Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Livre Discussão Sobre Powerbuilding

greco-romano

Posts Recomendados

Postado

Então, me sumonaram e vim dar uma olhada. Me surpreendi com o tópico, nem tinha entrado aqui achando que seria mais um tópico babaca naqueles moldes de discussões tendendo ao infinito de BBs contra PLs, mas o nível do tópico tá ótimo, pelo menos até então. Não tive tempo de ler tudo de uma vez, mas vou fazer algumas ressalvas e comentários até onde li (parei na página 7, registro próprio), depois continuo. Muro de letras abaixo:

Meu take em "Noção de volume":

20~30 reps pra +85% de RM. 45~60 reps pra 60~80%. Amém.

Eis o mistério da fé. Glória a Deus e aleluia.

Topico:

Nos treinos de PB pelo que entendi não se pode deixar chegar a falha muscular, porém treinaria mais vezes o mesmo músculo durante a semana, certo?

A questão e´, se alguém ai tem exemplo (ou melhor, faz isso) é agregar métodos de treinos por exemplo do dinossaur trainning, para fortalecimento de pegada, treinamento com pesos "desengonçados" e tal. Alguém agrega isso ao seu treino de PB? Tem seu valor? Por que penso em quando começar a fazer o treino mais focado ao PB, agregar o método estilo "Burnout métod" e colocar em dias que não treino, treinos para fortalecimento, condicionamento, etc...

Amigo, procure sobre GPP e treinamentos de strongmen em geral. Acho que o próprio dinosaur training já tem coisas muito boas (mas confesso que não o li, só passei as vista mesmo). Acho esse tipo de treino muito útil. Só não sei se método burnout faria parte do meu treino, caso eu treinasse assim.

Juntando essa parte com os comentários sobre na linha "é mais difícil treinar PB do que BB", tenho um amigo (também adepto ao powerbuilding e treinos mais focados em performance) que defende uma teoria até que interessante: a maioria das pessoas gostam de treinar estilo bodybuilder + alto volume simplesmente porque elas não sabem treinar. O treino bodybuilder em si, por focar excessivamente em isoladores, já torna ele mais fácil (no sentido de não exigir uma técnica monstruosa), permitindo que qualquer um consiga estimular o músculo sem grandes problemas. A pessoa vai treinar ombros, por exemplo, e basta ela sentar em uma máquina (detalhe para o sentar, o que já corta a necessidade de ter uma boa estabilidade/core) e empurrar os braços para cima, deixando que a maquina percorra perfeitamente o trajeto do peso. Já o PB geralmente tem que saber como realizar um clean (o que por si só já é mais complexo do que 90% dos movimentos que os BBs realizam), fazer um overhead completo... enfim, nesse ponto a ideia central é: BB = treino mais acessível = mais fácil da pessoa ver resultados. Já pelo alto volume, é também no sentido de existir maior margem de erro. Se a pessoa vai treinar peito com 20 séries, ela tem 20 oportunidades para ativar e estimular o músculo; enquanto quem treina peito com 3 séries tem apenas 3 oportunidades, fazendo com que o treino se torne - também - muito menos acessível.

Não estou dizendo que todo BB que treina com alto volume o faz porque não sabe treinar (longe disso), ou então que esse método é inferior ou coisa do tipo... mas eu acho essa tese bem aceitável. Achei bacana comentar para a galera dar uma leve refletida no sentido de "eu tenho resultados melhores com alto volume porque isso é realmente melhor pra mim ou porque eu não sou bom o suficiente para esitmular a hipertrofia em poucas séries e/ou exercícios complicados?"

Sim, o treino de bodybuilders É mais fácil. E, sim, a grande maioria dos pseudo-hardcores prefere ele por não ter base teórica e/ou por serem preguiçosos. Um treino essencialmente powerbuilder (ou um treino focado apenas em PL ou em OLs) exige uma base técnica/teórica muito maior, sendo que é praticamente impossível encontrar um treinador ou até mesmo estrutura que preste para tal aqui no Brasil. A maioria dos "treinadores" nem conhece esse tipo de treino. Sendo assim, é complicado utilizá-los na população majoritária/preguiçosa das academias que só quer "ficar no shape", aliviar a consciência quanto a rotina sedentária ou fazer social e não tá nem aí pra, de fato, se esforçar.

Lembro que o Kai Greene, no vídeo que gerou o famoso tópico, fala diretamente sobre a questão de não simplesmente mover o peso do ponto A para o ponto B, mas de focar na contração muscular. Aí vem uma questão que me faz pensar: independente de aspectos nutricionais, por que alguns weightlifters não desenvolvem um bom volume muscular, mas somente uma densidade totalmente camuflada por baixo da roupa? Teria a ver com essa ausência de contração? E os weightlifters bastante volumosos, teria a ver com os anabols, já que assim qualquer estímulo serve? Ou tudo não passa de uma questão nutricional, de se manter numa categoria de peso, e weightlifters contraem músculos tão bem quanto bodybuilders? Outros aspectos entram em jogo? Por que ex-PL's ao decidirem se aventurar no BB têm ótimos ganhos com técnicas diferentes e high reps, é mera quebra de platô? O referido tópico tomou outros rumos bem legais, mas essas questões não foram discutidas.

A questão é muito mais complexa que somente contração muscular. Para ser forte num exercício de PL/OL deve haver uma técnica afiada e uma adaptação neuromuscular. Não se trata apenas de ter um braço forte, se trata de saber como utilizar o momentum, de como utilizar o "leg drive", de como balançar seu corpo, de como entrar em baixo da barra, de como aplicar o vetor de força, e por aí vai. POR ISSO é que PB/PL/OL é mais complicado/complexo do que BB. No caso dos bodybuilders (e, consequentemente, daqueles que você chamou de "weightlifters que decidem se aventurar no bodybuilding") a realidade é: com uma quantidade abusiva de drogas, até o swing baiano na boca da garrafa do jacaré do é o tchan faz crescer. Tenho minhas dúvidas se "ex-PL's ao decidirem se aventurar no BB têm ótimos ganhos" por causa das técnicas diferentes. Acredito mais no fato de que os ganhos estéticos sejam pelas mudanças nutricionais e nas mudanças na escolhas das drogas utilizadas.

Só aproveitando a oportunidade para avisar que, caso alguns não tenham percebido (especialmente os iniciantes), tem coisas sendo ditas muito mais focadas no PowerLifting ao invés do PowerBuilding. Assim como tem coisa do BodyBuilding que não é aplicada no PowerBuilding, também tem coisas do PowerLifting que não são. Digo isso porque tem posts, como quando o Gosmelecaman fala sobre Box Squat, que não são aplicáveis na ideia do PowerBuilding. Tomem cuidado ao fazer essa separação ;)

Dá para usar o Box Squat em um treino PowerBuilder sem problema algum, basta entender quais as vantagens e desvantagens do mesmo dentro do contexto do PB e saber aplicar o exercício. Na minha opinião, e no contexto de um PowerBuilder, eu só usaria o Box Squat se já tivesse outro estilo de agacho e/ou tivesse mais exercícios de quads e/ou a genética de quads da pessoa fosse muito favorável. Para quem usa poucos exercícios em pernas (tipo eu, que pra quadriceps só uso agacho), acho mais vantagem, no contexto PB e na maioria dos casos, o Olympic Squat.

Eu gostaria que você falasse mais um pouco sobre isso, craw... afinal de contas, da mesma forma que num squat convencional, você pode progredir tensão de variadas formas num box squat e, principalmente, se utilizar do potencial de carryover deste pra melhorar a tensão no squat convencional, causando assim hipertrofia. Claro que o box squat foi um exemplo, existem vários outros, mas dá pra entender onde eu quis chegar, hehe :)

Se puder, discorra. Se quiser, faça um tópico só pra isso.

Por favor, pegue quatro powerlifters numerados de 1 a 4, quatro barras e anilhas. Coloque todos pra treinar ME cada 1) box squat, 2) kneeling jump squat, 3) jump squat e 4) paused squat. Por quanto tempo quiser, talvez até que o do KJS tenha um facepalm tentando uma RM, ou até o do jump squat desenvolver uma hérnia. Testamos a RM deles depois de um período. Eu aposto meu toba contra o teu que o do box squat vai ter a maior RM deles dentro de qualquer contexto de treino, dentro de qualquer frequência, split ou o que for.

Você pare de ser flammer. E também eu nunca aposto meu toba porque eu só tenho um, se vc ficar apostando e perder, já foi. Só uma dica ; ))))))))))))))))))

hauhauahuahuahahauhahauhaha

Falando de powerbuilding eu acho interessante um treino split porque o foco é um meio termo entre força e tamanho, então como se foca também na estética, se torna necessária uma maior atenção a cada grupo muscular. Veja que não estou falando de isolar, mas sim de splitar para poder ter possibilidade de trabalhar usando eventualmente em sua rotina - burnout method, dynamic days, repetition method, circuitos - que ficariam muito pesados ou fora de foco ou alongariam muito o tempo de treino caso ele fosse fullbody.

Creio que isso dependa mais do nível do praticante do que qualquer outra coisa. Um intermediário mais perto do iniciante não precisa de tanta estripulia pra evoluir, e vejo mais vantagem em deixar pra adicionar essas estripulias depois. Aí sim, num nível mais avançado, elas podem ficar interessantes (e, portanto, um treino mais "splitado").

acho que periodizações sejam interessantes ainda mais por causa das articulações...

Sinceramente, acredito fortemente que os treinos PB/PLs desde que executados de forma inteligente e com execução pelo menos razoável são menos agressores às articulações do que esses treinos de bodybuilder cheios de isoladores...

Tava sugerindo umas coisas pro Redeláite aí há alguns meses dias, e vi que sou incapaz de pensar de outra forma.

Achava que a demora em responder era por ocupação, agora já descobri que é por incapacidade!!! uahuahauhauha :medieval:

Postado

Até onde eu sei as formas de progredir tensão seriam (tirando drop set e afins): aumentar o peso, aumentar tempo da cadência, aumentar a trajetória da barra e o tempo de descanso.

Mas até onde um pode descompensar o outro?! Ex:

Faço supino com 100kg para 4x5reps, e descanso 2min entre as series, no proximo treino coloco 102kg, porem aumento para, sei la, 2min20s de descanso. Isso não seria uma forma de "Aumenta ali mas dimunui lá". ou seja: pouco efetivo.

Não sei se fui claro, abraços!

Postado (editado)

Bom,aqui vai um treino que eu montei

A=supino 3x6....supino inclinado 3x6....cross over 3x12~15...supino fechado 3x6(ou paralelas)...algum pulley 3x12~15

agachamento 3x6...leg press 3x6~8....extensora 3x12~15 no A2 eu faço...agachamento..stiff 3x6.....flexora 3x12~15

B=terra 3x5..barra fixa 3xaté a falha....remada na maquina 3x12~15 ai no B2 eu faço barra fixa...remada curvada com a barra 3x6....e remada unilateral 3x10~12

militar 3x6..elev lateral 3x10~12...rosca direta 3x8..alternada 3x8

Editado por Neguim
Postado (editado)

Para facilitar a progressão de tensão é mais prático/fácil fixar todos os outros elementos e variar um. Pra ganhar força, aumente o peso no caso, mantendo a mesma cadencia, e mesmo descanso, se não tiver conseguindo, mantenha o peso até ajustar os outros elementos.

O descanso só vai variar mesmo no caso de um aumento mais significativo de cargas (80 pra 85% RM por exemplo).

Editado por caioclm
Postado

Até onde eu sei as formas de progredir tensão seriam (tirando drop set e afins): aumentar o peso, aumentar tempo da cadência, aumentar a trajetória da barra e o tempo de descanso.

Mas até onde um pode descompensar o outro?! Ex:

Faço supino com 100kg para 4x5reps, e descanso 2min entre as series, no proximo treino coloco 102kg, porem aumento para, sei la, 2min20s de descanso. Isso não seria uma forma de "Aumenta ali mas dimunui lá". ou seja: pouco efetivo.

Não sei se fui claro, abraços!

concordo, por isso que o Quisso disse pra manter todo o historico do treino: como carga, reps, tempo de descanso, duração do treino, enfim, quanto mais informações melhor, acho que tem que levar todas as variaveis em consideração pra saber se progrediu tensão ou não

Postado

Acho que a minha pergunta passou meio batida, entao vou mandar denovo.

Quantas repetiçoes se deveria atingir nas faixas de 80% e 85% da 1RM?

Postado

Para facilitar a progressão de tensão é mais prático/fácil fixar todos os outros elementos e variar um. Pra ganhar força, aumente o peso no caso, mantendo a mesma cadencia, e mesmo descanso, se não tiver conseguindo, mantenha o peso até ajustar os outros elementos.

Mas isso depende, o fato de você conseguir fazer com menor tempo por exemplo, já é aumento de força, força nao é apenas mais peso (acredito eu)

O descanso só vai variar mesmo no caso de um aumento mais significativo de cargas (80 pra 85% RM por exemplo).

Mas pra series de 5 reps fica por volta dessa porcentagem!

Valeu caio, mas outra questao que ficou é na compensação, ex: Adianta aumentar o peso, sendo que o descanso aumentou tbm? Nao daria na "mesma"

Postado

Caramba... tive que ler tudinho para ficar inteirado no assunto.

Realmente, Quisso + Craw + Gaspar + Iceman é foda... só faltou o Julio mesmo e as carcadas monstra :laughingsmiley:

E quanto aos exercícios de weightlifting? Como vocês colocam nos seus treinos? Snatch, Power Snatch, Clean, Clean and Jerk?

Eu venho de testes trabalhando sempre perto da 1RM ou na própria 1RM em todos os treinos na semana. "Poxa, é contra-produtivo!" "Vai fritar seu SNC"... Provavelmente, mas vale um teste, até porque é muito bom! :D

Postado (editado)

@nopainogain

Basicamente quando você aumenta o peso as reps diminuem e o descanso continua +- a mesma coisa (sem haver aumentos drásticos), é meio proporcional, aí voce tenta trabalhar com aquele peso x até as reps que fazia com o peso antigo e aumenta de novo.

Ai se vai compensar ou não vai depender do peso aumentado e da quantidade de reps, por exemplo, se eu fizer 90% RM pra singles, eu vou conseguir descansar menos do que para doubles.

E cuidado ao estimar as percentagens para repetições, essas tabelas levam em conta 5RM por exemplo, o que seria falhar na 6 repetição, daí se voce fez 5 reps morrendo nao tem como fazer mais 2-3 séries de 5.

Editado por caioclm
Postado

Eu venho de testes trabalhando sempre perto da 1RM ou na própria 1RM em todos os treinos na semana. "Poxa, é contra-produtivo!" "Vai fritar seu SNC"... Provavelmente, mas vale um teste, até porque é muito bom! :D

Eu venho trabalhando sempre com 90% pra triples e doubles e em mim nao esta fritando nada, as cargas só fazem aumentar

Acho que desgaste do SNC se aplica só quando voce atinge um nivel acima de intermediario, no meu caso eu me considero mais que iniciante e menos que intermediario, levando em conta a carga vs. meu BW (exemplo terra acima de 1,5x mas menos que 2x pra triples, proximo a 2x pra singles)

Acho assim, ate voce estagnar nao tem porque complicar ciclando exercicios como o WSB propoe, faz o movimento e pronto, quando surgir os platos ai sim é hora de avançar pra algo mais elaborado. O problema é que muita gente acha que estagnou mas nao tenta mudar a faixa de repetiçoes pra ver o que acontece, ou aumenta as cargas rapidamente como se fosse um ciclador maluco e assim prejudica a forma (logo a progressao de cargas)

Eu comecei com o stronglifts e quando estagnei (deloads nao adiantaram muito), simplesmente baixei pra 3 reps e o meu peso continuou aumentando, mesmo mandando 1 single max no fim do treino só pra ver em quanto esta a RM e nunca senti desgaste

Pra quem ainda nao é avançado (e principalmente hita o movimento só 1x na semana) nao tem porque se preocupar muito com SNC, pode acontecer o inverso e atrasar a sua evoluçao. Minha opiniao

Postado

Vou deixar um ponto aí pra vocês refletirem. Eu já não acho tão fundamental ficar ciclando tanto exercícios quanto propões o WSB. Temos exemplos de sistemas de treinamento que se especializam demais naquilo que você vai fazer e são muito bem sucedidos - LPO búlgaro e quem quiser, procurar o diário da renata que treinava PL aqui.

Postado

Senhores, não sou conhecedor teórico do PB apesar de sempre achar bacana os poucos conceitos básicos que absorvi, estou lendo o tópico com calma e não quero me prender a dúvidas mesquinhas, mas gostaria de aproveitar o espaço para postar um treino que bolei pra um futuro cutting com um princípio bem básico de PB que seria misturar low reps em articulares com high reps (gosto de high reps ou isometrias para irrigar o músculo)

Dieta: Cutting

Formato de Treino: AB Off CD

A – PEITO / OMBRO / Abs Reto e infra

Supino inclinado 7 x 3

Supino no chão com halteres 5 x 3

Fly Reto 5 x 10

Cross 2 x Max

OHP- 6 x 3 -- 3

Desenvolvimento 3 x 10

Remada alta- 6 x 3-5

El. Lateral c/ flexão de braços 3 x máx

Abs

B Back / Forearm/ Trapz / Post. ombro

Rack Pull 5 x 3

Deadlift- 7 x 3 ~ 5

Remada six 2 x máx

B. Fixa com caneleiras 7 x 3-5

Pulley nuca 2 x max

Post ombro Corda C.O- 3 x 8 sentado

R.Bíceps invertida- 5 x 5

Rosca Pajé- 3 máx.

Encolhimento no Smith

C- Arms / Obliquos

R. direta barr W 3 x 8

R. alternada- 3 x 6-8

B. 45- 3 x Max. + Scott 2 máx

Tríceps Supinado 5 x 3-5

Dips- 5 x Max com caneleiras

Tríceps na polia close grip- 3 x 10

Corda

Oblíquos no Cross e com halter

D- LEGS

Agacho 7 x 3-5

Leg 45- 5 x 10

Cad. Extensora- 3 x 7+4+4

Stiff- 4 x 8-10

Mesa flexora- 2 x 7+4+4

Pant. Smith 4 x 6-8

Panturrilha no leg 2 x 15

Pant. Sentada 2 x 15

Quero complementar dizendo que fiz um cutting num primeiro momento (início do ano) utilizando esses princípios com um treino ABCDE, treinando alguns músculos 2x/semana (peito,bíceps e tríceps), mas repensei e achei mais sensato fazer AB off CD na tentativa de evitar perda excessiva de massa magra.

-Minha linha de raciocínio faz sentido pra vcs?

Imagino que poucos aqui apliquem os conceitos de PB em dietas restritivas (corte), mas achei muito bom, pois pude compara-lo com estilo de treino de BB durante o corte e senti que a densidade melhorou de uma forma muito transparente.

Vocês que conhecem vários estilos distintos de PB, acham que esse meu treino está interessante, tem alguma sugestão? Craw, gaspar, bronson, quem quiser comentar e puder me ajudar estou aberto a críticas construtivas.

Só quero deixar claro que estou acostumado com um treino volumoso , não me prendo a números exatos e me sinto bem treinando assim.

Postado

Eu nao me comparo com as duas feras que vc pos na frente do meu nome, mas nao achei volumoso nao pra um split de 4 dias

Sobre se esta bom para PB nao vou comentar ja que nao o treino, só faço low reps puro

Postado

Eu aprendi que treinar no estilo bodybuilding era triste e monótono... Com o estilo de Low Reps, com uma mistura de várias exercícios daora e tal, o treino se tornou divertido e também deixar de lado a estética, permitiu acabar com aquela neura do pump.

Certa vez também lí um cara falando: "Eu treinei para força pq eu sabia que se agachasse com 500kg eu teria que ter grandes músculos". Sigo esse mesmo pensamento haha

Eu não tenho personal trainer nem nada dessas coisas que tem na academia, chamados de professores... Mas deve ser muito bacana ter um treinador de verdade.

Um "Eric Cressey da vida" transformaria meus ganhos da água pro vinho? Um treinador de PL, coisa assim...

Postado (editado)

Um treino nesse estilo seria bom para ganhos voltados pra mio, porém com os beneficios de exercícios high rep? Treino ABO

A-Costas e bíceps

3x5 Barra Fixa pegada aberta pronada

1x15 PullDown pegada aberta

3x5 Lev Terra (exercício que será trocado às quintas, pra nao ficar seguido ao treino de pernas)

3x3 Remada Curvada

1x15 Rosca direta

3x5 Barra Fixa pegada fechada supinada

2x8 Rosca alternada no banco inclinado com rotação

B - Peito Ombro e Tríceps

3x3 Supino reto com barra

1x15 Voador

3x3 Supino reto com barra

3x5 Supino inclinado com halteres

1x15 Peck Deck

3x3 Desenvolvimento Militar

1x15 Elevação lateral

3x3 Mergulho nas paralelas

2x10 Tríceps no cross

C- Pernas

3x5 Agachamento

1x15 Flexora

3x5 Front Squat

3x7 Leg Press 45º

1x15 Flexora

3x7 Extensora

2x10 Stiff

Com treino dividido na semana em ABCAB, visto que tenho um bom ganho de perna treinando-a 1 vez por semana, e por ela estar mais desenvolvida que o resto do corpo. Treino está bom? e volume? Pretendo fazer sem chegar a falhas, parar 1 rep antes talvez.

Aguardo possiveis opiniões :happystrange: Valeu

EDIT: Abdomem, panturrilha, antebraço ou o que for, será jogado no dia do treino A, visto seu menor volume

Editado por Bored
  • Supermoderador
Postado

Eu acho (opiniao minha pelo que eu entendi ate agora) que esses ultimos posts estao propondo uma forma diferente de treinamento do que seria o PB. Nao estou dizendo que nao eh efetivo, apenas nao eh essa a forma que eu havia entendido de todos os posts que o Craw comenta. Ate onde eu entendi, o foco seria progredir tensao/forca e fazer isso treinando-se o mesmo musculo mais de uma vez por semana. Sendo assim, quando voce propoe um treino com apenas peito e triceps, voce esta caindo na rotina normal de treino que vemos. Nao adianta pegar essa rotina a colocar basicos low-rep e outros high-rep e ter um treino PB. Novamente, nao estou dizendo que nao funciona, apenas essa nao eh o conceito que eu entendi sobre PB (Craw pode me corrigir aqui).

Visitante deletado____
Postado

Olá,

1) Você pare de ser flammer. E também eu nunca aposto meu toba porque eu só tenho um, se vc ficar apostando e perder, já foi. Só uma dica ; )))))))))))))))

2) Achava que a demora em responder era por ocupação, agora já descobri que é por incapacidade!!! uahuahauhauha :medieval:

1) Só se preocupa em perder quem tem a possibilidade de perder. Se eu entro numa discussão, eu já venci ela ;))))))))))))))))))))

2) Pagará pela insolência.

E isso é o quê? Maximum Effort.

Vou deixar um ponto aí pra vocês refletirem. Eu já não acho tão fundamental ficar ciclando tanto exercícios quanto propões o WSB. Temos exemplos de sistemas de treinamento que se especializam demais naquilo que você vai fazer e são muito bem sucedidos - LPO búlgaro e quem quiser, procurar o diário da renata que treinava PL aqui.

Você, tal qual a questão do box squat, só pode afirmar uma coisa dessas sabendo de toda a inerência neuromotora, biomecânica e anatomofisiológica que um treino tanto com as características supracitadas quanto um com a rotação de exercícios pode trazer. Tal qual o box squat, na qual provou que não sabia, mas acreditava (e acreditava saber, e ainda deve acreditar), eu duvido que saiba nesse caso também.

Portanto, é só mais uma tentativa de trollar.

Eu acho (opiniao minha pelo que eu entendi ate agora) que esses ultimos posts estao propondo uma forma diferente de treinamento do que seria o PB. Nao estou dizendo que nao eh efetivo, apenas nao eh essa a forma que eu havia entendido de todos os posts que o Craw comenta. Ate onde eu entendi, o foco seria progredir tensao/forca e fazer isso treinando-se o mesmo musculo mais de uma vez por semana. Sendo assim, quando voce propoe um treino com apenas peito e triceps, voce esta caindo na rotina normal de treino que vemos. Nao adianta pegar essa rotina a colocar basicos low-rep e outros high-rep e ter um treino PB. Novamente, nao estou dizendo que nao funciona, apenas essa nao eh o conceito que eu entendi sobre PB (Craw pode me corrigir aqui).

Aqui é um ponto importantíssimo. Por isso achei que seria mais útil numerar princípios norteadores do que montar um esqueleto de treino, porque powerbuilding é mais isso do que simplesmente treinar low-rep.

@tópico

Tópico destinado à discussão geral sobre métodos de treino de força aplicados à hipertrofia.

Além do aspecto do treinamento, será possível discutir também alternativas de dieta e recursos ergogênicos.

Posso começar?

Eu gostaria de saber o que os foristas acham dos treinos "híbridos", que misturam os focos miofibrilar e sarcoplasmático da hipertrofia.

Usando um exemplo para peitoral:

A base seria um exercício composto (supino reto com barra) feito em várias séries com baixas repetições (10 x 3-5 reps), seguido de um exercício isolador (crucifixo reto com halteres) feito em poucas séries com médias-altas repetições (3 x 8-10 reps). O foco do primeiro seria o aumento da seção transversal do músculo, enquanto o do segundo seria o transporte de nutrientes para o mesmo.

Isso, obviamente, dentro de um script "powerbuilder": músculo sendo treinado com frequência maior do que 1x/semana, falha concêntrica sendo pouquíssimo utilizada, progressão de carga sendo o principal fator de aumento de tensão, etc.

Alguém já experimentou?

Temos o relato muito bem sucedido do Craw, mas é importante saber de outras pessoas.

Isso é o quote do primeiro post do tópico, cujo nome é Livre Discussão Sobre Powerbuilding. Alguém dê um ctrl+f e me diga onde tá "Avaliação de Treinos" aí em cima. Isso não é um tópico pra ficar avaliando treino, pelo menos eu não vim aqui com esse propósito. Tô reportando todos os posts com esse conteúdo porque polui muito a página com um post gigante sem conteúdo nenhum relevante à Livre Discussão Sobre Powerbuilding, ou relevante sobre qualquer coisa.

Postado

E isso é o quê? Maximum Effort.

Sim... Mas o que eu vejo não é ME todo treino... Eu estou supinando 3 vezes por semana, por exemplo, com 90%+. Vou tentar aumentar a frequência também sempre com o máximo de intensidade e ver até quanto aguento aliado ao aumento de peso.

Postado

Olá a todos,

estou iniciando a leitura nesses "novos" métodos e me interessando muito (inclusive já iniciei com o básico SL 5x5), por vezes me deparo com expressões que ainda me são estranhas e uma delas é concêntrica explosiva (parece óbvio o que é uma concêntrica explosiva, entretanto, nem tudo que parece é né?), e vou ser bem sincero, agora não estou lembrando onde vi, não sei se foi nos dias de treino dinâmico, mas enfim, fiquei curioso e fui olhar no youtube, seria algo assim (vídeo abaixo)?

Não sei se é pedir de mais, ou querer ser muito acomodado, mas acho que muita gente que inicia as leituras passa por isso, estou me referindo as siglas, seria legal se tivesse um dicionário PL, PB, e até BB, sei lá, acho que seria de grande valia, e só viria a enriquecer o conteúdo do fórum.

Aproveitando a oportunidade, parabéns a todos que se debruçam sobre o teclado pra trazer esses novos conhecimentos, escrever tópicos bíblicos e etc, sem ganhar um mísero real por isso. Craw, Quiisso, Julio e todos os outros que estudam e expõe seus conhecimentos (não vou lembrar o nome de todos agora, mas tem vários que admiro), e digo conhecimentos com embasamento cientifico e não achismos, meus parabéns, não tenho dinheiro pra os agradecer, mas acredito que o reconhecimento também é uma boa forma de mostrar o quanto o que fazem está sendo legal.

P.S. não sou puxa sacos, apenas acredito que quem faz por merecer deve ser reconhecido.

Abraço a todos

Postado

cara, acho que quando se referem a explosivo acredito que seja fazer a parte concentrica o mais rápido possível, mas não que o movimento em sí sejam rápidos como no vídeo, mas sim a intenção de faze-lo rápido

• Supermoderador
Postado

Seria interessante ter um dicionario sim... tipo esse aqui https://www.hipertrof...-da-musculacao/

[/ironic mode]

Brincadeiras a parte: os movimentos durante o exercicio normalmente se limitam a duas coisas: concentrica e excentrica, positica e negativa, fazer forca e deixar a gravidade fazer o trabalho dela. Concentrica eh quando voce esta fazendo forca para movimentar o peso, logo no agachamento seria 'subir' ou em uma remada seria 'puxar'. Explosiva seria fazer isso com a maxima velocidade possivel, colocando o maximo de forca, e mantendo a tecnica correta.

Se voce esta lendo sobre o assunto, coloque esse texto aqui tambem na lista: https://www.hipertrof...s-wsb-artigo-4/ - tem explicacoes excelentes e algumas siglas que normalmente o pessoal nao sabe, tipo GPP e RFD.

Postado (editado)

Olá a todos,

estou iniciando a leitura nesses "novos" métodos e me interessando muito (inclusive já iniciei com o básico SL 5x5), por vezes me deparo com expressões que ainda me são estranhas e uma delas é concêntrica explosiva (parece óbvio o que é uma concêntrica explosiva, entretanto, nem tudo que parece é né?), e vou ser bem sincero, agora não estou lembrando onde vi, não sei se foi nos dias de treino dinâmico, mas enfim, fiquei curioso e fui olhar no youtube, seria algo assim (vídeo abaixo)?

Não sei se é pedir de mais, ou querer ser muito acomodado, mas acho que muita gente que inicia as leituras passa por isso, estou me referindo as siglas, seria legal se tivesse um dicionário PL, PB, e até BB, sei lá, acho que seria de grande valia, e só viria a enriquecer o conteúdo do fórum.

Aproveitando a oportunidade, parabéns a todos que se debruçam sobre o teclado pra trazer esses novos conhecimentos, escrever tópicos bíblicos e etc, sem ganhar um mísero real por isso. Craw, Quiisso, Julio e todos os outros que estudam e expõe seus conhecimentos (não vou lembrar o nome de todos agora, mas tem vários que admiro), e digo conhecimentos com embasamento cientifico e não achismos, meus parabéns, não tenho dinheiro pra os agradecer, mas acredito que o reconhecimento também é uma boa forma de mostrar o quanto o que fazem está sendo legal.

P.S. não sou puxa sacos, apenas acredito que quem faz por merecer deve ser reconhecido.

Abraço a todos

cara, pessoal ta usando tanto termo q eu to viajando

ME=maximum effort ok?

DE=dinamic effort?

dps disso eu n sei, nego fala d LPP,GPP,sl,nunca vi isso na vida hauahuahauah

sweria legal ter um dicionariozinho sim

Editado por escrubles1
Postado

Seria interessante ter um dicionario sim... tipo esse aqui https://www.hipertrof...-da-musculacao/

[/ironic mode]

Brincadeiras a parte: os movimentos durante o exercicio normalmente se limitam a duas coisas: concentrica e excentrica, positica e negativa, fazer forca e deixar a gravidade fazer o trabalho dela. Excentrica eh quando voce esta fazendo forca para movimentar o peso, logo no agachamento seria 'subir' ou em uma remada seria 'puxar'. Explosiva seria fazer isso com a maxima velocidade possivel, colocando o maximo de forca, e mantendo a tecnica correta.

Se voce esta lendo sobre o assunto, coloque esse texto aqui tambem na lista: https://www.hipertrof...s-wsb-artigo-4/ - tem explicacoes excelentes e algumas siglas que normalmente o pessoal nao sabe, tipo GPP e RFD.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...