Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Treino e Nutrição


{..mAthEUs..}

Posts Recomendados

Cara esse foi justamente um questionamento que levantei lá no outro tópico, pegar um grupo de cobaias que estivessem adaptadas ao LC. Ainda não li todo o estudo (peguei apenas alguns pedaços) separei para ler com mais calma no fds (quando coloca em dia a leitura de artigos...), mas pelo visto o foco do estudo girou na reposição do glico, não sei se chegou a participar e/ou ver a discussão que teve a um bom tempo no diário do Ney a respeito disso, não lembro muito bem mas o Lucas chegou a questionar se proteínas poderiam ser transformadas e utilizadas para repor o glicogênio muscular, e de acordo com o andar da carruagem chegaram a mencionar que quando os estoques estão baixos as proteínas, e em menor grau, as gorduras são convertidas e utilizadas para isso.

 

Agora quero um estudo mostrando a diferença de performance de ambos, pois já vi um mostrando a oxidação de macros durante o endurance (de hc e de quem está em jejum), logo terminarei de ler esse sobre a reposição de hc e lc, preciso de um sobre diferença/manutenção de tempo e resultados.

 

Creio que aqui entre o mesmo "preconceito" da nutrição de musculação. Se o arroz com feijão funciona qual o motivo de tentar algo diferente?

Na musculação vem lá de trás que o 2g prot / 1g gord / resto carbo funciona, e dá certo para a grande massa de pessoas que faz.

No endurance é o mesmo, vem lá de trás, refeed de carbos dá certo para a maior parte que faz, pq tentar algo diferente?

Editado por Ricardo Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

22 minutos atrás, {..mAthEUs..} disse:

 

 

Na verdade eu descobri a dieta cetogênica quando queria emagrecer e não me dei bem com nenhuma outra dieta. Porque todas eram impraticáveis manter por muito tempo, me causavam fraqueza, fome e o resultado era muito lento. Além de me dar muito bem com a cetogênica muitas alergias e refluxo que eram frequentes desapareceram após algumas semanas na dieta, melhora na qualidade de vida algo não esperado. Em relação aos refeeds no começo eu testei com espaçamento maior ou menor de dias, com carboidratos variados, mas não me dei bem. Percebi que deveria mudar para esta dieta era a ideal para mim, passei a não fazer mais refeed(desde janeiro de 2015) o que não atrapalhou em nada os treinos, nem a perda de massa muscular, nem o desempenho. Este estudo é bom porque comprova isso, acho bacana a gente usar mais da prática também, testar mais, ter treinos e dietas bem variados. Acredito que no futuro a dieta será algo muito mais voltado a nossas necessidades individuais, o interessante é ver atletas visionários a mais de 100 anos já terem dito isso, não a toa eram elite de seu tempo ...  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu finado diário o Covero postou esse estudo: http://www.sgsm.ch/fileadmin/user_upload/Zeitschrift/51-2003-1/05-2003-1.pdf

Atualmente consumo de 5/7 kg de carbo 1,7 prot kg e o resto de gordura, tenho "ido" muito bem. nos meus ciclos de treino.

É uma variação da divisão dos corredores de elite do Kenia(10.7/1.2 a 1.7/gordura).

Uma coisa que não prestei atenção antes, os anos de experiência dos dois grupos.

E que deveria especificar quem são os atletas: Craig Alexander, Vanhoenacker, Van Lierde, Mirinda Carfrae...

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um detalhe que não ficou claro pra mim: foi apenas uma corrida?

 

Meu questionamento é porque se depois da corrida os participantes não repuserem o glico, há uma tendência a queda de rendimento na corrida seguinte (com as reservas "vazias"). 

 

Outro ponto é sobre a oxidação das gorduras. É natural (até meio obvio) que quem ingira mais gordura oxide mais. O mesmo vale pros carbos.

 

Enfim, interessante o estudo, sobretudo do ponto de vista da manutenção da performance, mas eu acredito que é reinventar a roda, só que quadrada.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Peraí, não querendo poluir mas poluindo, tem que levar em consideração o seguinte:

 

- Uma coisa é LC e HC serem aptas a repor glicogênio depois do evento, qual é mais efetivo e rápido e qual não é são outros 500

- Uma coisa é mostrar que ingestão de carbos intra-corridas longas se mostra eficiente na questão de melhores tempos

- Outra coisa é mostrar que independente do tipo de dieta (apesar de na LC a oxidação de gords ser maior), a fonte primária utilizada em endurance, no mínimo, a um pace de meia-maratona ainda é carbo (pelo menos em corridas com uma maior intensidade)

- Outra é saber como fica o desempenho deles treinando 6x na semana...

Enfim são muitas coisas, cada qual com suas vantagens.

 

O estudo que o Matheus colocou informa que eles ficaram em 64% do VO2max. Em porcentagens maiores o papo muda, nesse aqui (http://jap.physiology.org/content/120/2/107) que coloquei lá no tópico do "endurance...carbogel..." tem essa informação:

"Indeed, rates of muscle fat oxidation are inadequate to support the high relative (70–90% V̇O2max) and absolute work rates sustained by competitive athletes during running or cycling events lasting <2 h" (referências lá no mesmo)

 

Então foi um estudo direcionado a uma quantidade a uma faixa de vo2 onde a oxidação de gorduras poderia ser muito bem utilizada. inclusive tem por ali mesmo, que quanto maior a % do VO2max e maior o tempo, maior vai ser a necessidade do carbo.

 

Olha só 6% do VO2 a mais fez a fonte de energia primária mudar, foram estudos diferentes com metodologias diferentes e cada caso tem que ser bem analisado, não tem como generalizar as coisas e infelizmente isso acontece muito aqui no fórum, um pouco de paciência para ler e saber filtrar as coisas é essencial, saber como e onde usar cada tipo de macro é importante, não existe "esse é melhor que aquele e ponto" existe "esse é melhor que aquele nessa situação"

 

Matheus, malz a poluição aqui no seu diário.

 

PS.: Ainda não li tudo, estou lendo a prestação =P

Editado por Ricardo Queiroz
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardo Queiroz disse:

 

 

Sim, proteinas podem ser usadas pra repor o glicogênio muscular, como isso acontece ai eu já vou ficar te devendo agora, teria que dar uma estudada melhor na fisiologia e bioquimica pra não falar besteira. O que é mais efetivo? Carboidratos.

 

Então, é que estudos assim não são fáceis de achar, esses estudos comparando dietas LC com outras estão vindo mais fortes agora, tem muito que estudar ainda pra tirar melhores conclusões. Então não tenho nenhum que mostre a diferença de performance, mas também quando tiver um estudo assim vai depender de vários fatores, como o tempo de adesão à dieta, VO2max, tempo, etc.. Igual esse mesmo, ele mostra muitas coisas, mas e ai, e se o exercício fosse estendido por mais 1h? E se fosse feito a 80% VO2max? E se fosse 2 dias de "prova"? 

 

No fim ainda são muitos questionamentos pra poucos estudos sobre isso. Postei mais na intenção de mostrar que mesmo com carbo baixo o corpo consegue repor o glicogênio muscular, não necessita ficar naquela neura de "corri muito hoje, não vou poder manter o LCHF porque preciso repor meu glicogênio". A partir de um ponto que o corpo está adaptado a viver nessas condições, e dentro do seu limite ele faz sua parte.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Norton disse:

 

 

Gosto do seu relato porque é voltado 100% pra sua experiência pessoal sem nenhum estudo pra comprovar isso, tudo na prática mesmo, e porque eu percebi uma melhora em mim também. Quando li o estudo já me veio você a mente pelo fato de onde eu ter lido primeiro ele citava o "não haver necessidade de refeed". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Born4Run disse:

 

 

Não li todo o estudo, mas pelo que entendi ele limita a ingestão de carbos apenas para o suficiente de suprir a quantidade de glicogênio muscular, né?! 

 

 

1 hora atrás, Shrödinger disse:

 

 

Isso, foram 180 minutos de corrida com um pequeno intervalo para coleta de sangue a cada 60 minutos.

 

Ta, mas a queda de rendimento seria da parte de quem? Do grupo HC? LC? De ambos? Porque suas horas após o exercício o nivel de glicogênio muscular estava igual em ambos os grupos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, {..mAthEUs..} disse:

 

Isso, foram 180 minutos de corrida com um pequeno intervalo para coleta de sangue a cada 60 minutos.

 

Ta, mas a queda de rendimento seria da parte de quem? Do grupo HC? LC? De ambos? Porque suas horas após o exercício o nivel de glicogênio muscular estava igual em ambos os grupos.

 

Mas ambos iniciaram com os mesmos níveis. Se eles tiverem que correr no dia seguinte ou dois dias depois, o grupo que nao ingerir carboidratos vai ter a performance reduzida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardo Queiroz disse:

 

 

Não polui não, só enriquece. Esse espaço é nosso e é pra isso mesmo, pode ficar a vontade.

 

Então, é como falei na minha outra resposta á você, são muitos questionamentos pra poucos estudos ainda. Muita coisa ainda pode ser avaliada nesses estudos. O ponto que eu achei chave nesse estudo foi o fato de que em muitos outros estudos eles pegam pessoas aleatórias é montam a dieta e depois avaliam a performance, já nesse eles pegaram atletas que já seguiam a dieta, que já estavam adaptados a ela.

 

Sobre ver o desempenho deles treinando 6x na semana. O estudo pegou atletas que já estavam adaptados a essa dieta, então provavelmente eles já treinem 6x por semana e seguindo a dieta. No estudo até tem uma tabela de +- como era a alimentação do grupo no dia a dia.

 

High-Carbohydrate Diet n = 10

Low-Carbohydrate Diet n = 10

t-Test

Mean ± SD

Mean ± SD

P Value

Energy, kcal

3174 ± 611

2884 ± 814

0.380

Protein, g

118 ± 38

139 ± 32

0.186

Protein, %en

14.4 ± 3.5

19.4 ± 2.4

0.001

Protein, g/kg

1.7 ± 0.4

2.1 ± 0.6

0.192

Carbohydrate, g

486 ± 128

82 ± 62

0.000

Carbohydrate, %en

59.1 ± 10.2

10.4 ± 4.9

0.000

Fat, g

91 ± 31

226 ± 66

0.000

Fat, %en

25.0 ± 7.4

69.5 ± 6.0

0.000

Saturated fat, g

21 ± 10

86 ± 22

0.000

Monounsaturated fat, g

29 ± 14

82 ± 42

0.001

Polyunsaturated fat, g

18 ± 9

28 ± 17

0.106

Alcohol, %en

1.6 ± 2.4

0.7 ± 1.4

0.310

Cholesterol, mg

251 ± 249

844 ± 351

0.000

Fiber, g

57 ± 27

23 ± 17

0.000

Determined from 3 day dietary food records.

 

O ponto de carbos administrados intra corridas longas meu questionamento é porque bochecho com carbo também mostra que melhora o desempenho do atleta. Então esse carbo intra corrida apresenta uma melhora pela ingestão ou pelo mesmo efeito que o bochecho? (to parecendo chato aqui querendo questionar e mostrar que LC é melhor, mas não é essa a intenção não, não to entrando no mérito de qual é melhor).

 

Sim, a maioria dos estudos que eu tinha lido (até fazia um bom tempo que não lia nenhum estudo desse tema) mostravam dietas com mais carboidratos como superiores nesse quesito de performance. Acho que o resultado diferente nesse se deu pelo fato dos atletas já estarem seguindo há um tempo.. Ou pode ser por não trabalharem em um %VO2max tão alta, ou pelo tempo, etc.. 

 

Mas pode ser que pra ter um maior rendimento seja necessário utilizar uma dose de carbo sim. É ai que entra uma dieta low carb mas que não é zero carb, e é ai que muita gente confunde também. Enfim, tem muito ainda que ser estudado tudo isso, ainda mais que pelo estudo que você postou, mesmo sendo aumentada uma porcentagem pequena a mais de VO2max, já faz muita coisa mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...