Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O Que Tomar Para Absorver Melhor O Whey?!

pontepreta

Posts Recomendados

Postado

"Os resultados sugerem que atrasar a ingestão de um suplemento de hidrato de carbono pós-exercício irá resultar em uma taxa reduzida de armazenamento de glicogénio muscular."

http://jap.physiology.org/content/93/4/1337.full

Esse estudo foi feito em ciclistas, no site onde encontrei falava-se que não podia se aplicar a um treino de força, mas não dizia porque(isso que me irrita); alguém saberia explicar?

• Supermoderador
Postado

"Os resultados sugerem que atrasar a ingestão de um suplemento de hidrato de carbono pós-exercício irá resultar em uma taxa reduzida de armazenamento de glicogénio muscular."

http://jap.physiolog.../93/4/1337.full

Esse estudo foi feito em ciclistas, no site onde encontrei falava-se que não podia se aplicar a um treino de força, mas não dizia porque(isso que me irrita); alguém saberia explicar?

O estudo não fala isso. Ele comparou 3 situações: ingestão de carboidrato (CHO) e proteína (PRO); ingestão de CHO e gordura; ingestão de CHO com equivalência calórica ao primeiro grupo. Todos tomados da mesma forma, metade logo após e a outra metade 2 horas depois. Como resultado verificou que o primeiro grupo mostrou uma taxa de reposição maior do que os outros dois grupos 4 horas após o exercício.

De qualquer forma, ciclistas têm um consumo absurdamente maior de glicogênio do que quem treina com pesos. Principalmente considerando-se ciclistas que treinam 2 vezes ao dia.

Para eles pode ser importante a velocidade de reposição de glicogênio. Para quem treina com peso essa relevância é mínima (poderia ser se você treinasse duas vezes ou mais por dia).

Sem contar que o estudo foi feito após depleção total (?) de glicogênio, o que não acontece com quem treina com pesos (a não ser em algumas ocasiões, nada comuns).

O estudo só mostrou que ingerir proteína junto do carboidrato ajuda a repor mais rapidamente o glicogênio; e a diferença nem foi tão grande assim.

Postado

Craw, sobre a comparação de whey com caseína, ambos em pó sem gordura, etc. A caseína absorção lenta e whey rápida, se um indivíduo ingerir após exercício 15g de proteína a partir da caseína e outro ingerir 15g de prot. a partir de whey. Whey sabemos que fornece os aa's mais rapidamente, ou seja, o efeito é mais agudo porém mais intenso. A caseína pode fornecer os aa's até 7 horas depois, mas o fornecimento é menor por unidade de tempo. Claro que se formos esperar a caseína ser digerida e absorvida por completo teremos um fornecimento de aa's bem semelhante, mas se analisarmos apenas um período curto de tempo após a ingestão, será diferente. Isso me parece ser de seu entendimento também, o que já é diferente em alguns outros que argumentam aqui no fórum, por isso quis expor minha opinião. O que você está questionando é se isso acaba influenciando na MPS (veja, quando citei síntese proteica, eu disse síntese MUSCULAR proteica).

Algumas diferenças entre as duas proteínas nos resultados do segundo estudo:

"In older adults, ingestion of whey protein has been suggested to effectively increase postprandial protein retention when compared with casein ingestion (11, 12). Much of this effect can be attributed to apparent differences in digestion and absorption kinetics between these proteins (13, 14). We observed a more rapid rise in plasma phenylalanine, leucine, and total EAA concentrations after whey than after casein ingestion (Figure 2). In addition, a more rapid rise in plasma l-[1-13C]phenylalanine enrichment was observed after whey than after casein ingestion (Figure 3). In agreement, whole-body tracer kinetics showed a much greater appearance rate of protein-derived phenylalanine in the circulation during the first 2 h after whey than after casein ingestion (Figure 4A). These findings agree with previous work that identified whey as a fast and casein as a slow digestible protein (13, 14)."

Visto que o whey é rapidamente digerido e absorvido, por que não aproveitar esse período mais sucinto a MPS de pós exercício fornecendo uma concentração maior de aa's rapidamente e depois realizar a refeição? Porque eu não estou considerando que o sujeito deve ficar em jejum após o whey ser absorvido.

Sobre seu desafio, sinceramente estou meio com preguiça de procurar só pra provar a vocês minha opinião haha e como estou no final do semestre vou ter menos tempo. Hoje tive aula de suplementação e fui confirmar isso com a professora... ela disse que whey+carb teria vantagem relacionado com a refeição sólida após o treino e citou algumas coisas que já expus aqui.

Abraço

• Supermoderador
Postado

Peça a sua professora para te mostrar artigos científicos que comprovem essa vantagem.

Se você consumir whey e uma hora depois fizer uma refeição sólida, no geral você terá uma proteína de "lenta absorção", porque a refeição irá atrasar a absorção do whey. Só teria "rápida absorção" por uns 30 minutos.

Considerando que a síntese de proteínas fica elevada por muitas horas depois de um treino, 30 minutos não fazem diferença prática no final das contas.

Imagino que você saiba que síntese de proteína não é o único fator determinante na hipertrofia (comparando simplificadamente, lógico). Seus músculos estão constantemente sendo quebrados e reconstruídos; o que importa é o saldo, ou seja, construção - quebra. Este estudo do Boirie que comparou whey e caseína mostrou que, sim, whey aumenta mais a síntese de proteínas ("construção"). Mas também mostrou que a caseína diminui mais rapidamente o segundo fator (quebra) que é inerente ao treino.

E o estudo mostrou que o saldo final foi maior no caso da caseína; ou seja, mesmo não aumentando tanto o fator "construção" ela diminuiu mais o fator "quebra", resultando em um saldo total maior.

abraços

Postado (editado)

Peça a sua professora para te mostrar artigos científicos que comprovem essa vantagem.

Se você consumir whey e uma hora depois fizer uma refeição sólida, no geral você terá uma proteína de "lenta absorção", porque a refeição irá atrasar a absorção do whey. Só teria "rápida absorção" por uns 30 minutos.

Considerando que a síntese de proteínas fica elevada por muitas horas depois de um treino, 30 minutos não fazem diferença prática no final das contas.

Imagino que você saiba que síntese de proteína não é o único fator determinante na hipertrofia (comparando simplificadamente, lógico). Seus músculos estão constantemente sendo quebrados e reconstruídos; o que importa é o saldo, ou seja, construção - quebra. Este estudo do Boirie que comparou whey e caseína mostrou que, sim, whey aumenta mais a síntese de proteínas ("construção"). Mas também mostrou que a caseína diminui mais rapidamente o segundo fator (quebra) que é inerente ao treino.

E o estudo mostrou que o saldo final foi maior no caso da caseína; ou seja, mesmo não aumentando tanto o fator "construção" ela diminuiu mais o fator "quebra", resultando em um saldo total maior.

abraços

Sim mpcosta, já tinha em mente que caseína atua mais diminuindo a MPB do que aumentando a MPS, mas não estou propondo que o ideal seja o sujeito ficar em jejum após a absorção da whey, e sim faça uma refeição para manter o fornecimento de aa's. Nesse caso faz sentido o saldo da caseína ter dado maior, pq o indivíduo não fez essa refeição que estou propondo. Sobre o tempo de absorção da whey ser afetado pela refeição ser consumida após 1 hora, não tenho certeza quanto ao tempo, mas acredito que 1 hora seja suficiente para a whey estar no intestino sendo absorvida, enquanto que a refeição demoraria mais pela contração do esfíncter pilórico e não chegaria no intestino tão rápido a ponto de interferir.

Sobre o artigo, posso perguntar para o prof. titular, pq hoje era prof. convidada então não me prolonguei.

Editado por Guiguera
  • Supermoderador
Postado

Sim, concordo que o whey já estará em um processo mais avançado. Mas há um limite para a absorção, se não me engano um estudo mostrou 10g/hora; talvez na primeira hora você consiga absorver esses 10 gramas, a partir daí já começa a embolar e diminui um pouco a absorção.

De qualquer forma esses 10 gramas não serão todos usados para a síntese de proteínas, é um valor muito alto para 1 hora, entendo eu.

E também temos que levar em conta que esse raciocínio só é válido se considerar treino em jejum ou quase jejum; se você faz refeições antes do treino você terá outros alimentos sendo digeridos no seu trato gastrointestinal, aí não faz sentido falar em rápida absorção.

Lembro de um estudo que avaliou a ingestão de whey fracionada durante horas; ele se comportou como se fosse caseína. Tem no livro The Protein Book do Lyle, se eu achar eu posto aqui.

abraços

Postado

" Estes resultados demonstraram que uma sessão de exercícios de resistência resultou em uma diminuição significativa no conteúdo de glicogênio muscular e que o consumo de CHO isoenergéticas ou CHO / Pro / bebida fórmula gordura resultou em taxas similares de ressíntese de glicogênio muscular após exercícios de resistência. Isto sugere que o conteúdo total de energia e conteúdo CHO são importantes na ressíntese de glicogênio muscular."

http://jap.physiology.org/content/84/3/890.full?sid=f7f108ad-e1df-490d-b0a4-88d547f57f64

Postado

Guigera,

Resumidamente, então, seu argumento é (me corrija se eu estiver errado): como o whey é mais rapidamente digerido, ele proporciona uma maior quantidade de AAs/tempo e isso geraria em uma maior MPS.

Veja, eu entendo plenamente a ideia por trás desse raciocínio, porém: 1) não conheço absolutamente estudo algum que comprove essa hipótese, e já vi muita gente alegando essa ideia sem comprova-la; 2) como o mpcosta citou, essa hipotese ignora que existe um limite temporal para sintese proteica muscular existir; seria como se o corpo amasse construir músculos e não existisse mecanismos como a oxidação protéica.

Meus principais contra-argumentos são estes dois pontos. Não existem estudos demonstrando que se uma pessoa ingerir (A) 30g whey + 100g frango ou (B) 30g caseina + 100g frango ou © 150g frango, ela vai ter mais resultados com (A) do que (B) ou © (logo, é uma mera suposição, e não fato) e além disso, para mim essa hipótese ignora que o corpo - em estado natural - tem uma MPS limitada e por isso há uma boa chance de qualquer excesso protéico terminar como oxidado e não sintetizado nos musculos. Eu ainda vejo vários outros argumentos contra essa hipótese, mas citando rapidamente: 1) se isso fosse verdade, então a melhor estratégia nutricional seria a ingestão de 30g de whey a cada hora, assim haveria uma MPS aguda absurda (o que, acredito eu, nós concordamos que não vai ocorrer); 2) se a pessoa tomar 30g whey, sintetizar estas 30g, ingerir mais 100g frango e sintetizar todas proteínas destes após 6h, não vejo porque uma outra pessoa não poderia ingerir 150g frango e sintetizar a mesma quantidade de proteína após 6-8h da mesma forma (após 6-8h a MPS estaria igual).

Não vou entrar em detalhes do seu parágrafo que cita parte do segundo estudo já que ele demonstra apenas o que já foi debatido: por óbvio, há maior liberação de AAs/tempo no Whey e isso, a princípio, é vantajoso para idosos.

Mas claro, propus aquele "desafio amistoso" porque é óbvio que eu não conheço todos estudos do mundo e nem sou algum tipo de deus da verdade no assunto... eu apenas já acompanho discussões desse tipo (especialmente gringas, que tendem a ser mais refinidas) há alguns anos e sempre termina da mesma forma: total falta de comprovação científica por parte daqueles que defendem o uso do shake pós (o que eu acho uma pena, porque seria um tesão saber que meus músculos poderiam estar maiores com um simples shake depois do treino).

Abraços

Postado

Guigera,

Resumidamente, então, seu argumento é (me corrija se eu estiver errado): como o whey é mais rapidamente digerido, ele proporciona uma maior quantidade de AAs/tempo e isso geraria em uma maior MPS.

Veja, eu entendo plenamente a ideia por trás desse raciocínio, porém: 1) não conheço absolutamente estudo algum que comprove essa hipótese, e já vi muita gente alegando essa ideia sem comprova-la; 2) como o mpcosta citou, essa hipotese ignora que existe um limite temporal para sintese proteica muscular existir; seria como se o corpo amasse construir músculos e não existisse mecanismos como a oxidação protéica.

Meus principais contra-argumentos são estes dois pontos. Não existem estudos demonstrando que se uma pessoa ingerir (A) 30g whey + 100g frango ou ( B) 30g caseina + 100g frango ou © 150g frango, ela vai ter mais resultados com (A) do que ( B) ou © (logo, é uma mera suposição, e não fato) e além disso, para mim essa hipótese ignora que o corpo - em estado natural - tem uma MPS limitada e por isso há uma boa chance de qualquer excesso protéico terminar como oxidado e não sintetizado nos musculos. Eu ainda vejo vários outros argumentos contra essa hipótese, mas citando rapidamente: 1) se isso fosse verdade, então a melhor estratégia nutricional seria a ingestão de 30g de whey a cada hora, assim haveria uma MPS aguda absurda (o que, acredito eu, nós concordamos que não vai ocorrer); 2) se a pessoa tomar 30g whey, sintetizar estas 30g, ingerir mais 100g frango e sintetizar todas proteínas destes após 6h, não vejo porque uma outra pessoa não poderia ingerir 150g frango e sintetizar a mesma quantidade de proteína após 6-8h da mesma forma (após 6-8h a MPS estaria igual).

Não vou entrar em detalhes do seu parágrafo que cita parte do segundo estudo já que ele demonstra apenas o que já foi debatido: por óbvio, há maior liberação de AAs/tempo no Whey e isso, a princípio, é vantajoso para idosos.

Mas claro, propus aquele "desafio amistoso" porque é óbvio que eu não conheço todos estudos do mundo e nem sou algum tipo de deus da verdade no assunto... eu apenas já acompanho discussões desse tipo (especialmente gringas, que tendem a ser mais refinidas) há alguns anos e sempre termina da mesma forma: total falta de comprovação científica por parte daqueles que defendem o uso do shake pós (o que eu acho uma pena, porque seria um tesão saber que meus músculos poderiam estar maiores com um simples shake depois do treino).

Abraços

Craw, também não conheço estudos do tipo que comparem a refeição sólida com a liquida, medindo os efeitos da mps e mpb num período de 24h, seria interessante.

eu li bem por cima esse estudo http://jap.physiology.org/content/88/2/386.long que teve um resultado de diferença não significante entre a ingestao de aa's + carb 1 h e 3h depois do exercicio, mas aqui temos a mesma substância sendo usada para os dois casos, comparando apenas a variável do tempo. Ok, sou obrigado a tirar minha afirmação de que "quanto antes melhor" sobre o shake, realmente a prof. apresentou hoje o gráfico de um estudo que mostrava que o horário de melhor efeito na MPS para ingestão do shake seria no perído de até 1h. Mas considerando que uma refeição sólida e o shake seriam proteínas diferentes, acho interessante levar este outro estudo em conta: http://jap.physiology.org/content/107/3/987.full

São comparadas 3 proteínas diferentes ingeridas por indivíduos que treinaram com uma perna e descansaram a outra, e foram analisadas ambas a pernas.

Da discussão: "We found that the consumption of whey protein hydrolysate stimulated MPS to a greater degree than casein both at rest and after resistance exercise."

Como naquele outro estudo que eu tinha postado, ele também mostra que o fornecimento rápido de aa's provoca uma MPS maior.

No artigo ele faz algumas citações sobre a diferença entre as proteínas, que cada uma tem uma frequência de digestão diferente, isso influencia no direcionamento dos aa's (região esplênica ou periférica). Ou seja, se há uma diferença do efeito na MPS entre as proteínas, pq considerar a ingestão de carne e whey a mesma coisa? Mas realmente, um estudo logitudinal comparando a ingestão de refeição sólida com suplementos no pós-treino e efeitos na hipertrofia poderia cessar essa discussão.

Sobre o limite de MPS do corpo, é claro que há um limite e uma ingestão enorme de aa's num período curto de tempo provavelmente provocaria desaminação dos mesmos, mas estou considerando respeitar o limite proposto de 1,8~2g/kg/dia... apenas descontaria a dose do whey da quantidade do dia. 30g de whey/dose como vc disse realmente é muito.

Postado

Craw, também não conheço estudos do tipo que comparem a refeição sólida com a liquida, medindo os efeitos da mps e mpb num período de 24h, seria interessante.

Comparando ambas refeições eu também não me lembro de ter visto (especificamente), apenas:

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12368421#

É citado nas fontes alguns poucos estudos demonstrando que MPS/MPB é balanceado ao longo de 24h, e portanto ficar dando picos não resulta necessariamente em maiores ganhos ao final do dia. Mas não é exaaatamente o que estamos discutindo, então... :P

Ou seja, se há uma diferença do efeito na MPS entre as proteínas, pq considerar a ingestão de carne e whey a mesma coisa?

Porque a questão é justamente essa: para nós, que defendemos que whey = carne, não existe uma distinção prática relevante. É claro que se formos analisar aminograma, tempo de digestão, MPS/tempo etc, existem inúmeras diferenças. Mas na prática, não existem motivos científicos para alguém afirmar que se Fulano ingere 500g carne/dia e Ciclano ingere 450g carne + 50g whey, o segundo vá ter mais resultados.

A unica suposta vantagem do whey é o pico agudo de MPS, mas como já afirmado, isso está longe de representar ganhos reais. Existem vários problemas nessa afirmação, por ex:

1) Assumir que o pico de MPS causado pelo Whey é vantajoso significa acreditar que o corpo consegue hipertrofiar miofibrilas em menos de uma hora, o que sabemos que não ocorre;

2) A maioria dos estudos com shake pós-treino são feitos em jejum, o que significa que o sistema digestório está "limpo" e permite uma absorção "perfeita" do Whey. Na prática, a maioria das pessoas ingerem refeição pré-treino, o que já atrapalharia na absorção do Whey;

3) No mesmo sentido do ponto 2, a maioria dos estudos não são feitos com pessoas que ingerem 2g+/kg proteina/dia, o que significa que elas não tem um MPS limitado pela dieta. É bem plausível acreditar que em uma pessoa que ingira 2g+/kg prot/dia, o MPS seja muito mais limitado e isso impossibilite picos agudos tão notáveis;

4) Usando a leucina como analogia, dá pra reforçar a ideia que um simples aumento de MPS não resulta diretamente em maiores ganhos musculares, ex: http://journals.lww.com/co-clinicalnutrition/Abstract/2010/05000/Long_term_effects_of_leucine_supplementation_on.10.aspx

Entre outros. Nem mesmo a questão "tome seu shake na primeira hora pós-treino" é aceita pacificamente, já que:

1) Os mecanismos protéicos pós-treino ficam elevados por pelo menos 24h, e não apenas 1h;

2) Existem estudos contrariando a ideia, ex:

http://ajpendo.physiology.org/content/281/2/E197.abstract?ijkey=9c97c722cf23400479a37e6d7fe84cf8fefaee37&keytype2=tf_ipsecsha

O grupo tomou um shake imediatamente antes do treino, e depois tomou imediatamente após o treino. No primeiro caso (antes), o shake foi superior em praticamente todos quesitos (e esses resultados já foram copiados em outros estudos), o que já questiona a superioridade do shake pós-treino.

No final das contas, é o que eu disse Guiguera. Eu amaria saber que um simples shake pode me fazer maior, e também não tenho motivo algum para ser um Anti-Whey... mas quando eu vou olhar os estudos, eu tento ser o mais imparcial possível, e - do meu ponto de vista - é inegável que existem muitos contra-argumentos e muitos estudos questionando a ideia que Whey > outras fontes protéicas para fins estéticos. Na minha opinião, afirmar que Whey é vantajoso para fins estéticos é puramente suposição e parte de um julgamento parcial do problema, porque mesmo ele tendo algumas décadas de estudo, a base a favor é extremamente fraca e muito questionável.

Como ficou claro aqui e em outros tópicos, para cada estudo a favor do Whey que alguém posta, eu posso colocar pelo menos um conra. Enquanto alguns demonstram existir mais MPS, outros não relatam essa diferença. Há todos problemas citados (maioria dos estudos não copiam o dia-a-dia de um BB, já que testam com o treino em jejum E com uma dieta pobre em proteínas) e por ai vai. Não só cientificamente, mas empirica também: cada vez mais surgem pessoas afirmando que largaram o mito do shake pós-treino e não viram diferença alguma (sim, sou um deles :D), sejam elas amadoras (como os varios relatos no fórum) ou ex-Mr. Olympias (como o Ronnie Coleman que não tomava shake pós).

Abraços

Postado

http://jap.physiolog.../93/4/1337.full

Glicogenese é Glicogenese e Sintese proteica é sintese proteica.

Se você levar em conta os mecanismos naturais pelos quais são feita a sintese protéica e a captação de glicose, você verá que independe do horário a ingestão de certos nutrientes.

Logo comer de noite mesmo sem fazer exercício nesse período não engorda, e shake pós treino é muito questionavel a sua necessidade, mas claro é bom manda-lo caso esse se encaixe nessa dieta a fim de suprir e necessidade DIÁRIA dos nutrientes desse shake.

Postado

e lá se vai mais um mito

o do Whey protein

craw, então se eu tomo um shake de 30g albumina((24g prot), eu não vou ter menor construção muscular/ganhos do que se eu tomar a mesma quantidade de prot de whey?

certo?

e se eu tomo um shake pre-treino, meia hora antes, de albumina + aveia + chocolate em pó, eu posso simplesmente terminar o treino, tomar um banho e comer uma deliciosa e completa refeição ? sem sequer fcar preocupado, já que terei horas de construção muscular garantidas, e o corpo tem um limite de ganhos que a maior velocidade de inicioo do shake whey não vai consguir fazer com que o corpo exceda?

bom tópico

Postado

Se você faz uma refeição pré-treino minimamente correta, certamente 2-3h após ainda vão existir aminoácidos circulantes e carbos/gorduras sendo digeridas e/ou insulina em niveis acimas dos basais. Resultado prático = catabolismo extremamente improvável. Logo, sim, whey perde a obrigatoriedade nesse caso, podendo ser substituido por uma albumina ou refeição completa (por ex). Vale notar que deve existir equivalência calórica/de macronutrientes, por ex: se antes voce fazia o shake A + refeição B, e ai voce simplismente corta o shake A, não vai dar certo visto que voce vai estar ingerindo menos proteína do que antes; o que deve ser feito é cortar o shake A e aumentar a ingestão protéica em B para que no final voce ingira a mesma quantia.

Se você treina em jejum, ai talvez seja interessante o uso de um shake pós-treino; mas digo talvez porque nunca vi estudos bem feitos nesse contexto, então fica difícil afirmar algo. Eu particularmente acredito que não faça diferença também.

Só lembrando que, por mais óbvio que seja, esse é o meu ponto de vista (e de alguns vários nutricionistas [especialmente gringos]), então certamente - como deu pra ver nesse tópico mesmo - não é algo unânime ou algum tipo de verdade absoluta. Apesar de, como já afirmei mais detalhadamente, eu achar que os estudos referentes ao Whey são extremamente questionáveis/duvidosos, gosto de deixar claro essa questão da opinião em respeito aqueles que não concordam comigo.

Abraços

Postado

Craw, seria realmente necessario um ref pre treino, para haver AA apos 2/3h do inicio do treino?

Supondo que eu nao utilize whey no pos, eu mandasse apenas frango como fonte de proteina , a sintese proteica no final do dia vai ser basicamente a msm certo, caso eu mande um refeicao com fonte proteica cerca de 5h antes do termino do meu treino?(comer as 15:30 e ir treinar as 18:30 por exemplo)

Abracoo

Postado

Craw, seria realmente necessario um ref pre treino, para haver AA apos 2/3h do inicio do treino?

Supondo que eu nao utilize whey no pos, eu mandasse apenas frango como fonte de proteina , a sintese proteica no final do dia vai ser basicamente a msm certo, caso eu mande um refeicao com fonte proteica cerca de 5h antes do termino do meu treino?(comer as 15:30 e ir treinar as 18:30 por exemplo)

Abracoo

Na minha opinião, não importa o horário do consumo das proteínas, mas sim o total diário. É por isso que dietas como LG/WD, nas quais o treino ocorre depois de 14-18h em jejum/semi-jejum, dá pra ganhar massa magra tranquilamente, por exemplo. Então sim, se voce ingerir uma fonte protéica 5h antes do treino, e depois ingerir no pós, desde que esteja ingerindo uma quantidade razoável diária (1.8g/kg+), na minha opinião seus ganhos já vão estar garantidos se o contexto estiver adequado (treino, restante da dieta etc).

Abraços

• 4 semanas depois...
Postado

Após a leitura minuciosa deste tópico estou pronto para mudar minha suplementação. Infelizmente não posso dispensá-los por dois motivos: 1) treino no local de trabalho e levar um omelete de 4 claras de ovos para o pós seria um absurdo. 2) uso para complementar as gramas de proteínas necessárias por dia.

É uma pena pois estou com um pote da 3w lacrada para começar a usar em agosto (tirei essa semana para descanso após quase 10 meses sem descanso do treino)

Então se eu substituir as 30g do 3whey no pós por 15g de albumina no pré e 15g no pós seria mais vantajoso pelo custo/benefício?

É a conclusão que cheguei, gostaria de ouvir opiniões pois sou leigo nisso.

abs

Postado

Após a leitura minuciosa deste tópico estou pronto para mudar minha suplementação. Infelizmente não posso dispensá-los por dois motivos: 1) treino no local de trabalho e levar um omelete de 4 claras de ovos para o pós seria um absurdo. 2) uso para complementar as gramas de proteínas necessárias por dia.

É uma pena pois estou com um pote da 3w lacrada para começar a usar em agosto (tirei essa semana para descanso após quase 10 meses sem descanso do treino)

Então se eu substituir as 30g do 3whey no pós por 15g de albumina no pré e 15g no pós seria mais vantajoso pelo custo/benefício?

É a conclusão que cheguei, gostaria de ouvir opiniões pois sou leigo nisso.

abs

1 - pode adiar o pós treino algum tempo, contando que ingira essas proteinas em outra hora (independente da fonte)

2 - aí sim faz sentido usa-las

3 - Pelo CxB sim, para ganhos e etc não mudaria em nada.

Postado

Bom tópico excelentes argumentos Craw, Mpcosta, Guigera e galera do forum em geral, enfim não sou expert no assunto mas um entusiasta que respeita os argumentos bem fundamentados como estes vistos...

é um choque ver isso pra mim (admito) porém eu particularmente gosto de me basear nas lendas do fisiculturismo e principalmente naqueles que admiro como o mestre Arnold...

no livro da Enciclopédia de Fisiculturismo o Arnold em nenhum momento fala do famoso "shake pós-treino" apenas fala de algumas refeições como o desjejum da manhã, almoço e janta, e todas com quantidades absurdas de proteinas,

porém como questionar alguém como o Arnold penso eu...

o que quero deixar claro é isso, acho que independentemente da ciência estar ali pra contra dizer algum "mito" criado, muitos chegam ao seu objetivo seguindo sua intuição, de como por exemplo comer de 3 em 3 horas, assim como outros

também chegam ao seu objetivo fazendo apenas poucas refeições como os praticantes da WD, Leangains....

não devemos menosprezar e nem dizer "pow cara vc faz isso tá tudo errado" é como eu já ouvi aqui no forum, tem gente q não segue essa ideia de 3 em 3 horas e cresce e tem gente que segue e também cresce,

é como treinar também... tenho amigos personais estudados e renomeados que só enxergam um tipo de treinamento e dieta, ai você vê por exemplo o Sardinha falando que pra ele tem q dar pau no músculo pois é assim que o mesmo entende e treinar o mesmo músculo 2x na semana, enfim praticamente tudo que deu resultado é válido no mundo da musculação...

Forte Abraço a todos!

• 2 meses depois...
  • 5 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • Supermoderador
Postado

Polêmica?

Não vejo polêmica. Melhor não comentar nada sobre o que foi falado antes, e citou uma dieta lixo para justificar os fatos.

Falou tudo: whey protein é uma excelente fonte de proteína para completar as proteínas para alguém que não consegue comer a quantidade suficiente por dia.

Outro ponto, onde ele provavelmente distorceu o comentário original, ou pelo menos não é o que dizemos aqui no fórum: BV não é parâmetro para julgar proteína se você já tem uma dieta com quantidade considerável de proteína e uma grande quantidade (pelo menos 50%) de proteínas de alta qualidade (carne, leite, ovos [com gema]).

Postado

Notei basicamente tudo o que o Aless já citou.

Não sei exatamente o que o cara disse no link que o Sardinha critica, mas no vídeo em si ele realmente partiu da premissa errada: a questão não é alta ingestão proteica, mas sim alta ingestão proteica + essas proteínas ingeridas serem de alta qualidade. O vídeo do Sardinha citou apenas metade do que é necessário.

A dieta que ele estruturou também estava ridícula. Atingir 160g proteína por dia só com alimentos é fácil; eu como ~700g de carne na janta (sim, é pesado; sim, levo uns 45 mins pra jantar :P) e só ai já posso jogar quase 150g proteína/dia. Como dois ovos e boa. E a conta que ele fez ficou errada, ele somou 99g de proteína de alimentos + 2.5 scoops e meio (e não 2 apenas), sendo que 1.5 era substituindo o leite de noite, logo não é 25 + 40 (99 + 65 = 164) mas sim 25 + 30 já que tem que descontar as 10g de proteína do leite (totalizando 154g, o que não atinge 2g/kg [sim, estou brincando, calma, não fiquem nervosos :D])

De qualquer forma a rápida explicação que ele deu sobre Valor Biológico foi BEM omissa, já que ele não cita todas falhas ridículas que existem no conceito de VB (por ex: o VB é medido com a ingestão de 10g de proteína em jejum, o que significa que qualquer ingestão a mais ou em outro estado [junto com outros alimentos] pode alterar o VB; os mesmos problemas que existem com o Índice Glicêmico). Não vou nem pedir pra alguém postar provas científicas que ingerir 200g de proteína de carnes/ovos/leite é pior para ganhos musculares do que ingerir 150g desses alimentos + 50g de whey, por exemplo, porque isso eu já faço há mais de ano aqui e ninguém nunca provou nada.

Gosto e respeito o Sardinha, mas nesse vídeo ele mandou mal.

Postado (editado)

Muito bom !

O Sardinha as vezes sintetiza muito as informações, talvez para um entendimento mais amplo !

Ainda bem que aqui temos o Craw69 !

Abs.

Editado por nck-sp
  • 1 mês depois...
Postado (editado)

Bem galera , lendo o tópico e acompanhando , minha visão de pós treino está totalmente mudada ao que eu pensava.
shake pós treino com whey não é obrigatório , pois achava que só proteinas de rapida absorção era adequadas esta hora do dia para absorver e aproveita a janela de oportunidade , então não importa da onde eu pego as proteinas e horarios , mas sim a quantidade total no dia ?

SURGIU VARIAS DUVIDAS =x

Se eu conseguir atingir sem usar whey os ganhos serão os mesmo de acordo com os estudos correto?
A janela de oportunidade então está como um MITO com relação a proteinas de rapida absorção?
Agora eu passarei a usar whey + leite desnatado ou aminoacidos essenciais ? Como conseguir eles? BCAA uma fonte ? Ja vi varias dietas de pessoas e até mesmo o louco do zyzz tomando whey + leite no pós treino.

Eu simplesmente era um desinformado comprando whey visando o ganho e sendo preso nele , isto então era só psicológico. Irei gastar mais com minha alimentação e com outros suplementos , tipo creatina e pré treinos.

Editado por Zanon !

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...