Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Refeição Pós Treino - Paulo Gentil


Pedrosilva96

Posts Recomendados

Existe um mito de que seria benéfico, ou mesmo essencial, ingerir carboidratos de alto índice glicêmico (IG) logo após o treino. E "logo após" é visto de maneira obsessiva! A galera mal termina o treino e já começa a sacudir coqueteleiras, abrir potinhos e/ou correr desesperadamente para casa. Mas vamos ver o que os estudos dizem:

1) a resposta glicêmica não é diferente quando se ingere carboidratos de alto ou baixo IG imediatamente após o treino (Burke et al., 2013). Pareceque a glicose ingerida após o exercício escapa do fígado e fica mais disponível para chegar ao músculo (Maehlum et al., 1978). Ou seja, o IG do que se come IMEDIATAMENTE após o exercício parece fazer pouca diferença.

2) A reposição de carboidratos de alto IG nas 3 horas seguintes a um treino exaustivo não melhora a performance na atividade subsequente, quando comparada com a ingestão de alimentos de baixo IG (Brown et al., 2013).

3) A captação de glicose permanece aumentada por várias horas (Koopman et al., 2005), ou até mesmo dias, após o treino. Inclusive já foi verificado que a ingestão de carboidratos de alto IG resulta em maiores níveis de glicogênio após 6 horas, mas não faz diferença após 20, 32 e 44 horas (Kiens et al., 1988). Se considerarmos que uma pessoa treina o mesmo músculo a cada 2 a 7 dias, vemos que não é preciso pressa.

4) A ingestão de carboidratos de alto IG após o treino leva à diminuição da oxidação de gordura e aumento da oxidação de carboidratos (Brown et al., 2013). Além disso, os picos de insulina atrapalharão a queima de gordura e facilitarão o seu acúmulo.

O que fazer? Em primeiro lugar, não se desespere, pois seu músculo não derreterá e a absorção de glicose aumenta por bastante tempo. Segundo, não se encha de alimentos de baixa qualidade, pois não trarão benefício e ainda poderão te engordar. Terceiro, pare de pegar dicas com pessoas que não sabem o que dizem. Quarto, mas não menos importante, procure um nutricionista!

(Paulo Gentil)

Brown LJ, Midgley AW, Vince RV, Madden LA, McNaughton LR. High versus low glycemic index 3-h recovery diets following glycogen-depleting exercise has no effect on subsequent 5-km cycling time trial performance. J Sci Med Sport. 2013 Sep;16(5):450-4.
Burke LM, Collier GR, Hargreaves M. Muscle glycogen storage after prolonged exercise: effect of the glycemic index of carbohydrate feedings. J Appl Physiol (1985). 1993 Aug;75(2):1019-23.
Kiens B,Raben AB,Valeur AK, Valeur AK. Benefit of dietary simple carbohydrates on the early post-exercise muscle glycogen repletion in male athletes. Med Sci Sports Exerc 1990; 22(4):S88.
Koopman R, Manders RJ, Zorenc AH, Hul GB, Kuipers H, Keizer HA, van Loon LJ. A single session of resistance exercise enhances insulin sensitivity for at least 24 h in healthy men. Eur J Appl Physiol. 2005 May;94(1-2):180-7
Maehlum S, Felig P, Wahren J. Splanchnic glucose and muscle glycogen metabolism after glucose feeding during postexercise recovery. Am J Physiol. 1978 Sep;235(3):E255-60.

*OBS:

Sei que o forum ja ta saturado desse assunto, mas como muitos aqui adoram citar os pseudos "gurus da hipertrofia", pelo menos agora alguem, que tem pelo menos um diploma, se coloca a frente dessa discussão, vamos lá...dissertem o texto, rsrs

Editado por Pedrosilva96
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Bom artigo.

Só não concordo na parte que fala que pode facilitar o acúmulo de gordura. Eu quando não tenho tempo de mandar refeição sólida no pós eu mando 1g/kg de CHO e encaixo nos meus macros e os resultados são os mesmos, não tem essa de ganhar mais gordura comendo 100 gramas de carbo de aveia ou de malto no pós.

O resto eu concordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de bem básico, é uma boa referência para mostrar àqueles que fazem sua refeicäo dentro do vestiário da academia.

Eu nunca vi ninguém fazendo refeição dentro da academia(como pós treino), mas vejo nego batendo whey antes de acabar o treino para tomar IMEDIATAMENTE após o treino kkk..

Tipo, faz a última série e quando acaba manda o whey ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca vi ninguém fazendo refeição dentro da academia(como pós treino), mas vejo nego batendo whey antes de acabar o treino para tomar IMEDIATAMENTE após o treino kkk..

Tipo, faz a última série e quando acaba manda o whey ^^

Nossa... Isso eu nunca vi. Janela anabólica a qualquer custo!

Na minha academia, no vestiário, sempre tem a galera que senta nos bancos (que supostamente estäo lá para calcar um tênis ou algo do tipo), rodeados de gente suada, nua e seminua, com suas coqueteleiras e seus pós, fazendo os shakes. Acho isso uma idiotice tremenda. Quando alguém está fazendo sua refeicäo perto de onde estäo minhas coisas, faco questäo de, ao sair do banho, me trocar bem próximo a elas. Afinal de contas, quem näo adora ficar perto de um homem nu enquanto faz sua refeicäo? =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa... Isso eu nunca vi. Janela anabólica a qualquer custo!

Na minha academia, no vestiário, sempre tem a galera que senta nos bancos (que supostamente estäo lá para calcar um tênis ou algo do tipo), rodeados de gente suada, nua e seminua, com suas coqueteleiras e seus pós, fazendo os shakes. Acho isso uma idiotice tremenda. Quando alguém está fazendo sua refeicäo perto de onde estäo minhas coisas, faco questäo de, ao sair do banho, me trocar bem próximo a elas. Afinal de contas, quem näo adora ficar perto de um homem nu enquanto faz sua refeicäo? =)

As vezes eu encontro uns colegas meus e eles ficam bolados com isso.

Eu acabo o treino, vou andando para casa(+ - 15min) e ainda tomo banho ajeito as coisas aí sim eu mando a refeição.

Nesse tempo eles já mandaram o whey no imediato + a refeição sólida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais engraçado é o fervor como eles tomam ou comem essa refeição imediata. Você vê aquele sorrisão no rosto do garoto com o pensamento de 'rapaz é agora que eu fico monstro, ó, tô até sentindo a hipertrofia acontecendo'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais engraçado é o fervor como eles tomam ou comem essa refeição imediata. Você vê aquele sorrisão no rosto do garoto com o pensamento de 'rapaz é agora que eu fico monstro, ó, tô até sentindo a hipertrofia acontecendo'.

E quando coloca um waxy maize? Os caras chega sentem os nutrientes indo para o músculo :cool04:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tomo shake depois do treino por pura praticidade, concordo que não é necessário logo após.

Eu trabalho logo após o treino e tenho apenas 50 minutos para, ir para casa, tomar banho, comer e ir ao trabalho. Então o shake me ajuda.

Então, as vezes os caras estão tomando o shake logo depois por praticidade. tomem cuidado antes de ficarem julgando.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...