Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Bom texto, ele fala exatamente aquilo que foi falado no post inicial. Bom pra dar uma reforçada.

Uma coisa que fala no texto é sobre as estatinas e que eu acho um assunto interessante também. Por que a forma que ele age é no precursor do colesterol, ou seja, vai inibir nosso próprio corpo de produzir uma substância que é vital.

É a mesma coisa que falar que tem muita gente morrendo por beber água contaminada e ai vai lá e joga um caminhão de concreto na nascente bem onde nasce a água.  O problema não é a água, é a contaminação, por que acabar com a água? Mesma coisa com o colesterol, o problema não é ele, e sim sua oxidação, então por que acabar com ele ao invés de prevenir sua oxidação?

Esqueci de colocar logo acima que era apenas pra reforço, pois esse texto diz o que está no post principal :P

É uma lógica parecida com essa, que é abordada no documentário que recomendei:

1. Em locais de alta criminalidade são feitas mais ligações para a polícia.

2. Então, podemos concluir que ligar para a polícia causa um aumento na criminalidade.

3. A solução para diminuir a criminalidade: parar de ligar para a polícia.

Editado por PingaPia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

 

Se A leva a B que leva a C, então se tirar A acabamos com C. O pessoal só não entende que isso não é transitivo.

No seu exemplo só diminuiria as ligações, no meu diminuiria a água, no caso do colesterol só diminui a quantidade dele. Mas em todos os casos os problemas continuam, seja a criminalidade, seja contaminação pela água ou até mesmo doenças cardíacas.

 

Não consigo assistir agora, mas vindo do Souto deve ser coisa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Montamos um grupo de estudo na facul a favor do colesterol e contra o excesso de frutose e alimentos refinados.

Os professores de nutrição  estão putos.. todos mesmo, toda aula da discussão.

Cuidado pra não ficar sem se formar hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ácidos graxos de gorduras insaturadas aparecem em maior quantidade nas placas da aorta

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/7934543

"Como ingestão a longo prazo de ácidos gordos essenciais afeta o teor de ácidos gordos das placas da aorta não é clara. Comparou-se a composição de ácido gordo de placas da aorta com a de soro post-mortem e no tecido adiposo, na qual o conteúdo de ácido gordo essencial reflete a ingestão dietética. Foram encontradas associações positivas entre soro e placa ômega 6 (r = 0,75) e ômega 3 (r = 0,93) ácidos graxos poliinsaturados e monoinsaturados (r = 0,70), e também entre tecido adiposo e placa ômega 6 ácidos graxos poliinsaturados (r = 0,89). Nenhuma associação foi encontrada com ácidos graxos saturados. Estes resultados implicam uma influência direta de ácidos graxos poliinsaturados na dieta sobre a formação da placa aórtica e sugerem que as tendências atuais que favorecem o aumento da ingestão de ácidos graxos poliinsaturados deve ser reconsiderada."

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@{..mAthEUs..} (Caramba, como é difícil te marcar ahsuehsuaea)

E quando as taxas ficam alteradas, o que fazer pra regularizar?

Eu vinha com ótimos exames, mas esse último mês fiz exames e me assustei, foi num dia ~pós lixo~ que coletei os exames (mas o ~lixo~ foi só uma costela de boi com muito sal grosso, mas que não contei macros, comi molho alho, e um copo de pavê de chocolate de sobremesa)

7 meses atras uns 2 meses de low carb   ------------------- agora
Colesterol Total 205 mg/dL  >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>  214 mg/dL
Triglicerídeos 88 mg/dL  >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>   182 mg/dL
Colesterol HDL 49 mg/dL >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>     35 mg/dL
Colesterol LDL 138 mg/dL >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>  143 mg/dL
Colesterol VLDL 18 mg/dL >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>   36 mg/dL

Confesso que não vejo aonde pequei, treino com peso 4-5x semana, aerobico 1-2x semana
ah, única mudança, eu vinha cuttando com 90gr/carbo dia, era 1 grama por peso, agora estou bulkando, com 150gr/carbo diário.

fonte de gordura: amendoim, creme de leite, bacon, banha de porco pra fritar os alimentos, 8 ovos/dia, queijo. nunca fugi dessas fontes de gorduras.
fonte carbo: arroz, tapioca, e legumes 
prot; carne e ovo
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, tailorhs disse:

 

 

É dificil me marcar não, só abrir as chaves "{" que o primeiro nome já é o meu.. Hahaha

 

Então, meio atípico seu caso. Um dia de "lixo" não faz com que se altere todo um exame, como também um dia "limpo" não faz os resultados ficarem bons, e você nem comeu muita besteira, no máximo um pavê.

 

Nesse exame de 7 meses atrás você seguia low carb e estava em cutt? BF ta alto? A glicose deu quanto? Os exames foram feitos no mesmo lab?

 

O maior problema ai é que seu triglicerides aumentou muito e o HDL diminuiu, a proporção deles não está boa. Tente colocar mais monoinsaturadas na sua dieta e diminui um pouco o carbo, tira uns 15g (150g não é muito, mas é mais pra fazer um teste).

 

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, {..mAthEUs..} disse:

 

É dificil me marcar não, só abrir as chaves "{" que o primeiro nome já é o meu.. Hahaha

 

Então, meio atípico seu caso. Um dia de "lixo" não faz com que se altere todo um exame, como também um dia "limpo" não faz os resultados ficarem bons, e você nem comeu muita besteira, no máximo um pavê.

 

Nesse exame de 7 meses atrás você seguia low carb e estava em cutt? BF ta alto? A glicose deu quanto? Os exames foram feitos no mesmo lab?

 

O maior problema ai é que seu triglicerides aumentou muito e o HDL diminuiu, a proporção deles não está boa. Tente colocar mais monoinsaturadas na sua dieta e diminui um pouco o carbo, tira uns 15g (150g não é muito, mas é mais pra fazer um teste).

 

Abraço.

 


Glicose em Jejum 77 mg/dL  (REFERÊNCIA) 70 a 100 mg/dL
Também achei muito estranho, porque eu vinha de exames muito bons (fiz um outro a uns 3 meses que to procurando aqui, que estava com HDL maior também)

Os exames foram todos no mesmo lab, eu vou pedir uma nova guia pra fazer daqui uns 15 dias novamente por desencargo de consciência
Eu vinha cuttando, devo estar com 15% BF, parei pq comecei a ter aquela sensação de ráquitico kk, estou comendo 300kcal acima do GCD hoje (3500kcal)

vou restringir um pouco os carbos e colocar monoinsaturada um pouco mais, obrigado ! =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CALCULAR COLESTEROL

 

Existe um erro muito grande ao analisar os valores do colesterol, é espalhado aos 4 cantos por profissionais da saúde que quanto mais elevadas estiverem as taxas de colesterol total e de LDL, maior o problema de doenças cardiovasculares. LDL está para doenças cardiovasculares assim como alguém de 80kg está para a obesidade, ou seja, não fala nada porque não específica a altura da pessoa, o BF, etc..

 

LDL são as partículas que carregam colesterol e não o colesterol por si só. Os exames de sangue mostram os valores de LDL-C que é justamente a quantidade aproximada de colesterol. Se você já leu esse tópico sabe que não existe apenas um tipo de LDL, temos 2 tipos: A (bom) e B (ruim). LDL-P mede quantas partículas de LDL temos no sangue. Olhe a diferença: LDL-C mede quanto de colesterol; LDL-P mede quanto de partículas LDL.

 

Se o exame mede a quantidade de colesterol que as partículas LDL transportam e existem 2 tipos de partículas de LDL, vamos acabar tendo um erro no meio disso tudo. As partículas LDL-A são grandes, fofas e elas conseguem transportar uma quantidade maior de colesterol. As partículas LDL-B são pequenas, densas e levam menos colesterol.

 

Bom, os dados já foram apresentados, agora vamos à prática.

 

Suponhamos que temos um valor de 180 de LDL, o que isso nos fala? Nada!!! Porque não nos fala quem transporta esse esse colesterol, se são as partículas tipo A ou B. Partículas tipo A conseguem em um número menor transportar mais colesterol, já as tipo B precisam de um número bem maior de partículas para transportar o mesmo valor de colesterol.

 

Duas pessoas, ambas com o mesmo valor de LDL-C  (em outras palavras, mesma quantidade de colesterol), o indivíduo 1 pode ter um nivel de LDL-P maior só que com partículas mais pobres em colesterol (tipo B), e o indivíduo 2  com um número de partículas LDL menor mas ricas em colesterol (tipo A). Qual sera mais propenso à DCV? O indivíduo 1 porque embora tenham o mesma quantidade de colesterol, a quantidade de de LDL é diferente entre eles. Se ele precisa de mais partículas de LDL pra transportar a mesma quantidade de colesterol, isso mostra que suas partículas estão oxidadas e não conseguem transportar muito colesterol.

 

Exame para calcular LDL-P ainda é raro no Brasil, então o que fazer? Como saber se estou ou não no grupo de risco de DCV?

 

Os mais altos níveis de evidência cientifica nos ajudam nisso e mostram algumas continhas que podemos fazer calcular como anda nosso perfil lipídico. Temos que ver a proporção entre os marcadores e não analisa-los separadamente, esse é o grande erro, as pessoas veem os valores isolados mas eles se relacionam entre si.

 

Os melhores indicadores para o risco de DCV são o ratio entre:

[1] HDL / Colesterol total ou [2] Triglicérides / HDL

 

[1] HDL / Colesterol total

Ideal: acima de 0.24

Alterado: entre 0.10 e 0.24

Risco: abaixo de 0.10

 

[2] Triglicérides / HDL

Ideal: abaixo de 2

Alterado: entre 2 e 6

Risco: acima de 6 

 

*O Dr. Souto ainda fala da razão entre Colesterol Total / HDL, que se estiver abaixo de 4.5 é o ideal.

 

Então não tenham medo se no exame vier escrito: colesterol total = 270. Ele sozinho não fala nada, calcule o ratio entre ele e o HDL que ai sim você vai ter alguma coisa palpável. Nunca analise algo isoladamente, sempre há o conjunto.

 

Ter colesterol baixo não é sinônimo de saúde, ter LDL baixo não é estar isento de DCV, muito pelo contrário, estudos mostram que quanto menor o LDL, maior o risco de DCV. 

 

Fontes

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2664115/

http://www.drsinatra.com/the-most-important-cholesterol-ratio-to-watch/

http://www.yourmedicaldetective.com/public/523.cfm

http://www.docsopinion.com/2014/07/17/triglyceride-hdl-ratio/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Em 15/12/2015 at 13:40, {..mAthEUs..} disse:

[1] HDL / Colesterol total

Ideal: acima de 0.24

Alterado: entre 0.10 e 0.24

Risco: abaixo de 0.10

 

[2] Triglicérides / HDL

Ideal: abaixo de 2

Alterado: entre 2 e 6

Risco: acima de 6 

 

Show, Matheus. To só esperando essa informação ficar mais difundida nos cursos de graduação.

 

Vou colocar exemplo com números no limite das referência atuais:

CT = 240 (max) ou 200 (ideal)

HDL = 45 (min)

TG = 150 (max)

 

[1] HDL / CT = 0,18 (alterado)

Se CT ideal, 200 a proporção dá 0,225 (ainda assim alterado :P)

 

[2] TG / HDL = 3,33 (alterado também)

 

Dá pra concluir que os valores clássicos de referência não são propriamente níveis saudáveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...