, rest-pause, etc - hoje já tem estudos mostrando vantagens pra hipertrofia ao se utilizar essas técnicas, que aumentam o volume sem acrescer muito tempo ao treino.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito fielmente em adaptar a um tempo de treino total que é produtivo para cada um.

 

Se for para treinar de maneira simples sem usar técnicas como rest-pause não faça 5 exercícios pra peito, mais 2 pra tríceps, mais 2 pra ombro, seu treino ficará eterno não controlando bem o tempo de descanso, apenas escutando seu corpo. Mas claro há pessoas que se adaptam a essa maneira.

 

Em meu ver, gosto de mesclar, ou seja, colocar alguns exercícios para um treino mais metabólico no devido momento, como foi citado acima, assim produz- se um estímulo diferente e consequentemente diminui o tempo total de treino, onde aí, nos exercícios simples tu consegue não se concentrar em tempo de descanso.

 

Exercícios simples me refiro a técnica, não ao movimento em si

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citar

Review do Brad sobre o estudo com baixas cargas (40%RM), comparando descansos curtos (30s) e longos (150s):

 

http://www.lookgreatnaked.com/blog/how-long-should-you-rest-when-training-with-lighter-loads/

 

Basicamente houve maior diferença em hipertrofia pro lower. Entretanto, isso se deu (provavelmente) pelo fato de o volume (total de reps) no agachamento ter tido uma redução mto maior do que no supino qd executado com um descanso curto. 

 

Minhas considerações 

 

No fim das contas o volume é que conta mais e fazer mais volume tende a promover maior hipertrofia. Portanto, se der pra fazer um descanso curto e manter bem o volume (sem uma redução brusca no número de reps), ok; se não, melhor descansar um pouco mais.

^trecho de um post do diário

 

Abaixo, post do Chris Beardsley no IG:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não costumo cronometrar o tempo de descanso.

 

Utilizo as respirações como referência.

 

Sempre contro de 30 a 45 respirações (isso é inspirar e expirar) para exercícios isoladores e 40 a 60 para compostos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo deve ser feito com bom senso. Costumo intervalar 1 - 1.5 min por serie e 2-3 min por exercício. As vzs acontece de no final do treino estar cansado e aumento um pouco mais o intervalo entre as séries.

Em compensação 3, 4, 5 entre cada serie parece mais treino de ego pra sempre trabalhar com carga máxima, sendo q com intervalos menores pode sim trabalhar a musculatura mt alem do estresse metabólico; sem contar q se for uma academia pequena, tu vira "dono" do aparelho por qse 15 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...