Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diário do gato de Schrödinger: LPO e Powerlifting


Lucas, o Schrödinger

Posts Recomendados

Em 26/01/2023 em 09:51, SaBiih disse:

O que realmente me deixou intrigado foi o fato do nutricionista famosinho comentar que poderia haver ganho de gordura mesmo em déficit.

não tenho ideia de onde ele tirou isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 26/01/2023 em 10:45, SaBiih disse:

Sumonar o @Mauriciosnutri e o @cadumonteiro que são nutricionistas, pra sanar nossas dúvidas... kkkkkkkkkkkkkkkk

 

Valeu pela citação irmão. 🤝

 

Cara, vamos lá, por partes.

 

Primeiro que não se ganha gordura em déficit. Não tem como brigar com a termodinâmica. O que pode rolar é uma recomposição corporal negativa, onde temos maiores perdas de massa magra, frente a gordura corporal. Numa proporção que não é favorável pra saúde, e consequentemente estética. Muito comum em planos e estratégias feitas sem acompanhamento e orientação adequada. 

 

Segundo, sobre o excesso de frutose e ganho de gordura, é sim possível mais inicialmente restrita ao fígado, E SOMENTE por ingesta de  xaropes com alto teor de frutose (HFAs), alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas (como refri). Não por frutas. Isso é loucura. Como muito bem pontuado, as frutas apresentam pouquíssima frutose, teriam que ser caminhões pra causar algum prejuízo hepático e estético, tirar do déficit. Isso não existe. 

 

Esse nutri realmente tá um pouco equivocado, e cara, glicogênio muscular e performance se faz com amido. Frutas são importantíssimas e devem ser consumidas aos montes. Mas uma proporção de carbos do amido é muito mais bem vinda pensando em rendimento pra treino. O excesso de frutose pode sim se fazer glicogênio muscular, mas demanda muita coisa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2023 em 11:11, Mauriciosnutri disse:

 

Valeu pela citação irmão. 🤝

 

Cara, vamos lá, por partes.

 

Primeiro que não se ganha gordura em déficit. Não tem como brigar com a termodinâmica. O que pode rolar é uma recomposição corporal negativa, onde temos maiores perdas de massa magra, frente a gordura corporal. Numa proporção que não é favorável pra saúde, e consequentemente estética. Muito comum em planos e estratégias feitas sem acompanhamento e orientação adequada. 

 

Segundo, sobre o excesso de frutose e ganho de gordura, é sim possível mais inicialmente restrita ao fígado, E SOMENTE por ingesta de  xaropes com alto teor de frutose (HFAs), alimentos ultraprocessados e bebidas açucaradas (como refri). Não por frutas. Isso é loucura. Como muito bem pontuado, as frutas apresentam pouquíssima frutose, teriam que ser caminhões pra causar algum prejuízo hepático e estético, tirar do déficit. Isso não existe. 

 

Esse nutri realmente tá um pouco equivocado, e cara, glicogênio muscular e performance se faz com amido. Frutas são importantíssimas e devem ser consumidas aos montes. Mas uma proporção de carbos do amido é muito mais bem vinda pensando em rendimento pra treino. O excesso de frutose pode sim se fazer glicogênio muscular, mas demanda muita coisa. 

Show de bola! Ainda bem que alguém confirmou que eu naum tava ficando louco e que o famosinho ai é noiado....kkkkkkkkkkkkkkk

Quanto ao amido, quando eu tava em cutting realmente senti bastante diferença de quando usava mais amido do que frutas nas duas refs que antecediam o treino, tanto no pump como no desempenho.

Em cutting costumo deixar elas nas refs que tenho mais fome, juntamente com o azeite de oliva.

E aproveitando sua presença aqui, vc já leu/teve alguma experiência com a relação entre a saciedade com uso de azeite de oliva e outras gorduras? No início naum achei que fosse ele, mas fiz testes por várias semanas, usando vários tipos de gorduras e DE LONGE, nenhuma gordura me sacia tanto como 1 colher de azeite de oliva na refeição, chega a ser bizarro a diferença que faz. 

Cheguei até ler alguns papers que ele tem propriedades que simulam o GLP-1 e por isso o uso frequente de azeite de oliva está ligado a uma maior sensação de saciedade. Desde que descobri esse mini hack no cutting, nunca mais tirei ele da dieta.

 

 

@Schrödinger, desculpa poluir aki....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Editado por SaBiih
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2023 em 14:04, SaBiih disse:

E aproveitando sua presença aqui, vc já leu/teve alguma experiência com a relação entre a saciedade com uso de azeite de oliva e outras gorduras?

Cara, na metabolização do azeite de oliva, a gente tem a produção de endocanabinóides sacietogênicos que vão no hipotálamo gerar saciedade. Juntamente com a estimulação do GLP-1, diminuição da grelina, sente menos fome. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2023 em 10:45, SaBiih disse:

Sumonar o @Mauriciosnutri e o @cadumonteiro que são nutricionistas, pra sanar nossas dúvidas... kkkkkkkkkkkkkkkk

 

A gente cria nossos bebês e agora eles estão voando kkkkk 

Meu irmão @Mauriciosnutri agora tá aqui tbm pra contribuir.

 

Em 26/01/2023 em 10:33, Schrödinger disse:

não tenho ideia de onde ele tirou isso...

Como diz Galvão Bueno: a física não permite.

 

Em 26/01/2023 em 11:11, Mauriciosnutri disse:

Esse nutri realmente tá um pouco equivocado

Maurício é muito educado, eu já sou mais prático: ele muito limitado (ou burro mesmo)

 

@SaBiih o lance de frutas X amido como fonte principal de carbo vale a pena testar, tem gente que fica muito bem disposta com a maior parte de carbo vindo de frutas e outras ficam melhor com amido.

Tem que ajustar tbm a gordura e ptn pra trabalhar a saciedade, frutas possuem digestão muito rápida enquanto que fontes de amido levam mais tempo, principalmente raízes. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2023 em 15:08, cadumonteiro disse:

 

 

@SaBiih o lance de frutas X amido como fonte principal de carbo vale a pena testar, tem gente que fica muito bem disposta com a maior parte de carbo vindo de frutas e outras ficam melhor com amido.

Tem que ajustar tbm a gordura e ptn pra trabalhar a saciedade, frutas possuem digestão muito rápida enquanto que fontes de amido levam mais tempo, principalmente raízes. 

 

Ah sim, sem dúvidas, individualidade é tudo.

Sinceramente, batata inglesa (amido) pra mim digere MUUUUUUUUUUUUITO mais rápido que frutas. Mas esse amido em exceção, se for qualquer outro, ai realmente frutas são mais rápidas.

Batata inglesa eu consigo comer 400-500g junto com um shake de proteina e estar treinando tranquilamente dentro de 1h. Já se usar banana por exemplo, sinto mais empachado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/01/2023 em 15:42, cadumonteiro disse:

Cara vc foi cirúrgico.

Queria que mais Nutricionistas sentassem a bunda na cadeira e aprendessem isso tbm.

 

Interpretação errada e incompleta de via metabólica.

A frutose e a glicose possuem os mesmos átomos, a mesma fórmula química C6H12O6.

Porém uma diferença estrutural no carbono 4 faz com que e a molécula seja estruturalmente diferente da glicose.

Por isso os receptores de glicose não são capazes de transportar a frutose, simplesmente não encaixa.

Então temos receptores específicos de frutose no intestino, e não conseguimos metabolisar a frutose em nenhuma célula.

Por isso a frutose precisa ir para o fígado onde ela vai ser convertida em glicose e pode ser jogada na corrente sanguínea ou armazenada no fígado mesmo como glicogênio ou em casos de superávit calórico é muito mais fácil ser convertida em gordura no fígado mesmo e ser armazenada ali mesmo.

 

Por isso a interpretação errada de que frutose causa gordura no fígado, mas é preciso um cenário completo pra isso acontecer: superávit calórico, sedentarismo, alto consumo de frutose (através de ultraprocessados com xarope de milho e derivados, alto consumo de carbo refinado)

Vou tirar um print das respostas e mandar pra ele.

Tenho certeza que vai ficar feliz em poder comer os kgs de frutas dele....kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Lucas, o Schrödinger mudou o título para Diário do gato de Schrödinger: LPO e Powerlifting

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...