Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Porque O Mundo Esta Engordando Tanto


MonsterFreak

Posts Recomendados

10fboaforma.jpg?051881

PORQUE O MUNDO ESTA ENGORDANDO TANTO

*Nota: Artigo escrito para o site RUNNINGHEALTH.COM.BR do meu amigo ex-maratonista, professor acadêmico, palestrante e preparador físico Leonardo Lima.

Olá meus queridos dedicados e dedicadas de plantão!

Vocês sabem por que as pessoas estão se tornando, dia após dia, mais hiperglicêmicas, pré-diabéticas, diabéticas, gordas e obesas, com um percentual de gordura corporal muito acima da normalidade e com seu metabolismo parecendo uma tartaruga sem uma das pernas?

Resposta: CARGA GLICÊMICA X DEMANDA METABÓLICA

Carga glicêmica é a quantidade, o quanto ou o montante de nutrientes que você oferece às suas células em uma única refeição. Sinceramente? De pouco ou nada importa se o alimento tem índice glicêmico (indicador da velocidade com que o açúcar presente em um alimento alcança a corrente sanguínea) alto ou baixo, se a quantidade ingerida destes mesmos, for acima da média que suas células podem absorver. Um alto stress mitocondrial é gerado para processar este alimento, e pouco importa se o índice glicêmico é baixo ou alto, pois é o excesso de comida que vai te engordar. Baixo ou alto, um menos que o outro, mas, engorda sim…

Exemplo clássico: lanches, aonde a pessoa pede o maior sandwich que existe acompanhado de batata frita gigante e mais o refrigerante de um litro. De sobremesa resolve tomar um milk shake e não satisfeito, leva a tortinha de banana para comer depois.

Este fator e padrão de absorção de nutrientes, muda de pessoa para pessoa. Principais fatores: peso, altura, idade, sexo, estilo de vida, etnia, atividade física, tempo de sono, se trabalha sentado e parado ou em pé e em movimento, se faz uso ou não de fármacos (qualquer um, pois todos interferem neste processo), se está ou não em ciclo menstrual para as mulheres, se caminha muito ou faz tudo de carro, entre outros.

Leiam com atenção este paragrafo: Mesmo que você ingira muita gordura, proteínas ou carboidratos de alto índice glicêmico, como pães, massas, frituras, chocolates, carnes vermelhas e doces bem doces, mas a carga glicêmica (quantidade) for baixa, suas células e principalmente suas mitocôndrias, conseguirão lidar com esse processo. O corpo sabe sim como processar eventuais deslizes.

Mas o ponto aqui é o excesso de comida, é o excesso de calorias, é a quantidade absurda de nutrientes oferecida em uma única refeição. E toda vez que você cometer este excesso estará bloqueando a captação de glicose pelo GLUT4 (transportador de glicose insulino-sensível, cujo principal papel é proporcionar a captação de glicose insulino-mediada em tecidos adiposo e muscular), tornando esta pessoa hiperglicêmica e diabética.

E por que isto ocorre? Porque a oferta de comida ou de macro nutrientes ou o excesso da carga calórica é muito maior do que a demanda por energia.

Exemplo: Come um balde de pipoca com 700 ml de refrigerante, mas esta sentada no cinema ou na frente da televisão totalmente inerte. Esta pessoa esta com uma carga glicêmica altíssima e uma demanda de produção de energia muito baixa ou quase nula.

Aprofundando um pouco o tema…

Sempre que existir uma quantidade maior de AMP do que ATP a AMPK (sempre que existe um K ao final da sigla, esta é uma quinase ou cinase. Enzima que fosforila alguma coisa. Que coloca fosforo em algo estimulando ou inibindo) será estimulada, preferencialmente pela atividade física regular ou algum esforço físico prologado.

Quando essa sinalização ocorre de forma mais natural e com maior frequência, podemos deduzir que esta pessoa é uma “queimadora” ou “gastadora” de energia. É uma pessoa ativa, que, por exemplo, se movimenta muito, que usa a escadas e não o elevador, que dificilmente utiliza o carro, que utiliza bicicleta para ir ao trabalho, caminha pelo menos 2 horas por dia para realizar seus afazeres, tem uma alimentação balanceada e controlada e, com certeza, é sexualmente ativa.

Pessoas com características de vida ativa tem uma facilidade maior para ativar a AMPK, sendo suas principais ações:

- Sinalizar e translocar (mudar de lugar) o GLUT4 tirando-o do interior da célula e colocando-o na membrana para a captação de glicose.
- Estimular o metabolismo mitocondrial através da sinalização da PGC1alpha (uma proteína mitocondrial), sendo este metabolismo basicamente oxidativo e catabolizador de gorduras. É também ativada pela atividade física de media e longa duração.
- Ao mesmo tempo que sinaliza PGC1alpha, bloqueia a síntese (criação, formação) de novas moléculas de gordura.

Mas todo esse processo, também vai inibir e bloquear a mTORc1, que, por sua vez, vai inibir a via glicolítica anaeróbia. Via esta, de extrema importância para o anabolismo muscular.
(Sim, eu sei que podemos sinalizar a mTOR com outras substancias e componentes, como a leucina. Mas estamos falando de excesso de nutrientes, excesso de comida e não de suplementação.

Traduzindo os últimos parágrafos: você vai oxidar (queimar) gordura mais facilmente, vai bloquear a biossíntese ou criação ou formação de novas células de gorduras com maior eficácia, mas, ao mesmo tempo, vai inibir a hipertrofia e anabolismo muscular.

gorda-comendo-ok.jpg

E o inverso é igualmente proporcional. Uma pessoa que passa muito tempo sentada, só utiliza o carro como meio de transporte, não caminha, não sobe escada, assiste horas e horas de televisão deitada no sofá e horas e horas na frente do computador, esta é uma pessoa “guardadora” ou “economizadora” de energia. E, sinalizar e ativar a enzima AMPK, para que esta ajude no processo de emagrecimento, se torna extremamente mais difícil. Mesmo esta pessoa treinando uma hora em média diariamente, os outros 96% do dia, estará em modo econômico, fazendo tudo para que a AMPK seja inibida e seu processo de síntese de gordura ou lipogênese seja aumentado.

Este é o motivo, pelo qual, uma das primeiras e mais importantes perguntas que fazemos numa anamnese para programar e organizar o treinamento de um novo atleta ou aluno é: Qual é seu real objetivo? Qual sua maior necessidade? Baixar o percentual de gordura corporal (emagrecer) ou hipertrofiar, anabolizar e aumentar a massa magra (músculos)?
Porque, tentar atingir os dois objetivos ao mesmo tempo é bioquímica e fisiologicamente impossível. E um dos principais fatores disso é esta sinalização da AMPK.

Quando precisamos baixar a glicemia de qualquer pessoa, devemos tentar ativar a AMPK de todas as formas, para que esta sinalize o GLUT4 para uma melhor captação e absorção de glicose pelas células. Por isso, o exercício aeróbio, que é dependente e necessita de aporte suficiente de oxigênio nas mitocôndrias, é fundamental no processo de emagrecimento.

*Curiosidade: Existem algumas substancias fito-químicas capazes de ativar a AMPK, o resveratrol,encontrado no suco de uva integral e nos vinhos, é uma delas. Mas, de nada adianta se entupir destes produtos e substâncias, se você não estiver num processo de restrição calórica, aliado a atividade física de alta intensidade.

*Importante: “Não significa que vocês, meus amigos e minhas amigas, irão, a partir deste exato momento, apos ler esse texto, correr ate a geladeira e comer pudim de leite, brigadeiro ou parar na feira ou lanchonete e se deliciar com um pastel especial todos os dias”.

O grande segredo esta em saber determinar a quantidade que cada pessoa, sim, individualmente, é capaz de metabolizar e absorver, sem nenhum dano celular ou mitocondrial.

Caso contrário, o risco de engordar aumenta exponencialmente. Mas, para determinar essa carga calórica por refeição ou diária, você precisa do suporte de um nutricionista esportivo ou médico nutrólogo. Comer menos, estar em restrição calórica ou diminuir a carga glicêmica, diminuir o aporte de calorias em todas, sim, eu disse em todas as refeições, é apenas um pedaço do segredo. Repetindo, não somente de uma, mas em todas as refeições do dia.

E, antes que eu me esqueça, quando você come demais em uma única refeição, além de estar engordando, é claro, você gera radicais livres em excesso. Gera peróxidos de hidrogênio. E estes radicais livres em quantidade elevada significam envelhecimento celular interno e externo…

Lembrem-se sempre: nossa alimentação, seja sólida ou líquida, é um dos principais sinalizadores celulares. E como tudo na vida, a quantidade é que determina se vai ser benéfico ou maléfico.

Du Schwab é Preparador Físico especializando em Medicina do Esporte pela UGF/SP e Bioquímica de nutrientes aplicada ao exercício. Especialista em treinamento para atletas de alto rendimento, treinamento de força e condicionamento físico. Palestrante. Membro da INNS - International Society of Sports

Editado por MonsterFreak
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Eu acho que carga glicêmica e demanda metabólica não sejam a causa, mas um mecanismo normal que foi vantajoso ao longo da evolução das espécie humana, quiçá dos mamíferos e de outros animais.

A causa da epidemia de obesidade, na minha opinião, está na carga glicêmica dos alimentos. Comemos errado, comemos alimentos que estimulam a insulina 16h por dia, como nunca antes na história da espécie.

O autor diz que comer demais em uma refeição resulta em acúmulo de gordura e isto seria a causa de engordarmos. Vários estudos já demonstraram que comer a mesma quantidade de calorias sendo elas em mais ou menos refeições não modifica os resultados para perda de peso, as pessoas que comem menos refeições deveriam estar engordando.

O ponto não está na quantidade que se come, é algo mais amplo. Um lobo ingere muitas calorias de uma só vez, rapidamente ele irá acumular ATP e sua sinalizar ao corpo, o que sobrar estoque! E eles não são gordos, afinal eles não farão uma refeição daqui 3h, pode ser que passem dias consumindo gordura até a próxima caçada.

Análogo à nós, estamos permanentemente em estado de alimentação e sedentarismo comendo alimentos que estimulam a insulina. Isso é a combinação perfeita para a epidemia de obesidade no mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mundo está engordando porque a cada dia que passa as dietas se tornam mais e mais high carb. Enquanto as pessoas não deixarem de lado a termodinâmica, ou seja, esquecerem um pouco a quantidade e se preocuparem com a qualidade do alimento que ingerem, essa epidemia de obesidade não vai acabar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses dias comentei com meu irmão : " Cara,olha aí na rua.De cada 10 pessoas,no mínimo 3 estão acima do peso."

Tinha hora que dava 3,4,5,6 pessoas.

Começam desde criança.Olha só :


O mundo está engordando porque a cada dia que passa as dietas se tornam mais e mais high carb. Enquanto as pessoas não deixarem de lado a termodinâmica, ou seja, esquecerem um pouco a quantidade e se preocuparem com a qualidade do alimento que ingerem, essa epidemia de obesidade não vai acabar.

O vilão se chama sedentarismo.

Ficar com uma dieta high carb não vai mudar tanto à esse ponto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nós engordamos porque consumimos carboidratos. Mesmo que a pessoa não seja fã de atividade física, jamais será obesa com uma dieta Low Carb. A não ser que tenha algum disturbio que faça engordar.

O que importa é o saldo calórico.

Faça o teste.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que importa é o saldo calórico.

Faça o teste.

Abraços

O Saldo calórico é que realmente importa, fato. Mas você nunca vai saber o quanto seu corpo realmente gasta. (Não com calculo de pesinho*x que isso é uma teoria da teoria) Sem contar os fatores emocionais/hormonais que variam e MUITO de pessoa para pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...