Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Caseína Faz Mal?

Fefe

Posts Recomendados

• Moderador
Postado
box-content-top.gif

barakat.caseina.jpg

Há algumas semanas cometei, em meu instagram, que havia tomado whey hidrolisado com glutamina. Percebi que após esse post muitos seguidores apresentaram dúvidas e questionamentos sobre a real eficácia da caseína e se ela realmente trás algum malefício à saúde. Pensando nisso resolvi escrever a respeito da caseína.

É preciso sempre lembrar que cada pessoa é única, nós temos especificidades e características pessoais que devem ser levadas por um profissional.

Caseína, além de inflamatória, não tem a menor ação anabólica quando comparada ao whey isolado ou hidrolisado e até whey de soja. Outra razão dita é que whey isolado é absorvido muito rápido, entre 60 minutos no sangue e 90 minutos na célula, sem gerar inflamação, atuando entre as refeições, libera muita fenilalanina – o que gera saciedade e não retarda o esvaziamento gastrointestinal.

Ela também custa o mesmo preço do whey, então, por que você a usa?

Para entender melhor, convido vocês para acompanharem uma comparação entre whey protein, soja, caseína e ovo.

Muitos foram os argumentos e motivos e razões para tentar justificar a prescrição o uso da caseína em grande escala, alguns deles:

- evitar o catabolismo noturno;

- obter liberação gradual;

- caseína é time released;

- tem uma proteína muito boa;

- o valor biológico da caseína é muito bom;

- fico saciado quando tomo caseína, uso para não cair a tentação de comer fast food.

8.jpg

Journal of the American College of Nutrition, Vol.26, No.6, 7135-7235

Nessa imagem, o artigo demonstra a forma como se parte a produção de whey:

De 1 litro de leite, 87% são líquidos e somente 13% são sólidos, sendo que desses:

- 80% são caseína, proteína do que beneficia o bezerro;

- 20% são whey e suas frações de proteína compatíveis com o ser humano.

Mas para que vocês entendam ainda melhor as razões pela qual a caseína teve que ser reinventada. Há uma sobra enorme de caseína quando se produz o whey protein.

Esses 20% do whey (daqueles 13% sólidos do leite) são do suplemento de péssima qualidade, cheios e carregados de lactose e gordura, chamado de SWICTH WHEY.

Para se fazer 1 kg desse whey ruim são necessário mais de 200 litros de leite e para que esse whey se torne filtrado, isolado, hidrolisado, de qualidade são necessários 2000 litros de leite.

Com esses dados, podemos tirar duas conclusões:

1- Whey Protein de boa qualidade não tem como ser barato;

2- Faça as contas de quanta caseína sobrou nesse processo.

Com essa enorme quantidade de sobra, a indústria de suplementos por sua vez, não pode desperdiçar e vende a caseína. Lembrando que ela tem quase o preço de um bom whey protein, porém, é a sobra mais abundante, alergênica e diferente do corpo humano.

Para conferir um conteúdo mais profundo, com estudos e publicações científicas, confira o arquivo em pdf. Nele será possível encontrar comparativos e explicações sobre a caseína e outros suplementos. Ao final do arquivo estão as referências bibliográficas, para quem quiser mais informações!

Não se esqueçam que acreditar em um tema não é apenas segui-lo cegamente e sim entender e ler sobre isso.

Fonte: https://rspress.com.br/health4life/mitos-e-verdades-da-caseina/?utm_source=redessociais&utm_medium=facebook&utm_campaign=rspress

Postado (editado)

É muita desinformação ou MUITA falta de tempo para pagar na media de R$ 150,00 reais em caseina, que é mais ou menos a faixa de preço dela.

Quer uma proteina de liberação gradual? Ovo + azeite de oliva + feijão, vai ter carbo e gordura boa junto, o carbo e a gordura é só diminuir um pouco em alguma outra refeição. Terá um CxB incomparável.

Editado por Brauniel
  • 3 meses depois...
Postado

revivendo......

"CASEÍNA FAZ MAL Mas a indústria de suplemento não quer que você saiba. Na busca pelo Whey protein de qualidade, compatível com o organismo humano, sobram 80% de caseína, proteína benéfica para o BEZERRO. Para não desperdiçar todo esse resto, a indústria vende a caseína, um suplemento altamente INFLAMATÓRIO. Ela é tóxica ao nosso organismo, sendo inclusive relacionada ao aumento da incidência de câncer e doença auto-imune. Assustador, não? Mas é a pura verdade. Proteína de absorção lenta, ao contrário do Whey. Mas claro, é lenta porque nosso aparelho digestivo não quer ela. Entra na "marra". Aí a inflamação acontece na tentativa de evitá-la. Gente, quando comecei meu estudo referente esse assunto, fui no Google ACADÊMICO, onde temos trabalhos indexados e coloquei para pesquisar CASEÍNA E INFLAMAÇÃO . Resultado, 82000 trabalhos científicos. Procurem profissionais atualizados que saibam tudo que estou falando e muito mais. Para os nutricionistas esportivos atualizados isso não é nenhuma novidade. Cuidado com o que está na "moda". Siga a orientação de profissionais competentes."

Esse post recende de um conceituado médico da minha região me surpreendeu um pouco!!! O que vocês acham?????

Visitante usuario_excluido22s
Postado

[1] Fefe, por favor, delete esse seu post.

[2] A caseína é anti-inflamatória e aumenta a síntese muscular em 10-30% após uma única dose de 30g.

[3] A caseína é utilizada em muitas doenças anti-inflamatórias para "enganar" o corpo com peptídeos.

Postado

[1] Vocês, por favor, leiam coisas menos especulativas. A internet está "pragueada" de lixos, e esse sobre a caseína é mais um deles. Esse "China Study" nem um trabalho científico é.

[2] Journal of Amino Acids Volume 2013 (2013), Article ID 939804, 7 pages https://dx.doi.org/10.1155/2013/939804Review Article

Potential Anticarcinogenic Peptides from Bovine Milk

Giacomo Pepe,1 Gian Carlo Tenore,2 Raffaella Mastrocinque,1 Paola Stusio,3 and Pietro Campiglia1

Livre acesso: https://www.hindawi.com/journals/jaa/2013/939804/

[3] Leiam.

[4] É uma pena que o governo não ensine inglês nas escolas e as pessoas sejam obrigadas a ser resumos mal fundamentados, enviesados, cheios de vieses de publicação. Ter o acesso direto à informação é a melhor maneira para evitar falar, repassar e multiplicar estupidezes como está sobre a caseína.

[5] Quem não é analfabeto científico, por favor, leia esse artigo:

Effects of Milk and Milk Products Consumption on Cancer: A Review

https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/1541-4337.12011/full

[6] Alguém poderia me responder o porquê dos estudos epidemiológicos sugerirem que as proteínas do leite, incluindo whey e caseína reduzem o risco de câncer? Por que eu deveria desacreditar esse tipo de evidência científica e aceitar o que o "China Study" diz? Alguém?

Visitante usuario_excluido22ss
Postado

revivendo......

"CASEÍNA FAZ MAL Mas a indústria de suplemento não quer que você saiba. Na busca pelo Whey protein de qualidade, compatível com o organismo humano, sobram 80% de caseína, proteína benéfica para o BEZERRO. Para não desperdiçar todo esse resto, a indústria vende a caseína, um suplemento altamente INFLAMATÓRIO. Ela é tóxica ao nosso organismo, sendo inclusive relacionada ao aumento da incidência de câncer e doença auto-imune. Assustador, não? Mas é a pura verdade. Proteína de absorção lenta, ao contrário do Whey. Mas claro, é lenta porque nosso aparelho digestivo não quer ela. Entra na "marra". Aí a inflamação acontece na tentativa de evitá-la. Gente, quando comecei meu estudo referente esse assunto, fui no Google ACADÊMICO, onde temos trabalhos indexados e coloquei para pesquisar CASEÍNA E INFLAMAÇÃO . Resultado, 82000 trabalhos científicos. Procurem profissionais atualizados que saibam tudo que estou falando e muito mais. Para os nutricionistas esportivos atualizados isso não é nenhuma novidade. Cuidado com o que está na "moda". Siga a orientação de profissionais competentes."

Esse post recende de um conceituado médico da minha região me surpreendeu um pouco!!! O que vocês acham?????

Tenho quase certeza que esse médico é o Victor Sorrentino, não é? Se for, falarei dele daqui a pouco :oneeyed01:

Postado

Faz uns 6 meses que não tomo nada de suplemento.. Apenas com o dinheiro do whey, dá pra comprar ovo e frango pra caraaaaalho.

É puro marketing. O que eu mais vejo é gente suplementando sem fazer contabilidade da dieta. Acha que gastando mais de 200 dilmas por mês em suplementos vai ficar grande..

Postado

segundo mts estudos, quando se compara o nivel de aminoacidos no sangue de alguem que toma whey e alguem que tomou caseina, tal nivel, pela caseina ser de lenta absorcao, se mantem alto por mto mais tempo no grupo que ingeriu caseina...

é uma falácia falar que caseina só é benefica pro bezerro

Postado

Só vendo o nível das palavras e frases usadas nesta matéria, já da pra saber que é uma bela de uma falácia infundada.

Postado

Ja ouvi esse boato de uma conhecida minha que é nutricionista! Ela ja foi Estudar no eua e etc mas nao sei se aprendeu alguma coisa pq ela é uma bosta de nutricionista! Fazendo mal ou nao é bem mais eficiente e barato comer ovos inteiros antes de dormir tem muitos aminoacidos gordura boa ajuda na produçao de hormonios e etc suplemento é pratico ajuda mas comida vem em primeiro lugar!

Postado

Tenho quase certeza que esse médico é o Victor Sorrentino, não é? Se for, falarei dele daqui a pouco :oneeyed01:

Não é ele não!!

Eu fiquei abismado por saber que no exterior (diga-se USA) é muito consumida a Caseína, e como os níveis de fiscalização de lá são muito rígidos, pensei que já teriam restringido o uso!! Entretanto, eu tenho 3 filhos pequenos e já recebi orientações de vários médicos que atuam em diferentes áreas para interromper definitivamente o uso de leite de vaca, pelo mesmo causar ou piorar casos inflamatórios. Inclusive meu filho caçula (3 anos) realmente não pode exagerar nos laticínios que tem inflamação nos ouvidos, garganta e outros do tipo, como sinusite e etc....

Os médicos que procurei me falaram que não teria a ver com a lactose [não é intolerância a lactose, deficiência da enzima(acho que é lactase) e talz] e sim com o leite de vaca propriamente dito e seus derivados.

Não acho que isso é uma mera opinião de um médico, pois como falei é uma médico super conceituado e inclusive ele cita a existencia de 82000 trabalhos acadêmicos falando sobre o assunto. então......

Postado (editado)

Cara ja vi um video sobre o leite falando que a caseina contida no leite aumenta a probabilidade de cancer de prostata, é uma palestra de 1 hora, é um medico respeitavel falando sobre o assunto, alem de outros maleficios sobre o leite, eu acabei de tomar 1 pote de caseina, acho que nao vou comprar outro, so sei que tenho umas espinhas chatas no braço que estao mais pra inflamatorias mesmo vermelhas sem ponta amarelas, de umas 5 que eu tinha antes de voltar treinar ta com umas 50 agora, vou ficar no mimimo 2 meses sem tomar caseina pra ver como fica, parece qeu a propria whey e derivados do leite ja irrita elas, mas pode ser do meu organismo mesmo.

Editado por Nando32SA
Postado

Esses médicos que falam do leite como um mal alimento... já viram as referências deles? Em geral, eles dão uma interpretação puramente pessoal nas pesquisas, muitas delas extremamente mal feitas.

Aquele Lair Ribeiro é o maior exemplo aqui no Brasil. Pesquisadores SÉRIOS não levam em consideração as opiniões falaciosas dele, por que será??

Vou te dar um exemplo de texto, um artigo de opinião travestido de ciência, pra você ter uma ideia:

https://drvictorsorrentino.com.br/a-verdade-sobre-o-mito-do-leite/

Daí vem esses 82 mil estudos científicos da caseína!!

Alguém aí se deu ao trabalho de ler o Review científico do leite postado pelo colega DeWundermann? Leiam, por favor :oneeyed01:

Postado

Não é ele não!!

Eu fiquei abismado por saber que no exterior (diga-se USA) é muito consumida a Caseína, e como os níveis de fiscalização de lá são muito rígidos, pensei que já teriam restringido o uso!! Entretanto, eu tenho 3 filhos pequenos e já recebi orientações de vários médicos que atuam em diferentes áreas para interromper definitivamente o uso de leite de vaca, pelo mesmo causar ou piorar casos inflamatórios. Inclusive meu filho caçula (3 anos) realmente não pode exagerar nos laticínios que tem inflamação nos ouvidos, garganta e outros do tipo, como sinusite e etc....

Os médicos que procurei me falaram que não teria a ver com a lactose [não é intolerância a lactose, deficiência da enzima(acho que é lactase) e talz] e sim com o leite de vaca propriamente dito e seus derivados.

Não acho que isso é uma mera opinião de um médico, pois como falei é uma médico super conceituado e inclusive ele cita a existencia de 82000 trabalhos acadêmicos falando sobre o assunto. então......

vc tem que ver o https://www.imdb.com/title/tt1151309/

vc está enganado... nos eua não precisa nem licença pra lançar suplementos...

Postado

Eu senti uma melhora consideravel depois que comecei a tomar caseina para completar minha dieta. Nao vou parar de tomar tao cedo.

Postado

Eu senti uma melhora consideravel depois que comecei a tomar caseina para completar minha dieta. Nao vou parar de tomar tao cedo.

[2]

Postado

[2]

Completar como fonte de proteinas? Se for isto que vocês estão dizendo, acho que não vale o CxB. Muita gente fala na melhora do sistema imunológico. Não concordo que somente ela irá trazer grandes resultados ou algo vantajoso para saude e dieta.

Postado

[2]

Sentiu melhoras mesmo atingindo seus macros de proteína? Melhoras em que sentido, exatamente? (1)

Sentiu melhoras mesmo atingindo seus macros de proteína? Melhoras em que sentido, exatamente? (2)

• 3 anos depois...
Postado

Gente mil perdões por reviver esse tópico mas se alguma alma caridosa poder responder rsrsrs tomo 1 l de leite todos os dias porém minhas articulações doem mas isso antes de tomar leite, alguém sabe se leite e ovos em especial a caseína do leite realmente piora a inflamação? Tem estudos científicos sobre? Mto obg

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...