Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Política De Nutrição Moderna Está Baseada Em Mentiras E "bad Science"


MonsterFreak

Posts Recomendados

  • Supermoderador

Nesses ai foram o 4,5,7 e 9. (no fim dos requisitos fala que o grupo X ou Y foi de restrição calórica, ou sem ambos foram de restrição calórica )

Nesse artigo tem 23 estudos comparando as dietas, tem mais detalhes e tudo explicado com graficos e tudo mais, vale a pena dá uma lida.

Estudo 4: "Women on both diets reduced calorie consumption by comparable amounts at 3 and 6 months" -> nos dois grupos houve redução de calorias

Estudo 7: todos os grupos com déficit calórico, veja a tabela 2.

Estudo 9: ambos os grupos estavam em déficit calórico, basta ver a tabela II: grupo low-fat com ingestão média de 1465 kcal e grupo low-carb com ingestão média de 1285 kcal

Estudos 5 não menciona as calorias do grupo low-carb

Veja que o fato de não haver restrição de calorias no grupo low-carb nos estudos não quer dizer que houve excedente calórico, apenas que não houve controle da dieta, ou seja, os indivíduos puderam ingerir o que quisessem - mas é fato que dietas low-carb são muito mais saciantes (ainda mais considerando que nestes estudos o grupo low-carb ingere mais proteína), o que leva naturalmente a uma redução de calorias.

Vi o artigo em uma das referências do seu outro post, lá também não fala que low-carb em excedente calórico pode gerar perda de peso. Aliás, até pode, em curtíssimo prazo, uma vez que você perde massa magra (água e glicogênio) quando inicia uma dieta low-carb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

É natural? Se sim, 2gm de proteina é mais que o suficiente podendo oxilar alguns dias entre 1,5 - 1,75gm, mantendo foco 2gm, acima disso para efeito de controle do catabolismo é inutil, surtirá tal qual pegar essas gramas e trocar para carbo. Eu diminuiria para 2gm e complementaria a gordura para umas 90gm. Sendo bastante proveniente de saturadas e mono, se possível suplementar omega 3 (EPA e DHA), e não fazer tanta questão para as poli omega 6 e ALA.

Tem certeza disso? Lyle Mcdonalds, Eric Helms e outros recomendam 2-3g de proteina p/ kg de LBM em dieta de restrição calórica para evitar o catabolismo - quanto maior a restrição, maior deve ser a ingestão de proteína. Há estudos que embasam esse posicionamento deles e da grande maioria dos fitness experts.

___

As piores coisas das dietas modernas são as gorduras "alienigenas" trans e hidrogenadas, seguidas pelo açucar. Ah, mas açucar é carbo tal qual outro. Sim e não, o açucar é 50/50 frutose e glicose. Varias pesquisas apontam que uma dieta acima de 200gm de frutose trás desbalanço lipidico, queda do hdl, estress oxidativo, aumento do acido urico e etc...

Agora pegue quanto de açucar tem em um pacote de traquinas, ou em 3 bolas de sorvete, no minimo 50 / 70gm. Soma isso aos xaropes de milho rico em frutose, pães, e etc...

Em relação aos farináceos problema é o que falei é da densidade nutricional e as quimicas usadas para refinar.

__

Agora não vamos falar de perder ou ganhar gordura, e sim das funções dos macros, o que seria mais nobre? Gordura ou carbo? Ao meu ver a gordura tem muito mais funções metabolicas que o carbo, sem falar que a variedade de gorduras e suas diversas funções fazem delas interessante e principalmente importante serem diversificadas, como falei low carb de salame e presunto não leva a grandes lugares. O carbo é um macro de refil, participa de outras funções como cerebrais mas o corpo é capaz através do figado de tranformar proteina e gordura em "carbo", simplificando o carbo teria sentido mais especificamente muscular. O que ao meu ver faz com que carbo possa ser consumido minimamente sem problemas nenhum por uma pessoa que não treina (um sedentário), e quem treina também mas sabendo que mais cedo ou mais tarde vai ter de fazer refeed, ou vai ter que partir logo para ceto e ai viver em cetose.

Posso ter entendido errado, mas vc está afirmando que caso a pessoa se adapte à cetose não mais precisará de refeeds? Entendo que os refeeds são fundamentais pra quem pratica musculação, por conta do glicogênio muscular, de forma que mesmo plenamente adaptado à cetose, o refeed é necessário.

Wesley,

Fiz algumas considerações em vermelho à respeito das partes em negrito.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o refeed e a dieta cetogênica posso afirmar com toda certeza que é totalmente possível, com a simples observação de povos primitivos, estiveram em cetose a vida toda e realizavam atividades com alta demanda de esforço físico. E baseado nisto eu fui para a prática, larguei o refeed, faço a cetogênica e desde janeiro desse ano não faço refeed, são quase 6 meses. Não apenas mantive minhas cargas como aumentei, não uso nem nunca utilizei de ae's, então não são cargas espetaculares, mas são boas para um natural. Não sei como funciona a questão do glicogênio eu só posso te dizer que funciona, através da observação já sabia de antemão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Sobre o refeed e a dieta cetogênica posso afirmar com toda certeza que é totalmente possível, com a simples observação de povos primitivos, estiveram em cetose a vida toda e realizavam atividades com alta demanda de esforço físico. E baseado nisto eu fui para a prática, larguei o refeed, faço a cetogênica e desde janeiro desse ano não faço refeed, são quase 6 meses. Não apenas mantive minhas cargas como aumentei, não uso nem nunca utilizei de ae's, então não são cargas espetaculares, mas são boas para um natural. Não sei como funciona a questão do glicogênio eu só posso te dizer que funciona, através da observação já sabia de antemão.

quanto é a sua ingestão de proteínas?

A dieta nestes 6 meses foi hipocalórica ou hipercalórica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto é a sua ingestão de proteínas?

A dieta nestes 6 meses foi hipocalórica ou hipercalórica?

Não utilizo nenhum tipo de controle neste sentido, faço uso da saciedade para controlar a quantidade de comida, o único fator de controle é o limite de carboidratos diários, no máximo 20g, e o cuidado para que a ingestão de gordura esteja acima da quantia de proteína. Contudo o objetivo é cutting e está funcionando sem passar fome ou qualquer dificuldade. Quanto a levantar cargas altas não me atrapalha em nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Legendário

Acho uma falácia muito grande o apelo à antiguidade. Tudo antigamente era melhor... Era melhor se alimentar como os homens das carvernas, eles faziam esforços blablabla.

Já falei inúmeras vezes em outros posts tentando acabar com isso, mas parece que é muito perpetuado por causa da vontade da crença e não por evidências. Homens das cavernas dormiam 10 horas por dia, não tinham nem metade do esforço mental que a sociedade atual exige, viviam até cerca de 30 anos e o ambiente deles versus o nosso era muitíssimo diferente. Além do mais, a espécie hominídea que mais seguia a "dieta" paleo, foi extinta (neandertais).

Como em ciência o que vale é o que pode ser reproduzível nas mesmas condições, essa de querer levar um estilo paleo em pleno século xxi é utópico, a meu ver até infantilidade mental.

Outro mito lindo aliás, é o de zero carb. Qualquer fonte de proteína animal tem carboidratos. Então qualquer pessoa que diga que está em "zero carb" está mentindo. 5 ovos contém 5g de carbos. Alguns cortes de carne possuem até 10g deles. É impossível dizer que vive-se com carb zero.

O que eu gostaria de ver as pessoas fazendo é escolherem os alimentos com base em critérios seletos propiciados pela ciência moderna e resposta individual, e não "só porque a vovó não comia".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou colar aqui LEGENDÁRIO o que coloquei no outro debate:



Sem entrar na discussão de qual macro é melhor que qual macro. Mas sim de calorias de x macro versus caloria de y macro utilizada por perfil de um determinado individuo.

Vou tentar uma analogia buscando referência na biologia: Espécie, Raça. Existe a espécies URSOS, de diversas raças (pardo, preto, panda, polar), cada um se adaptou a um meio, por exemplo o panda desenvolveu um trato intestinal capaz de processar melhor o bambu e outros caules de forma mais eficiente que o polar que por sua vez tem um estoque de gordura mais alto que o pardo e o preto, o preto se mantém menor e com menos gordura o que possibilita a ele maior agilidade nas florestas.

Pois bem, a partir disso podemos concluir que apesar da espécie ser a mesma a individualidade racial é evidente. Contudo eles podem cruzar e gerar hibridos, fenômeno que ocorre somente por junção artificial uma vez que a natureza os colocou bem afastados.

Agora vamos partir para a lógica que a espécie humana pode cruzar entre as mais diversas misturas, favorecendo cada vez mais a diversidade biológica. Nesse processo os genes adaptativos também se misturam, e sugerem que individidualidade biológica é uma verdade. Por isso testar é o melhor caminho, alguns se dão bem com um macro e outros se dão bem com outro macro. Já cai no erro de defender a superioridade de uma dieta, depois percebi que a dieta superior é aquela que você consegue defender e carregar por mais tempo e que isso é até melhor do que "o melhor é o que funciona" pois pode funcionar para um propósito mas ser difícil manter devido a uma rotina ou estilo de vida. No mais a melhor dieta é aquela que te motiva a seguir com ela, que te mantém saudável e animado, dieta vem da palavra grega que significa estilo de vida, quem diz que dieta não pode ser seguida por muito tempo comete um erro semântico, o que ela quer dizer é que REGIME não da para ser mantido por muito tempo, dieta sim, todos temos uma dieta boa ou mal, LCHF ou LFHC.

No mais a natureza nos programou para acumular e descansar. Dependendo do limiar genético de algumas pessoas baixar o bf para 1 digito viola qualquer lei de sua natureza, talvez consiga nas custas da massa magra ou do feedback negativo por uso de Aes.

Enfim, qualquer animal passa a maior parte do tempo em repouso, menos nós, nós estamos em constante stress mental tencionando nossas glândulas a trabalhar de forma diferente do naturalmente esperado, isso por si só já faz com que os exemplos - sozinhos - de se basear em animais e antepassados seja pouco, contudo não é por isso que devemos negar tais exemplos como incentivo para melhora geral da saúde e performace inclusive adaptando e compreendendo que a evolução apesar de nunca estagnar ela ainda está sobe leitura genética do que funcionava a mais de 20mil anos, em outras palavras não mudamos muito, apesar de termos no corpo a evidente mudança hormonal ela se estabiliza ao tirar as pessoas dos estimulos maléficos da "sociedade moderna". Mas pq estou falando tudo isso? Falo pq se pegar um leão ele come o quanto da, dorme o quanto puder, não conta calorias e sobre condições naturais ele não conhece a obesidade (a não ser que seja um leão com alguma doença), agora no Zoológico você pode ver leão obeso, (1) pq o estilo de vida foi mudado o que gerou mudança no gasto de energia e hormônios (2) a rotina alimentar mudou.

Será que não estamos olhando errado ao considerar somente as calorias? Será que os estimulos de todo um contexto não é mais eficiente do que somente contar calorias? Será que uma corrida que gasta 600kcal o gasto será o unico fator a ser considerado no emagrecimento e os hormônios, oxigenação, aumento da sintese proteica e produção enzimática não contam?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho uma falácia muito grande o apelo à antiguidade. Tudo antigamente era melhor... Era melhor se alimentar como os homens das carvernas, eles faziam esforços blablabla.

Já falei inúmeras vezes em outros posts tentando acabar com isso, mas parece que é muito perpetuado por causa da vontade da crença e não por evidências. Homens das cavernas dormiam 10 horas por dia, não tinham nem metade do esforço mental que a sociedade atual exige, viviam até cerca de 30 anos e o ambiente deles versus o nosso era muitíssimo diferente. Além do mais, a espécie hominídea que mais seguia a "dieta" paleo, foi extinta (neandertais).

Como em ciência o que vale é o que pode ser reproduzível nas mesmas condições, essa de querer levar um estilo paleo em pleno século xxi é utópico, a meu ver até infantilidade mental.

Outro mito lindo aliás, é o de zero carb. Qualquer fonte de proteína animal tem carboidratos. Então qualquer pessoa que diga que está em "zero carb" está mentindo. 5 ovos contém 5g de carbos. Alguns cortes de carne possuem até 10g deles. É impossível dizer que vive-se com carb zero.

O que eu gostaria de ver as pessoas fazendo é escolherem os alimentos com base em critérios seletos propiciados pela ciência moderna e resposta individual, e não "só porque a vovó não comia".

Concordo com você quando o quesito é comparar o homem atual com o homem paleolítico.

Outro meio, outro estilo de vida e milhares de anos de evolucäo biológica e tecnológica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas mesmo que os hábitos hoje sejam diferentes do que eram antigamente, o ser humano em essencia não teve tantas mudanças. O que tem que eles dormiam 10h? O que eu mais vejo são pessoas que dormem muito e são obesas. Não tinham estresse mental? Imagina você viver em um ambiente selvagem, será que não é estressante mesmo? Será que nós não temos mais conforto do que eles?

O fato dos hábitos serem diferentes não fazem com que mude muita coisa na alimentação. As necessidades fisiológicas continuam as mesmas, o dna não se alterou, nós não passamos de carnivoros para herbivoros, nem vice versa, nós somos onivoros desde sempre.

O que mudou tanto em nosso organismo que faria nós funcionarmos melhor com uma dieta alto carbo do que uma baixo carbo? Nosso trato digestivo mudou? Por que se mudou foi ao contrário, por que ele é relativamente curto, tanto que alguns carbos não conseguem nem digeridos direito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico. Tenho pensado nisso ultimamente.

Fui na nutricionista após uma longa espera, e até estranhei ela me indicar as barras de proteína da Integralmédica VO2. Esqueci de perguntar se havia algum motivo em especial (que não seja jabá...), já que na medida do possível, prefiro as boas importadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...