Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

Publicidade

Muito Bom Lucas

Acho que assim, com as quantidades fica mais claro. Porque simplesmente 1142:1 assusta, mas temos que ver a quantidade em g ou mg pra poder ter noção.

Nesse exemplo seria acastanha do para

4 unidades tem, 4113mg - O6 e 3,6mg - O3, relação 1142:1. Mas se você comer 100g de contra file esse proporção já cai, veja:

100g - 428mg - O6 e 147mg - O3. Agora somando o total, 4113 (da castanha) + 428 (do contra filé) temos 4541mg de omega 6 e 3,6 (castanha) + 147 (contra filé) temos 150,6mg de omega 3, e proporção 4541/150,6 = 30:1

Continua alto ? Sim, porém a já cai MUITO de 1442;1 para 30:1 é muito, sendo que usamos um alimento "pobre" em O3, imagine com 100g de sardinha. Ou simplesmente suplementar 4 capsulas, isso não sai tão caro assim. Sem contar que não é indicado comer mais do que 2 castanhas do pará por dia (pelo risco de intoxicação por selênio) ou seja essa relação cairia para a metade 15:1

Outro ponto importante, não sei se a fonte considera alimentos orgânicos, mas sabemos que carnes orgânicas tem um balanço O6/O3 melhor, e os ovos a mesma coisa. Então, provavelmente se você costuma comprar ovos orgânicos que saõ mais fáceis de achar do que carne orgânica, essa relação não fica muito ruim, e facilmente consegue-se equilibrar, com uma quantidade pequena de peixe gordo, você já equilibra.

Abraços

Só pra ilustrar o post anterior:

Fiz uma simulação com a seguinte dieta:

6 ovos

30g de manteiga

1 colher de sopa de azeite

bacon

200g de contra-filé

200g de lombo de porco

(não coloquei os carbos, considerando que estes não teriam uma quantidade significativa de gordura)

Isso tudo vai dar cerca de 125g de gordura, incluindo ~1g de omega 3 e ~11g de omega 6. Ou seja, uma relação de 11:1. Com uma suplementação de 1g de omega 3 já se muda essa relação pra 5:1. Sem contar que é possível consumir quantidades significativas através de sardinhas e outros peixes, como já mencionado no tópico.

Em outras palavras, mesmo que a relação seja alta, as quantidades não são tão grandes, de modo que 1-2g de omega 3 consumidos através de alimentação e/ou suplementação já fazem muita diferença.

Abraços

HAHAHAHAHAHAHA

Você foi mais rápido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Rapaziada

Vocês sabem se exite algum malefício ou benefício em se consumir mai omega 3 do que 6 ? Ou isso não muda nada ?

Abraços

Também fico no aguardo da resposta... até agora único comentário que vi sobre isso foi logo acima do Matheus: "a inflamação é uma reação natural do nosso corpo, nós precisamos dela"

Ingerir mais w3 do que w6 deve diminuir drasticamente a inflamação e aí vem a questão... quais os malefícios?

Até porque eu acho que atualmente, se não estiver ingerindo mais w3 do que w6, devo estar perto. Como entrei numa dieta altamente restritiva (1.500kcal e low carb e JI), minha dieta virou basicamente em robalo grelhado com azeitonas frescas e saladas no almoço, ovo caipira de noite (apenas 3) e abacate com chia e linhaça. Apenas 2 castanhas por dia pra bater o selênio. Além de que suplemento 3.400mg TSD de EPA/DHA.

Editado por HULQUI
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Matheus, mandou bem em algumas explicações.
Na realidade a inflamação é, como citada, uma resposta que pode ser pelo exercício físico, trauma, doenças crônicas, enfermidades, etc.
Mas, tem que separar a inflamação aguda (curto prazo pelo mecanismo de retroalimentação negativo) e inflamação crônica (essa sintetiza e engloba a maior parte de mecanismos inflamatórios).
O processo inflamatório crônico traduz a alergia, câncer, diabetes, doença autoimune, etc, sendo que os marcadores inflamatórios estão alterados citocinas (interleucinas), TNF, eicosanoides (prostaglandinas), macrófagos, etc... E é neste caso que o W-3 age, bloqueando a tumor necrosis factor alpha (TNF) e certo tipos de citocinas inflamatória como a IL-1beta, etc.
Pegar como exemplo uma DCV (doença cardiovascular), a aterosclerose (estreitamento dos vasos e acúmulo de placas), é uma resposta inflamatória fagocitária (envolvendo glóbulos brancos), mediada por uma resposta resultante de citocinas inflamatórias (IL-6, TNF, etc). Neste caso também W-3 pode ser interessante em alguns aspectos, tanto no que tange a anti-inflamação como já mencionado bloqueando alguns fatores pró-inflamatórios, quanto melhorando o HDL (que possui a APO A-I, controladora e anti-oxidante/anti-inflamatória).
Entretanto, isto é uma visão simplista da fisiopatologia de alguma inflamação, teríamos que entrar em fatores como PCR, Homocisteína, Ferritina, etc, além de que cada caso é um caso diferente, por ex., ferritina alta não quer mencionar apenas que essa pessoa está com estoque alto em ferro, até porque, deste, tem outros tantos que influenciam diretamente (Hb, transferrina, etc)...
Entrando um pouco na questão do W-3 em si, a associação dele com outras substâncias fitoquímicas ou micronutrientes, há muita evidência do benefício concomitantemente com coq10, vitaminas E, D3 e K2, magnésio, etc, não só aspecto cardiovascular e anti-inflamatório, mas cognitivo, efeitos no mTOR por ex., etc.
Acho que foi citado já anteriormente aqui no tópico, mas só pra lembrar, a biodisponibilidade do W-3 tem que ser sempre voltada para peixes e óleo de peixe/krill, pois linhaça e derivados semelhantes possuem baixíssima conversão nas formas realmente ativas (EPA e DHA).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...