Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteina Animal E Vegetal

Posts Recomendados

Postado

A Proteína é uma estrutura química complexa, constituída de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio. Ela fornece aminoácidos (compostos orgânicos que funcionam como blocos de construção da proteína), que são essenciais para a manutenção, crescimento e desenvolvimento do corpo.

As Proteínas em Nosso Organismo:

Constitui elemento principal na estrutura corporal de seres humanos e animais;

Exercem papel importante na síntese de hormônios e enzimas que regulam diversos processos fisiológicos (crescimento, controle de açúcar sangüíneo);

Reparação tecidos (cicatrização, crescimento e desenvolvimento de células, regeneração de tecidos lesados pelo esforço físico);

Formação de anticorpos (capazes de combater infecções e doenças);

Neutralizador do pH do sangue (função que mantém o equilíbrio ácido-básico);

Formam os neurotransmissores, que atuam no sistema nervoso central, como por exemplo a serotonina (hormônio que nos dá a sensação de bem estar e prazer);

Fornecem aminoácidos essenciais para o ganho de massa muscular (anabolismo); além de várias outras funções.

Proteína Animal e Proteína Vegetal:

Para entender as principais diferenças entre as proteínas animal e vegetal, precisamos saber um pouco mais sobre os aminoácidos (blocos de formação de proteínas). Estes aminoácidos podem ser essenciais e não essenciais.

Os aminoácidos não essenciais podem ser produzidos pelo corpo humano, enquanto os aminoácidos essenciais não são fabricados em nosso organismo, portanto precisamos ingerir alimentos fontes de proteínas para que possamos obter esses aminoácidos essenciais.

Toda proteína em nosso corpo é feita a partir da combinação de aminoácidos. As proteínas de alimentos que possuem todos os aminoácidos essenciais são de alto valor biológico ou proteínas completas. Elas mantém a vida, o crescimento e o desenvolvimento. Já aquelas proteínas que apresentam a deficiência de um ou mais destes aminoácidos essenciais, são chamadas de baixo valor biológico.

As proteínas de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) possuem todos os aminoácidos essenciais, são portanto de alto valor biológico. Porém, as proteínas completas também são ricas em gorduras. Já as proteínas de origem vegetal (frutas, lentilha, feijões, soja) apresentam deficiência de aminoácidos essenciais, por isso são de baixo valor biológico, porém apresentam menor teor de gorduras.

Como alguns aminoácidos são “limitantes” em grande parte dos alimentos vegetais, ao longo da história, o homem foi descobrindo através de pratos tradicionais de sua cultura, uma mistura de proteínas vegetais que são capazes de se completarem e formarem excelentes combinações.

Recomendação Diária de Proteínas para Atletas:

Variam de 15% a 20% do Valor Energético Total da alimentação diária ou 1g a 1,8g de proteínas por quilograma de peso corpóreo. Esta recomendação vai ser aplicada de acordo com as características individuais, composição corporal e modalidade desportiva.

É importante lembrar que a proteína sozinha não vai melhorar a sua capacidade atlética. As proteínas fornecem os blocos (aminoácidos) para o crescimento muscular do atleta, porém isso só acontece quando há uma alimentação balanceada seguida de atividade física.

Alguns cuidados devem ser tomados, pois o alto consumo de proteínas pode causar doença coronariana, devido a associação com uma dieta rica em gorduras, além de sobrecarga renal e hepática. Portanto para melhorar sua performance no esporte, adquira hábitos alimentares saudáveis e mantenha sua alimentação equilibrada.

Guimo Elder.

Postado

Ótimo artigo :)

Lembro que uma vez tava procurando fontes de proteinas vegetais q se complementavam para aumentar VB, pensei na ração humana já q tem muitos cereais diferentes ali e já me falaram que soja + grão de bico ou trigo se complementariam, mas tbm me falaram que por causa da qntdd de fibras influenciava negativamente na absorção das proteinas :( isso é certo?

O que diferencia o VB de produtos de alto VB é a proporção de cada aminoácidos?

Postado

Ótimo artigo :)

Lembro que uma vez tava procurando fontes de proteinas vegetais q se complementavam para aumentar VB, pensei na ração humana já q tem muitos cereais diferentes ali e já me falaram que soja + grão de bico ou trigo se complementariam, mas tbm me falaram que por causa da qntdd de fibras influenciava negativamente na absorção das proteinas :( isso é certo?

O que diferencia o VB de produtos de alto VB é a proporção de cada aminoácidos?

SE eu entendi bem acho que é isso que responde sua pergunta:

As proteínas de alimentos que possuem todos os aminoácidos essenciais são de alto valor biológico ou proteínas completas. Elas mantém a vida, o crescimento e o desenvolvimento. Já aquelas proteínas que apresentam a deficiência de um ou mais destes aminoácidos essenciais, são chamadas de baixo valor biológico.

É isso?

Postado

A primeira era sobre isso, mas era relacionado a, proteina do ovo e proteina do frango, VB ovo > VB frango mesmo os dois sendo teoricamente completos qnt a aminoacidos esseciais, portanto a diferença seria na proporção de tais aminoácidos?

E a segunda era sobre se ração humana tem um vb elevado já q tem diferentes fontes de proteinas vegetais, me falaram que não por causa das fibras.

Postado

Leandrão sempre com ótimos artigos na melhor área do fórum, obrigado parceiro!

Recomendação Diária de Proteínas para Atletas:

Variam de 15% a 20% do Valor Energético Total da alimentação diária ou 1g a 1,8g de proteínas por quilograma de peso corpóreo. Esta recomendação vai ser aplicada de acordo com as características individuais, composição corporal e modalidade desportiva.

É importante lembrar que a proteína sozinha não vai melhorar a sua capacidade atlética. As proteínas fornecem os blocos (aminoácidos) para o crescimento muscular do atleta, porém isso só acontece quando há uma alimentação balanceada seguida de atividade física.

Alguns cuidados devem ser tomados, pois o alto consumo de proteínas pode causar doença coronariana, devido a associação com uma dieta rica em gorduras, além de sobrecarga renal e hepática. Portanto para melhorar sua performance no esporte, adquira hábitos alimentares saudáveis e mantenha sua alimentação equilibrada.

Então aquela teoria dos 2gr mais uma vez foi pro saco... Sem contar que a recomendação é "para atletas". Não tenho contagem de proteínas da minha dieta atual, mas com absoluta certeza tem pelo menos 1,6gr de proteína por kg de peso :D

Postado

Eu acho que depende do peso da pessoa e do nível de treinamento. Por via das dúvidas não vejo problema em mandar 2g de proteína por kg de peso. Antes sobrar do que faltar.

Postado

Antes sobrar do que faltar.

Nem sempre né :P

Mas acho que ninguém até hoje morreu por comer 2g por kg (espero também r :worried:)

Postado

Eu to usando quase 3g.

Ali é apenas uma recomendação, cada um tem que descobrir o que é bom para o seu próprio corpo. Eu aumentei as proteinas e tive resultados melhores...

• 1 ano depois...
Postado

Eu to usando quase 3g.

Ali é apenas uma recomendação, cada um tem que descobrir o que é bom para o seu próprio corpo. Eu aumentei as proteinas e tive resultados melhores...

Pode ser psicológico não pode?

• 5 meses depois...
Postado

Eu to usando quase 3g.

Leandro,

agora eu sei que vc ja eh contra essa teoria (maior quantidade de prot), entao eu pergunto: esses maiores ganhos pararam mesmo com alta ingestao (3g/kg) ou era psicologico (como perguntaram)?

Muito bom artigo!!

Abraço

Postado

Leandro,

agora eu sei que vc ja eh contra essa teoria (maior quantidade de prot), entao eu pergunto: esses maiores ganhos pararam mesmo com alta ingestao (3g/kg) ou era psicologico (como perguntaram)?

Muito bom artigo!!

Abraço

Então, nesse tempo eu tinha um pouco de medo de carboidrato, então eu fixei 4g/kg. Quando eu aumentei ~1g/kg de proteina comecei a ter mais ganhos, mas era por que o saldo calórico era maior... e no meu psicológico, na epóca, proteína não virava gordura nem fufu, então eu achava que era tudo massa :D

Abraço

Postado

Emfim, realmente há necessicadade de se ingerir 2g/kl pra mais de proteína diariamente ou o ganho de massa se dá atravez da quantidade calórica ?

proteina é o macronutriente essencial pra construção dos tecidos, 2g seria o minimo pra quem quer ganhar, na minha opinião

em bulking você pode se limitar a 2g/kg e o resto de carb e gord

agora em cutting, sugiro aumentar essa quantidade até 2.6-2.8/kg pra manutenção da MM, tem gente que gosta de 3g/kg, mais tem que ter bolso lol

proteina é a chave!

peace.

Postado
Como alguns aminoácidos são “limitantes” em grande parte dos alimentos vegetais, ao longo da história, o homem foi descobrindo através de pratos tradicionais de sua cultura, uma mistura de proteínas vegetais que são capazes de se completarem e formarem excelentes combinações.

Arroz e Feijão ?

Não tenho certeza se é.Mas além desses quais também são ?

Postado

Arroz e Feijão ?

Não tenho certeza se é.Mas além desses quais também são ?

É sim.

Tem milho e ervilha, castanha e amendoim, etc (tem mais, mas eu esqueci).

Mas isso já é provado que é mito, vc não precisa misturar as 2 proteínas na mesma refeição, vc pode consumir uma numa hora e outra em outra hora que mesmo assim terá o mesmo "efeito".

Abraço

• 1 mês depois...
Postado

E a proteína texturizada de soja? Aqui casa compramos um pacote de tamanho médio pra fazer, e pelo que eu eu li no pacote, tem 26g de proteína e 7g de fibras em 50g(1/2 xícara). Achei legal, mas depois de ler esse artigo, fiquei em dúvida. A soja não seria um bom alimento pros músculos, como as carnes e ovos?

Postado

E a proteína texturizada de soja? Aqui casa compramos um pacote de tamanho médio pra fazer, e pelo que eu eu li no pacote, tem 26g de proteína e 7g de fibras em 50g(1/2 xícara). Achei legal, mas depois de ler esse artigo, fiquei em dúvida. A soja não seria um bom alimento pros músculos, como as carnes e ovos?

a proteina da soja, é uma proteina vegetal, ela não é tão boa quanto a dos ovos e carnes, mais para complementar as proteinas da dieta é uma boa escolha, eu mesmo uso diáriamente 50-100g de soja.

Postado

Na minha dieta eu to mandando 3,5g de proteína.

Lembrando que as calorias estão abaixo da GCD (-600).

• 2 semanas depois...
Postado

carbo pra ter energia, o resto é proteina!

6~7 de carbo 2g de prot 1g de gord por kg, to tendo bons resultados!

detalhe com 80cm de abdomen seco. 183cm e 75kg mas varia de organismo pra organismo to com 35~36 de braço. 108cm de peito

• 2 meses depois...
Postado

teve uma semana que eu mandei 5g/kg de proteina

mas era pra manutenção da massa, ia mudar de dieta

• 1 ano depois...
Postado

Mais se eu conta tudo, nao faz sentido .. arroz e feijão ja tem proteina VEGETAL, não pode conta junto ... eles nao funcionam para construção muscular ..

Por favor se puder olhar minha dieta ae,

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/133570-dietaaaa/

claro que pode

proteina vegetal também tem energia e aminoácidos

você que não está fazendo sentido

contabilize sim!

Postado

Me falaram issu aqi no forum msm ... pq qdo coloca la a proteina vegetal na tabela do excel, ele nao conta la na 2g/kg que mostra la .

Nao vai muito na onda de alguns que tem aqui, pra certas pessoas só existe Proteina Animal, uma pena que certas pessoas pensem assim, minha dieta é só baseada em proteina vegetal e nunca tive problemas pra ganhar massa com isso, as vezes chego mandar mais de 150g de proteina por dia sem nada de origem animal

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...