Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Karate - Pra quem gosta.


Wesley Pinto

Posts Recomendados

eaW8nXzqeXI.jpg

sobre as  torções isso sempre teve no karate como o wesley disse ta nos kata fora isso que em varios livros de  fundadores dos estilos de karate, esta em documentos antigo (bubishi)

Torite (Chin Na / Qinna / 擒拿 em chinês Mandarin) é o método derivado do Shaolin de segurar e conter um oponente, vigorosamente adotado por oficiais da lei, agentes de segurança e agentes carcerários durante o período do velho reino Ryukyu. A reconstituição solo dessa prática pode ser encontrada nos kata.

v92aF8rj3aI.jpg

aqui na foto  Mabuni Kenwa  fundador do shito ryu 

Nq29lvwfMwg.jpg

aqui funakoshi  fundador do shotokan

vo colocar aqui alguns videos sobre torções 

bubishi 'Bíblia do Karate'

 

kakie  do karate de okinawa 

  

vc pode ler mais aqui  http://www.karateobsession.com/2017/10/joint-lock-practicality.html   tem que traduzir (vale a pena) 

http://www.flaviocosta-karatedo.com/2013/02/as-tecnicas-perdidas-de-arremesso-do.html#more

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

O karate predominante em soco vem com Itosu, quando pra facilitar a didática do karate criou os heians com base no Kankudai, fazendo com que os primeiros, pelo menos 5 anos, da branca a marrom seja predominante em soco e chutes e depois com Nakayama em seu livro karate dinâmico e a criação dos Kumites esportivos. 

 

Isso tudo fez o Karate parecer uma luta, o que nunca foi, Karate é defesa pessoal, por isso a frase que em karate não se ataca primeiro. Fato! Pois, em defesa quase sempre a situação é inesperada e/ou em curta distância, a luta é duelo, um saudosismo do periodo ocioso dos Samurais. Mas sempre vale lembrar que Karate é Okinawa, não Japão. 

A Origem dos Katas são predominantes torções, curta distancia ou em situações especificas em lutas dentro do Castelo de Shuri. Nakayama, infelizmente distorceu o Kata para fazer valer seu Karate dinâmico. 

Veja um dos katas com movimentos mais distorcidos
 

 

Primeiros movimentos não são defesas, pois não se defende e deixa o adversário de pé, são quebramentos ou duas defesas com um gancho no queixo.

 

 

 

Quebramento
 

 

No primeiro avanço é uma disputa em curta distancia,

 

Uma defesa pra inclusive se livrar de golpes de Judo e Aikido

 

 

No recuo com braços abertos para defender soco isso não existe, o movimento é para sair de um agarrão e se defender do adversário na frente, ou um golpe de projeção.

 

Aqui o golpe de projeção
 


Se soltar de um agarrão
 

 

Verdade que cada movimento tem 2,3 até 5 aplicações que cada um aprende e adapta para sua realidade, altura, força, situação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode crer wesley meu mano umas das diferenças que eu acho, que nunca,nunca, nunca vi no aikido,judo,hapkido,jujutsu  é que não tem esses escape  de joint locks , so vi apenas no karate e em artes chinesas , nas outras artes o cara te aplica uma  torção e já era 

20 horas atrás, Wesley Pinto disse:

Uma defesa pra inclusive se livrar de golpes de Judo e Aikido



aqui mostra varias saidas de torções

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kanazawa shotokan

2gCjX0t2m6g.jpg

QN7JCCK2b_I.jpg

tinha outras fotos do sensei kanazawa baixei 3 livros dele em pdf mas deletei passei pro pen drive  se tu quiser depois wesley unica coisa ruim é que ta em ingles mas tudo em boa qualidade as fotos

aqui algumas quedas e  imobilizações do livro do sensei  Yasuhiro Konishi  que foi aluno de funakoshi(shotokan)kenwa mabuni(shito) e choki motobu

OWwK_hqwIOQ.jpg

eCaHWk2Pyt8.jpg

PB0xgzPi2L8.jpg5RwEk2tidlU.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, zeu santos16 disse:

kanazawa shotokan

2gCjX0t2m6g.jpg

QN7JCCK2b_I.jpg

tinha outras fotos do sensei kanazawa baixei 3 livros dele em pdf mas deletei passei pro pen drive  se tu quiser depois wesley unica coisa ruim é que ta em ingles mas tudo em boa qualidade as fotos

aqui algumas quedas e  imobilizações do livro do sensei  Yasuhiro Konishi  que foi aluno de funakoshi(shotokan)kenwa mabuni(shito) e choki motobu

OWwK_hqwIOQ.jpg

eCaHWk2Pyt8.jpg

PB0xgzPi2L8.jpg5RwEk2tidlU.jpg



Quero o Livro  SIM :D

 

No mais, o triste é saber que muitos lugares não treinam isso. Eu tenho uma base de judo e jiu jitsu então consigo identificar nos katas essas coisas perdidas, mas quem não tem, passa batido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui tem outros Wesley 

iain abernethy karate's grappling methods ( esse é aquele cara do canal praticalbunkai  esse eu eu recomendo ) 

https://www.4shared.com/office/Dq5thNIMgm/Abernethy_Iain_-_Karate_39_s_G.html?

 

https://www.4shared.com/office/eWBCiPEhfi/judo_militar_Feldenkrais_Moshe.html?  um livro de judo militar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Preciso contar para vocês um treino que tivemos sexta e sábadona Mushinkan de Kumite, treino de distância para brigas de rua, jyu kumite em curta distancia precisamente.

Espero me fazer ser entendindo, mas vamos lá.


Sexta: 

Kata escolhido: Heian Nidan. Feito ele com contagem, rapido com contagem e sem contagem, fizemos o kihon dos movimentos e em seguida frente a frente onde só poderia atacar e defender com os movimentos do Kata, livre, mas experimentar todas as possibilidades óbvias e escondidas: socos, chutes, torções, defesa com torções e projeções, defesa com contra ataque, antecipações e etc...

Sábado (treino 7h da matina, ainda dolorido de sexta que foi as 20h, especifico de luta para graduados, competidores, talentosos ou coloridas promissores, ou quem vai em breve fazer  o exame para preta que é meu caso, um bunda mole que agora precisa entrar nos trilhos do real karate pós faixas colorida).  

A começar para me aquecer fui correndo 5km para chegar no Dojo, cheguei atrasado, mas aquecido, mas continuei a aquecer com a galera, sequências de Gyakus e Maegeris para soltar o corpo. E em seguida começou.

Primeiro exercício, frente a frente, de pé ambos em posição relaxada sem guarda nem nada, um lado deveria dar algum comando não sonoro como piscar olho, levantar a mão, sinalizar com a cabeça, em seguida o mais rápido que pudesse atacava com soco ou chute na garganta ou boca do estomago. (Giramos 4x trocando adversários)

Segundo exercício, mesmo principio do primeiro, mas agora em posição de luta (guarda fechada), mas o adversário não marcaria mais da mesma forma, agora ele ameaçaria uma fuga, um ataque, ou uma investida de corpo, e o atacante deveria se antecipar e atacar garganta, nuca, pescoço, boca do estômago, clavícula ou costela, com qualquer tipo de chute e soco. (Giramos 4x trocando adversários)

Terceiro exercício, o agressor viria em direção a pessoa andando e o suposto agredido deveria atacar estrategicamente no instante que o adversário entrasse na distância de golpe. (rodamos 4x)

Quarto, mesmo principio do terceiro, mas agora o suposto agredido se movimentaria tb ao seu gosto, para frente ou para trás. (rodamos 4x)

Quinto, mesmo principio do terceiro e do quarto mas agora o agressor bateria qualquer golpe que quisesse, suposto agredido deveria ou defender e contra atacar, ou se antecipar (Deai) ou sair na distancia e atacar. (rodamos 4x)

Sexto, um de frente para o outro, mão direita segurando a manga da mão direita do adversário (curta distancia, distancia de um braço e meio), a mão livre deveria ou bater rosto ou estômago ou defender o adversário no rosto ou estômago, não era uma vez de cada, e sim simultâneo, para treinar: esquiva de rosto, tomada de decisão sob pressão, estratégia, tomada de decisão tomando golpe, resistência a dor e impacto, coragem, velocidade de ataque e de defesa.  (Rodamos 6x)  

Tudo sem divisão de peso, altura nem idade. Resultado: 1 olho roxo, peito roxo, um pé inchado, bochechas inchadas. 

De pensar que no exame para preta terei 2 Jyu Kumite, 3 shiai sendo 2 com marrom e 1 com preta, e Jyu Ippon Kumite que é o pior Kihon Kumite onde o atacante bate quando quer e como quer o defensor se vira como pode e só kkkk, além de ter todo kihon e 2 katas pra fazer. 

Karate é f****, oss. 




  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...