Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Caramba... sério mesmo?

Já viu o blog do Dr. Souto? Ali ele reúne várias referências bibliográficas de respeito, pode ajudar nas discussões =]

Última que vi foi a AHA (American Heart Association) dizendo: tudo oq pregavamos estava errado.

:lol:

Já vi sim Leticia, mas essa ultima matéria ainda não haha , Valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

 

Então, mais ou menos.. hahahaha

Eu acabei entrando em algumas discussões mas foi com uma professora só, mas isso por que eu me seguro bem, só falo alguma coisa quando já falou bastante coisa sem sentido. Mas tem algumas pessoas na classe que também seguem essa linha de raciocinio, alguns seguem low carb, etc. Mas nem todos tem muitas informações a ponto de debater com professor.

Debater com professor não é fácil por que querendo ou não eles tem uma carga de conhecimento muito grande. Tem mestrado, doutorado, então argumento eles também tem bastante. Só que também ao mesmo tempo da pra perceber uma falta de informação grande, como por exemplo com essa professora que eu tive alguns debates que fala coisas como: óleos são melhores para fritura por serem insaturados e então serem mais estaveis (essa daqui foi boa, é meio que básico de quimica e ela falou totalmente ao contrário.. haha), margarina é uma boa opção por que são enriquecidas com vitaminas e tem fitoesteróis que diminuem o colesterol, etc. 

Nem tudo da pra ficar debatendo por que senão não tem aula, mas quando tem o negócio esquenta por que o professor não da o braço a torcer e eu tambem não. hahahahaha. Mas o legal é que uma boa parte da sala depois dessas discussões me procuraram pra saber mais, viram sentido no que foi falado. 

Pega essas referências que tem sido colocadas no tópico que vai ter bastante material pra usar. Tem livros também como o Guyton que tem bastante coisa e até coloquei ele como referência (eu até aconselhei a professora a dar uma lida nele pra entender melhor o colesterol. HUEHEU).

Se tiver algum material ai com você também pode postar aqui, vamos enriquecer o tópico. Eu tenho mais referências aqui, mas não tenho tido muito tempo de postar tudo, estou entrando as vezes no fórum, ai entro respondo um tópico, depois outro, ai uma mp, então não estou conseguindo organizar os links pra postar aqui, mas aos poucos eu vou colocando.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Então, mais ou menos.. hahahaha

Eu acabei entrando em algumas discussões mas foi com uma professora só, mas isso por que eu me seguro bem, só falo alguma coisa quando já falou bastante coisa sem sentido. Mas tem algumas pessoas na classe que também seguem essa linha de raciocinio, alguns seguem low carb, etc. Mas nem todos tem muitas informações a ponto de debater com professor.

Debater com professor não é fácil por que querendo ou não eles tem uma carga de conhecimento muito grande. Tem mestrado, doutorado, então argumento eles também tem bastante. Só que também ao mesmo tempo da pra perceber uma falta de informação grande, como por exemplo com essa professora que eu tive alguns debates que fala coisas como: óleos são melhores para fritura por serem insaturados e então serem mais estaveis (essa daqui foi boa, é meio que básico de quimica e ela falou totalmente ao contrário.. haha), margarina é uma boa opção por que são enriquecidas com vitaminas e tem fitoesteróis que diminuem o colesterol, etc. 

Nem tudo da pra ficar debatendo por que senão não tem aula, mas quando tem o negócio esquenta por que o professor não da o braço a torcer e eu tambem não. hahahahaha. Mas o legal é que uma boa parte da sala depois dessas discussões me procuraram pra saber mais, viram sentido no que foi falado. 

Pega essas referências que tem sido colocadas no tópico que vai ter bastante material pra usar. Tem livros também como o Guyton que tem bastante coisa e até coloquei ele como referência (eu até aconselhei a professora a dar uma lida nele pra entender melhor o colesterol. HUEHEU).

Se tiver algum material ai com você também pode postar aqui, vamos enriquecer o tópico. Eu tenho mais referências aqui, mas não tenho tido muito tempo de postar tudo, estou entrando as vezes no fórum, ai entro respondo um tópico, depois outro, ai uma mp, então não estou conseguindo organizar os links pra postar aqui, mas aos poucos eu vou colocando.

Além de que professores tendem a receber mais créditos apenas pelo currículo e certificados, já que o que importa é o que tem no papel e quantas molduras você tem na parede e não o quanto de conhecimento real tem dentro do cérebro.

Particularmente até hoje nunca vi nenhum professor dar o braço a torcer, ou ao menos tentar entender a ideia que vai contra a dele.

Lembro quando estava na faculdade de nutrição... Os professores com seus mestrados e doutorados, nariz tocando no céu... Todos os dias diziam alguma besteira. Só vi "se salvar" um dentre todos os outros.

Emfim, sobre o documentário que citei, existem pedaços soltos no YouTube mas o filme completo foi removido. Mas o mesmo pode ser encontrado em outras fontes. Acabei assistindo a ele ontem à tarde, e repito mais uma vez: Assistam!

Editado por PingaPia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

.

Pode deixar, irei contribuir sim! E digo mais, concordo com tudo que disse, sempre tentamos discutir fora do horário ou quando a aula esta finalizando, para não comprometer o andamento e o entendimento da turma. Toda aula que acaba a professora já sabe que vai segurar os porquês?? haha.. 

Os professores não deram muita sorte na minha sala, o pessoal não entrou "cru" tem alguns formados em química, outros em biologia, cada dia que eu vou à faculdade, eu tenho mais vontade de estudar e de levar materiais novos para possíveis discussões construtivas.

Fomos convocados para realizar um artigo com a ajuda da professora, alias ela irá coordenar este grupo, mesmo que não de certo, que isso não leve a nada (artigo de bosta), o conhecimento que será adquirido será de grande proveito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Texto para reforço. Conteúdo semelhante ao do primeiro post.

 

Durante anos, a medicina convencional nos disse que os níveis elevados de colesterol contribuem para doenças cardíacas e, como resultado, os médicos têm instruído seus pacientes a manter esses níveis baixos a praticamente qualquer custo.

Estudos recentes, no entanto, demonstraram que esta abordagem de tudo ou nada para o colesterol e doenças cardíacas é falha e pode resultar em algumas consequências adversas inesperadas.

Fatos

Colesterol é um sólido ceroso. É tanto um lípido (gordura), como um esterol (álcool esteroide a partir do qual são produzidos hormônios esteroides). Ele passa por toda a corrente sanguínea, ligado a triglicerídeos e fosfolipídios e, juntos, os três são conhecidos como uma lipoproteína.

Existem dois tipos de lipoproteínas – lipoproteínas de alta densidade (HDL) e lipoproteínas de baixa densidade (LDL). As primeiras têm taxas de proteína superiores à proporção de gordura, enquanto o contrário acontece no segundo caso. Dentro da categoria da LDL, existem 2 tipos: LDL Tipo A - grandes, fofas e que não causam mal - e LDL Tipo B - pequenas, densas e que são mais nocivos.

As LDL transportam colesterol em todo o seu corpo para as células e tecidos que o requerem, enquanto as HDL coletam qualquer excesso de colesterol e o entregam para o fígado, que pode usá-lo para produzir bile, ou então reciclá-lo.

Problemas cardíacos não começam quando o colesterol está alto, começam quando as paredes dos vasos sanguíneos estão danificada ou inflamadas. O LDL faz o que tem de fazer: leva colesterol para ajudar no processo de cicatrização. O problema ocorre quando os LDL Tipo B se danificam com a oxidação, o que pode fazer com que eles penetrem na parede da artéria. Se a inflamação e oxidação continuam, uma placa começa a se formar, o que promove doenças cardíacas.

O que traz a questão: Uma dieta com muita gordura não irá produzir LDL Tipo B? Não. Alta produção de LDL ocorre com o consumo de muitos carboidratos, e com uma dieta baixa em carboidratos, o perfil de LDL no corpo muda de LDL Tipo B (pequenos e densos) para LDL Tipo A (grandes e fofos). Quando existe um alto consumo de gorduras, o que irá acontecer é uma alta produção de HDL.

O corpo faz seu próprio colesterol

Colesterol é extremamente necessário para uma variedade de funções, quase todas as células do organismo podem produzir o seu próprio colesterol. Quando os níveis estão baixos, uma proteína sinaliza as células para produzirem duas outras proteínas – uma que faz o colesterol e outra que ajuda as LDLs a recuperar o colesterol. Embora as células possam criar colesterol, o fígado é o produtor principal do corpo, e faz o suficiente para partilhar com outras partes do corpo.

Para fazer colesterol, o corpo precisa de carbono, o bloco de construção mais básico da vida, presente numa grande variedade de alimentos, incluindo gorduras, proteínas e carboidratos. Na verdade, você pode ter uma dieta completamente livre de colesterol, e seu corpo ainda vai fazer toneladas de colesterol.

O colesterol é necessário para a produção de vitamina D e hormônios sexuais

A fim de transformar a luz solar em vitamina D, necessária para um sistema imunológico saudável e ossos fortes, o corpo mantém uma forma de colesterol na sua pele que absorve a radiação do sol e a converte em uma substância na qual o fígado trabalha para transformar em hidroxivitamina D. Esta é, em seguida, enviada para os rins, que a convertem em vitamina D utilizável.

Da mesma forma, os esteróis no colesterol (álcoois esteroides) são elementos essenciais para a criação de hormônios sexuais humanos (que são esteroides), incluindo estrogênio, progesterona e testosterona.

O colesterol é fundamental para a produção de bile

O corpo converte o colesterol em sais biliares que são secretados na bile. A bile quebra as gorduras no trato digestivo, transformando-as em pequenos pedaços, adequados para interagir com enzimas digestivas, e também ajuda o intestino delgado a absorver gorduras.

Medicamentos de estatina não são completamente benignos ou previvem mortes por doenças do coração

Pacientes tratados com estatina queixam-se de uma variedade de efeitos colaterais indesejados, incluindo dor muscular, fadiga e esquecimento. Além disso, embora um único estudo tenha mostrado uma taxa menor de mortalidade por doenças cardíacas em mulheres que tomaram estatinas, a maioria das pesquisas não mostra nenhuma diferença entre pessoas que tomam estatinas e pessoas que não tomam.

Comer alimentos ricos em colesterol não aumenta o colesterol no sangue

Ainda que, anos atrás, pessoas com níveis elevados de colesterol fossem alertadas contra o consumo de alimentos ricos em colesterol, como ovos e camarão, uma melhor compreensão da nutrição revelou que o colesterol nos alimentos tem muito menos efeito sobre o colesterol no sangue do que outros tipos de alimentos, particularmente gorduras saturadas.

Colesterol alto não significa uma vida curta

Em um estudo de 2003 que analisou 4.521 homens e mulheres com idades entre 65 e 94 anos, ao invés de o colesterol elevado ser culpado pela expectativa de vida mais curta, constatou-se que o baixo colesterol foi correlacionado com um maior risco de morte prematura.

O maior contribuinte para a inflamação (e doenças cardíacas) podem ser carboidratos com alto índice glicêmico

Os carboidratos mais fáceis de digerir, como os encontrados na maioria dos alimentos processados, bem como açúcares, pães disponíveis comercialmente e doces, são denominados de “alto índice glicêmico”. Isto significa que se transformam em açúcar no sangue (glicose) mais rápido do que os alimentos glicêmicos mais baixos.

Estudos recentes estão começando a identificar uma forte ligação entre o consumo de alimentos com alto índice glicêmico e doenças do coração. Muitos sentem que a causa é que o aumento da glicose estimula a inflamação, a produção de gordura e a resistência à insulina.

 

Infelizmente a fonte à qual encontrei essas informações carece de referências bibliográficas.

Realizei algumas modificações no texto, acrescentando informações e simplificando o entendimento de algumas coisas.

Editado por PingaPia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Pô, ai deve ser daora estudar, com pessoas na sala tendo bastante conhecimento deve até incentivar mais a estudar, pesquisar. Te faz correr atrás, né. O que tiver de artigo/estudo pode postar aqui, também gosto de ler bastante sobre esse assunto.

Os professores devem suar frio quando veem que a aula está acabando, só esperando pelos "porquês".. hahaha. E o legal é que tendo bastante gente rende boas discussões e força até o professor a buscar informação. Agora no meu caso, na primeira vez que indaguei a professora a respeito do colesterol era ela e metade da sala contra eu. Haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom texto, ele fala exatamente aquilo que foi falado no post inicial. Bom pra dar uma reforçada.

Uma coisa que fala no texto é sobre as estatinas e que eu acho um assunto interessante também. Por que a forma que ele age é no precursor do colesterol, ou seja, vai inibir nosso próprio corpo de produzir uma substância que é vital.

É a mesma coisa que falar que tem muita gente morrendo por beber água contaminada e ai vai lá e joga um caminhão de concreto na nascente bem onde nasce a água.  O problema não é a água, é a contaminação, por que acabar com a água? Mesma coisa com o colesterol, o problema não é ele, e sim sua oxidação, então por que acabar com ele ao invés de prevenir sua oxidação?

 

Pelo menos ela ainda falou de cortar a farinha e um pouco de massa, a maioria só demonizaria a gordura e o resto pode continuar normal. Hahaha

 O negócio é quando procurar médico, tentar achar algum que seja adepto a low carb ou paleo. Tem que procurar bastante, não é fácil achar, mas vira e mexe se acha um ou outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...