Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Livre Discussão Sobre Powerbuilding

greco-romano

Posts Recomendados

Postado

Tentem ir no Google, e pesquisar por Power Building em páginas em portugues....Realmente tem mais vagas de emprego do que artigos sobre PB em portugues haha! A "unica" coisa mesmo são as discuções aqui no forum...

Aqui tem artigos (em ingles) sobre PB do forum gringo Bodybuilding.com

Uma dica pra quem se interessa é usar o Google Chrome, com ele basta clicar com o botão direito na página e clicar em "traduzir página", que ai o translator faz o serviço, claro, a tradução é meio tosca, maioria das palavras não "encaixam", mas dá pra dá um jeito.

-

Bom, o PB seria uma mistura de Bodybuilding com Powerlifting, seria um treino mais voltado pra altas séries e baixar repetições, algo em torno de 10x4, ou 8x5...Minhas duvidas agora são quanto a execução dos exercícios, seria uma positiva "normal", e uma negativa mais lenta, podendo varia ao contrário (positiva lenta e negativa normal), e talvez fazendo algumas paradas durante a negativa (ou durante a positiva), é isso?

Acho que vocês que entendem mais (Gaspar, Craw e outros) poderiam escrever um mini e-book, ou um artigo aqui no forum mesmo com os princípios básicos do PB (como a galera fez com a Warrior diet tá ligado?), ai depois, por meio desse tópico, nos poderíamos discutir coisas mais avançadas, porque se continuar assim o topico vai ser só pra duvidas mesmo hehe

Não estou querendo desmerecer os outros usuarios, e nem pagando pau pro Craw e pro Gaspar, mas é que esse assunto é algo novo, e eles são os únicos que eu "conheço" que entendem disso.

Postado

Tentem ir no Google, e pesquisar por Power Building em páginas em portugues....Realmente tem mais vagas de emprego do que artigos sobre PB em portugues haha! A "unica" coisa mesmo são as discuções aqui no forum...

Aqui tem artigos (em ingles) sobre PB do forum gringo Bodybuilding.com

Uma dica pra quem se interessa é usar o Google Chrome, com ele basta clicar com o botão direito na página e clicar em "traduzir página", que ai o translator faz o serviço, claro, a tradução é meio tosca, maioria das palavras não "encaixam", mas dá pra dá um jeito.

-

Bom, o PB seria uma mistura de Bodybuilding com Powerlifting, seria um treino mais voltado pra altas séries e baixar repetições, algo em torno de 10x4, ou 8x5...Minhas duvidas agora são quanto a execução dos exercícios, seria uma positiva "normal", e uma negativa mais lenta, podendo varia ao contrário (positiva lenta e negativa normal), e talvez fazendo algumas paradas durante a negativa (ou durante a positiva), é isso?

EU particularmente não gosto de usar cadência no meu treino, uso apenas variações de velocidade dentro do foco do treino, (força/explosão) as minhas execuções quando lentas se devem mais a carga elevada, quando trabalho com cargas mais leves faço da forma mais explosiva o possível.

Mas autores como Poliquin são a favor de usar cadência.

Os dois modos apresentam resultados, e a decisão de qual usar acaba ficando por parte da experiencia própria da pessoa.

Acho que vocês que entendem mais (Gaspar, Craw e outros) poderiam escrever um mini e-book, ou um artigo aqui no forum mesmo com os princípios básicos do PB (como a galera fez com a Warrior diet tá ligado?), ai depois, por meio desse tópico, nos poderíamos discutir coisas mais avançadas, porque se continuar assim o topico vai ser só pra duvidas mesmo hehe

Não estou querendo desmerecer os outros usuarios, e nem pagando pau pro Craw e pro Gaspar, mas é que esse assunto é algo novo, e eles são os únicos que eu "conheço" que entendem disso.

Sim sim, o Craw bem que poderia escrever um Ebook :whistle:

Postado

Também acho que seria legal os usuários mais experientes tentarem pelo menos sintetizar quais são os principios do powerbuilding nesse tópico, claro que se a galera pesquisar nos tópicos da seção "melhores tópicos da seção treinamento" vai achar MUITA informação importante, mas acho que ficou um pouco espalhada e dificil de juntar tudo numa coisa só; esse tópico seria então a síntese do que já foi discutido aqui sobre powerbuilding.

Visitante usuario_excluido22
Postado

Eu uso treino híbrido há um bom tempo e pretendo usar pra sempre. Como eu tenho objetivo de estética e força, e futuramente vou competir nos dois lados, então isso torna-se muito útil pra mim. E tanto em cutting ou bulk, limpo ou "sujo" a metodologia é a mesma.

Postado

Eu tenho duvida numa coisa

ja ouvi dizer q para c aumentar as cargas(força) usa-se um estilo d treino q é um dia com cargas leves feitas com velocidade +rapida possivel na faixa d 8-12 repetiçoes por série e outro dia com cargas altas e baixas repetiçoes(5 repetiçoes no maximo por série)

só q ai vejo treinos como SL, q usa para aumentar cargas, o msm treino sempre(baixas repetiçoes sempre)

o q seria +vantajoso?

Postado (editado)

Eu faço low reps porque é com esse metodo que eu to conseguindo rachar a parte interna do meu peito. Manja aquela risquinha ? E tenho percebido que ele tem ficado mais uniforme. Coisa linda rsrs. Sem volumes exagerados. E depois eu mando um burn out para dar mais um pump. Seeeei q não servi de nada o pump, mas é prazeroso. E claro q estou fazendo tudo certinho, barra encostando no meu peito abaixo das mamas, peito isolado, etc. Supino e militar sao simples. Terra e agacho q são de fodas de se fazer certo.

Eu sei q a discussão ta em alto nível ae, galera citando artigos e atletas da área, admiro muito voces. Mas como sou da área de ti, é tudo grego para mim e ainda acho um saco. Rsrsrs... Fiz strong lift 5 x 5. É fantastico. Agora vou mandar uns bi sets, depois giant set e jump. Tudo que é set. Menos drop set. Depois jim wendler e serei feliz.... Rsrs. Eu copio os outros e se for bom. Continuo.. É nóis.

Editado por T_albino
Postado

Em negrito :)

Não dá para ver apenas pelo ângulo das cargas em si. Tem muito fator envolvido, e carga é apenas um deles; o problema dos 5x5 clássicos é que geralmente eles são muito limitados (Starting Strength, StrongLifts...) tanto na seleção de exercícios quanto na variação de repetições quanto em muitas outras coisas. Por isso que eu gosto de classifica-los como "treinos de base" ou como treinos ponte/de transferencia do BodyBuilding para o Powerbuilding. Na minha opinião eles não são treinos PowerBuilders em si, mas sim treinos que servem apenas para facilitar que a pessoa aprenda a treinar de uma maneira diferente do BB padrão.

Exato. Muita gente acha que PowerBuilding = socar peso, diminuir repetições e boa. O problema está justamente nessa visão excessivamente simplista do método, reduzir as repetições e socar carga do nada não é treinar powerbuilding, é pedir para se lesionar e ter ganhos lixo. Se fosse tão simples quanto isso, todo muleque que entra na academia e sai tacando 50/lado no supino para se exibir seria um powerbuilder.

Tem muito mais detalhe do que parece envolvido no PB, e são esses detalhes que fazem a diferença entre a pessoa se apaixonar ou odiar o método. Infelizmente não existe um tópico consolidado (quem sabe esse não vira o dito cujo? :D), mas vários tópicos listados no fixo "Melhores tópicos da seção treinamento" expõem o que é o powerbuilding, quais os seus princípios etc. É cansativo ler tudo, mas para quem tiver interesse vale muito a pena, até porque na maioria dos tópicos a galera que não gosta do método acaba por postar críticas, o que é bacana para o leigo ver tanto os argumentos pró quanto os contra.

(e espero que a galera participe ativamente, não quero monopolizar outro tópico, me sinto mal fazendo isso :P)

Abraços

Craw69, eu acho que nao voce nao é deste planeta, alias a maioria dos caras do forum sao estudiosos foda. E vc ainda é um moleque ( bom sentido) de 20 anos, cranio, nerd.. Rsrs ..... Que faz faculdade, e conseui tempo para ler artigos em todos os idiomas. Ja vi voce discutindo com nutricionista de igual para igual. Entao nao se acanhe de monopolizar outros topicos. E nos fale, exemplo, no seu diario, tinha muitas variacoes : jumps , giant, bi e tri sets, todas.com cargas alta ate mesmo em.isolados. Vc vai pelo feedback do seu corpo ou estuda ? Acho que ninguem vai se importar. Rsrs

Em negrito :)

Não dá para ver apenas pelo ângulo das cargas em si. Tem muito fator envolvido, e carga é apenas um deles; o problema dos 5x5 clássicos é que geralmente eles são muito limitados (Starting Strength, StrongLifts...) tanto na seleção de exercícios quanto na variação de repetições quanto em muitas outras coisas. Por isso que eu gosto de classifica-los como "treinos de base" ou como treinos ponte/de transferencia do BodyBuilding para o Powerbuilding. Na minha opinião eles não são treinos PowerBuilders em si, mas sim treinos que servem apenas para facilitar que a pessoa aprenda a treinar de uma maneira diferente do BB padrão.

Exato. Muita gente acha que PowerBuilding = socar peso, diminuir repetições e boa. O problema está justamente nessa visão excessivamente simplista do método, reduzir as repetições e socar carga do nada não é treinar powerbuilding, é pedir para se lesionar e ter ganhos lixo. Se fosse tão simples quanto isso, todo muleque que entra na academia e sai tacando 50/lado no supino para se exibir seria um powerbuilder.

Tem muito mais detalhe do que parece envolvido no PB, e são esses detalhes que fazem a diferença entre a pessoa se apaixonar ou odiar o método. Infelizmente não existe um tópico consolidado (quem sabe esse não vira o dito cujo? :D), mas vários tópicos listados no fixo "Melhores tópicos da seção treinamento" expõem o que é o powerbuilding, quais os seus princípios etc. É cansativo ler tudo, mas para quem tiver interesse vale muito a pena, até porque na maioria dos tópicos a galera que não gosta do método acaba por postar críticas, o que é bacana para o leigo ver tanto os argumentos pró quanto os contra.

(e espero que a galera participe ativamente, não quero monopolizar outro tópico, me sinto mal fazendo isso :P)

Abraços

Craw69, eu acho você nao é deste planeta, alias a maioria dos caras do forum sao estudiosos foda. E vc ainda é um moleque ( bom sentido) de 20 anos, cranio, nerd.. Rsrs ..... Que faz faculdade, e conseui tempo para ler artigos em todos os idiomas. Ja vi voce discutindo com nutricionista de igual para igual. Entao nao se acanhe de monopolizar outros topicos. E nos fale, exemplo, no seu diario, tinha muitas variacoes : jumps , giant, bi e tri sets, todas.com cargas alta ate mesmo em.isolados. Vc vai pelo feedback do seu corpo ou estuda ? Acho que ninguem vai se importar. Rsrs

Craw69, eu acho que nao voce nao é deste planeta, alias a maioria dos caras do forum sao estudiosos foda. E vc ainda é um moleque ( bom sentido) de 20 anos, cranio, nerd.. Rsrs ..... Que faz faculdade, e conseui tempo para ler artigos em todos os idiomas. Ja vi voce discutindo com nutricionista de igual para igual. Entao nao se acanhe de monopolizar outros topicos. E nos fale, exemplo, no seu diario, tinha muitas variacoes : jumps , giant, bi e tri sets, todas.com cargas alta ate mesmo em.isolados. Vc vai pelo feedback do seu corpo ou estuda ? Acho que ninguem vai se importar. Rsrs

Desculpe a confusao acima. To no celular e é foda.

Postado

Acompanhando tbm.

Aquele diário de craw era show, pena que o cara parou.

Quem sou eu pra falar sore pb? mas pelo meso foi isso que eu absorvi desses tempos ai lendo sobre:

1 - Esquecer essa historia de treinar todos os ângulos/cabeças/feixes de um músculo.

2 - Não treinar até a falha a ponto de não poder nem mover o braço/ andar depois.

3 - treinar mais frequente, 2-3x por semana cada grupamento.

4 - Usar tanto low como high reps, porem esquecer essa historia de só treinar para pump.

O resto é sobre volume x intensidade, e eu acho que é uma coisa muito pessoal pra opinar, então deixa quieto.

PS: campanha E-book do Craw69

Postado

pra quem só treina 2 vezes na semana com um treino fullbody seria vantajoso usar essa variação entre low e high reps?

o primeiro exercicio 3-5x4-6 e o segundo 1x10-20

exemplo:

agachamento + extensora

supino + crucifixo

remada + puxada

Postado

ja ouvi dizer q para c aumentar as cargas(força) usa-se um estilo d treino q é um dia com cargas leves feitas com velocidade +rapida possivel na faixa d 8-12 repetiçoes por série e outro dia com cargas altas e baixas repetiçoes(5 repetiçoes no maximo por série)

só q ai vejo treinos como SL, q usa para aumentar cargas, o msm treino sempre(baixas repetiçoes sempre)

o q seria +vantajoso?

o q seria +vantajoso?

cara, acho que isso de dias leves com velocidade máxima, é usado em treinos de powerlifting puro como o WSB, isso seria o dia dinamico no caso,

não sei se esse princípio se aplica no powerbuilding, e se for aplicavel, com certeza poucas pessoas saberiam aplicar o dia dinamico como ele deve ser feito, só que como não domino esse assunto vou deixar para os mais experientes falarem.

mais a princípio, acredito que a ideia central do powerbuilding é a progressão de tensão, aumentar a carga é um deles, só que isso é limitado, e não dá pra aumentar a carga de forma constante por um longo tempo, aí que entra minha dúvida, quais seriam os outros meios de aumentar essa tensão? qual treino é mais indicado pra quem já está estacionado nas cargas?

Postado

no site do Jim Wendler ele fez uma adaptação dos exercícios de assistência do 5/3/1 para bodybuilding, o que acham?

5/3/1 and Bodybuilding

Posted in: Articles, Blog, Q&A

Johnnie-Jackson-300x200.jpg5/3/1 and Bodybuilding

The main movement stays the same and keeps strength in the program. This allows you to progress from week to week and actually get stronger, something lacking in about 99% of non-assisted bodybuilders’ routines.

When you push the assistance in the program below, keep the reps on the final set to just the bare minimum or just slightly over.

For conditioning, I highly recommend 30-40 minutes of walking every day. Yes, walking. If you’re asking why something so non-strenuous: if physique goals are your only concern, do not let the conditioning take away from your recovery.

Here’s a sample template:

Day 1: Shoulders and Biceps

• Standing Military Press – 5/3/1
  • DB Military Press – 4 x12
  • Side Laterals/Rear Laterals – 4 x12
  • Barbell Curls – 4 x12
  • Preacher Curls – 4 x10

Day 2: Back

• Deadlift – 5/3/1
  • Bent Over Rows – 4 x12
  • Chin ups – 4 x10 (or do Lat Pulldowns)
  • Good Mornings – 4 x10
  • Hanging Leg Raises – 4 x12

Day 3: Chest and Triceps

• Bench Press – 5/3/1
  • Weighted Dips – 4 x10
  • DB Flyes – 4 x12
  • Triceps Pushdowns – 5 x 20
  • Push ups – 4 sets to failure

Day 4: Legs and Abs

• Squat – 5/3/1
  • Leg Press – 5 x 15
  • Leg Curls – 5 x 15
  • Leg Extensions – 4 x12
  • Ab Wheel – 4 x12

Postado

eu uso.

na verdade é praticamente uma biset,

primeiro um composto pesado com poucas repetições e depois um isolados com mais repetições.

a idéia é lavar o músculo ao limite de duas formas diferentes, e aumentar a vascularização de quebra.

eu "sinto" vantagem em utilizar ésta tecnica.

bons treinos.

Oi, Jonas.

Bem, o exemplo que eu dei não foi de um bi-set. Apesar de eu ter falado "seguido de", imaginei que o fato de o composto ter 10 séries e o isolador ter somente 3 já deixasse isso claro, mas realmente eu posso ter dado essa brecha de interpretação.

O bi-set me parece uma técnica interessante para quebrar platôs, mas eu particularmente não a usaria no principal exercício do dia.

Abraço

Também entrei nesse grupo há alguns meses, só que o negócio não é tão simples como parece, " socar peso e abaixar reps ", comecei fazendo apenas isso sem cuidar dos detalhes mais importantes: forma e cadência correta: a primeira creio que é um dos mais complicados, até hoje não digo que sei executar um básico 100%, sempre falta algo, e esse algo é mobilidade. pq se você não joga tensão com uma execução boa e uma cadência apropriada, principalemte nas conversões excentrica-concentrica, você só vai estar empurrando peso, mesmo que aumentando carga, a hipertrofia vai ser mínima! falo isso por experiência, nada de achismo! ou seja, antes de sair socando peso e baixando as reps, estude muito bem antes e tambem procurum dar um bom balanço volume/intensidade/descanso

Concordo plenamente. Isso é especialmente importante para novatos, como o Craw falou.

Quanto a uma forma totalmente correta, é complicado querer atingi-la antes de evoluir as cargas. Acredito que uma boa progressão de sobrecarga deve ser diretamente proporcional a uma boa progressão de forma, e não inversamente. O que se deve atingir antes da evolução é uma forma minimamente correta... O problema é que muita gente acha que o "mínimo" não passa de "detalhes".

Lembro que o Kai Greene, no vídeo que gerou o famoso tópico, fala diretamente sobre a questão de não simplesmente mover o peso do ponto A para o ponto B, mas de focar na contração muscular. Aí vem uma questão que me faz pensar: independente de aspectos nutricionais, por que alguns weightlifters não desenvolvem um bom volume muscular, mas somente uma densidade totalmente camuflada por baixo da roupa? Teria a ver com essa ausência de contração? E os weightlifters bastante volumosos, teria a ver com os anabols, já que assim qualquer estímulo serve? Ou tudo não passa de uma questão nutricional, de se manter numa categoria de peso, e weightlifters contraem músculos tão bem quanto bodybuilders? Outros aspectos entram em jogo? Por que ex-PL's ao decidirem se aventurar no BB têm ótimos ganhos com técnicas diferentes e high reps, é mera quebra de platô? O referido tópico tomou outros rumos bem legais, mas essas questões não foram discutidas.

Postado (editado)

Lembro que o Kai Greene, no vídeo que gerou o famoso tópico, fala diretamente sobre a questão de não simplesmente mover o peso do ponto A para o ponto B, mas de focar na contração muscular. Aí vem uma questão que me faz pensar: independente de aspectos nutricionais, por que alguns weightlifters não desenvolvem um bom volume muscular, mas somente uma densidade totalmente camuflada por baixo da roupa? Teria a ver com essa ausência de contração? E os weightlifters bastante volumosos, teria a ver com os anabols, já que assim qualquer estímulo serve? Ou tudo não passa de uma questão nutricional, de se manter numa categoria de peso, e weightlifters contraem músculos tão bem quanto bodybuilders? Outros aspectos entram em jogo? Por que ex-PL's ao decidirem se aventurar no BB têm ótimos ganhos com técnicas diferentes e high reps, é mera quebra de platô? O referido tópico tomou outros rumos bem legais, mas essas questões não foram discutidas.

Existe uma coisa chamada categoria por pesos.

Editado por danilorf
Postado (editado)

E existe outra chamada parágrafo completo... rs

Hahuahuahau, não quis ser rude. Mas eu li sim o parágrafo inteiro e vi que você citou a possibilidade. Apenas confirmei a que estava correta sem usar muitas palavras.

Editado por danilorf
Postado

greco-romano, acho que o danilorf quis dizer é que para um weightlifter não importa o volume muscular, por que ele não busca isso, ele quer simplesmente levantar mais peso, e ter muita massa muscular pode atrapalhar ele a entrar numa categoria de peso específica, e como força é de natureza neural e não muscular, não tem a mínima importancia ter mais massa que o outro.

já o powerbuilding não busca simplesmente levantar mais peso, e sim gerar mais tensão, isso é que separa ele dos "levantadores de peso".

desculpa se não foi isso o que voce estava querendo dizer, foi o que eu entendi.. :laughingsmiley:

Postado

Manel, eu não disse isso. O que eu disse é que para um levantador de peso (básico ou LPO) o que importa é ele ter a maior quantidade de massa muscular para a categoria de peso em que ele se encontra. E algumas vezes a escolha da categoria que ele vai pertencer não é dele, e sim do técnico ou da equipe, logo se alguém determina que ele será da categoria até 69, e ele estiver com 73, no dia da pesagem ele vai ter que estar com 69. E não se enganem a força tem sim a sua natureza neural, mas dizer que ela não tem natureza muscular é falho. Tem um limite que o corpo humano consegue produzir força com a mesma quantidade de massa muscular, quando esse limite é atingido, a pessoa só vai conseguir gerar mais força, conseguindo aumentar sua massa muscular.

Postado

To acompanhando o tópico na surdina aqui.. mas sou mais um "adepto" das técnicas. E realmente, o que o np disse é verdade, SEMPRE tem um errinho, é MIL vezes mais dificil manter um supino com ponte do que fazer um cross over, isso que me fez gostar de PB, o negócio passa de "estética", "X reps", "no pain , no gain", para um esporte de verdade. Não criticando o BB, longe disso. Mas.. enfim, não deixem esse tópico morrer ! ! !

Postado

foi mal então, entendi errado.

mas como voce disse, o peso do atleta tem que ser de acordo com sua categoria, por isso os de categoria mais leve, tem que tomar cuidado com o peso...

agora em relação a força, claro que massa muscular é importante, pois atleta precisa aumentar a porcentagem de fibras que ele consegue recrutar em cada levantamento, acho que é isso, não tenho muito conhecimento sobre força, seria legal o quisso e o julio ajudarem nessa parte...

Postado (editado)

Os vermelhos estão no tópico, vem ai post gigante

PS:

Procurem por levantadores de categorias maiores pra ver se os caras são pequenos.

Não é que o cara levante 200 kgs aqui que tenha que ser gigante, pq é muito dificil um cara de 1,70 manter um peso de 100 kgs.

Um cara menor geralmente será mais leve, até pq o bf nas categorias menores é bem baixo, eles tem que ter a quantidade certa de peso em MM funcional para aquela categoria, então não haveria sentido ter braços gigantes se o esporte não exige.

EDT de novo!

estava dando uma olhada na rotina desse cara:

https://www.3dmusclejourney.com/jeff-alberts-blog/page/3

Fisiculturista que segue alguma coisa que pode ser chamada de PB, não estranhem o volume o cara é um profissional.

Se falei merda favor corrigir

Editado por wacabanga
Postado (editado)

a minha dúvida maior mesmo é em relação a progredir tensão, mas como voce disse, isso mereceria um post único, por ser muito extenso esse assunto

só uma pergunta: qual é sua opinião sobre o EDT Escalating Density Training(treino de densidade escalar)

obrigado!!

Editado por manel007
  • Supermoderador
Postado

Craw, e quanto ao BO e ABO? Eu ja tentei achar ele em outros lugares e nao vi nada sobre isso, todas as minhas pesquisas me jogam aqui no forum. Isso faz parte de algum livro e consequentemente nao tem muita discussao ou eh algo teu?

Postado

"é mais difícil treinar PB do que BB", tenho um amigo (também adepto ao powerbuilding e treinos mais focados em performance) que defende uma teoria até que interessante: a maioria das pessoas gostam de treinar estilo bodybuilder + alto volume simplesmente porque elas não sabem treinar. O treino bodybuilder em si, por focar excessivamente em isoladores, já torna ele mais fácil (no sentido de não exigir uma técnica monstruosa), permitindo que qualquer um consiga estimular o músculo sem grandes problemas. A pessoa vai treinar ombros, por exemplo, e basta ela sentar em uma máquina (detalhe para o sentar, o que já corta a necessidade de ter uma boa estabilidade/core) e empurrar os braços para cima, deixando que a maquina percorra perfeitamente o trajeto do peso. Já o PB geralmente tem que saber como realizar um clean (o que por si só já é mais complexo do que 90% dos movimentos que os BBs realizam), fazer um overhead completo... enfim, nesse ponto a ideia central é: BB = treino mais acessível = mais fácil da pessoa ver resultados. Já pelo alto volume, é também no sentido de existir maior margem de erro. Se a pessoa vai treinar peito com 20 séries, ela tem 20 oportunidades para ativar e estimular o músculo; enquanto quem treina peito com 3 séries tem apenas 3 oportunidades, fazendo com que o treino se torne - também - muito menos acessível.

Exatamente isso, que eu comentei no primeiro post que fiz, treinar PB é muito mais dificil, e realmente torna isso uma coisa prazerosa, depois que comecei a ler sobre PB e ver como funcionava a coisa, não consigo mais ir pra academia pra sentar numa maquina de desenvolvimento, ou fazer um cross over, simplesmente não tem graça. E acha que é por isso que personais não passam treinos "livres" em academias, justamente pela complexidade que exige, logo , é mais facil passar um treino de exaustão para o aluno "achar" que está crescendo e tornar o treino algo "motivador" e desgastante, o que é na minha opinião, falho.Mas , enfim, isso não tem muito a ver com o tópico, foi só algo que sempre quis falar. aHAHAHA.

Postado

- Noção de volume: eu vou mais pelo feedback mesmo. Não sei explicar nada além do "treine, treine e treine até perceber o que funcione pra você". Para me usar como exemplo: todos treinos mais chegados em volume que já fiz, tipo GVT, sempre não permitiram ganhos tão bons quanto todos treinos mais chegados em intensidade, como DoggCrapp.

Juntando essa parte com os comentários sobre na linha "é mais difícil treinar PB do que BB", tenho um amigo (também adepto ao powerbuilding e treinos mais focados em performance) que defende uma teoria até que interessante: a maioria das pessoas gostam de treinar estilo bodybuilder + alto volume simplesmente porque elas não sabem treinar. O treino bodybuilder em si, por focar excessivamente em isoladores, já torna ele mais fácil (no sentido de não exigir uma técnica monstruosa), permitindo que qualquer um consiga estimular o músculo sem grandes problemas. A pessoa vai treinar ombros, por exemplo, e basta ela sentar em uma máquina (detalhe para o sentar, o que já corta a necessidade de ter uma boa estabilidade/core) e empurrar os braços para cima, deixando que a maquina percorra perfeitamente o trajeto do peso. Já o PB geralmente tem que saber como realizar um clean (o que por si só já é mais complexo do que 90% dos movimentos que os BBs realizam), fazer um overhead completo... enfim, nesse ponto a ideia central é: BB = treino mais acessível = mais fácil da pessoa ver resultados. Já pelo alto volume, é também no sentido de existir maior margem de erro. Se a pessoa vai treinar peito com 20 séries, ela tem 20 oportunidades para ativar e estimular o músculo; enquanto quem treina peito com 3 séries tem apenas 3 oportunidades, fazendo com que o treino se torne - também - muito menos acessível.

Não estou dizendo que todo BB que treina com alto volume o faz porque não sabe treinar (longe disso), ou então que esse método é inferior ou coisa do tipo... mas eu acho essa tese bem aceitável. Achei bacana comentar para a galera dar uma leve refletida no sentido de "eu tenho resultados melhores com alto volume porque isso é realmente melhor pra mim ou porque eu não sou bom o suficiente para esitmular a hipertrofia em poucas séries e/ou exercícios complicados?"

- Gaspar citou o Thibaudeau. Ele (Thibaudeau) é odiado por muitos por fazer uns marketings absurdos; mas quanto as ideias dele de treino, eu acho algumas muito úteis e já me inspirei em várias coisas do que ele diz. A base do que ele propõe é treinar como um atleta: repetições explosivas, alta frequencia (mínimo 2-3x/semana/músculo), não buscar a fadiga, mas sim buscar evoluir cada vez mais no sentido de performance (treinar cada vez mais explosivamente, com mais carga, com maior ativacao muscular etc)... não vou recomendar tudo o que ele diz (especialmente as coisas mais novas), mas tem sim muito material que - na minha opinião - vale a pena dar uma olhada (relembrando que material = material de treino, e não dieta/suples).

- Quanto a cadencia, sigo basicamente o mesmo que o Gaspar. Geralmente concentrica explosiva, excentrica controlada e/ou lenta devido ao peso (ou seja, não faço cadencia lenta propositalmente); dificilmente fujo disso.

- Jucajaime: para 2 treinos/semana, eu gosto (já fiz, não de proposito mas por falta de tempo) eu acho que quebrar o treino em duas partes funciona muito bem, fazendo a primeira parte dois basicos low reps + segunda parte exercicios bodyweight high reps. Ex: Terra + Militar low reps > Barra Fixa + Mergulho high reps > sprints ou 10-15 mins HIIT. Não fica top, obviamente, mas dá pra treinar o corpo todo em diferentes aspectos (força, explosao, condicionamento) com 2 treinos na semana.

- Os dias dinamicos, como o manel disse, geralmente não são obrigatorios (apesar de serem aplicaveis) ao PB; eles são muito mais uteis no powerlifting em si. Quanto as formas de progredir tensao, isso merece post exclusivo, apesar de que eu gostaria muito da participacao do Quisso! :P

- Quanto ao ebook, agradeço a todos elogios, de coração :wub: como eu sempre disse (e vou repetir), o unico incentivo que nós temos são os agradecimentos da galera; saber que estamos ajudando uns aos outros e por ai vai. Fico muito feliz sabendo que a galera reconhece o esforço de quem tenta colaborar com o fórum! :) mas falando sobre o ebook em si, acho ambicioso demais para mim. Talvez algum dia, em companhia de outros users... mas sozinho, acho que não. O que talvez eu faça é tentar escrever um texto (tipo o "BCAA: voce...") tentando explicar um pouco melhor os principios do PowerBuilding, as diferencas do PowerLifting e BodyBuilding etc...

- O 5/3/1 + BB é sim interessante para quem quer fazer um híbrido, mas mantendo mais foco no padrão BB de treino. Eu particularmente acho ele excessivamente focado no BB, então não sei se qualificaria o mesmo como um BOM treino hibrido.

- Se teve alguma duvida que ninguem respondeu, avisem ai que eu tento suprir a lacuna :D e ainda bem que tem uma galera participando ativamente, muito mais tesão um tópico assim! B)

Abraõs

Não sei você mudou seu treino ou suas rotinas, mas no seu diário tem alguns exericicios isoladores com low reps. Exemplo abaixo :

Tri-set:

3x3

B1. Supino Reto

B2. Crucifixo

B3. Mergulho

Ta certo que é um tri-set, mas fazer 3 x 3 crucifixo que é um isolador, você consegui ativar as fibras com potencial de crescimento ? Porque pelo que eu entendi, isolador só é bom com high reps para irrigar o musculo. Ou seja, tem alguma vantagem em fazer low reps com isolador ? Ou somente porque é um tri-set que há vantagem ?

Cara, eu peguei esse treino do seu diário, ele ta fechado e eu to voltando a perguntar dele, se isso for um problema fique a vontade para não responder.

Postado (editado)

craw estou lendo seu diário (meu amigo me recomendou após eu ter feito as leituras das traduções do iceman)...

E realmente, é fora do sério a quantidade de informação que tem lá, muito bacana a forma que tu explica e deixa claro as coisas.

Tua contribuição nesse tópíco é valiosa demais e como a galera falou se tu fores fazer um ebook eu também apoio hehehhe!

Topico:

Nos treinos de PB pelo que entendi não se pode deixar chegar a falha muscular, porém treinaria mais vezes o mesmo músculo durante a semana, certo?

A questão e´, se alguém ai tem exemplo (ou melhor, faz isso) é agregar métodos de treinos por exemplo do dinossaur trainning, para fortalecimento de pegada, treinamento com pesos "desengonçados" e tal. Alguém agrega isso ao seu treino de PB? Tem seu valor? Por que penso em quando começar a fazer o treino mais focado ao PB, agregar o método estilo "Burnout métod" e colocar em dias que não treino, treinos para fortalecimento, condicionamento, etc...

Edit:

Exatamente isso, que eu comentei no primeiro post que fiz, treinar PB é muito mais dificil, e realmente torna isso uma coisa prazerosa, depois que comecei a ler sobre PB e ver como funcionava a coisa, não consigo mais ir pra academia pra sentar numa maquina de desenvolvimento, ou fazer um cross over, simplesmente não tem graça. E acha que é por isso que personais não passam treinos "livres" em academias, justamente pela complexidade que exige, logo , é mais facil passar um treino de exaustão para o aluno "achar" que está crescendo e tornar o treino algo "motivador" e desgastante, o que é na minha opinião, falho.Mas , enfim, isso não tem muito a ver com o tópico, foi só algo que sempre quis falar. aHAHAHA.

Concordo plenamente contigo FRT, imagine a dificuldade da maioria das academias e de seus instrutores de ensinar as técnicas de levantamento, etc benefícios, postura... Pois (pelo menos é o que eu percebo) com a maioria dos exercícios isoladores que teriam mais facilidades e suas diversas máquinas a maioria da galera já rouba/tem má execução, imagina nesse tipo de treino, com progresso de cargas, cargas mais elevadas, incentivar a pessoa ter noção e consciência corporal, ficaria muito mais complicado mesmo. Entaõ eles jogam os treinos BB a galera da o "pump" e sai feliz hehehe.. (infelizmente falar isso né :/ não e´ atoa que tudo se torna mais difícil e verificamos pessoas que não tem força real e sim só volume corporal..)

Editado por Nico

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...