Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Política De Nutrição Moderna Está Baseada Em Mentiras E "bad Science"


MonsterFreak

Posts Recomendados

Visitante Legendário

Mas mesmo que os hábitos hoje sejam diferentes do que eram antigamente, o ser humano em essencia não teve tantas mudanças. O que tem que eles dormiam 10h? O que eu mais vejo são pessoas que dormem muito e são obesas. Não tinham estresse mental? Imagina você viver em um ambiente selvagem, será que não é estressante mesmo? Será que nós não temos mais conforto do que eles?

O fato dos hábitos serem diferentes não fazem com que mude muita coisa na alimentação. As necessidades fisiológicas continuam as mesmas, o dna não se alterou, nós não passamos de carnivoros para herbivoros, nem vice versa, nós somos onivoros desde sempre.

O que mudou tanto em nosso organismo que faria nós funcionarmos melhor com uma dieta alto carbo do que uma baixo carbo? Nosso trato digestivo mudou? Por que se mudou foi ao contrário, por que ele é relativamente curto, tanto que alguns carbos não conseguem nem digeridos direito.

Você colocou palavras na minha frase. Não confunda "esforço mental" com "estresse mental". Esforço são as habilidades cognitivas nossas que gastam e muito mais energia do que eles gastavam.

"O fato dos hábitos serem diferentes não fazem com que mude muita coisa na alimentação". Discordo. Se são situações diferentes então por que não mudar a alimentação? Por acaso povos do mediterrâneo possuem a mesma dieta de indígenas asiáticos? Mesmo em dias atuais temos alimentações muito diferentes ao redor do mundo.

"O que mudou tanto em nosso organismo que faria nós funcionarmos melhor com uma dieta alto carbo do que uma baixo carbo?"

Em março deste ano, uma equipe liderada pelo biólogo americano Jonathan Pritchard, da Universidade de Chicago, anunciou a descoberta de mais de 700 genes que sofreram seleção natural entre 6 mil e 10 mil anos atrás – entre eles, genes que definem a pigmentação da pele, a formação de pêlos e o metabolismo. Portanto, estamos mesmo evoluindo.

De fato, a pesquisa do grupo de Jonathan Pritchard identificou uma mudança em genes envolvendo o metabolismo de carboidratos e a regulação da camada adiposa no organismo.

http://super.abril.com.br/comportamento/evolucao-homo-sapiens-20

700 genes eu acho uma mudança e tanto. Aliás, é como se a natureza ao longo desses anos nos tivesse dados remos e nós jogássemos fora para voltar a nadar. Sem sentido algum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Perdoe por ter mudado a palavra esforço por estresse. Mas mesmo assim, não vejo como eles em uma posição mais confortavel nisso. O esforço mental não era pouco não, ou acha que eles não usavam esse esforço para sobreviver? O ser humano está no topo da cadeia alimentar pela sua inteligência, eles tinham que usar isso para sobreviver, para caçar, para moradia, para evoluir. Então não, o esforço mental não era menor, com raras exceções como por exemplo alguem que faça realmente muito esforço mental estudando, etc.. Mas mesmo assim da pra comparar o esforço mental deles com o nosso.

Mas por que a alimentação dos povos mediterraneos são diferentes dos indigenas? É por que um tem o trato digestivo maior e outro menor? É por que um tem 4 estômagos para dar tempo de fazer a digestão de folhas, por exemplo? Ou sera que é por causa do clima, do que cresce e dos animais que tem na região?

Não importa a região, o ser humano é igual em sua essência, pouca coisa muda.

Como essa reportagem ai que você passou o link, esses 700 genes determinam o que, cor do cabelo? Cor da pele? Metabolismo? Você acha mesmo que em 10 mil anos haveria uma mutação no trato digestivo a ponto de mudar a alimentação do ser humano?

O que determina a nossa alimentação, se somos carnívoros, herbívoros, etc.. não mudou, continua a mesma coisa. O ser humano tem a incrível capacidade de poder comer de tudo um pouco, e isso não mudou ao longo dos anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu respeito sua opinião, mas contraria meus resultados. Quanto ao refeed eu tentei por mais de 1 ano aliar a cetogênica com reffeds, que foram alterados quanto a quantidade de carboidratos, o tipo do carboidrato, e até fiz a variação no tempo do refeed, desde uma vez por semana, a uma a cada 15 dias por mês, e até uma vez só ao mês.

Ocorreu o seguinte: A cada vez que aumentava o carbo e saia da cetose, eu sentia desarranjos, e até dificuldade com o sono, após isso havia uma dificuldade enorme para eu retornar a dieta, sentia novamente uma forte atração pelo consumo do carbo. E não senti nenhuma melhora quanto a energia, ou condicionamento no treino, na verdade esses desarranjos e privação de sono talvez me deixassem mais fracos que antes.

Fiquei assim por meses testando estratégia de recarga de carbo, justamente porque li artigos que falavam dos benefícios da recarga, da quebra da homeostase, e da reposição do glicogênio. Dai decidi ignorar tudo que me mandavam fazer e seguir o que via quanto a dieta e esforço desses povos, dei uma chance a uma nova abordagem. Acredito que existam fatos que ainda não foram provados pela ciência, apenas pelo fato de não ter havido pesquisa, ou estudos realizados. Mas a grosso modo dá para aprender muita coisa com base na observação, esta é o pilar do método científico.

E no meu caso foi a melhor decisão que já tomei, outra qualidade de vida e as cargas só aumentaram, hoje estou na segunda semana da implementação de uma metodologia do treino búlgaro, focando na intensidade, agachando todos os dias com o máximo de carga possível, intensificando uma rotina de treino que já era intensa. Não sei como explicar isso, mas sei que funciona. Se quiser eu lhe mando meu treino por mp para que ateste se tem ou não frequência e intensidade suficiente.

A cada dia sou mais tentado a concordar que não há uma dieta ideal para todos, mas a base para fazer a melhor escolha é testar por tempo considerável, depois pesar os benefícios e malefícios da mudança, para ver qual é a melhor estratégia nutricional para cada um. Mesmo assim é consenso até agora abandonar ou evitar qualquer tipo de alimento processado, refinado, enfarinhado, gordura trans e açúcar. Esta para mim é a base para ter uma vida mais saudável, seja em qual dieta for, mas o interessante é testar por tempo considerável para chegar no melhor veredito. Porque é indescritível o quanto estou feliz com a decisão que tomei, muita coisa mudou em mim quanto a saúde, queria que todos chegassem no mesmo resultado não necessária mente precisam da mesma dieta.

Norton,

O organismo tem um jeito (que o lyle não soube explicar em um texto q li sobre um patch do ud2) de repletar as reservas de glicogênio. Imagino (isso é minha suposição) que haja alguma forma de reposição (provavelmente pouca coisa) e, como vc provavelmente não usa high reps (mto acima de 20s), deve utilizar basicamente ATP como forma de energia nos treinamentos.

Estima-se que pra depletar "tudo" deva-se executar 10-12 séries de 12-15 reps nos músculos "grandes" e 5-6 séries de 12-15reps nos músculos "pequenos".

Em todo caso, seu relato é bem interessante!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho engraçado quando falam de evolução(quando falam num período de 10~8mil anos) e citam como exemplo mutações simples, que envolvem poucos genes(como a produção de lactase, pigmentação da pele etc...)
Vou deixar aqui uma parte de um texto do Dr. Souto, que acho muito interessante e bom para analisar o contexto evolutivo.

"...Toda a história da civilização, todas as guerras, todas as culturas, pirâmides, conquistas, enfim, toda a história humana de que temos registro corresponde a menos de 0,5% da evolução do gênero Homo. Isto significa que nossos 10 mil anos de agricultura são um fenômeno extremamente recente do ponto de vista evolutivo. E agora, 10 mil anos ainda lhe parece muito tempo?
Se condensássemos todos os 2.500.000 anos da evolução humana em 1 ano, teríamos o seguinte calendário:
Dia 1o de janeiro: Início da evolução dos hominídeos, há 2,5 milhões de anos
Dia 31 de dezembro, 23:59:59.9 segundos - data presente
Neste calendário imaginário, a agricultura surgiu apenas às 13h do dia 30/12
As primeiras cidades e a escrita, na madrugada do dia 31 de dezembro, às 3h
As civiilzações clássicas às 15 horas do último dia do ano
O açúcar só foi introduzido na europa (pelos Cruzados) às 21 horas do dia 31, 3 HORAS antes da meia-noite
Os moinhos modernos, que, com a revolução industrial, baratearam a farinha branca refinada, aumentando sobremaneira o consumo de trigo, são extremamente recentes, 18 segundos antes da meia-noite.
A introdução do xarope de milho de alta frutose, com o qual se adoçam refrigerentes, biscoitos, sorvetes e outras guloseimas, surgiu apenas 7 segundos antes da meia-noite do ano evolutivo.
Se a evolução da espécie tivesse ocorrido em 1 ano, teríamos tido uma dieta por 363 dias e meio, e uma mudança radical nas 36 horas finais (e uma mudança mais radical ainda nos últimos segundos).
Em um calendário como este, a evolução e a adaptação da espécie não ocorrem de um dia para o outro, mas no decorrer de semanas e meses. O período anterior à agricultura é denominado período paleolítico, apenas 2 dias atrás. Nossos genes, obviamente, ainda são os mesmos do paleolítico. É evidente que estamos geneticamente adaptados à dieta paleolítica. Mas, e o que comíamos até anteontem?"

Editado por pahe
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Norton,

O organismo tem um jeito (que o lyle não soube explicar em um texto q li sobre um patch do ud2) de repletar as reservas de glicogênio. Imagino (isso é minha suposição) que haja alguma forma de reposição (provavelmente pouca coisa) e, como vc provavelmente não usa high reps (mto acima de 20s), deve utilizar basicamente ATP como forma de energia nos treinamentos.

Estima-se que pra depletar "tudo" deva-se executar 10-12 séries de 12-15 reps nos músculos "grandes" e 5-6 séries de 12-15reps nos músculos "pequenos".

Em todo caso, seu relato é bem interessante!

Abraços

+1

Sim você está certo utilizo no máximo poucas séries de 10 reps, só duas vezes por semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso que eu falo, essas mudanças que citam são tão pequenas e são, em sua maioria, por cruzamentos (povos de uma região cruzando com outros de outra região).

Beleza, a agricultura está há um bom tempo já, mas até ela ser introduzida, até aprendermos como plantar, as estações, o preparo do solo, levaram vários anos. Fora que a qualidade era outra, muito superior.

Se fosse assim, daqui alguns anos nós vamos poder nos alimentar de trakinas, coca e jujuba que nosso corpo vai transformar isso em músculos, por que nossos genes sofreram mutações para fazer isso.

700 genes é um número relativamente pequeno, cerca de 3% dos nossos genes mudaram, mas isso não quer dizer mudanças radicais, sofreram leves mudanças. Eles não se converteram de uma coisa em outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso que eu falo, essas mudanças que citam são tão pequenas e são, em sua maioria, por cruzamentos (povos de uma região cruzando com outros de outra região).

Beleza, a agricultura está há um bom tempo já, mas até ela ser introduzida, até aprendermos como plantar, as estações, o preparo do solo, levaram vários anos. Fora que a qualidade era outra, muito superior.

Se fosse assim, daqui alguns anos nós vamos poder nos alimentar de trakinas, coca e jujuba que nosso corpo vai transformar isso em músculos, por que nossos genes sofreram mutações para fazer isso.

700 genes é um número relativamente pequeno, cerca de 3% dos nossos genes mudaram, mas isso não quer dizer mudanças radicais, sofreram leves mudanças. Eles não se converteram de uma coisa em outra.

Naquela época os grãos não eram tão alterados quanto hoje, é muito recente isso. 10~12mil anos(quando surgiu a agricultura) não é nada no contexto evolutivo. 12 mil anos parece muito pra gente que dificilmente passa dos 100 anos de idade, mas caramba, são 2,5 milhões de anos desde que os primeiros hominídeos apareceram

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante Legendário

Perdoe por ter mudado a palavra esforço por estresse. Mas mesmo assim, não vejo como eles em uma posição mais confortavel nisso.

aprender matemática, estudar disciplinas, calcular o menor caminho, ler, escrever, conversar, lembrar-se de afarezes... Acha que isso é simples?

Eles tinham sim provavelmente seus próprios raciocínios, porém não era nem comparável ao nível de complexidade de hoje. Basta analisar em qualquer área, tecnologia por exemplo. Antes, programar um jogo basicamente era escrever os controladores de movimento, obstáculos e inimigos estáticos. Hoje, temos a parte gráfica e suas físicas, a parte lógica e os sistemas de recompensas, pontuações, condicionais... Até inteligência artificial para dar vida aos personagens. Não que o programador de hoje seja mais evoluído do que o de 60 anos atrás, porém com certeza hoje ele é muito mais mentalmente desafiado, pois precisa de proficiência em pelo menos 30 coisas que o antigo não precisava.

Embora 10 mil anos seja pouco em termos de evolução, eles mostram que estamos em constante mudança e que o nosso corpo reage aos alimentos.

Bom, sobre a alimentação dos povos, hoje em dia não dependemos mais do que cresce apenas em nosso país, e aí? Japoneses abandonaram os peixes crus e o arroz? Os sicilianos abandonaram os vinhos e os queijos? Não.

Só saliento que não defendo o abuso de carbos e concordo que podemos comer de muitos alimentos diferentes, mas o que tento mostrar é que é ingenuidade supor (sim, a maior parte supõe) um padrão de vida levado por primitivos e pior, tentarem seguir.

Os carboidratos tiveram papéis fundamentais na história humana, e pra provar não precisa ir muito longe. Analise os links abaixo sobre a alimentação de soldados nas grandes guerras e verá que a facilidade da obtenção de energia por meio deles, a praticidade foi um fator importantíssimo para o avanço das tropas. Era saudável? talvez não. Porém o ponto é que, a partir do momento em que o ser humano descobriu essa fonte de energia, ele a utiliza. O mesmo para a época das cavernas. A partir do momento em que eles conseguiam encher-se de energia de maneira fácil, passaram a explorar mais, a construir mais e a caçar ainda mais. O único ponto de hoje infelizmente é que consome-se grandes fontes de energia e não a exploramos, aí é que vem os problemas. E isso não é culpa de carbo nenhum, é do estilo de vida. Tanto soldados quanto primitivos gastavam aquilo que consumiam no fim do dia. Já os sedentários nem perto disso. Mas aí é o que eu reforço, não é voltar a comer o que a vovó comia que vai trazer benefícios, mas sim o manejo inteligente do que temos hoje somadas às respostas individuais.

http://www.portalfeb.com.br/a-alimentacao-das-tropas-durante-a-guerra/

http://www2.uefs.br:8081/cer/wp-content/uploads/MERON_Luciano.pdf

http://www.clubedosgenerais.org/site/artigos/109/2014/06/a-comida-no-front---alimentacao-na-primeira-guerra-mundial/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...