Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Política De Nutrição Moderna Está Baseada Em Mentiras E "bad Science"


MonsterFreak

Posts Recomendados

Mas mesmo que os hábitos hoje sejam diferentes do que eram antigamente, o ser humano em essencia não teve tantas mudanças. O que tem que eles dormiam 10h? O que eu mais vejo são pessoas que dormem muito e são obesas. Não tinham estresse mental? Imagina você viver em um ambiente selvagem, será que não é estressante mesmo? Será que nós não temos mais conforto do que eles?

O fato dos hábitos serem diferentes não fazem com que mude muita coisa na alimentação. As necessidades fisiológicas continuam as mesmas, o dna não se alterou, nós não passamos de carnivoros para herbivoros, nem vice versa, nós somos onivoros desde sempre.

O que mudou tanto em nosso organismo que faria nós funcionarmos melhor com uma dieta alto carbo do que uma baixo carbo? Nosso trato digestivo mudou? Por que se mudou foi ao contrário, por que ele é relativamente curto, tanto que alguns carbos não conseguem nem digeridos direito.

Eu acho que só o fato de näo termos que ficar 24 horas por dia alerta para näo ser devorado por um animal já deixa o ser humano atual numa posicäo bem mais confortável.

E acho que isso tem um impacto significativo no perfil hormonal. Estou aqui sentado, comendo a sobremesa do meu jantar e näo preciso me preocupar com predadores. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu já penso diferente, acho a condição atual mais stressante, ao invés do cortisol ser estimulado pela adrenalina ele é estimulado pelo stress. Lógico, se você se condiciona a ter uma vida mais tranquila você vai ter melhora em relação aos antepassados, mas um executivo que trabalha 12h por dia e ainda faz musculação, garanto, chega dias que o olho começa a piscar sozinho e ninguém segura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nosso corpo evoluiu de uma forma, comendo determinados alimentos(com certeza haviam populações que comiam beeeem mais carboidratos, o povo Kitava ta ai pra mostrar isso), agora achar que só pq a civilização progrediu(a ponto de que nós mal dormimos 8hrs, que estamos sobre constante estresse, etc..) nosso corpo já se adaptou a isso, ao meu ver parece bem ingênuo também.

Estava lendo um post atual do Dr. Souto, no qual ele dizia:
"16.000 anos são o suficientes para mudar um tom de pele ou prolongar a expressão de uma enzima como a lactase, mas não é tempo suficiente para adaptações complexas, como mudar a postura de quadrúpede para bípede, ou tornar-se herbívoro."


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto de comparar o homem antigo com os animais de hoje.

Os animais vivem em alerta constante. O pássaro tá lá comendo com "um olho no peixe e outro no gato". Basta a gente chegar um pouquinho perto que ele já faz uma manobra de evacuacäo perfeitamente calculada. Por que ele faz isso? Porque, na cabeca dele, ele está entre a vida e a morte

Confesso que näo sou um bom conhecedor de estresse, mas com certeza säo estímulos diferentes você ter que ficar alerta para näo morrer e você ter que ficar alerta para näo perder o prazo de um relatório no trabalho, ou um trabalho difícil da faculdade.

Mas, enfim, como falei, näo sou bom conhecedor. Por isso é que, para mim, é importante ler as opiniöes de pessoas que entendem mais como o Wesley, o Matheus e o Monster.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é isso que falo..

Acredito que o estresse de antes e o de hoje são praticamente iguais, no mesmo nivel.

É como imaginar uma balança de pesos e de um lado colocar um objeto de 1 kg e dois de 3kg (total 7kg) e do outro colocar dois de 1kg, um de dois quilos e um de 3kg (total 7kg). Os dois lados tem o mesmo peso mas com quantidades de objetos diferentes, é compensatório.

Se por um lado temos alguns confortos hoje, mas temos todo um ambiente estressante, poluição, etc.. Antigamente tinham um ar melhor, mais descanso, mas não tinham muito conforto, tinham o estresse pra se manterem vivos, etc..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já eu acho que o ambiente quanto ao stress era bem parecido, quando ficar atento 24h para não ser morto por um predador deixa de ser um medo e passa a rotina. O ser humano se adapta muito bem a rotina, acostuma. Olhem para o caos urbano, e para o rebanho que nos tornamos, nas grandes cidades desperdiçamos horas por dia numa condução, confinados em uma lata, e apenas aceitamos, entramos numa letargia, passa a ser normal, natural, só em condições extremas, fora da rotina é que questionamos.

Quanto ao stress mental de lidar com várias atividades atualmente, isto é piada se comparar com o stress do homem primitivo. Imagina mudar constantemente de clima, de região, de terreno, seguindo a caça. Todo dia você está num ambiente novo, e tendo que lidar com a mudança, o ser humano sofre sempre que tenta mudar. Imagina sair para caçar o planejamento que é preciso, quanto a logistica, a navegação, e quanto ao tempo.

Em ambientes gelados o simples cair da noite pode te matar de frio, as pessoas mais fracas, idosas, doentes, feridas, e crianças tendo que contar com o suprimento que você se tornou responsável em trazer. No percurso ter de caminhar ou correr por quilômetros, depois preparar a caça para ser transportada o mais rápido possível pelo risco do sangue atrair predadores, no intercurso alguém de vital importância ao grupo ser ferido grave ou mortalmente, ao chegar sabe que um parente foi dilacerado por um predador, ou envenenado por uma peçonha. Depois ter de retalhar a carne, preparar para a estocagem, acender a fogueira, separar a pele, forjar ferramentas com os ossos. Achar que é fácil viver num ambiente hostil, em constante mutação e que para isso não há necessidade de toda uma ciência é no mínimo ignorância. Faz o teste ai e tenta viver duas semanas fora do ambiente artificial das cidades para ver o tamanho da sua cova, sua cabeça vai estar a mil pela primeira vez na sua vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o refeed e a dieta cetogênica posso afirmar com toda certeza que é totalmente possível, com a simples observação de povos primitivos, estiveram em cetose a vida toda e realizavam atividades com alta demanda de esforço físico. E baseado nisto eu fui para a prática, larguei o refeed, faço a cetogênica e desde janeiro desse ano não faço refeed, são quase 6 meses. Não apenas mantive minhas cargas como aumentei, não uso nem nunca utilizei de ae's, então não são cargas espetaculares, mas são boas para um natural. Não sei como funciona a questão do glicogênio eu só posso te dizer que funciona, através da observação já sabia de antemão.

Norton,

Segue trecho de texto do Lyle Mcdonald:

Weight training refers to any activity involving the use of heavy resistance which lasts less than three minutes (i.e. it is anaerobic). Weight training is slightly more complicated to discuss in terms of fuel use than aerobic exercise. For very short activities (less than 20 seconds), muscles use ATP (adenosine triphosphate) which is stored directly in the muscle. Activities lasting greater than 30 seconds will rely on the breakdown of glycogen (carbohydrate stored in the muscle). During anaerobic exercise, fat can not be used directly as a fuel (1).

Ou seja, tem que analisar bem o treino e a dieta.

http://thinkmuscle.com/articles/mcdonald/training-on-ketogenic-diet.htm

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Norton,

Segue trecho de texto do Lyle Mcdonald:

Weight training refers to any activity involving the use of heavy resistance which lasts less than three minutes (i.e. it is anaerobic). Weight training is slightly more complicated to discuss in terms of fuel use than aerobic exercise. For very short activities (less than 20 seconds), muscles use ATP (adenosine triphosphate) which is stored directly in the muscle. Activities lasting greater than 30 seconds will rely on the breakdown of glycogen (carbohydrate stored in the muscle). During anaerobic exercise, fat can not be used directly as a fuel (1).

Ou seja, tem que analisar bem o treino e a dieta.

http://thinkmuscle.com/articles/mcdonald/training-on-ketogenic-diet.htm

Abraços

Bom, tem a gliconeogênese, os corpos cetônicos que vão ser usados pelo músculo durante o exercícios, fora o próprio glicogênio(que nunca é usado por completo). É perfeitamente possível estar sempre em estado de cetose e continuar com a musculação(que supostamente deveria durar o que? 1 hora 1h30m?), por exemplo... Provavelmente não seria possível um ironman ou thriatlon sem um refeed, pq é uma demanda física que vocês sabem, não tem como ser natural.

Agora, você ingeriu carboidratos como fonte de energia durante toda a sua vida, até o seu corpo ficar eficiente em usar a gordura como energia, ele vai passar por algumas transformações metabólicas, que provavelmente vão demorar algum tempo(1 mês/2 meses depende do corpo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Norton,

Segue trecho de texto do Lyle Mcdonald:

Weight training refers to any activity involving the use of heavy resistance which lasts less than three minutes (i.e. it is anaerobic). Weight training is slightly more complicated to discuss in terms of fuel use than aerobic exercise. For very short activities (less than 20 seconds), muscles use ATP (adenosine triphosphate) which is stored directly in the muscle. Activities lasting greater than 30 seconds will rely on the breakdown of glycogen (carbohydrate stored in the muscle). During anaerobic exercise, fat can not be used directly as a fuel (1).

Ou seja, tem que analisar bem o treino e a dieta.

http://thinkmuscle.com/articles/mcdonald/training-on-ketogenic-diet.htm

Abraços

Eu respeito sua opinião, mas contraria meus resultados. Quanto ao refeed eu tentei por mais de 1 ano aliar a cetogênica com reffeds, que foram alterados quanto a quantidade de carboidratos, o tipo do carboidrato, e até fiz a variação no tempo do refeed, desde uma vez por semana, a uma a cada 15 dias por mês, e até uma vez só ao mês.

Ocorreu o seguinte: A cada vez que aumentava o carbo e saia da cetose, eu sentia desarranjos, e até dificuldade com o sono, após isso havia uma dificuldade enorme para eu retornar a dieta, sentia novamente uma forte atração pelo consumo do carbo. E não senti nenhuma melhora quanto a energia, ou condicionamento no treino, na verdade esses desarranjos e privação de sono talvez me deixassem mais fracos que antes.

Fiquei assim por meses testando estratégia de recarga de carbo, justamente porque li artigos que falavam dos benefícios da recarga, da quebra da homeostase, e da reposição do glicogênio. Dai decidi ignorar tudo que me mandavam fazer e seguir o que via quanto a dieta e esforço desses povos, dei uma chance a uma nova abordagem. Acredito que existam fatos que ainda não foram provados pela ciência, apenas pelo fato de não ter havido pesquisa, ou estudos realizados. Mas a grosso modo dá para aprender muita coisa com base na observação, esta é o pilar do método científico.

E no meu caso foi a melhor decisão que já tomei, outra qualidade de vida e as cargas só aumentaram, hoje estou na segunda semana da implementação de uma metodologia do treino búlgaro, focando na intensidade, agachando todos os dias com o máximo de carga possível, intensificando uma rotina de treino que já era intensa. Não sei como explicar isso, mas sei que funciona. Se quiser eu lhe mando meu treino por mp para que ateste se tem ou não frequência e intensidade suficiente.

A cada dia sou mais tentado a concordar que não há uma dieta ideal para todos, mas a base para fazer a melhor escolha é testar por tempo considerável, depois pesar os benefícios e malefícios da mudança, para ver qual é a melhor estratégia nutricional para cada um. Mesmo assim é consenso até agora abandonar ou evitar qualquer tipo de alimento processado, refinado, enfarinhado, gordura trans e açúcar. Esta para mim é a base para ter uma vida mais saudável, seja em qual dieta for, mas o interessante é testar por tempo considerável para chegar no melhor veredito. Porque é indescritível o quanto estou feliz com a decisão que tomei, muita coisa mudou em mim quanto a saúde, queria que todos chegassem no mesmo resultado não necessáriamente precisam da mesma dieta.

Editado por Norton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...