Ir para conteúdo
Acessar app

Navegue melhor pelo fórum. Entenda.

Fórum Hipertrofia

Um aplicativo em tela cheia na sua tela inicial com notificações push, selos e muito mais.

Para instalar este aplicativo no iOS e iPadOS
  1. Toque no ícone Compartilhar no Safari
  2. Role o menu e toque em Adicionar à Tela de Início.
  3. Toque em Adicionar no canto superior direito.
Para instalar este aplicativo no Android
  1. Toque no menu de 3 pontos (⋮) no canto superior direito do navegador.
  2. Toque em Adicionar à tela inicial ou Instalar aplicativo.
  3. Confirme tocando em Instalar.

Estimando seu percentual de gordura corporal (bf) no espelho.

Posts Recomendados

Postado
  • Este é um post popular.

Saudações galera!

Encontrei este material na rede e, no intuito de auxiliar o pessoal do fórum (incluindo eu), decidi traduzí-lo. Já aviso de antemão que procurei material similar para mulheres mas infelizmente não encontrei nada ainda :( , desculpem garotas.

Já foi amplamente discutido no fórum e principalmente aqui razões para usarmos o espelho e o "olhômetro" para estimar o percentual de gordura (isso se você fizer muita questão). Existem diversas imagens na internet com simplesmente uma foto e o percentual de gordura associado a ela. O problema é que em certos percentuais de gordura o desenvolvimento muscular do indivíduo pesa muito na aparência geral e associar apenas uma foto a um certo percentual não ajuda muito.

Traduzi esse guia justamente por dar mais pistas a respeito do percentual de gordura da pessoa como a vascularização, abdômens, "pneus", etc.

PS 1: Peço pra galera mais experiente e "afiada" no olhômetro dar sugestões também.
PS 2: De forma alguma isto aqui é um guia definitivo, a idéia é apenas dar uma noção do seu percentual corporal.

Bom, dito isso, vamos logo ao que interessa:

1-2%:

Spoiler

Você está morto (ou quase lá)!
Exemplos: um defunto talvez.
Características: os últimos 2% de gordura corporal que você possui provavelmente estão na sua espinha dorsal e no seu cérebro. Você tem certeza que quer perder gordura aí também?

2-4%:

Spoiler

Exemplos: alguns bodybuilders profissionais ao subir no palco. Relatos de bodybuilders que desmaiaram ou até mesmo morreram no palco coincidentemente ocorreram com pessoas com esta faixa de percentual de gordura. Alguns nomes famosos são Andreas Munzer e Helmut Strebl.
Características: basicamente você é uma versão 3D de ilustrações de livros de anatomia. Quase todas as estrias musculares  são visíveis sem necessidade de contração (os famosos braços e pernas fibrados). A vascularização (veias saltando) é abundante por todo o corpo e a pele é final como um papel.
Se você olhasse um cara com esse percentual mastigando, veria perfeitamente os músculos de sua mandibula se movendo de maneira bizarra.

y0OqQOC.jpg?1TLmA1jZ.jpgLlbJsvD.jpg

4-6%:

Spoiler

Exemplos: a maioria dos competidores do Mr. Olympia e alguns Men’s Physique.
Características: Estrias musculares visíveis em alguns grupos musculares grandes sem necessidade de contração. Ao contrair elas ficam visíveis. Vascularização é notável por todo o corpo mas principalmente na parte inferior do abdômen. Os músculos intercostais são definidos e com “cortes” profundos.

OsF4zqH.jpgzaZT4jb.jpgX51i38y.jpg

6-8%:

Spoiler

Exemplos: alguns competidores do Men’s Physique, Zyzz.
Características: os músculos do abdômen (6-pack) ainda são claramente visíveis, mas sem cortes profundos, e o rosto (bochechas) geralmente é magro. Os intercostais ainda são visíveis.
Observação: em percentuais baixos essas características citadas estão sempre presentes, mas é possível perceber que existe uma leve diferença entre eles que “facilita” na distinção.

UmscqT9.jpgOxroXje.jpgPwK277M.jpg

8-10%:

Spoiler

Exemplos: modelos de revistas, atores, Scott Hermann.
Características: abdômen visível mas geralmente apenas os 4 “gomos” superiores são definidos, os inferiores são macios. A vascularização ocorre principalmente nos braços e as vezes nos ombros. O rosto é definido mas não muito magro. Se seu abdômen não possui a parte superior (o 4-pack) definido, você provavelmente está acima de 8% de gordura corporal.

VISncHD.jpgeynnfyQ.jpgUCSip2z.jpg

10-13%:

Spoiler

Características: o abdômen passa a perder definição, talvez apenas os dois gomos superiores ainda sejam levemente definidos. Vascularização visível apenas nos braços. Uma característica marcante é a separação fina entre o abdômen e os obliquos (vide fotos). Em geral a presença dessa separação é um sinal que o “6-pack” está chegando.
kNbPTXK.jpgFzXQmbG.jpgwAAsqx5.jpg

13-16%:

Spoiler

Características: ainda é visível um contorno do abdômen aqui e ali. Pouca vascularização presente somente nos braços. A característica marcante é que é possível apertar a gordura da parte inferior do abdômen e das costas. Os “pneus” são pequenos mas ainda presentes.
Srtftg5.jpgAv3hf90.jpg

Observação: Daqui pra frente o desenvolvimento muscular do indivíduo vai pesar muito na aparência geral. Dois caras com 15% de gordura corporal vão ser bem diferentes. Como exemplo temos esta imagem do Will Smith com boa musculatura e ~15% de bf e ao lado um rapaz com 15% de bf e quase nenhum músculo, típico “skinny fat”.
kVS6khv.jpg

Então, quando estiver lidando com aquele seu amigo chato e musculoso que fica falando que ta com 8% de bf, aperte os pneus dele e envie o link desse tópico pra ele repensar a vida.

16-19%:

Spoiler

Características: contorno do abdômen não é visível e a “pochete” começa a surgir. Com pouco desenvolvimento muscular tem aparência “skinny fat”. Com músculos, parece cheio e largo com alguma vascularização presente nos braços.

DO4GbQJ.jpgExB0qUz.jpgmPRz033.jpg

20-24%:

Spoiler

Características: os “pneus” são perceptíveis e a barriga começa a ficar protuberante. Gordura no pescoço também pode estar presente, os traços marcantes são a cintura tão larga quanto o peitoral e a pochete começar a ficar pendurada.
zoPS3jq.jpgxTwSXOq.jpg

25-30%:

Spoiler

Características: aqui chegamos num ponto que já nem importa muito o percentual de gordura da pessoa. Sua saúde pode estar comprometida, seria ideal começar uma dieta de perda de peso. A barriga é grande e fica pendurada, o corpo tem um formato próximo ao de uma pêra, a cintura é mais larga que o peitoral.
fx1PHEU.jpgGUuDhfB.jpgsDnwr4m.jpg

Editado por Quântico (veja o histórico de edições)

Diário quântico

#ForeverSmall , #ForeverWeak
Agachamento: 140kg
Supino reto: 100kg
Levantamento Terra: 160kg
PL Total: 400kg, PL Wilks:264, BW: 82kg

Postado

Legal a sua iniciativa, mas sinceramente é mto difícil (se não impossível) mensurar o BF por imagens, até mesmo porque as imagens enganam bastante.

De qualquer maneira não deixa de ser uma "luz" para aqueles que ainda se utilizam de sites para calcular o bf estimado! ;)

Postado
  • Autor
6 minutos atrás, FBO disse:

Legal a sua iniciativa, mas sinceramente é mto difícil (se não impossível) mensurar o BF por imagens, até mesmo porque as imagens enganam bastante.

De qualquer maneira não deixa de ser uma "luz" para aqueles que ainda se utilizam de sites para calcular o bf estimado! ;)

Mas a idéia não é usar apenas as imagens e sim as características que o cara descreve para cada percentual.

Diário quântico

Postado

Achei bem legal. Acho que se pegar essas referências mais alguma estimativa simples, que dê pra fazer em casa mesmo, dá pra fazer um bom acompanhamento da evolução. Até pq nenhum método tradicional é muito preciso - adipômetro dá, em média, cerca de 5% acima de DEXA, que é o método mais preciso. Em outras palavras, o que realmente importa é a base pra avaliar a evolução.

Melhores marcas:

Agachamento 3x160kg@10 (~174kg) Snatch 90kg Supino reto 140kg
Terra 3x180kg@8 (~209kg) C&J 114kg Desenvolvimento 90kg
Barra fixa 5x126kg(+34kg)@8,5 (~152kg) Clean 120kg/Jerk 120kg Push press 120kg

Links:

Tópicos que eu criei           

[Diário] Máximas diárias de agachamento e supino

@notsoheavylifts

#teamcontrolfreak

Postado

Isso é foda mano, pq por exemplo, eu tenho abs de 18% de BF, uma pança gorda da porra, mas tenho menos de 8mm de dobra no peitoral e femural. Tenho inclusive vascularização no ombro. Aí quando faço 7 dobras dá 12, 13%. Sou MUITO retido e tenho um grave problema com E2, o que me deixa com um visual muito merda com qualquer descontrole de testo.

É excelente para se ter noção, mas acho que uma das melhores aquisições de quem treina é um Plicômetro (mesmo aqueles de 7 reais ainda são bacanas). Dá pra mensurar a evolução muito melhor. 

Editado por thalesgodoy (veja o histórico de edições)

Sempre ON de Veneno, Treino, Dieta e Estudo.

Leia: Pai Rico Pai Pobre, O Investidor Inteligente, O Evangelho Segundo o Espiritismo. Mudarão sua vida.

"A sabedoria é a coisa principal; Adquire, pois, a sabedoria; com tudo que possuis, adquire o conhecimento."

Postado

Interessante, embora bf não seja confiável por fotos.

Pensava estar na casa dos 11 ou 12%, contudo tenho características fortes de 6-8 e 8-10%.

Postado

Excelente contribuição!!! Parabéns

Editado por Thorun (veja o histórico de edições)

Spoiler

giphy.gif

"This is ten percent luck, twenty percent skill,

fifteen percent concentrated power of will,

five percent pleasure and fifty percent pain

and a hundred percent reason to remember the name"

Postado

Excelente contribuição! :thumbsup_anim:

"Comece fazendo o que é necessário, depois o possível e de repente você estará fazendo o impossível." Francis of Assisi
"Você nunca sabe a força que tem, até que a sua única alternativa é ser forte." Johnny Depp
"Seu corpo trabalha pra ele, se isso te traz problemas, problema seu." Leandro Twin
"Conhecimento lhe dará poder, mas apenas caráter lhe dará respeito." Bruce Lee
"Eu não disse que seria fácil, disse que valeria a pena!" [?]

Vale a pena ler, abre ai:
Postado
7 minutos atrás, MarcosMakaveli disse:

Para mulheres segue um padrão parecido só que com números mais altos por questões naturais femininas.

Perguntei por que sou bem magrinha e meu BF deu 25% (bioimpedância). Seria legal olhar umas fotos pra ver visualmente em que padrão me encaixo sabe? rs

Editado por rainegoncalves (veja o histórico de edições)

Postado

Dei like no do diário, e vou dar like aqui tbm ;)

Eu nunca achei BF uma informação útil, e ainda acho que não serve para nada além de curiosidade, e vontade de matematizar as coisas...

Mas eu sou curioso, e gosto de matematizar as coisas... :P

:P 

'Cause when we all just ghosts. And the madness overtakes us. We will look at the ashes. And say people lived here.

Postado
  • Autor

Na verdade esse lance do José Loreto foi uma das razões de eu ter encontrado esse material dada a minha indignação ao ver isso! "Dois por cento"
filmealdojoseloreto.jpg

Diário quântico

Postado
3 horas atrás, Quântico disse:

Na verdade esse lance do José Loreto foi uma das razões de eu ter encontrado esse material dada a minha indignação ao ver isso! "Dois por cento"
filmealdojoseloreto.jpg

É só não comer pão.
ps: Pra quem está "boiando": https://gshow.globo.com/tv/noticia/2016/06/jose-loreto-diz-como-chegou-ter-2-de-gordura-corporal-um-ano-sem-comer-pao.html

Spoiler

giphy.gif

"This is ten percent luck, twenty percent skill,

fifteen percent concentrated power of will,

five percent pleasure and fifty percent pain

and a hundred percent reason to remember the name"

Postado

As imagens são um norte, com certeza. Mas acho que como já foi dito o ideal é a gente se olhar no espelho e classificar o que deve ser melhorado por que essas coisas são muito relativas. Digo isso por que na minha bioimpedância acusa 25% de gordura e no adipômetro 11%. Se eu levar esses números em consideração e olhar a imagem que postaram eu não me enquadro nem em 25%, nem em 11%.

Mas isso não tira o mérito. Esse post foi uma grande contribuição :D

Postado
  • Autor
8 minutos atrás, rainegoncalves disse:

As imagens são um norte, com certeza. Mas acho que como já foi dito o ideal é a gente se olhar no espelho e classificar o que deve ser melhorado por que essas coisas são muito relativas. Digo isso por que na minha bioimpedância acusa 25% de gordura e no adipômetro 11%. Se eu levar esses números em consideração e olhar a imagem que postaram eu não me enquadro nem em 25%, nem em 11%.

Mas isso não tira o mérito. Esse post foi uma grande contribuição :D

É algo muito relativo mesmo, mas é fato também que tanto bioimpedância como adipômetro não dão valores muito exatos. Grosseria por grosseria eu prefiro não gastar nada e medir no olhômetro mesmo. O que faço atualmente é estimar no espelho e também usar algumas contas simples que usam medida de pescoço, cintura e quadril. Coincidentemente os valores são bem próximos.
Acredito que isso já seja o suficiente pra você ter uma idéia de "onde está" e "pra onde vai/foi".

Diário quântico

Postado
1 minuto atrás, Quântico disse:

É algo muito relativo mesmo, mas é fato também que tanto bioimpedância como adipômetro não dão valores muito exatos. Grosseria por grosseria eu prefiro não gastar nada e medir no olhômetro mesmo. O que faço atualmente é estimar no espelho e também usar algumas contas simples que usam medida de pescoço, cintura e quadril. Coincidentemente os valores são bem próximos.

É, acho que esse continua sendo o melhor método... mas eu também não gastaria dinheiro com isso viu rs, fiz pelo convenio médico. Foi bom por um lado saber desses números por que eu estava curiosa, mas como sou iniciante e tenho muitaaaaaaa coisa pela frente procuro não ficar bitolada com eles. Quando soube o meu percentual pela bio fiquei impressionada por que 25% é o limite para uma mulher mas ai desencanei por que eu sou bem magrinha, nem chego a ter gordura localizada então não me deixei abalar rs

Postado
5 minutos atrás, rainegoncalves disse:

É, acho que esse continua sendo o melhor método... mas eu também não gastaria dinheiro com isso viu rs, fiz pelo convenio médico. Foi bom por um lado saber desses números por que eu estava curiosa, mas como sou iniciante e tenho muitaaaaaaa coisa pela frente procuro não ficar bitolada com eles. Quando soube o meu percentual pela bio fiquei impressionada por que 25% é o limite para uma mulher mas ai desencanei por que eu sou bem magrinha, nem chego a ter gordura localizada então não me deixei abalar rs

As vezes você tem mesmo 25% mas sua musculatura "mascara" isso. No fim das contas o que importa mesmo é o espelho, se sentir bem.

sign forum.jpg

Postado
26 minutos atrás, rainegoncalves disse:

Eu tenho 23% e também ficava impressionada, porque eu tô bem seca por conta do meu cutting, mas minha nutricionista falou pra eu me preocupar menos com isso porque esteticamente é onde eu vou ver resultado mesmo.

Postado
3 minutos atrás, Isabela R. disse:

Eu tenho 23% e também ficava impressionada, porque eu tô bem seca por conta do meu cutting, mas minha nutricionista falou pra eu me preocupar menos com isso porque esteticamente é onde eu vou ver resultado mesmo.

Isabela, eles falam que a bioimpedância pega gordura visceral por isso sempre dá mais do que parece. E no adipômetro, você já mediu?

26 minutos atrás, Daniell109 disse:

As vezes você tem mesmo 25% mas sua musculatura "mascara" isso. No fim das contas o que importa mesmo é o espelho, se sentir bem.

Pode ser rs... acho que no fim isso vai muito de pessoa pra pessoa

Crie uma conta ou entre para comentar

Quem Está Navegando 0

• Nenhum usuário registrado visualizando esta página.

Configurar notificações push do navegador

Chrome (Android)
  1. Toque no ícone de cadeado ao lado da barra de endereços.
  2. Toque em Permissões → Notificações.
  3. Ajuste sua preferência.
Chrome (Desktop)
  1. Clique no ícone de cadeado na barra de endereços.
  2. Selecione Configurações do site.
  3. Encontre Notificações e ajuste sua preferência.