Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fraturei meu úmero fazendo supino halteres


allecao

Posts Recomendados

Recentemente tive um dos piores pesadelos da minha vida. Quebrei o braço. E não foi num acidente na rua e sim levantando peso de um jeito que eu já estava acostumado.

 

Estava fazendo supino halteres com 26kg cada lado, quase no início do meu treino do dia, quando na hora que fui levantar os halteres, só ouvi um estalo mais alto que o normal em um braço, fazendo com que os halteres e o braço cair na hora.

 

Na hora achei que tinha deslocado alguma coisa, mas aos poucos fui percebendo que era muito mais grave do que eu achava. Na hora lá na academia ninguém entendeu nada. Até achavam que não era algo tão grave pois disseram que eu não parecia estar com tanta dor caso realmente fosse osso quebrado.

 

A fratura foi tão surreal que literalmente nem ninguém do hospital (vários médicos ortopedistas, técnicos de raio X e dezenas de enfermeiros) nunca viram uma fratura tão grave sem ter sido causada por acidente de trânsito ou com máquinas. Fui o primeiro caso de fratura de úmero em academia que vários de lá (provavelmente todos) tiveram conhecimento. E vendo o raio X eu não sei como não foi fratura exposta, pois o osso parecia uma lança e estava muito colado na pele.

 

Até agora ninguém sabe exatamente o motivo com certeza, apesar de ter algumas teorias. Eu não tenho problema ósseo conhecido, nem na minha família, porém esse braço sempre foi "zuado". Já tive muita dor nele onde foi confirmado uma bursite, o que me incentivou a fazer academia a uns anos atrás, e nas últimas semanas eu estava com uma dor bem leve somente nele que eu ignorava achando que era dor muscular no biceps, apesar que quando eu tenho dor muscular, atinge os 2 lados juntos e não só 1 deles como estava sendo com essa dorzinha no braço que quebrou.

 

Tem até um vídeo no YouTube que mostra uma fratura parecida e diz que a causa foi causada pela rotação do osso. Meu médico realmente disse que meu osso torceu, então bem provável que isso ajudou muito a fraturar. A minha fratura não foi exatamente igual esse vídeo pois o meu osso quebrou depois que eu levantei o peso e nao antes de levantar igual esse, e nesse video o peso do halter foi "quebrando em slow motion" o braço do rapaz. No meu caso eu levantei o peso bem mais rápido que nesse vídeo, fazendo o impulso das pernas e já começando a primeira repetição sem deixar o peso sobre o peito para se ajustar melhor, porém fiz o mesno movimento de rotação e o osso quebrou na hora com um grande estalo.

 

Minha teoria eh que foi um conjunto de fatores. Sendo o principal a rotação. Mas acredito que tbm contribuiu uma possivel microfratura (dorzinha que eu ignorava) e talvez deficiência de vitamina D.

 

Raio X - Fratura

Raio X - Pós operação

 

A dica que dou é não ser animal que nem eu e NUNCA fazer essa rotação antes de estabilizar o peso. Muitos já sabem disso, mas eu não sabia e achava até mais fácil fazendo assim pois sentia que era mais rápido. Agora "ganhei de presente" uma placa com 12 pinos e só devo voltar pra academia e a vida normal em no minimo 3 meses, depois de várias sessões de fisioterapia.

Editado por allecao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 24/11/2023 em 11:03, allecao disse:

A dica que dou é não ser animal que nem eu e NUNCA fazer essa rotação (igual o vídeo). Muitos já sabem disso, mas eu não sabia e achava até mais fácil fazendo assim pois sentia que era mais rápido. Agora "ganhei de presente" uma placa com 12 pinos e só devo voltar pra academia e a vida normal em no minimo 3 meses, depois de várias sessões de fisioterapia.

vc nao levanta o halter com o joelho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho, que merda! Melhoras pra você. 
 

Uma dúvida: você fez aquecimento/feeder sets antes de chegar na sua carga de trabalho ou essa foi a primeira série de todas?

 

Se chegou a fazer outras séries antes, notou que estava com pouca força/desempenho naquele dia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2023 em 11:07, Dougwar disse:

vc nao levanta o halter com o joelho?

 

sim, dei impulso com o joelho e ja puxei rapido os halteres pra cima. muitos impulsam com a perna e param o peso no peito, ai sim começam. eu tentava fazer td junto e nunca tive problemas, ateh essa vez.

 

Em 24/11/2023 em 11:08, VND_138 disse:

Caralho, que merda! Melhoras pra você. 
 

Uma dúvida: você fez aquecimento/feeder sets antes de chegar na sua carga de trabalho ou essa foi a primeira série de todas?

 

Se chegou a fazer outras séries antes, notou que estava com pouca força/desempenho naquele dia?

 

no dia eu tinha feito umas serie de desenvolvimento antes, esse do supino seria o segundo do dia, mas a fratura foi na primeira subida q eu fiz no dia. nao tinha feito supino com carga menor no dia. e era uma carga q eu estava acostumado (24 a 26kg) e nao senti nada estranho. parecia mais um dia nornal.

Editado por allecao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho mermão, novo medo desbloqueado kkkkkkk
Pra dar um pouco mais de contexto, qual tua idade, altura, peso e tempo de treino?

(O moleque do vídeo ergueu os halteres que nem um animal, que porra foi essa)

Editado por Super Ogro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2023 em 11:19, allecao disse:

 

ainda nao pq acabei de fazer a cirurgia mas vou fazer. mas acho bem provavel que tenha algo msm

Sua familia tem historico de osteosporose? É relativamente comum em mulher pós-menopausa, mas tem algum homem adulto na sua familia com osteospore?

Alguem da sua familia ja teve alguma fratura ossea? Por exemplo, quadril?

Vc bebe leite? Toma algum suplemento com calcio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível que a bursite estava bem inflamada e tenha travado a rotação natural do ombro. Vc levantou o peso errado e o osso acabou torcendo.

 

Eu faço muita mobilidade e fisioterapia antes e depois do treino pra essas merdas não acontecerem. Minha rotação interna/externa de ombros já é bem ruim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2023 em 11:25, Super Ogro disse:

Caralho mermão, novo medo desbloqueado kkkkkkk
Pra dar um pouco mais de contexto, qual tua idade, altura, peso e tempo de treino?

(O moleque do vídeo ergueu os halteres que nem um animal, que porra foi essa)

 

35
1,83
80kg
2 anos

 

quanto ao mlk eu nao fui tao sem noção, mas fui bem apressado pq eu tentava levantar rapido pulando a parte de parar o peso no peito antes de começar

 

e ter medo disso acho q nao precisa pq isso eh mtoooo raro kkkkkkkkk eu fui premiado. nao deve ter sido apenas o movimento e sim conjunto de fatores

 

Em 24/11/2023 em 11:25, ThorMitologicamenteAcurado disse:

Sua familia tem historico de osteosporose? É relativamente comum em mulher pós-menopausa, mas tem algum homem adulto na sua familia com osteospore?

Alguem da sua familia ja teve alguma fratura ossea? Por exemplo, quadril?

Vc bebe leite? Toma algum suplemento com calcio?

 

na familia nunca soube de problemas osseos ou fraturas em nenhum lugar.

tomo leite, iogurte. consumo queijo tbm. mas vitamina D deve ser mto baixa ja q nao tomo sol.

 

Em 24/11/2023 em 11:29, surf disse:

É possível que a bursite estava bem inflamada e tenha travado a rotação natural do ombro. Vc levantou o peso errado e o osso acabou torcendo.

 

Eu faço muita mobilidade e fisioterapia antes e depois do treino pra essas merdas não acontecerem. Minha rotação interna/externa de ombros já é bem ruim...

 

depois q comecei academia faz 2 anos, a bursite melhorou mas ai talvez foi apenas minha resistencia a dor melhorando. eh possivel msm q ela tenha contribuido.

depois q eu tiver melhor eu vou atras de td isso, pq nao acho q foi APENAS o movimento do braço e sim outros fatores.

Editado por allecao
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...