Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Low Carb É Realmente Melhor Para Composição Corporal?


Posts Recomendados

Publicidade

Em Tuesday, July 19, 2016 at 14:01, dgl123 disse:

Eu considero macarrão o pior carbo para quem precisa emagrecer. O mesmo não promove saciedade nenhuma, rico em carboidratos e com qualidade nutricional horrível.

Troco 80g de Macarrão (cru) que dão 280 kcal, por 3 ovos inteiros na forma de omelete fácil! Muito mais vitaminas, minerais, proteínas e gorduras boas. 

Também achava que isso.... Achava não, ainda acho, todas as vezes que consultei essa dieta nunca ouvi falar que o macarrão fazia parte da dieta.

Essa eh a sua opiniao, baseado no seu relato pessoal. O macarrao integral da Petybon eh o melhor carbo existente pra MIM* no pre treino, nao ha outro carbo que me faça render tanto no treino como o macarrao. Nao da saciedade? Vc come o integral? Em 80g tem 8g de fibra e ainda um pouco de proteina. Se nao me engano o primeiro ingrediente dele eh Semola de Trigo e nao farinha de trigo enriquecido com ferro e acido folico.

 

Qual o sentido de fazer uma comparaçao com ovo? Ovo eh prot +gordura, macarrao carbo e um pouco de prot, se condenou o macarrao como fonte ruim de carbo, o minimo era de se esperar que sugerisse outra opçao. 

 

Quer saciedade? Experimente comer FARELO de aveia, sem nada de adicional, nao acho ruim e me tras uma saciedade incrível. Com O Tempo vc se acostuma e fica gostoso.

4 horas atrás, Jay disse:

Alguém tem a lista das marcas de azeite aprovadas?

Eu uso o Andorinha, parei de usar o galo pq li que tinha sido reprovado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Jay disse:

Alguém tem a lista das marcas de azeite aprovadas?

 

Tem de ver se todo o processo é a frio. Azeite de verdade mesmo só dá para encontrar nos importados. Aqui eles fazem parte do processo a frio depois extraem através de termo batedeiras, o calor acaba com todos os benefícios do azeite. Pela quantia que uso não vale o custo benefício prefiro usar manteiga clarificada no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 23/07/2016 at 15:05, dgl123 disse:

 

Gostaria de saber também!

Cardeal, Carrefour, Olivas do Sul, Cocinero, Andorinha, La Violetera, Vila Flor e Qualitá

fonte: http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/azeites-de-oliva-so-no-rotulo-10710633

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Miopia na infância

 

As causas alimentares de miopia: Alimentação rica em carboidratos - açúcares e amidos - na infância.

 

Spoiler

 

Introdução à miopia

 

Nossos olhos foram desenvolvidos para um ambiente muito diferente daquele em que vivemos agora. Em tempos pré-históricos seria necessário ser capaz de perceber um predador ou outro perigo ao longo das nossas vidas. Sem médicos ou ópticos, nossos olhos tinham que durar e serem capazes de ver claramente. E, a julgar a partir de estudos dos povos que ainda comem uma "dieta da idade da pedra” nos dias de hoje, seus olhos fazem um trabalho muito bom por toda a vida. Mas muitos de nós somos atormentados desde o nascimento até a velhice com uma variedade de defeitos de visão. Isso ocorre porque o tipo de alimento que comemos agora tem um efeito profundo em nossos olhos.

 

Miopia não é causada pela leitura!

 

Você já reparou quantas crianças usam óculos estes dias? Miopia ou vista curta, é muito comum. Tem havido um aumento dramático na miopia nos países desenvolvidos ao longo dos últimos duzentos anos. Nos EUA, a miopia atinge cerca de 25 a 35% das pessoas de ascendência europeia e até a metade ou mais das populações de origem asiática. É também cada vez mais comum na Grã-Bretanha.

 

Durante muitos anos, a miopia em crianças foi suposta ser provocada pela leitura excessiva. Isto foi porque as taxas eram tipicamente menores de 2% entre as populações com nenhum programa formal de ensino e que não leram livros. Outra pesquisa descobriu que a miopia afligia tanto quanto uma em cada três crianças criadas em cidades e onde eles passaram por um curso de educação formal. Estas observações combinadas foram usadas para justificar a conclusão de que a miopia deveria ser causada pela leitura. O uso de óculos tornou-se sinônimo de inteligência. Em filmes de meados do século XX, as crianças inteligentes eram sempre retratadas usando óculos.

 

Mas, em seguida, anomalias foram notadas: Havia lugares no mundo onde a miopia era rara apesar de terem programas de ensino obrigatório; crianças que fugiram da escola ou que não tiveram nenhuma educação formal em sociedades civilizadas também tiveram altas taxas de miopia. E centrando-se na leitura, não se explicava por que os níveis de miopia eram baixos nas sociedades que adotaram estilos de vida ocidentais, mas dietas não ocidentais.

 

Exceto pelos últimos milênios desde o advento da agricultura, todos os nossos antepassados eram caçadores-coletores. Era um estilo de vida em que a visão com exatidão de distâncias era essencial para a sobrevivência. [1] Na verdade, descobrimos que todas as espécies de mamíferos e de aves tendem a ter visão de longe ou serem emétropes, o que significa que eles podem ver qualquer objeto a mais de seis metros com clareza, sem qualquer esforço necessário para se concentrar. Eles raramente desenvolvem miopia. Isso faz sentido evolutivo. Se não tivéssemos mecanismos compensatórios para miopia e fôssemos deixados com meros recursos do Paleolítico, é provável que os indivíduos míopes não iriam sobreviver muito tempo uma vez que uma visão com clareza de distância é necessária para escapar de predadores, localização de alimentos, reconhecimento de outros membros da espécie e consciência dos perigos e benefícios ambientais. Por conseguinte, qualquer gene ou genes que favorecesse a miopia seria letal e rapidamente eliminado pela seleção natural. Assim isso exclui um defeito genético como uma causa de miopia.

 

Miopia não é genética

 

Era possível que as discrepâncias na susceptibilidade para miopia possam ter sido devido a diferenças genéticas, mas estudos mostraram que quando os grupos migrados de uma vida primordial para uma existência mais urbanizada, as taxas de miopia disparavam dentro de uma única geração. Isso é muito rápido para ser uma mutação genética e assim parece completamente descartada uma susceptibilidade genética. Parecia que a miopia ocorreria somente quando novas condições ambientais associadas com a moderna civilização foram introduzidas no estilo de vida caçador-coletor.

 

Isto é confirmado, se olharmos para as populações de caçadores-coletores atuais. Novamente encontramos pouca evidência de miopia enquanto esses povos consomem sua dieta tradicional. A partir de 3.624 olhos examinados em um estudo de 1936, entre 20 a 65 anos de idade, de caçadores-coletores de populações de tribos no Gabão (então francesa África Equatorial), apenas 14 foram classificados como míope. [2] Isso é apenas 0,4%. Da mesma forma baixas taxas para miopia foram relatadas entre Angmagssalik Inuits em 1954: [3] um exame de 1.123 olhos, encontrou apenas 13 (1,2%) sendo míope.

 

Mas as coisas estavam mudando. Em 1969 um grupo de cientistas compararam os olhos dos mais velhos e mais jovens Inuits. [4] Eles encontraram uma incrível diferença entre os dois grupos. Testando os olhos direitos de 131 adultos com mais de 41 anos de idade, os cientistas liderados pelo Dr. F A Young descobriram apenas dois olhos míopes entre eles. Mas mais da metade - 149 de 284 - dos olhos direitos da faixa de idade entre 11 a 40 anos eram míopes. Como a maior parte dos Inuits mais velhos tinham crescido e vivido a maior parte de suas vidas precoces em comunidades isoladas no estilo de vida Inuit tradicional, com pouca ou nenhuma escolaridade, enquanto que muitos dos seus filhos e netos cresceram em Barrow e tinham escolaridade obrigatória no estilo americano, o Dr. Young e seus colegas sugeriram que essa era a razão para a enorme diferença nas taxas de incidência de miopia entre jovens e idosos Inuits. Era simplesmente que os mais jovens tiveram que aprender a ler.

 

Mas eles estavam errados. Os Inuits têm sido estudados em grande profundidade. Vilhjalmur Stefansson escreveu em 1919 que tanto as mulheres como os homens ficavam envolvidos em um trabalho que poderia esforçar os olhos de uma maneira semelhante à leitura com ocupações como costura e fabricação de ferramentas por horas a fio em casas de neve mal iluminadas durante o longo inverno ártico e mesmo assim não desenvolveram miopia. [5]

 

Ela [a miopia] é causada por uma dieta incorreta - carboidratos

 

Em 1966, Dr. E. Cass sugeriu que a razão para a miopia em jovens Inuits era que eles haviam nascido e sido criados em um ambiente alimentar cada vez mais ocidental, onde eles comiam cereais importados, pão, batatas e açúcar em vez de carne de peixe e foca que seus anciãos tinham comido quando jovens. [6] E foi isso, ele sugeriu, que isso [a mudança dietética] poderia estar associado com o rápido aumento da miopia observado nessas pessoas aborígenes.

 

Em 2002, um grupo de cientistas liderados pelo professor Loren Cordain, biólogo evolucionista da Universidade Estadual do Colorado, publicou uma revisão da literatura. [7] Eles examinaram 229 tribos de caçadores-coletores e confirmaram que as populações primitivas tinham baixas taxas de miopia mesmo entre aqueles que receberam educação formal. Seria tudo relacionado a comida. Cordain tinha claro que os cereais eram os culpados. “Nas ilhas de Vanuatu", ele disse, "eles têm oito horas de escolaridade obrigatória por dia. No entanto, a taxa de miopia nestas crianças é de apenas dois por cento”.  A diferença entre eles e os europeus era que os Vanuatuans comiam peixe, inhame e coco em vez de pão branco e cereais.

 

Especialistas entrevistados pela BBC tiveram reações mistas para esta opinião. Dr. Nick Astbury, vice-presidente do Royal College of Oftalmologists, disse à BBC que "É uma teoria interessante, mas precisa de mais evidências para apoiá-la.” Embora ele tenha admitido que as razões para a falta de visão fossem “multifatoriais” assim as dietas ricas em amidos refinados poderiam desempenhar um papel. Já James Mertz, um bioquímico no New England College of Optometry em Boston, comentou: "É uma ideia muito surpreendente."

 

No entanto, Bill Stell, da Universidade de Calgary, no Canadá, disse: "Não me surpreende em nada. Aqueles de nós que trabalham com fatores de crescimento locais dentro do olho não teria nenhum problema com isso -, na verdade, isso seria mesmo de se esperar”.

 

Quando as sociedades de caçadores-coletores mudaram sua existência primitiva para um estilo de vida mais ocidental durante os séculos XIX e XX, eles não só se alfabetizaram e começaram a ler dentro de uma ou duas gerações, eles também alteraram o tipo de comida que eles vinham consumindo anteriormente. As dietas de caçadores-coletores consistem tipicamente de altos níveis de proteínas e gorduras, e baixos níveis de hidratos de carbono em comparação com dietas ocidentais modernas. [8] Mesmo os carboidratos que estão presentes nas dietas de caçadores-coletores são menos concentrados. Eles são absorvidos lentamente e produzem apenas um aumento gradual e mínimo nos níveis de glicose e insulina no sangue.

 

A equipe do Dr. Cordain descobriu que, embora os cereais e açúcares refinados eram raramente ou nunca consumidos por grupos que vivem em sua forma tradicional, esses alimentos tornaram-se rapidamente bases dietéticas após contato com influências ocidentais. Quando estas sociedades mudaram seus estilos de vida e introduziram grãos e outros carboidratos, eles desenvolveram rapidamente as taxas de miopia, que seriam iguais ou superiores aquelas em sociedades ocidentais.

 

Como os carboidratos podem causar miopia

 

Assim como estimulam a produção de insulina, as dietas ricas em amidos refinados, tais como açúcar e cereais também estimulam a produção de um composto relacionado, denominado fator de crescimento semelhante a insulina 1 (IGF-1). O excesso de IGF-1 estimula o crescimento em excesso do globo ocular durante o seu desenvolvimento. Isto afeta o desenvolvimento do olho, tornando-o anormalmente alongado. E este é o defeito fundamental na miopia.

 

Tal como acontece com tantas outras condições, cientistas perspicazes suspeitaram da dieta - e dos carboidratos processados, em particular. Professor Jennie Brand-Miller relaciona o aumento dramático na miopia nos países desenvolvidos na infância pelo excesso de consumo de pão. A miopia é extremamente rara em sociedades onde a dieta não contêm carboidratos processados. Também é perceptível que os indivíduos míopes são mais suscetíveis a outras condições associadas com o consumo excessivo de açúcar ou amido: doenças como diabetes e cárie dentária.

 

Confirmação

 

Que a dieta poderia ser a razão foi confirmado em 1999. A miopia é uma característica exclusivamente humana. Era completamente desconhecido no reino animal - até que evidências recentes vieram à tona em cães domesticados, em um estudo com labradores [9]

 

Cães não leem; isso não poderia ser a razão que os labradores tivessem miopia. Mas, enquanto os cães selvagens não recebem o diagnóstico de miopia, eles não são alimentados por seres humanos civilizados. Os cães domesticados são – e a diferença entre os animais selvagens e domesticados é que os cães selvagens comem carne e o melhor amigo do homem é alimentado com biscoitos de cão à base de trigo. É exatamente o mesmo padrão que foi encontrado nas comparações entre o Inuit tradicional e os seus descendentes mais jovens.

 

A miopia é uma tendência moderna. Apesar dos açúcares e cereais altamente refinados serem elementos comuns da nossa atual dieta, esses alimentos foram consumidos raramente ou não o eram pela maioria dos cidadãos comuns entre os séculos XVII e XVIII na Europa. A sua disponibilidade para as pessoas em geral aumentou apenas após a revolução industrial, quando a farinha de trigo de baixa extração (aproximadamente 65% de aproveitamento de uma quantidade de trigo total) se tornou amplamente disponível, com o advento dos moinhos de rolos de aço no final do século XIX.

 

Ao longo dos últimos dois séculos, o teor de carboidratos de alimentos nas áreas urbanas dos países industrializados tem vindo a aumentar, principalmente por causa do aumento do consumo de cereais e açúcares refinados. Isto é consistente com observações de que as pessoas são mais propensas a desenvolver miopia se elas estão acima do peso ou se tem diabetes de início no adulto, ambas as quais envolvem elevados níveis de glicose e insulina no sangue. A progressão da miopia tem sido demonstrada ser mais lenta em crianças cujo consumo de proteínas é aumentado.

 

Tomado como um todo, portanto, a pesquisa que sugere que a leitura foi a principal causa da miopia foi um pouco, digamos, míope. A sabedoria convencional em nutrição conclama os efeitos para promoção da saúde de uma dieta rica em alimentos básicos ricos em amido, como os cereais no café da manhã. Talvez eles sejam incapazes de enxergar o efeito que estão promovendo...

 

 

 

References

[1]. Nesse RM, Williams GC. Why We Get Sick. Times Books, New York, USA. 1994, pp 91–106.
[2]. Holm S. The ocular refraction state of the Palae-Negroids in Gabon, French Equatorial Africa. Acta Ophthalmol 1937; Suppl 13: 1–299.
[3]. Skeller E. Anthropological and ophthalmological studies on the Angmagssalik Eskimos. Meddr Gronland1954; 107: 167–211.
[4]. Young FA, et al. The transmission of refractive errors within Eskimo families. Am J Optom Arch Am Acad Optom 1969; 46: 676–685.
[5]. Stefansson V. My Life with the Eskimo. MacMillan Co. New York, USA, 1919.
[6]. Cass E. Ocular conditions amongst the Canadian western arctic Eskimo. In: Weigelin E (ed.). Proceedings of the XX International Congress of Ophthalmology. Excerpta Medica Foundation. New York, USA. 1966. pp 1041–1053.
[7]. Cordain L, et al. An evolutionary analysis of the etiology and pathogenesis of juvenile-onset myopia. Acta Opthalmolgica 2002; 80:125-135.
[8]. Cordain L. Cereal grains: humanity's double-edged sword. World Rev Nutr Diet 1999; 84: 19-73.
[9]. Mutti DO, et al. Naturally occurring vitreous chamber-based myopia in the Labrador retriever. Invest Ophthalmol Vis Sci 1999; 40: 1577–1584.

 

http://www.second-opinions.co.uk/myopia.html#.V4w2dFQrLIW

http://lipidofobia.blogspot.com.br/2016/07/os-olhos-sob-carboidratos-miopia.html

 

Uma mentira ecológica - o mito vegetariano

 

SOBRE O MITO DE QUE O VEGETARIANISMO É ECOLÓGICO

 

Essa é tradução do capítulo um do livro: "O mito vegetariano: Alimentação, Justiça e Sustentabilidade" da escritora Lierre Keith. É uma reflexão pujante, de uma mulher que suponha estar fazendo o melhor  em termos éticos e na compreensão do sofrimento da existência. Ela repara suas percepções, abandona um estilo de vida, que sabemos que dificilmente poderia ser saudável.


 

Spoiler

The Vegetarian Myth: Food, Justice and Sustainability

 

Tradução do capítulo um do livro: O mito vegetariano: Alimentação, Justiça e Sustentabilidade

 

Este não foi um livro fácil de escrever. Para muitos de vocês, que não será um livro fácil de ler. Eu sei. Eu fui uma vegana por quase vinte anos. Eu sei as razões que me compeliram a a adotar uma dieta extrema e eles são honrados, enobrecedores de fato. Razões como justiça, compaixão, um desesperado e abrangente desejo de consertar o mundo. Para salvar o planeta - as últimas árvores que testemunham o passar do tempo, os restos de deserto que ainda nutrem espécies em desvanecimento, silenciosos em suas peles e penas. Para proteger os vulneráveis, que não têm voz. Para alimentar os famintos. No mínimo, para abster-se de participar do horror da agro-indústria.

 

Essas paixões políticas nascem de uma fome tão profunda que ela toca no espiritual. Ou elas eram para mim, e eles ainda o são. Eu quero que a minha vida seja um grito de guerra, uma zona de guerra, uma seta apontada e solto no coração da dominação: o patriarcado, o imperialismo, a industrialização, qualquer sistema de poder e sadismo. Se a imagem marcial aliena você, eu posso reformulá-la. Eu quero minha vida, meu corpo – se tornar um lugar onde a terra é valorizada, não devorada; onde ao sadista não qualquer espaço; onde a violência termina. E eu quero comer – uma necessidade primordial - mas que isso seja um ato que sustenta em vez de matar.

 

Este livro foi escrito para promover essas paixões, esse tipo de fome. Não é uma tentativa de ridicularizar o conceito dos direitos dos animais ou para zombar das pessoas que querem um mundo mais gentil. Em vez disso, este livro é um esforço para honrar os nossos mais profundos anseios por um mundo justo. E esses anseios - de compaixão, para a sustentabilidade, para uma distribuição equitativa dos recursos não são proporcionados pela filosofia ou prática do vegetarianismo. Temos sido desviados. Os flautistas vegetarianos têm a melhor das intenções. Eu irei expor agora o que eu vou repetir mais tarde: tudo o que dizem sobre a agroindústria é verdade. É cruel, esbanjador e destrutivo. Nada neste livro destina-se a desculpar ou promover as práticas de produção industrial de alimentos em qualquer nível.

 

Mas o primeiro erro está em assumir que essa prática agroindustrial - que é um mal com pouco mais de 50 anos de idade, signifique a única maneira de criar animais. Seus cálculos em matéria de energia utilizadas, calorias consumidas, de seres humanos em jejum, são todos baseados na noção de que os animais comem grãos.

 

Pode se alimentar os animais com grãos, mas que não é essa a dieta para a qual foram concebidos. Os cereais não existiam até seres humanos domesticasse as vegetações anuais, no máximo, 12.000 anos atrás, enquanto os auroques, os progenitores selvagens da vaca doméstica, surgiram em torno de dois milhões de anos antes disso. Para a maioria da história humana, ruminantes e outros herbívoros não estiveram em competição com os humanos. Eles comiam o que não o ser humano não pode comer – celulose - e a transforma em algo que poderíamos - proteína e gordura. Os grãos irão aumentar dramaticamente a taxa de crescimento de bovinos de corte (há uma razão para a expressão "Cornfed") e a produção de leite das vacas leiteiras. Eles também irão matá-los. O equilíbrio bacteriano delicado do rúmen de uma vaca fica ácido e o transforma – fica séptico. Galinhas obtém a doença hepática gordurosa ao se alimentar exclusivamente de grãos, e elas não precisam de qualquer grão para sobreviver. Ovinos e caprinos, também ruminantes, deveriam realmente nunca ter contato com isso.

 

Este mal-entendido nasce da ignorância, uma ignorância que percorre o comprimento e a largura do mito vegetariano, através da natureza da agricultura e terminando na natureza da vida. Estamos em meio a um espaço urbano industrial, e nós não conhecemos as origens da nossa comida. Isso inclui os vegetarianos, apesar de suas reivindicações pela verdade. Isso me incluiu, também, por vinte anos. Qualquer pessoa que comeu carne estava em negação; eu encarei os fatos. Certamente, a maioria das pessoas que consomem carne de confinamento nunca perguntou onde ou como foi feito o abatimento. Mas, francamente, tampouco a maioria dos vegetarianos.

 

A verdade é que a agricultura é a coisa mais destrutiva que os seres humanos têm feito para o planeta, e mais da mesma não vai nos salvar. A verdade é que a agricultura exige a destruição em massa de ecossistemas inteiros. A verdade é também que a vida não é possível sem a morte, que não importa o que você come, alguém tem que morrer para alimentá-lo.

 

Eu quero uma contabilidade completa, uma contabilidade que vai muito para além do que está morto no seu prato. Eu estou perguntando sobre tudo o que morreu no processo, tudo o que foi morto para conseguir que haja comida em seu prato. Essa é a pergunta mais radical, e é a única questão que vai produzir a verdade. Quantos rios foram represados e drenados, quantas pradarias e florestas foram derrubadas pelo arado, quanto solo virou pó e soprado para os fantasmas? Eu quero saber sobre todas as espécies, não apenas os indivíduos, mas toda a espécie - o chinook (raça de cachorro silvestre), o bisão, os pardais gafanhoto, os lobos cinzentos. E eu quero mais do que apenas o número de mortos e enterrados. Eu os quero de volta.

 

Apesar do que lhe foi dito, e apesar da seriedade dos escrutinadores, comer soja não vai trazê-los de volta. Noventa e oito por cento das pradarias americanas se foi, se transformou em uma monocultura de grãos anuais. O arado no Canadá já destruiu 99 por cento dos húmus originais. Na verdade, o desaparecimento da camada superficial do solo "rivaliza com o aquecimento global como uma ameaça ambiental." Quando a floresta se transforma em carne, os progressistas ficam indignados, conscientes, prontos para boicotar. Mas o nosso apego ao mito vegetariano nos deixa inquietos, silenciosos, e, finalmente imobilizados quando o culpado é o trigo e a vítima é a pradaria. Nós nos abraçamos como um artigo de fé que o vegetarianismo era o caminho para a salvação, para nós, para o planeta. Como poderia ser destrutivo também?

 

Temos que estar dispostos a enfrentar a resposta. O que está aparecendo nas sombras da nossa ignorância e negação é uma crítica da própria civilização. O ponto de partida pode ser o que nós comemos, mas o fim é todo um modo de vida, um acordo global de poder, e não uma pequena medida de um apego pessoal. Lembro-me do dia na quarta série, quando Miss Fox escreveu duas palavras na lousa: a civilização e a agricultura. Lembro-me por causa do silêncio em sua voz, a seriedade de suas palavras, a explicação de que era quase uma oratória. Isso foi importante. E eu entendi. Tudo o que era bom na cultura humana fluiu a partir deste ponto: tudo com facilidade, de graça, com justiça. A religião, a ciência, a medicina e a arte nasceram, e a luta sem fim contra a fome, a doença, a violência poderia ser ganha, tudo porque os seres humanos descobriram como cultivar seu próprio alimento.

 

A realidade é que a agricultura criou uma perda líquida dos direitos humanos e da cultura: a escravidão, o imperialismo, o militarismo, as divisões de classe, a fome crônica e a doença. "O verdadeiro problema, então, não é explicar por que algumas pessoas demoraram a adotar a agricultura, mas por que alguém a tomou como ordinário, quando é tão obviamente bestial", escreve Colin Tudge da Escola de Economia de Londres. A agricultura também tem sido devastadora para as outras criaturas com quem partilhamos a terra, e, finalmente, para os sistemas de apoio à vida do próprio planeta. O que está em jogo é tudo. Se queremos um mundo sustentável, temos de estar dispostos a examinar as relações de poder por trás do mito fundacional da nossa cultura. Qualquer coisa a menos e vamos falhar.

 

Questionar a esse nível é difícil para a maioria das pessoas. Neste caso, a luta emocional inerente resistindo a qualquer hegemonia é agravada pela nossa dependência da civilização, e em nosso desamparo individual para pará-lo. A maioria de nós não teria nenhuma chance de sobrevivência se a infra-estrutura industrial desabasse amanhã. E nossa consciência está igualmente impedida por nossa impotência. Não existe uma lista de Dez Coisas Simples no último capítulo, porque, francamente, não existem dez coisas simples que vai salvar a terra. Não há uma solução pessoal. Existe uma rede interligada de arranjos hierárquicos, vastos sistemas de poder que têm de ser confrontados e desmantelados. Podemos discordar sobre a melhor forma de fazer isso, mas devemos fazê-lo, se é para a Terra ter alguma chance de sobreviver.

 

No final, toda a coragem do mundo será inútil sem informações suficientes para traçar um curso sustentável para a frente, tanto pessoalmente como politicamente. Um dos meus objetivos ao escrever este livro é fornecer essa informação. A grande maioria das pessoas nos EUA não produzem comida, muito menos fazem caça e coleta. Nós não temos nenhuma forma de avaliar o quanto da morte é personificada em uma porção de salada, um prato de frutas, ou um prato com carne. Nós vivemos em ambientes urbanos, no último sussurro das florestas, a milhares de milhas distantes de devastados rios, pradarias, zonas húmidas, e os milhões de criaturas que morreram para os nossos jantares. Nós nem sequer sabemos o que perguntar para ser descoberto.

 

Em seu livro “Long Life, Honey in the Heart”, Martin Pretchel escreve do povo maia e seu conceito de kas-limaal, que pode ser traduzido como "endividamento mútuo, mútua troca de fogo." "O conhecimento que cada animal, planta, pessoa, vento e estação do ano está em dívida com o fruto de todo o resto é um conhecimento adulto. Para sair da dívida significa que você não quer ser parte da vida, e você não quer crescer para ser um adulto", um dos anciãos explicou a Pretchel.

 

A única saída do mito vegetariano é através da prossecução de kas-limaal, do conhecimento adulto. Este é um conceito que precisamos, especialmente aqueles de nós que são apaixonadamente contra a injustiça. Eu sei o que eu precisava. Na narrativa da minha vida, a primeira mordida de carne após os meus 20 anos desse hiato marca o fim da minha juventude, o momento em que assumi as responsabilidades da vida adulta. Foi o momento em que eu parei de lutar contra uma álgebra básica da concretização: para alguém viver, alguém tem que morrer. Em que essa aceitação, com todo o seu sofrimento e tristeza, é a capacidade de escolher uma maneira diferente, uma maneira melhor.

 

Os ativistas - os agricultores têm um plano muito diferente do polemista-escritor para nos transportar da destruição com a sustentabilidade. Os agricultores estão começando com informações completamente diferentes. Eu ouvi ativistas vegetarianos afirmarem que um acre de terra pode suportar apenas dois frangos. Joel Salatin, um dos sacerdotes de uma agricultura sustentável e alguém que, na verdade, cria galinhas, coloca esse número em 250 por acre. Em quem você acredita? Quantos de nós sabemos o suficiente para ainda ter uma opinião? Frances Moore Lappe diz que se gasta doze a dezesseis libras de grãos para fazer uma libra de carne. Enquanto isso, Salatin cria gado com nenhum grão ao final, são ruminantes em policulturas perenes rotativa, construindo um novo solo ano a ano. Habitantes de culturas industriais urbanas não têm nenhum ponto de contato com grãos, galinhas, vacas, ou, nessa matéria, com o solo de vegetação. Nós não temos nenhuma base na experiência para superar os argumentos de vegetarianos políticos. Nós não temos nenhuma ideia do que as plantas, os animais ou o próprio solo comem ou quanto. O que significa que não temos ideia do que nós mesmos estamos comendo.

 

Confrontar a verdade sobre a agroindústria -  torturante para animais, e com custo ambiental - foi para mim, aos dezesseis anos um ato de profunda importância. Eu sabia que a terra estava morrendo. Era uma emergência diária que eu tinha vivido desde sempre. Nasci em 1964. "Silêncio" e "Primavera" eram inseparáveis: três sílabas, e não duas palavras. O inferno era aqui, com as refinarias de petróleo do norte de New Jersey, o inferno de asfalto da expansão suburbana, na crescente onda de humanos afogando o planeta. Chorei com Iron Eyes Cody, ansiando por sua canoa em silêncio e em um continente não molestado nos seus rios e pântanos, aves e peixes. Meu irmão e eu gostávamos de subir uma macieira silvestre antiga no parque local e sonhar com alguma forma de comprar uma montanha inteira. Ninguém seria permitido entrar, nenhuma discussão seria necessária. Quem poderia viver lá? Esquilos, era tudo com o que eu poderia conviver. Caro leitor, não ria. Além de Bobby, o nosso hamster de estimação, esquilos eram os únicos animais que eu já tinha visto. Meu irmão, bem-socializado em sua masculinidade, passou a torturar insetos e visar pardais com estilingues. Eu me tornei um vegan.

 

Sim, eu era uma criança muito sensível. Minha música favorita aos cinco anos - e agora você está autorizado a rir - era Mary Hopkin’s Those Were the Days. Que passado romântico e trágico eu poderia ter lamentado aos cinco anos de idade? Mas era tão triste, tão requintado; gostaria de ouvir a música mais e mais vezes até que eu ficasse exausto de tanto chorar.

 

Ok, é engraçado. Mas eu não posso rir da dor que senti sobre o meu testemunho impotente da destruição de meu planeta. Isso foi real e tomou conta de mim. E os vegetarianos políticos ofereciam uma salvação convincente. Sem a compreensão da natureza da agricultura, da natureza da natureza, ou, finalmente, da natureza da vida, eu não tinha como saber que apesar de seus honrados impulsos, isso seria uma prescrição para um beco sem saída, para a mesma destruição que eu ansiava parar.

 

Esses impulsos e ignorâncias são inerentes ao mito vegetariano. Por dois anos depois de voltar a comer carne, eu era obrigado a ler fóruns vegans online. Eu não sei por quê. Eu não estava procurando por uma briga. Eu nunca postei nada a meu respeito. Inúmeras pequenas subculturas, intensas têm elementos sectários, e o veganismo não é uma exceção. Talvez a compulsão tinha a ver com minha própria confusão, espiritual, política, pessoal. Talvez eu estivesse a revisitar a visão de um acidente: foi onde eu tinha destruído meu corpo. Talvez eu tivesse perguntas e eu queria ver se eu poderia segurar minha própria história contra as respostas que eu tinha anteriormente me prendido com vigor, respostas que tinha sentido serem justas, mas agora me sentia vazio. Talvez eu não saiba por quê. Isso tem me deixado cada vez mais ansioso, irritado e desesperado.

 

Mas um post marcou como um ponto de mudança. Um vegan divulgou sua ideia de manter os animais livres de serem mortos - não por humanos, mas por outros animais. Alguém deveria construir uma cerca no meio doSerengeti (um ecossistema da África oriental), e separar os predadores de suas presas. Matar é errado e nenhum animal jamais deveria morrer, então os grandes felinos e caninos selvagens ficariam de um lado, enquanto os gnus e zebras viveriam em outro lado. Ele sabia que os carnívoros ficariam muito bem porque eles não precisam ser carnívoros. Isso foi uma mentira que a indústria da carne afirmava. Ele tinha visto seu cão comer grama; por isso, os cães poderiam viver de grama.

 

Ninguém se opôs. Na verdade, outros opinaram. “Meu gato come grama, também”, uma mulher acrescentou, com todo entusiasmo. “O mesmo acontece com o meu! “ outro alguém postou. Todos concordaram que essa barreira seria a solução contra a morte de animais.

Note bem que o site para este projeto libertador era para a África. Ninguém mencionou a pradaria norte-americana, onde os carnívoros e os ruminantes têm igualmente sido extintos pelos grãos anuais que os vegetarianos abraçam. Mas eu vou voltar ao que no Capítulo 3.

 

Eu sabia o suficiente para entender que isso era insano. Mas ninguém mais no quadro de mensagens conseguia ver nada de errado com o esquema. Assim, na teoria de que muitos leitores não têm o conhecimento para julgar este plano, eu vou passar por isso.

Carnívoros não pode sobreviver com a celulose. Eles podem, ocasionalmente, comer grama, mas usá-la medicinalmente, geralmente como um purgante para limpar seus aparelhos digestivos de parasitas. Os ruminantes, por outro lado, evoluíram para comer grama. Eles têm um rúmen (daí, ruminantes), o primeiro de uma série de múltiplas estômagos que atua como uma cuba de fermentação. O que está realmente acontecendo dentro de uma vaca ou um gnu é que as bactérias comem a grama, e os animais comem as bactérias.

 

Leões e hienas e os humanos não têm sistema digestivo de um ruminante. Literalmente - dos seus dentes até a porção final, o reto - foram projetados para a carne. Nós não temos nenhum mecanismo para digerir a celulose.

 

Então, no lado do carnívoro da cerca, a fome vai devorar cada animal. Alguns vão durar mais tempo do que outros, e alguns ao final vão terminar seus dias como canibais. Os oportunistas vão ter uma festa de terça-feira gorda, mas quando os ossos são encontrados limpos, eles vão morrer de fome também. O cemitério não termina aí. Sem herbívoros para comer a grama, a terra acabará por se transformar num deserto.

 

Por quê? Porque sem herbívoros, que literalmente, nivelam o campo, as plantas perenes amadurecem, e a sombra encobre o ponto de crescimento basal na base dessa planta. Em um ambiente frágil como o Serengeti, a decadência é principalmente física (intempéries) e química (oxidativo), não bacteriana e biológica como em um ambiente úmido. Na verdade, os ruminantes assumem a maior parte das funções biológicas do solo através da digestão da celulose e retornando os nutrientes disponíveis, uma vez mais, sob a forma de urina e fezes.

 

Mas sem ruminantes, a matéria vegetal se acumula, reduzindo o crescimento, o que começa a matar as plantas. A terra nua está agora exposta ao vento, sol e chuva, os minerais são levados para longe, e a estrutura do solo é destruída. Em nossa tentativa de salvar os animais, nós matamos tudo.

 

No lado do ruminante da cerca, os gnus e amigos vão se reproduzir de forma tão eficaz como sempre. Mas sem a verificação de predadores, haverá mais rapidamente herbívoros do que grama. Os animais vão superar sua fonte de alimento, comer todas as plantas possíveis, e depois morrerão de fome, deixando para trás uma paisagem seriamente degradada.

 

A lição aqui é óbvia, embora seja profundo o suficiente para inspirar uma religião: temos de ser comidos tanto quanto nós precisamos comer. Os herbívoros precisam de sua celulose diariamente, mas a grama também precisa dos animais. Ele precisa do estrume, com seu nitrogênio, minerais e bactérias; é necessária a verificação mecânica da atividade de pastejo; e ele precisa os recursos armazenados em corpos de animais e libertos pelas predadores quando os animais morrem.

 

A grama e os herbívoros precisam um do outro tanto como predadores de suas presas. Essas não são relações de sentido único, e não acordos de dominação e subordinação. Nós não estamos explorando um ao outro por comer. Estamos apenas nos revezando.

Essa foi a minha última visita aos fóruns vegan. Percebi, então, que essas pessoas que são tão profundamente ignorantes da natureza da vida, do ciclo mineral e das trocas de carbono, os seus pontos de equilíbrio em torno de um antigo círculo de produtores, consumidores e predadores, não estariam sendo capazes de me orientar ou, na verdade, tomar qualquer decisão útil sobre uma cultura humana sustentável. Ao girar a partir do conhecimento adulto, o conhecimento de que a morte está incorporada no sustento de toda criatura, a partir das bactérias aos ursos pardos, eles nunca seriam capazes de alimentar a fome emocional e espiritual que doía em mim de aceitar esse conhecimento. Talvez no final, este livro seja uma tentativa de acalmar o que me faz sentir essa dor.


http://www.lierrekeith.com/book-ex_the-vegetarian-myth.php

 

 

O que comemos está destruindo ambos os nossos corpos e o planeta, de acordo com a autora Lierre Keith, uma vegan militante por vinte anos. Enquanto ela apaixonadamente se opõe aos maus tratos aos animais, ela sustenta que os seres humanos necessitam de alimentos de origem animal ricos em nutrientes para uma boa saúde. Uma dieta baseada em grãos é a base para doenças degenerativas que nós conhecemos como (diabetes, câncer, doenças cardíacas) - doenças da civilização. A produção anual de grãos está destruindo solo e criando desertos em escala planetária.

 

Alimentação cetogênica - uma abordagem para a esquizofrenia?

 

Uma nova pesquisa sugere uma dieta cetogênica, que é rico em gordura, mas muito baixa em hidratos de carbono, poderia tratar a esquizofrenia.

 

Spoiler
 
 

LCHF no tratamento de psicoses

Uma dieta cetogênica pode ajudar pacientes a controlar a Esquizofrenia: 
Como uma alimentação rica em gordura e com redução de carboidratos melhorar a saúde mental

Uma dieta especializada para perda de peso que favorece fisiculturistas poderia ser eficaz no tratamento da esquizofrenia, de acordo com pesquisa publicada na revista Schizophrenia Research.

Pesquisadores da James Cook University na Austrália descobriram que uma dieta cetogênica - rica em gordura, mas pobre em hidratos de carbono - ajudou a reduzir os comportamentos que se assemelham a esse distúrbio cerebral crônico em camundongos. Eles acreditam que esta dieta especial, que foi projetada pela primeira vez na década de 1920 para tratar a epilepsia até a introdução de medicamentos anti-convulsivos na década de 1940, pode fornecer fontes alternativas de energia através de corpos cetônicos, ou produtos de quebra de gordura. A ideia é que o cérebro usaria estas fontes alternativas, em vez dos "caminhos celulares de energia que apresentam um funcionamento anormal nos cérebros dos esquizofrênicos."

"A maior parte da energia de uma pessoa viria de gordura. Então a dieta consistiria de manteiga, queijo, salmão ...", disse o pesquisador Dr. Zolan Sarnyai num comunicado para a imprensa. "Inicialmente, seria usado além da medicação em um doente inserido num ambiente onde a dieta do paciente pode ser controlada."

Para o estudo, Sarnyai e sua equipe alimentaram ratos com uma dieta cetogênica durante três semanas e mensuraram a sua hiperatividade psicomotora e seu comportamento, bem como os seus défices de memória e reclusão social. Eles compararam estes resultados a um grupo de ratos controle que estava sendo alimentado com uma dieta normal, verificando que os ratos na dieta cetogênica pesavam menos e tinham níveis mais baixos de glicose no sangue do que os camundongos que serviram como controle.

A esquizofrenia é uma doença mental crônica que afeta cerca de 0,5 a 1 por cento da população mundial, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Os sintomas da doença incluem alucinações, delírios, retraimento social e comportamento imprevisível. Os medicamentos usados para tratar esse incapacitante distúrbio cerebral pode levar ao ganho de peso, a efeitos adversos sobre a mobilidade do esquizofrênico, transtornos de movimentos e doença cardiovascular. Assim, estes resultados podem ser um grande passo em frente para aliviar estes efeitos colaterais nesses pacientes.

"É uma outra vantagem que essa dieta funciona contra o ganho de peso, problemas cardiovasculares e diabetes tipo dois, Vemos esses efeitos colaterais como comuns dos fármacos administrados para controlar a esquizofrenia", acrescentou Sarnyai.

Embora sejam necessários mais estudos utilizando outros modelos animais para confirmar suas descobertas, os pesquisadores explicam seus resultados até agora estão entre os primeiros a sugerir uma dieta cetogênica como ajuda a normalizar comportamentos patológicos em um modelo animal de esquizofrenia. Eles sugerem a dieta "pode exercer a sua influência benéfica através dos vários mecanismos acima para normalizar os processos patofisiológicos subjacentes" e tem o potencial de ser "rapidamente traduzidos para um modelo novo, seguro e eficaz de gestão" dessa desordem mental em seres humanos.

Fonte: Sarnyai Z et al. Ketogenic diet reverses behavioral abnormalities in an acute NMDA receptor hypofunction model of schizophrenia. Schizophrenia Research. 2015.

http://www.medicaldaily.com/ketogenic-diet-may-help-patients-manage-schizophrenia-how-high-fat-low-carb-foods-366144

 

 

Vitamina A não é a mesma coisa que betacaroteno

 

Spoiler
Mollers-cod-liver-oil.jpg
 
Que forma de vitamina A é a melhor:
Betacaroteno ou Retinol?
 
Dra Michelle Kmiec
Artigo publicado em 20/04/2016 a partir de uma revisão de 2011 
 
Michele.jpg
Dra Michele Kmiec
"A maneira mais segura de se obter vitamina A é a partir de betacaroteno" tornou-se um dos mais recentes mantras que promovem o debate betacaroteno vs. retinol (ad nauseum) em muitos blogs de saúde.
Infelizmente, muitas dessas vociferadas opiniões são lastreadas por uma ciência baseada em interesses especiais, em vez de ser da biologia humana e da química.
Quando se trata de betacaroteno vs. retinol, os vegetarianos, os veganos e uma série de outros grupos interessados, argumentam que a Vitamina A (retinol) derivada a partir de fontes animais, tais como peixes, ovos e fígado, não é necessária uma vez que o betacaroteno está disponível através de fontes vegetais (frutas e legumes). A ideia (ou esperança), seria de que podemos obter toda a vitamina A que precisamos de frutas e legumes.
Ambos o betacaroteno e o retinol são importantes para a saúde
Ambas as formas de vitamina A (betacaroteno e retinol) são, de fato importantes para a saúde. No entanto, se você é daqueles que acreditam que se pode alcançar níveis ideais de vitamina A apenas através de fontes de betacaroteno, então você deve se perguntar o quanto em frutas e legumes devem ser consumidos para atingir níveis ideais de vitamina A que o corpo pode realmente utilizar?
Bem ... vamos ver como o corpo faz para absorver a vitamina A como betacaroteno.
Quando você come um vegetal, como uma cenoura, com o objetivo de obter a sua dose diária de vitamina A seu corpo deve primeiro passar por uma série de processos antes que ele possa absorvê-la. O caroteno deve primeiro ser convertido a uma forma de vitamina A que o corpo possa utilizar - deve converter o caroteno em retinol. Para que isso aconteça, certos sistemas fisiológicos precisam de estar funcionando corretamente, a saber:
1. Você precisa de um trato intestinal saudável e sais biliares suficientes fornecidos pela vesícula biliar.
2. Você precisa das enzimas específicas para “quebrar” o caroteno para convertê-lo em retinol.
Vamos supor que esses sistemas estão, de fato, trabalhando de forma otimizada. Mesmo assim, você não iria conseguir uma proporção de 1: 1 de caroteno para retinol. De fato, a proporção está mais para 6: 1, respectivamente. Em outras palavras, para cada seis unidades de betacaroteno apenas uma unidade de retinol é produzida.
E isso levanta algumas preocupações.
Você teria que comer um monte de frutas e legumes para alcançar a RDI (recomendação diária) de vitamina A ... e levar as pessoas a comer grandes quantidades de quaisquer frutas e vegetais tem sido uma questão fortemente pressionada por décadas!
No entanto, o FDA em toda a sua sabedoria (é uma ironia no original em inglês), na verdade, concordou em contar fontes como ketchup, sopa de tomate enlatada, e outros pseudo-legumes com a rotulagem nutricional de betacaroteno.
A seguinte ponderação extraída do artigo Vitamin A Knavery, by Sally Fallon and Mary G. Enig, PhD, mostra o ridículo disto:
"O rótulo de uma lata de tomates diz que os tomates contêm vitamina A, mesmo que a única fonte de verdadeira vitamina A do tomate sejam as partes microscópicas de insetos."
Estaria seu sistema digestivo fazendo a conversão de betacaroteno para uma forma 'utilizável' de vitamina A?
Uma vez que a conversão de betacaroteno para vitamina A conversão requer um sistema digestivo saudável, e muitas pessoas dependem de medicamentos para aliviar a azia, prisão de ventre, diarreia e distensão abdominal, sabemos que muitas pessoas simplesmente não são capazes de fazer essa conversão.
As crianças, especialmente as menores, não fazem de verdade essa conversão! No entanto, nós os alimentamos com comida para bebê, como desconfortáveis cenouras e espinafres, uma vez que ambos carregam grandes quantidades de betacaroteno.
Você já se perguntou se é da natureza humana agir sempre de forma ilógica?!
Além disso, existem muitos fatores que empobrecem o corpo do fornecimento de vitamina A (e outros nutrientes, também), tais como:
• Medicamentos prescritos 
• Consumo excessivo de álcool
• Alimentos processados e fast-foods
• Agrotóxicos
• Estresse, tanto físico e mental
• A deficiência de zinco
• Modismos dietéticos com redução de gordura (low-fat)
E o quanto isso é frequentemente utilizado na sociedade?
Como a conversão de betacaroteno em retinol ocorre?
Como mencionado anteriormente, são necessários sais biliares a fim de que a conversão ocorra. A bile é necessária para quebrar as gorduras. E como a maioria dos vegetais por sua própria natureza, são pobres em gordura, muito pouco bile é produzida quando eles são consumidos.
De fato, a baixa produção de bílis efetivamente impede o caroteno de ser convertido para a forma utilizável de vitamina A – o retinol
Claro, se você simplesmente adicionar um pouco de gordura a seus vegetais, tais como a manteiga, o seu corpo pode ter uma chance de fazer a conversão! No entanto, na sociedade de hoje que ainda está presa na ideia de que uma dieta com baixo teor de gordura é uma dieta saudável, e isso significa que, naturalmente, a manteiga é muitas vezes retirada da mesa.
Então o que nós podemos fazer?
Por que não comemos alimentos que contêm a vitamina A a partir de uma fonte mais direta, como fígado, ovos e manteiga (para citar alguns) ou por suplementação com óleo de peixe ou óleo de fígado de bacalhau (ricos em retinol)?
Bem, mais uma vez, porque grande parte do que é chamado de "informações de saúde" por aí a fora contém mitos, tais como:
1. Seu colesterol vai subir se você comer ovos.
2. A manteiga é gordura "ruim".
3. Produtos de origem animal são "insalubres".
4. A vitamina A (retinol) é tóxica.
Então, qual é a diretriz básica? Se você tem zero problemas digestivos, está em perfeito estado de saúde, comer pelo menos doze porções cheia de frutas e vegetais por dia (e contar o ketchup ou qualquer alimento processado como um vegetal sintético não é permitido), permita-se comer gordura "real", nunca comer alimentos processados ou fast-food, e não ter nenhum estresse em sua vida, então parabéns! Você pode ter uma excelente chance de obter quantidades suficientes de vitamina A (retinol) a partir do betacaroteno!
 
Se você não se enquadra nessa categoria, no entanto, entretanto, é altamente provável que você não está convertendo betacaroteno para vitamina A de forma eficiente em realidade. A resposta óbvia para este dilema é obter a vitamina A a partir de fontes animais, e entre os meios mais simples consta tomar óleo de fígado de bacalhau.
03442_meatdairyeggs.jpg
Fontes naturais de Vitamina A
Muitas empresas usam a forma sintética da vitamina A, ou tem reduzido (ou mesmo removido) a vitamina A de seu produto. Por esta razão, eu prefiro o óleo de fígado de bacalhau extra virgem. Isso pode ser um pouco mais caro, mas eu entendo que vale a pena.
A vitamina A é muito importante para a saúde para que você possa ficar deficiente como resultado de, sem conhecer, que não é capaz de converter o betacaroteno em retinol, ou devido à ideia errada de que o retinol é tóxico. (Leia mais, é Retinol Realmente Toxico? - , Is Retinol Really Toxic? )
Mas, infelizmente, o "velho remédio" de uma colher de óleo de fígado de bacalhau por dia que as mães deram aos seus filhos não é mais usado como resultado do mito de que o retinol é tóxico.
No entanto, os defensores da vitamina A, como retinol, entendem fortemente que muitas das condições médicas de hoje seriam eliminadas se este antigo remédio voltasse ao seu tradicional uso e ser o status quo, mais uma vez! (O bom e velho óleo de fígado de bacalhau, usado por décadas como a Emulsão Scott, NT)

 

Epidemia budista: os monges obesos

 

Spoiler
Captura%2Bde%2BTela%2B2016-03-26%2Ba%25C
Um monge budista espera por ofertas fora dos portões de Wat Bencha   Foto: AP
Não está fácil para ninguém: o obesidade entre os monges budistas
 
Monges da Tailândia são colocados sob regime de dieta atividade física em meio a “bomba-relógio da obesidade”
Eles são famosos pela meditação e moderação, mas mais de metade dos monges budistas do país são obesos, de acordo com uma nova pesquisa
 
No início da manhã monges vestidos com a típica cor de açafrão carregam suas bolsas com a rodada de coleta de esmolas com comida e bebida, o que é um familiar ritual diário na Tailândia .
Mas os cientistas concluíram agora que a tradição está contribuindo para uma epidemia de obesidade entre os monges budistas.
Pois de acordo com um novo e surpreendente estudo, quase a metade dos monges do país estão com problemas de saúde e sofrimentos relacionados à obesidade, tais como pressão arterial elevada, diabetes e colesterol alto.
As cinturas em expansão são em grande parte promovidas por causa das doações que compõe a sua dieta diária, foi o que os pesquisadores concluíram. A esmola, muitas vezes consiste em sucos, chá doces, lanches e alimentos de rua - todos carregados de gordura e açúcar.
A natureza em grande parte sedentária da vida monástica do templo - com grandes quantidades de tempo despendido em orações e meditação - também está exacerbando os problemas de saúde.
Acadêmicos, religiosos e funcionários de saúde já lançaram uma nova campanha para promover uma vida clerical mais “magra” com o desmame dos monges de alimentos pouco saudáveis, e ensiná-los a preparar refeições com equilíbrio nutricional e os encorajando a se exercitar.
O objetivo é ajudar os monges a levarem vidas mais saudáveis e também reduzir os honorários médicos uma vez que o governo cobre esses custos com os membros do clero.
 
Jongjit Angkatavanich, especialista em saúde e nutrição na prestigiada Universidade de Chulalongkorn em Bangcoc, disse que o estudo mostrou que 48 por cento dos monges são obesos.
"A obesidade em nossos monges é uma bomba-relógio", ela disse ao Bangkok Post . Seu estudo constatou que 42 por cento dos monges têm níveis elevados de colesterol, 23 por cento sofrem de pressão arterial elevada, e mais de 10% são diabéticos.
Embora tenha havido discordância sobre as medidas de obesidade, o desafio crescente dos monges com o excesso de peso não está em dúvida.
Universitários da Faculty of Allied Heath Sciences fizeram uma parceria com organizações religiosas para lançar um programa nacional de combate ao monge obeso.
Eles já iniciaram um projeto experimental para treinar cozinheiros e funcionários da Universidade Mahachulalongkornrajavidyalaya, uma das duas universidades budistas públicas da Tailândia.
A ênfase ficou na preparação de refeições com adição de proteínas, fibras e cálcio e no incentivo para que os monges aumentem a sua atividade física.
Os resultados foram imediatos. Entre 82 monges com problemas de obesidade que frequentavam programas religiosos na faculdade, os clérigos perderam 2,2 libras (1kg), em média, e reduziram suas cinturas em mais de meia polegada durante o programa de oito semanas. Um monge relatou ter perdido quase 22 libras (10 kgs).
article-2182070-1453CB53000005DC-815_102
Monge Tailandes obeso
 
O Hospital Chulalongkorn Medical também forneceu aos monges um cinto especialmente projetado para usar de forma que eles sintam um aperto se comerem em excesso e ganharem peso.
O fenômeno da obesidade é mais um golpe para a imagem de uma instituição religiosa cujos membros são supostos terem optado pela vida de austeridade, a meditação e ascetismo, evitando o materialismo e excessos.
Vários escândalos financeiros, sexuais e estilo de vida jet-settêm envolvido os clérigos nos últimos anos em um país que é composto por 90 por cento de budista.
E o budismo tailandês não tem atualmente um líder espiritual uma vez que a nomeação de um novo Supremo Patriarca ficou suspensa em outra prolongada controvérsia.
A confirmação da nomeação de um abade de 90 anos pelo conselho clerical supremo foi interrompida por uma investigação de um suposto esquema de evasão fiscal envolvendo um carro antigo e suas ligações com um controverso templo.
O impasse desenvolvido em confrontos marcantes entre monges e soldados como apoiantes do abade, Somdet Chuang, tentou encenar um protesto em seu favor.
O clérigo está sendo investigado por supostamente ter adquirido um Mercedes-Benz vintage através de um esquema de evasão fiscal. Foi negado qualquer irregularidade.
Mas há também a associação com a seita Dhammakaya que está sob escrutínio por ter supostamente acumulando uma fortuna, bem como os laços com o ex-primeiro ministro deposto, Thaksin Shinawatra (2001-06).
A junta do poder da Tailândia, que derrubou a irmã do de Thaksin, a sra. Yingluck Shinawatra, então primeira-ministro em 2014, adiou a solicitação da necessária aprovação do rei Bhumipol, doente, para confirmar Somdet Chuang para o mais alto cargo religioso do país.
 

 

Editado por Norton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Já tem um tempo que passei a seguir as recomendações do low carb. Reduzi os carbos da minha dieta e aumentei as gorduras:

 

Troquei leite desnatado por integral

Passei a comer 4 ovos por dia

Passei a comer queijo canastra

Passei a comer sardinha quase todo dia

 

Fiz um exame de sangue e percebi que houve um aumento considerável do meu LDL (colesterol ruim). Porém, meu HDL (colesterol bom) aumentou bem e acredito que as sardinha proporcionaram isso. Devo modificar minha dieta? 

 

LDL:

 

2014 => 84

2016 => 113

 

HDL:

 

2014 => 45

2016 => 57

 

Colesterol total:

 

2014 => 142

2016 => 182

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Galera, para agregar ainda mais informação no tópico, sei que é um relato pessoal, mas eu estou tendo muito benefícios em relação a dieta Low Carb comecei a 2 semanas e já sinto resultados, não apenas na perda de gordura, mas também minha libido aumentou drasticamente, enxaqueca diminuiu muito (acho eu que é a cetose), sensação de fome diminuiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...