Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

É Necessário "isolar" Certos Músculos Quando O Objetivo É Hipertrofia/força? Estudos Provam Que Não.

AveiaeLeite

Posts Recomendados

Postado

Muito boa sua contribuição cara. Muita informação extremamente útil.. Principalmente para quem ta começando agora.

Postado (editado)

Muito boa sua contribuição cara. Muita informação extremamente útil.. Principalmente para quem ta começando agora.

Vlw, brother, ví que o texto era de grande conteúdo e resolvi compartilhar, sei que já é um assunto praticamente batido, e qualquer marombeiro de fundo de quintal sabe que se um cara supinar com pelo menos 120kgs não vai ter triceps pequeno, ou agachar com pelo menos 180kgs com quadris pequenos também, e por ae vai, só que iniciantes não fazem idéia disso, então o texto pode ser de grande proveito, abraço.

Editado por AveiaeLeite
Postado (editado)

Boa contribuição! Embora quando eu adicionei um isolador para bíceps e tríceps em high reps na rotina, tive um ligeiro aumento dos mesmos, rs.

Não estou podendo ler o artigo na íntegra para analisar a divisão de treino, o descanso, as calorias ingeridas e tudo mais, afinal, tudo isso conta no resultado final. E sem falar que 10 semanas é pouco quando se trata de musculação para pessoas já experientes hehe.

Concordo com o autor, sobre buscar exercícios multi articulares, compostos e que os isoladores não são inúteis, basta saber utiliza-los.

Editado por Chez
Postado

Destaquei alguns pontos do texto. Dois pontos para ser mais específico para comentá-los:

Se tal raciocínio [de se usar mais exercícios articulares e menos isoladores] fosse empregado com mais frequência certamente se perderia menos tempo treinando e se alcançariam resultados similares, ou até melhores, com um menor risco de lesões. Isso mesmo, lesões. Além de ineficientes, o uso descontrolado de exercícios de isolamento pode levar a um índice aumentado de lesões, provavelmente pelo excesso de uso.

Simplesmente concordo.
Não acho que os isoladores, por si, sejam ruins ou "vilões". Acredito que eles cumprem um papel importante, por exemplo, para corrigir assimetrias corporais. Exemplo: se você treina em FB ou com outro método de treino qualquer com exercícios multiarticulares (ou seja lá por qual motivo) e desenvolveu algum lado a mais do que o outro. Como corrigir isto? Utilizando-se de exercícios isoladores e unilaterais para corrigir essas assimetrias.

A questão é: a grande maioria propaga uma ideia de quão mais isolado for um treinamento para um grupamento muscular, melhores serão seus resultados naquele grupamento. Repito, eu sou a favor de exercícios isolados para situações específicas e com objetivos bem claros. Não vejo necessidade de fazer dois, três exercícios se isolamento (exemplo: fazer 3 roscas diferentes para bíceps, que é um músculo pequeno).

Essas sugestões envolvem um grande conflito técnico e, principalmente, cultural. Fica muito difícil conceber um marombeiro sem realizar um rosca direta ou um tríceps na polia. Mas entendam que não estou falando para se promover uma proibição da utilização desses exercícios e sim para se empregar uma análise mais adequada dos músculos envolvidos em um determinado exercício. Mesmo que não se suprima totalmente os exercícios de isolamento, deve-se refletir se é necessário fazer um treino inteiro para bíceps, tríceps ou deltoides; ou se apenas deve-se usar os exercícios isolados como complemento de um treino envolvendo exercícios multiarticulares.

Apenas reforçando o que falei.
Se você pegar grandes metodologias de treinamento, até mesmo atuais, perceberão que os movimentos articulares estão sempre no centro dos treinamentos. Supinos, agachamentos, barras, remadas, puxadas, são a base.

Parabéns por trazer o artigo, AveiaeLeite.

Postado (editado)

Eu tenho uma dúvida.

Não encontrei, mesmo pensando em termos de pull-ups ou chin-ups, um exercício composto que recrute o serrátil como o pull-over.

Como eu penso que seja um exercício isolador (corrijam-me se eu estiver errado, por favor) e subentendendo o conceito apresentado no artigo não só para máquinas de exercícios isoladores, mas também para exercícios com pesos livres que sejam isoladores.

Alguma ajuda?

ps: só pratico exercícios compostos, antes que vire confusão...rs

Editado por Jaraqui
Postado

Recrutamento de fibras, ponto. Isolando você consegue manter um bom "pump", mas como todos sabemos, é tudo passageiro. A longo prazo isolar realmente não vai fazer a mínima diferença...

PS: Atletas naturais.

Também não acho que sejam ruins, só acho que são mal utilizados na maioria das vezes.

Assim como também não acho que técnicas para aumento de intensidade sejam ruins, mas também mal utilizadas, sobretudo por uso excessivo.

Usar drop set, ou superset, ou repetições forçadas ou treinar até a falha, por exemplo, durante um período de tempo para sair de um platô é válido.

Fazer essas coisas todos os treinos não é vantajoso.

Sim, o problema é que boa parte da galera faz o treino TODO focado em isoladores e essas super hiper mega sets loucas aí.

Postado (editado)

Também concordo que se usado com inteligência alguns isolados podem ser de grande proveito, faço das palavras do T.Wall as minhas, o único problema mesmo é você ver um iniciante que não faz nem 10 barras com o peso do corpo se matando em roscas.

Jaraqui, militar já desenvolve os serráteis.

Edit: esqueci de citar um ponto importante, treinos volumosos e cheios de isolados gera um gasto calórico alto demais, agora imagine iniciantes magrelos que mal sabem se alimentar com um treino desses, vão é regredir dentro da gym, vão sumir.

Editado por AveiaeLeite
Postado

Também concordo que se usado com inteligência alguns isolados podem ser de grande proveito, faço das palavras do T.Wall as minhas, o único problema mesmo é você ver um iniciante que não faz nem 10 barras com o peso do corpo se matando em roscas.

Não entendi a ultima frase ahuaha.

Um "isolador" que não largo: Crucifixo.

Postado (editado)

Não entendi a ultima frase ahuaha.

Um "isolador" que não largo: Crucifixo.

A da barra e roscas??

É que barras já pegam bem o bíceps, aí o individuo não faz nem 8 barras, não tem nem bíceps e quer fazer rosca, vai até crescer, mas pra que vou hipertrofiar meu bíceps se posso hipertrofiar meus bíceps e costas?? As vezes alguns não fazem por ego, e falam que vão passar vergonha pq só fazem 2 ou 3 barras, frangos.

Editado por AveiaeLeite
Postado (editado)

Edit: esqueci de citar um ponto importante, treinos volumosos e cheios de isolados gera um gasto calórico alto demais, agora imagine iniciantes magrelos que mal sabem se alimentar com um treino desses, vão é regredir dentro da gym, vão sumir.

Levantar o próprio peso leva tempo.

Nenhum iniciante faz 10 barras, ainda mais com pegada pronada, porque realmente é difícil.

Mas entendi seu ponto de vista. E realmente se matar em roscas não é o mais produtivo no longo prazo.

Obs: a propósito, minha vida mudou depois de iniciar com barra supinada. Minha força aumentou muito, assim como bíceps, triceps e braquirradial. Exercício extremamente recomendado.

Editado por BDM
Postado

Isolador pra iniciante = perda de tempo, dinheiro etc...

E para avançados mantendo uma proporção de 3 compostos pra 1 isolador acho que é aceitável.

Postado

Nenhum iniciante faz 10 barras, ainda mais com pegada pronada, porque realmente é difícil.

Mas entendi seu ponto de vista. E realmente se matar em roscas não é o mais produtivo no longo prazo.

Então, leva tempo, mas ele deve gastar esse tempo fazendo o maximo que der, e com a evolução vai melhorando.

Postado

Tudo que está sendo falado aqui se encaixa na minha tragetória. Eu isolava até a orelha achando que tava abafando, seguindo serie de instrutor. Tinha um braço excelente, mas costas e peitos mediocres pra ruins.

De 2 anos pra cá tudo isso mudou, meus compostos são o foco e dificilmente tenho saco pra isolar algo além dos peitos.

Postado

Obs: a propósito, minha vida mudou depois de iniciar com barra supinada. Minha força aumentou muito, assim como bíceps, triceps e braquirradial. Exercício extremamente recomendado.

Exagerei, realmente, 10 barras é uma meta pra 1 ano de treino, mas vc entendeu oq eu quis passar.

Postado

Exatamente, perfeito.

Foi o que eu fiz.

Não fazia 1 repetição. Hoje sai 5 de boa.

Apenas ressaltei que 10 é complicado pra iniciante. Mas o ideal é começar logo e não se importar com o número que faz.

Postado

Foi o que eu fiz.

Não fazia 1 repetição. Hoje sai 5 de boa.

Apenas ressaltei que 10 é complicado pra iniciante. Mas o ideal é começar logo e não se importar com o número que faz.

Idem, não fazia uma, hoje já rola um 5x5.

Ser pesado é dificil AHuah.

Postado

Fazer barras todo dia ou dia sim dia não é ótimo para aumentar o número de reps!

Eu em pouco tempo fui de 12 pra 16. Peso 86kg (engordei do nada looool).

Algo que notei é que as barras necessitam de preparo psicológico tb. Se vc for fazer achando difícil, n vai rolar.

Nunca vá até a falha, chegue perto apenas.

Postado

Li o artigo , muito bom.

No meu FB estou usando como isolador rosca direta , triceps frances e abdominal , porque ja testei tirar e perdi medidas em braços e abdomem , os outros musculos estao desenvolvendo bem com so os compostos , o resto do treino se resumi a puxada , remada curvada , terra , supino , agachamento e desenvolvimento.

Uma coisa que noite tambem foi uma melhora absurda nas pernas , quando passei a alternar agachamento livre com levantamento terra dsdn , minhas pernas estão muito melhores e com definição aparecendo,

Postado

Fala Galera

Li todo o artigo e mudou bastante o que pensava, ainda bem que sempre pesquiso antes de fazer as coisas

Na academia mesmo os "instrutores" como não querem que vc fique incomodando o tempo todo passam exercicios

de maquina e muitas vezes não estão nem ai para se esta fazendo do jeito certo.

Mas valeu muito ler esse artigo, me sinto mais seguro para iniciar meu treino agora.

Valeu

Postado

Ja tentei tirar isoladores para braços e tambem nao obtive resultados mas nao perdi nada. Possa ser que funcione para outras pessoas.

Postado (editado)

Como já disseram a mesma coisa que acontece com os isoladores acontece também com as técnicas avançadas. Nego quer usar piramide crescente + drop-set + rest-pause + twist duplo carpado com rotação de 360º em todo santo exercício e acha que ta abalando com o pump. Se soubessem dosar tanto isoladores quanto técnicas, não haveria problema algum..

O único isolador que faço hoje em dia é o facepull ;).

Editado por B1gBillie
Postado (editado)

Como a vida é né? E pensar que até esses dias vc tava me xingando porque eu recomendo treinos frequentes...

Voltando ao tópico:

Um ou outro isolador não vai atrapalhar.

Não faço isolador, mas é porque não tenho tempo mesmo.

O problema é quando o cara faz supino + crucifixo + peck deck + cross over + pull over e tudo com drop set ou até a falha ou com repetições forçadas.

Mas manter o foco nos compostos e finalizar com UM isolador é sucesso.

hahaha

tambem nao disse que nao tive resultado com infrequente , mas minhas pernas melhoraram muito , so com agachamento e terra, isso em pouco tempo

só dosar intesidade e volume de acordo com a divisão de treino

Editado por MonsterFreak

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...