Supermoderador Este é um post popular. Aless Postado Dezembro 12, 2013 às 14:03 Supermoderador Este é um post popular. Postado Dezembro 12, 2013 às 14:03 Adução de escápula e ação dos grandes dorsais no supino Uma das coisas que qualquer bom (pensativo) atleta de powerlifting dirá é que sabemos se o supino foi bem feito pela sensação nos grandes dorsais. “Ora, mas como? Supino não recruta peitoral, tríceps e deltóides?”. Sim, e muito mais. O “bom” supino é aquele feito com estabilidade suficiente para otimizar o controle da ação excêntrica que traz a barra em contato com o tronco, bem como a ação de extensão de cotovelo que efetivamente empurra a barra para cima. Isso acontece com uma ótima adução de escápulas , contração isométrica de glúteos e lombar. Algumas pessoas me perguntam se essa forma de execução não seria apenas competitiva, ou própria ao esporte. Não, não: essa é a forma que melhor previne lesões! As principais lesões do supino são as lesões acro-mio-claviculares e lesões de cotovelo como epicondilites e compressão de nervo ulnar. Isso se previne com estabilidade! Na próxima, vamos ver como se identifica os “supinos suspeitos” ou perigosos e como se corrige os mesmos. Bônus: Fonte: https://www.mariliacoutinho.com/aducao-de-escapula-acao-dos-grandes-dorsais-supino/ Quem ainda não acompanha o site e o canal, sugiro muito. É fonte de informação de qualidade em português. Nota: vou deixar uns dias aqui e depois transfiro para Treinamento Funcional. tristan90, {..mAthEUs..}, proxy e 8 outros reagiu a isso 11
Squat_fã Postado Dezembro 12, 2013 às 14:06 Postado Dezembro 12, 2013 às 14:06 Eu só faço supino com halteres, mas isso com certeza faz muita diferença!
Guru Namastê Postado Dezembro 12, 2013 às 14:06 Postado Dezembro 12, 2013 às 14:06 Bem legal, ainda tenho MUITA dificuldade de coordenação motora quando supino e tento manter a adução da escápula.
Pedro de Moraes Postado Dezembro 12, 2013 às 16:29 Postado Dezembro 12, 2013 às 16:29 Excelente vídeo. Em pensar que na minha primeira semana na academia (1,5 anos atrás) veio um bombado e pediu se poderia opinar no meu treino, eu disse que sim. Eu estava fazendo bench press. Eis que ele me diz para evitar ao máximo colocar o pé no chão, pois lesionaria a coluna. Fiquei 1 ano mais ou menos fazendo bench press e qualquer outro exércicio horizontal no banco apoiando os pés. Lamentável. Fazendo ponte, apoiando os pés no chão e tendo ciência dos "macetes", mudou da água para vinho. Me arrependo de não obter o conhecimento antes.
renato.pellizon Postado Dezembro 12, 2013 às 17:30 Postado Dezembro 12, 2013 às 17:30 Tenho utilizado também. Agora sim, digo que faço supino. O que eu fazia antes era uma piada! Em pouco tempo fazendo da forma correta (que claro ainda precisa de aprimoramento) meu corpo já respondeu de forma significativa. Em, sei lá, 2 anos fazendo antes deste aprimoramento não tive o mesmo resultado. Conforme adquirimos consciência corporal é que aprendemos mesmo a fazer o que deve ser feito e sentimos a diferença. É algo que vem gradualmente, e com interesse em pesquisar artigos como o postado neste tópico. Infelizmente ainda existem caras como o que atrapalhou o Pedro de Moraes, dando conselhos totalmente sem noção. Ai porque o cara é grandinho e tal, enquanto ainda não temos base para criticar as coisas, acabamos nos deixando influenciar e fazendo bobagem. Acho que já aconteceu algo do tipo com todo mundo.
danielc Postado Dezembro 12, 2013 às 18:05 Postado Dezembro 12, 2013 às 18:05 alguem pode me dizer se fazer supino fazendo adução de escápula gera tensão muscular significativa na dorsal? porque faz um tempo já que sinto dores musculares (normais de treino) na dorsal no dia seguinte ao treino de peito, e agora que fui pensar que pode ser devido à isso
Jackson Dexter Postado Dezembro 12, 2013 às 18:46 Postado Dezembro 12, 2013 às 18:46 Boa Aless, otimo video! [2]
Arex Postado Dezembro 12, 2013 às 20:09 Postado Dezembro 12, 2013 às 20:09 excelente contribuição Aless. Danielc, você consegue se atentar se está realizando uma força maior do que a necessária nos dorsais? Penso que esta contração isométrica não deva produzir DMT.
danielc Postado Dezembro 12, 2013 às 20:26 Postado Dezembro 12, 2013 às 20:26 excelente contribuição Aless. Danielc, você consegue se atentar se está realizando uma força maior do que a necessária nos dorsais? Penso que esta contração isométrica não deva produzir DMT. pra mim parece bem natural o movimento, mas eu to aduzindo as escapulas em quase todos os exercicios do treino de empurrar, o que pode ser um agravante tambem, não sei pode aduzir as escapulas em outros movimentos, mas pra mim já tá natural
Pedrocka Postado Dezembro 12, 2013 às 20:47 Postado Dezembro 12, 2013 às 20:47 isso é adução das escapulas pra quem não sabe... como o cara disse ali, é beneficio ou maleficio fazer isso no supino?
Visitante Postado Dezembro 12, 2013 às 20:51 Postado Dezembro 12, 2013 às 20:51 (editado) Acho que só é recomendável manter o tempo todo de adução no supino mesmo, pois ela pode gerar encurtamento do ombro também. É que no Supino não tem como se ajeitar por causa do banco, por isso a fazem. Mas vendo a flexão(com o peso do corpo), você aduz e depois abduz. Esse é o natural. Editado Dezembro 12, 2013 às 20:56 por Visitante
Pedrocka Postado Dezembro 12, 2013 às 20:53 Postado Dezembro 12, 2013 às 20:53 Acho que só é recomendável manter o tempo todo de adução no supino mesmo, pois ela pode gerar encurtamento do ombro também. É que no Supino não tem como se ajeitar por causa do banco, por isso a fazem. Mas vendo a flexão, você aduz e depois abduz. Esse é o natural. eu testei aqui na mina cama com um pau de vassora e realmente da mais estabilidade, vc fica travado so mexe os braços mesmo, vou começar a fazer pq no supino tenho impressao que tem hora que mexo o ombro na subida...
Gui312 Postado Dezembro 12, 2013 às 21:01 Postado Dezembro 12, 2013 às 21:01 Apesar de não ser nada novo, não sabia que tinha coisa assim em português fora do forum! Como coloca esse "supino" em frente ao título do post, Aless? Só moderadores?
bellick Postado Dezembro 12, 2013 às 22:29 Postado Dezembro 12, 2013 às 22:29 Pena que eu só deixei pra começar a fazer depois que lesionei o ombro
vitor_fc Postado Dezembro 14, 2013 às 00:57 Postado Dezembro 14, 2013 às 00:57 (editado) Marilia coutinho manja demais. Queria saber a opnião dela sobre a execução de supino (forçando uma extensão na coluna/ "arcar as costas") em pessoas com lordose lombar, caso mais comum em mulheres que passam o dia com salto alto. Editado Dezembro 14, 2013 às 01:15 por vitor_fc Gabriel1989 reagiu a isso 1
Posts Recomendados
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora