Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Fraturei meu úmero fazendo supino halteres


allecao

Posts Recomendados

Publicidade

Em 24/11/2023 em 11:03, allecao disse:

Recentemente tive um dos piores pesadelos da minha vida. Quebrei o braço. E não foi num acidente na rua e sim levantando peso de um jeito que eu já estava acostumado.

 

Estava fazendo supino halteres com 26kg cada lado, quase no início do meu treino do dia, quando na hora que fui levantar os halteres, só ouvi um estalo mais alto que o normal em um braço, fazendo com que os halteres e o braço cair na hora.

 

Na hora achei que tinha deslocado alguma coisa, mas aos poucos fui percebendo que era muito mais grave do que eu achava. Na hora lá na academia ninguém entendeu nada. Até achavam que não era algo tão grave pois disseram que eu não parecia estar com tanta dor caso realmente fosse osso quebrado.

 

A fratura foi tão surreal que literalmente nem ninguém do hospital (vários médicos ortopedistas, técnicos de raio X e dezenas de enfermeiros) nunca viram uma fratura tão grave sem ter sido causada por acidente de trânsito ou com máquinas. Fui o primeiro caso de fratura de úmero em academia que vários de lá (provavelmente todos) tiveram conhecimento. E vendo o raio X eu não sei como não foi fratura exposta, pois o osso parecia uma lança e estava muito colado na pele.

 

Até agora ninguém sabe exatamente o motivo com certeza, apesar de ter algumas teorias. Eu não tenho problema ósseo conhecido, nem na minha família, porém esse braço sempre foi "zuado". Já tive muita dor nele onde foi confirmado uma bursite, o que me incentivou a fazer academia a uns anos atrás, e nas últimas semanas eu estava com uma dor bem leve somente nele que eu ignorava achando que era dor muscular no biceps, apesar que quando eu tenho dor muscular, atinge os 2 lados juntos e não só 1 deles como estava sendo com essa dorzinha no braço que quebrou.

 

Tem até um vídeo no YouTube que mostra uma fratura parecida e diz que a causa foi causada pela rotação do osso. Meu médico realmente disse que meu osso torceu, então bem provável que isso ajudou muito a fraturar. A minha fratura não foi exatamente igual esse vídeo pois o meu osso quebrou depois que eu levantei o peso e nao antes de levantar igual esse, e nesse video o peso do halter foi "quebrando em slow motion" o braço do rapaz. No meu caso eu levantei o peso bem mais rápido que nesse vídeo, fazendo o impulso das pernas e já começando a primeira repetição sem deixar o peso sobre o peito para se ajustar melhor, porém fiz o mesno movimento de rotação e o osso quebrou na hora com um grande estalo.

 

Minha teoria eh que foi um conjunto de fatores. Sendo o principal a rotação. Mas acredito que tbm contribuiu uma possivel microfratura (dorzinha que eu ignorava) e talvez deficiência de vitamina D.

 

Raio X - Fratura

Raio X - Pós operação

 

A dica que dou é não ser animal que nem eu e NUNCA fazer essa rotação antes de estabilizar o peso. Muitos já sabem disso, mas eu não sabia e achava até mais fácil fazendo assim pois sentia que era mais rápido. Agora "ganhei de presente" uma placa com 12 pinos e só devo voltar pra academia e a vida normal em no minimo 3 meses, depois de várias sessões de fisioterapia.

que porra é essaaa. melhoras mano. eu particularmente tava com problema também com supino c halter,  mas provavelmente era excesso de carga. então fui pra máquina e agora ta bem mais tranquilo de ajustar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que você sempre fazia esse padrão de movimento pra iniciar o exercício, não era? Aparentemente, quando você girou o punho que sustentava a carga, seu ombro que estava fixo fez com que a diáfise do seu úmero sofresse essa torção, pelo menos é isso que aparenta nesse padrão de fratura aí. As vezes, se você fazia esse movimento repetidamente, foi criando microfraturas nesse seu úmero.

Editado por Mosquito envenenado
erro de digitação (sem/seu*)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, que tenso ! Li bastante mas não vi nada sobre aquecimento, sempre começava com o peso total ? Eu costumo sentir muita dor nos ombros, geralmente é um lado ou o outro, tive burcite uns meses atrás depois de um treino de força(So nos treinos de peito da isso).

 

Agora sempre aqueço, começo até sem peso, faço umas 3 séries até chegar na carga que quero, diminuiu 90% das dores e desconfortos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que vc tenha feito exatamente o movimento que quebra o braço durante uma queda de braço. Via torção(como o médico te falou).

Esse osso quando torcido aguenta  coisa de +/-7kg de pressão máxima, é bem pouco. 

Logo, ta certo isso ai ocorrer. Vc torceu o osso e aplicou uma pressão de 26kg, 3.5x maior do que ele aguenta.
Quanto a sua teoria de microfatura e falta de vitamina D, não tem muito haver. Não estou descartando... mas quando o osso é torcido quebra mesmo, até em pessoas 100% saudaveis.

 

 

Editado por Kofma
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que os exercícios com mais potencial de lesão são os supinos, agachamento e passada. 
Engraçado que seu post apareceu bem na hora que estava pensando no quanto perigoso é erguer halter pra cima pra realizar o movimento de supino reto/inclinado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...