Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Biotipos - Uma bobagem que o pessoal ainda acredita

krebz

Posts Recomendados

• Supermoderador
Postado
14 minutos atrás, OliJunior disse:

Mais um mito quebrado. Mais um ótimo artigo. Parabéns!

Ps: aquela figura que representa o "ectomorfo" tá parecendo um cruzamento de alienígena com faráo egípcio.

Pior que parece mesmo! hahaha

A tempos atrás tinha até algum pessoal fazendo as mesclas de biotipos, algo como, "meso-ecto" e coisas do tipo, mas não achei nada sobre ainda. Tipo...legal... criou mais umas centenas de categorias que não servem pra praticamente nada ?

Acho que ninguém nega que há características em comum entre o corpo das pessoas e a composição dela (levando em consideração a parte óssea, gordura, etc). Mas querendo ou não cada corpo, por mais características em comum que tenha com outros, ainda é único e zuado das formas mais diferentes possíveis em diferentes épocas da vida em cada pessoa.

Pra isso não existe categorização.

Postado (editado)
2 horas atrás, krebz disse:

Não preciso comentar que indicações de treino e dietas em específico para biotipos também não possuem qualquer validade, certo?

Acho q não é bem por ai não...
Realmente treino por biotipo é balela, porém...
Um endo pode fazer uma dieta hipercalorica sem acumular mais gordura do que meso ou ecto? Se usarem a mesma dieta, os mesmos recursos, os mesmos exercicios diarios, no mesmo espaço de tempo, não.
O biotipo diz muito sobre o metabolismo, se ele é mais magro, consequentemente tem um metabolismo acelerado. (descartando a possibilidade de desnutrição)

Tipos de corpo e predisposições são muito mais complexos do que três categorias

Os 3 biotipos não conseguem, obviamente, representar 100% da população mundial. Mas são muito validos pois trazem algo bem aproximado da realidade.
Quando vc olha pra alguém é possivel classificar está pessoa em uma das três categorias, ou dizer q está no meio termo de duas. Estou mentindo?

Treinabilidade genética vem em duas formas: ponto de partida e como você responde

É claro q cada um tem uma resposta diferente quando causa um estimulo. Mas enquanto sedentário é muito válido. Seu corpo vai adaptar-se (lamarck kkkkkkkk) ao estimulo q vc dá para ele (altera o metabolismo), por exemplo, um ecto pode se adaptar e tornar-se um meso (acontece com aquelas q consideramos ter genética).

Eu acho q você errou o ponto, os biotipos falam sobre metabolismo, e não genética.

Editado por SaluRamos
  • Supermoderador
Postado (editado)
1 hora atrás, SaluRamos disse:

Acho q não é bem por ai não...
Realmente treino por biotipo é balela, porém...
Um endo pode fazer uma dieta hipercalorica sem acumular mais gordura do que meso ou ecto? Se usarem a mesma dieta, os mesmos recursos, os mesmos exercicios diarios, no mesmo espaço de tempo, não.

Por que não? Qual é a necessidade de calorias do indivíduo? Que pré-condição de saúde ele tem?

Existe alguma pesquisa sobre? 

O biotipo diz muito sobre o metabolismo, se ele é mais magro, consequentemente tem um metabolismo acelerado. (descartando a possibilidade de desnutrição)

Foi basicamente o mesmo erro que o William fez:

Olhou um monte de fotos de corpos e definiu 3 categorias. Não olhou metabolismo, não olhou dieta, não olhou influência cultural, nada, apenas fotos. 

Nenhuma metodologia cientifica aqui, estereotipar olhando fotos eu também consigo.

Os 3 biotipos não conseguem, obviamente, representar 100% da população mundial. Mas são muito validos pois trazem algo bem aproximado da realidade.
Quando vc olha pra alguém é possivel classificar está pessoa em uma das três categorias, ou dizer q está no meio termo de duas. Estou mentindo?

Beleza, mas por que 3 categorias?

O tal o William imaginou as 3, e somente 3, categorias porque assim qui.

Então, por que não criar 10 categorias? 20? Por que não criar categorias "endo com nariz grande", "endo com nariz pequeno", etc? Qual está certa? 

É claro q cada um tem uma resposta diferente quando causa um estimulo. Mas enquanto sedentário é muito válido. Seu corpo vai adaptar-se (lamarck kkkkkkkk) ao estimulo q vc dá para ele (altera o metabolismo), por exemplo, um ecto pode se adaptar e tornar-se um meso (acontece com aquelas q consideramos ter genética).

Sim, com certeza.

Considerando que essas classificações como algum parâmetro de comparação, daria para ver "transformação" do corpo entre elas.

Eu acho q você errou o ponto, os biotipos falam sobre metabolismo, e não genética.

Eu ou os autores?

Em nenhum momento biotipo foi elaborado/imaginado levando em consideração metabolismo (olhando apenas na fase de criação dessa idéia).

Tem certeza que metabolismo apenas, e não genética, influencia estatura, peso, densidade óssea, etc (supostos "critérios" que William usou para imaginar as 3 categorias)?

Percebe que não existe nenhuma pesquisa atrelando níveis de hormônios, gasto calórico ou o que for, com os tais biotipos, certo?

Editado por krebz
erro de portugues pra todo lado
Postado

Eu fui magro (~ ectomorfo ~) até os 18 anos. Com essa idade, tive um problema de saúde e iniciei um tratamento médico que me fez engordar mais de 30 quilos em um ano e meio. Mesmo cessados o problema e o tratamento, e mesmo após uma emagrecida considerável, meu corpo manteve as características ~ endomorfas ~ até hoje, em que tenho 28 anos (e não estou me queixando: pra quem foi um palito durante boa parte da vida, tornar-se um cara mais robusto e ogro foi uma novidade até agradável).
Enfim, menciono isso para dizer que acho bem improvável que essa teoria dos biotipos possa abranger todas as variáveis.

Postado
59 minutos atrás, SaluRamos disse:

Eu não me lembro do número correto, mas: a força da genética na composição corporal gira é de 70~75%. Verei se acho o artigo que fala sobre isso.

Em antropometria, eu até vi o somatótipos sendo usado só que não era para dizer: "Você é endomorfo". Era um gráfico em triangulo e de acordo com o fato de você ganhar peso ou perder, você tendia a ir para um dos lados do triangulo - em determinados momentos você poderia tender a ser ectomorfo e em outros endomorfo.

• Supermoderador
Postado (editado)
1 hora atrás, JCesar13 disse:

Enfim, menciono isso para dizer que acho bem improvável que essa teoria dos biotipos possa abranger todas as variáveis.

Não tem como mesmo.

Eu até entendo, mais ou menos, a ideia de querer criar as categorias, mas a metodologia usada foi muito simples e furada (observação de fotos e tentar definir traços psicológicos pela aparência do corpo...).

Até tem uma "evolução" na ideia com a o calculo Heath-Carter (cuidado PDF), dando pontuação através de algumas medidas pra definir o biotipo (ou a mistura de 2 ou 3 biotipos para a mesma pessoa), eu me pergunto:

Beleza, que m3rda eu faço com essa informação?

Continuo sem resposta :( 

Editado por krebz
Postado

Apesar de tudo, no geral, não chego a ver essas três divisões como totalmente inúteis. Talvez, para fins de simplificação e descrição, elas até tenham sua utilidade. Mesmo assim, não me parecem muito mais exatas do que "magro", "médio" e "gordo".

• Supermoderador
Postado
10 horas atrás, unnamed- disse:

Mas então qual seria a finalidade da mídia ter inventado os biótipos? Pra ganhar dinheiro ?

então, não foi a midia que inventou isso, foi os psicologo lá querendo relacionar características corporais com traços de personalidade < foi altamente criticado na epoca

hoje em dia tem o pessoal que sai indicando "treino para ecto", "dieta pra endo", etc sem qualquer pesquisa científica em cima. Esses sim é só pra ganhar dinheiro.

tem também a finalidade de usar o biotipo pra dar desculpas, do tipo "eu como muito e não ganho peso, sou ecto" e quase sempre a pessoa não come "muito" apesar de achar que sim..

Fora isso, tem o pessoal da área acadêmica que apesar da idéia estar toda furada, "continuou" o trabalho criando até formula mirabolantes para calcular qual é o biotipo (e suas variaçoes) e além disso tem pesquisas usando tal formula para dizer qual biotipo é melhor em esporte X, Y, Z.

Postado (editado)

como nao existe? 

ate meus 25 anos eu era ectomorfo, dificuldade de ganhar massa, tinha que fazer poucas repetições, era magro de ruim

depois virei endomorfo e comecei a engordar, casei tive que fazer dieta e mudar meus treinos e mesmo assim era dificil emagrecer

agora to meio que mesomorfo, shape melhorando, calorias medias, treinando forte, achei um equilibrio

entao acho que sou ecto/meso/endomorfo

Editado por Glasgow 15
Postado
55 minutos atrás, Glasgow 15 disse:

como nao existe? 

ate meus 25 anos eu era ectomorfo, dificuldade de ganhar massa, tinha que fazer poucas repetições, era magro de ruim

depois virei endomorfo e comecei a engordar, casei tive que fazer dieta e mudar meus treinos e mesmo assim era dificil emagrecer

agora to meio que mesomorfo, shape melhorando, calorias medias, treinando forte, achei um equilibrio

entao acho que sou ecto/meso/endomorfo

Kkkkkkk

Provou que existe! 

Eu também. Em janeiro com meus 98 era endo aí num passe de mágica mudei meu metabolismo e hoje com 84 quilos me tornei um Ecto/ meso

• 3 meses depois...
Postado
34 minutos atrás, Felipe.Jesus disse:

Eu entrei na academia pesando 58 kg e 29 de braço (Ecto)  , sai com 75 kg  e  36 de braço (Ecto) . Parei uns 2 anos e fui pros 85 kg gordo (Meso).E hj estou com  com 84 kg e 40 de braço , voltei a treinar a 1 ano e estou definindo denovo.Acho que meu relato e de outros é prova que existe os 3 biotipos.

Peraí, a prova de que existem categorias genéticas é que você conseguiu sair de uma categoria e ir para outra? Você sabe o que genético significa?

Postado

Ao meu ver de leigo, os biotipos existem como um ponto de partida ( alguem que nao faz atividade fisica por exemplo ). Logo que começamos a fazer atividade fisica seja para ganhar massa muscular ou emagrecer voce esta forçando sua genetica a se adaptar, nosso corpo é projetado a se adaptar a quase tudo. Entao se voce começa a pegar peso, tomar suplementos, fazer dieta ate mesmo tomar anabolizantes, voce esta modificando sua genética original. É a mesma coisa eu comprar um fusca e colocar um motor de ferrari, vai ter os traços de fusca porem vai andar mais, ser muito melhor. Nosso corpo nos possibilita isso.

Postado
33 minutos atrás, Felipe.Jesus disse:

Me diga vc então o que é genético

Não sou genético, mas fiz ensino médio e estudei genética, você não?

Se você tem uma característica genética, você nasceu com ela, fica com ela pro resto da vida e não muda (a não ser em situações extremas, como exposição à radiação). Se você é alto, você vai ser alto pro resto da vida; se é negro, você vai ser negro pro resto da vida. Essas são características hereditárias. Se a teoria dos biotipos fosse verdade, você não ia conseguir mudar de uma pra outra, você estaria preso pra sempre em um corpo "ectomorfo" ou "mesomorfo".

Acontece que essas categorias não existem, a não ser como um meio de descrição vago e totalmente desnecessário, já que já temos palavras na língua para descrever o porte físico das pessoas: baixo, alto, esbelto, gordo, etc. A teoria de que esse tipo de classificação seria importante para prescrever treinos e dietas também não faz sentido, pois em linhas gerais os treinos e dietas efetivos para uma pessoa vale para qualquer outra.

Além disso, quais são os critérios para dizer se uma pessoa se encaixa em um subtipo ou outro? Um cara com 1,80 e 70 kg é o que? E outro com 1,79 e 71 kg? Quais são os limites de cada subtipo? Você acha mesmo que os 7 bilhões de pessoas do mundo, com suas características genéticas e socioculturais, se encaixam em apenas 3 categorias mesmo?

Postado (editado)
15 minutos atrás, Felipe.Jesus disse:

Eu tbm fiz o ensino médio.Acontece que nem tudo o que a ciência explica é igual para sempre.Eu já ouvi muitas vezes falarem sobre genética como algo imútavel mas não sei se vc fez o ensino médio, existem essas duas variáveis no assunto genética :

Genótipo é o conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente.

Fenótipo refere-se às características visíveis que podem ser modificadas.

Não acho que todas as pessoas do mundo se encaixam mas são classificações gerais e além do que ninguém provou que está teoria está errada.

Um cara com 1,80 e 70 kg é o que? E outro com 1,79 e 71 kg?

Ectomorfo provavelmente.

Ninguém tem que provar que uma teoria inventada aleatoriamente não existe. É a teoria que tem que se provar que existe para ser considerada válida.

É o mesmo absurdo que você me acusar de assassinato e exigir que eu prove a minha inocência. Eu não tenho que provar nada. Quem acusa é que tem que provar.

E essa ideia de genótipo e fenótipo tá muito rasa. De que forma exatamente você está querendo relacionar os dois para provar que biotipos existem?

Editado por Pimpolhoman
Postado
5 horas atrás, Felipe.Jesus disse:

Eu entrei na academia pesando 58 kg e 29 de braço (Ecto)  , sai com 75 kg  e  36 de braço (Ecto) . Parei uns 2 anos e fui pros 85 kg gordo (Meso).E hj estou com  com 84 kg e 40 de braço , voltei a treinar a 1 ano e estou definindo denovo.Acho que meu relato e de outros é prova que existe os 3 biotipos.

O relato da outra pessoa foi irônico, o Glasgow é nutricionista.

E partindo do pressuposto que a teoria do Endo/Meso/Ecto realmente existisse, você não teria como mudar de categoria tão facilmente, existiram outros fatores que não podem ser mudado como estruturas ósseas ou inserção dos músculos. Se você está falando só de perfil lipídico, é muito melhor categorizar as pessoas nesses três perfis: Magro/Gordo/Forte e possivelmente um falso magro - não tem necessidade nenhuma de nomes científicos.

As pessoas, tem sim diferenças na constituição física e ninguém nega isso - o problema é querer colocar isso em um grupo e ainda por cima esses grupos trazem também só pelo nome uma série de mitos: treinamento diferenciado, alimentação diferenciada, etc.

Postado
1 hora atrás, Felipe.Jesus disse:

Cara acho que vc não sabe ler ! E vc não é o único aqui. Lamentável.

Claro, que eu sei até fiz o favor de botar a fonte no 72, para você ver o que escreveu. A única pessoa que realmente relatou algo foi você.

E falácia clássica, já quer desmerecer os outros, só porque a pessoa não concorda com a sua opinião.

Postado

Eu não teria conseguido explicar melhor do que MrNobody. Não faz o menor sentido prescrever um certo tipo de treino ou dieta para uma pessoa supondo que o potencial genético dela age de certa forma apenas por conta da aparência atual dela.

• 4 meses depois...
  • Supermoderador
Postado (editado)

Nossa fazia tempo que não entrava aqui e ainda tem gente defendendo que a idéia imaginária dos 3 biotipos do Sheldon....

Vamos repetir novamente pois está dificil:

os 3 biotipos de Sheldon não é uma "teoria". Favor ler o que é uma teoria científica e como ela se torna uma "teoria" e como se faz para testar e provar tal teoria é verdadeira.

PS:

No máximo ela é uma tese, infundada por qualquer parametro ou medição científica, uma idéia de classificação bem furada aonde corpo gordo, magro e atletico recebeu outro nome (e foi tentado amarrar isso a alguns traços de personalidade). Novamente, isso em momento algum analisou e olhou para genética, cultura,  atividade fisica que a pessoa já fazia, dieta, nada. Foi o cara olhando um catalogo de fotos e imaginando classificações...

Relato de "eu me encaixava na classificação X, por isso ela existe" nunca foi prova forte de nada, mas muito menos de uma classificação imaginária. Isso apenas prova que você se viu em tal classificação, não que ela tenha algum sentido ou significado pratico que mude a sua vida...

Editado por krebz
Postado (editado)
Em 01/10/2018 em 16:35, Felipe.Jesus disse:
Em 01/10/2018 em 16:35, Felipe.Jesus disse:

Um cara com 1,80 e 70 kg é o que? E outro com 1,79 e 71 kg?

Ectomorfo provavelmente.

Nao necessariamente,  pulei dos 65kg pro 80 com 1,80 e sempre me vi como mesomorfo, mesmo quando tinha 65kg, acredito sim que existe esselance do biotiopo, agora logicamente nao da pra classifcar todos nesses 3 tipos mas acredito que existe sim.

Só de ver uma pessoa que faça parte de um dos 3,voce percebe na hora, exemplos:

Vamos pegar esses atores de Hollywood

THor   ecto
Captain  ecto

Superman Henry Cavil  MEso
Batman          Ben AFleck Meso

Veja nao to falando de Bf nem nada do tipo, to falando de estrutura corporal, ela entrega os biotipos, na minha opniao claro.

Outro exemplo aqui que vi 1 tempo atras, DEuses do egito, tem o nikolaj coster waldau e Gerard Buttler ambos com 1.88 mas a estrutura corporal deles é totalmente diferente um da outra, joga no youtube e poem na 1ª luta deles, ali voce percebe claramente isso.1º sendo endomorfo e o 2º sendo mesomorfo, mais uma vez nao to falando sobre ser magro e gordo mas sim sobre a estrutura corportal.

Editado por Tobirama
  • Supermoderador
Postado

Sim pessoas tem corpos com caracteristicas semelhantes com algumas outras pessoas, novamente isso não se resume na classificaçao de numero cabalistico de apenas 3 biotipos.

Novamente, que diferença faz se classificar ou classificar alguem nos 3 biotipos?

É apenas um titulo, inventado por uma falsa premissa, mais pra se auto-afirmar, mas isso nao significa absolutamente nada em questao de treino e dieta, quer queira ou não vai ter que ir testando ao longo dos anos até achar o que funciona no proprio corpo.

genética a grosso modo define um ponto inicial e variaçao de resposta ao estimulo, isso é exatamente faz a ideia dos 3 biotipos ser inútil.

Postado

Tem quem queira enquadrar a teoria dos biotipos na questão da estrutura óssea também. Mas mesmo isso se mostra problemático. É bem comum ver gente com tronco e ombros largos (características supostamente meso/endo) e braços finos (ecto). Nem nesse caso a coisa faria muito sentido.

Postado
6 minutos atrás, JCesar13 disse:

Tem quem queira enquadrar a teoria dos biotipos na questão da estrutura óssea também. Mas mesmo isso se mostra problemático. É bem comum ver gente com tronco e ombros largos (características supostamente meso/endo) e braços finos (ecto). Nem nesse caso a coisa faria muito sentido.

Estrutura óssea é a única coisa que faz sentido analisar. Pela estrutura óssea você pode dizer se vale mais a pena alguém fazer agachamento frontal pra desenvolver os quads, ou se é melhor ficar com o agachamento costas mesmo. Dá pra dizer se alguém vai levantar mais peso no Terra Sumô ou no convencional. E também dá pra dizer se o powerlifter vai ser melhor no supino ou no Terra. Mas acaba nisso aí de alavancas do corpo mesmo. Extrapolar pra ecto, meso e Endo é bobagem.

Postado

A impressão que tenho é que muito dessa teoria é baseada na existência dos que alguns chamariam de "ecto/meso/endo puros".
Por exemplo, todo mundo conhece alguém que come mal, não faz exercícios, e mesmo assim tem certo volume muscular aparente (tenho um primo assim); ou então aquele cara que sempre foi mais ogro, com braços grossos e troncos largos, que mesmo quando baixa o BF mantem essa característica.
Disso sairiam definições como "mesomorfo puro" e "endomorfo puro", que posteriormente seriam extrapoladas de forma que se tentasse adaptá-las a todos os outros casos. Ou seja, uma análise errônea em que meras características físicas natas seriam, na verdade, padrões estruturais.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...