Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Comer De 3 Em 3 Horas, Defesas E Criticas Sobre Esse Sistema

Posts Recomendados

• Moderador
Postado

André,

Isso tudo é tão simples, mas as pessoas têm tanta dificuldade de entender e de se enquadrar nesse esquema, pelo q vejo na minha rotina.

Aliás, aprendi isso mto cedo, observando meu pp organismo. Qdo eu era criança, ficava horas s/ me alimentar e caía em perfeita apatia, c/ mto sono. Depois comia tanto q nova apatia se instalava e novamente tinha sono. C/ o tempo, descobri q tinha de fazer diferente.

Hoje em dia, tenho consciência de q minha alimentação deve anteceder o período de 3 horas, pq meu funcionamento é bem acelerado. Dou conta de tudo q como c/ mta rapidez e tenho de repor as energias.

Em tempo: acordo sempre morrendo de fome!

Postado

É de tua autoria André?

Muito bom meeeesmo

Muito obrigado.

Agora me surgiu uma curiosidade.Qual tua opinião a respeito da dieta do guerreiro?Abraço e obrigado novamente..

Postado

Então, é de minha autoria porque vi que esse é o lance principal e que as pessoas tem mais dificuldade, uso isso com meus alunos e no pessoal que dou treinamento, em relacao a dieta do guerreiro ainda nao olhei direito, vou olhar e te falo o que eu acho sim com certeza,

Esses lances dos ciclos todo mundo que fica bem aprende a escutar o proprio corpo e a regular esse sistema, exemplo a Fefe que disse que aprendeu isso com o proprio autoconhecimento dela e o outro amigo que também falou da fome quando acorda

grande abraço

andré

• Moderador
Postado

Já sabia a importância de me alimentar de 3 em 3 horas ... as vezes até antes um pouco. Meu metabolismo é aceleradissimo, e qdo não sabia destas coisas todas não entendia o pq não crescia, não conseguia comer pela manhã etc etc etc ...

Hoje em dia acostumei meu organismo a comer, e acordo c fome! ;)

Ótimo tópico André!

Postado

Analisando assim superficialmente o que vc me falou, acredito que vc pode colocar normalmente a sua porção de carbo as 10h pelos seguintes motivos:

1) Porque logico a gente fala de 3 em 3 horas mas isso pode ser abreviado no caso de quem treina para 2:30h ou até 2h, ou as vezes esticar para 3:30 ou no máximo 4, depende muito da pessoa, no seu caso como vc treina, acho que vc pode fazer isso sim

2) porque o carbo que vc come de manha nao é para começar um novo dia, mas para repor o glicogenio que vc gastou a noite com o processo de sintese e recuperacao do corpo, entao vc nao vai estar com muito carbo armazenado na hora das 10h, assim como acredito que também nao vai sobrar na proxima refeição na hora do almoço...

acho que é mais ou menos isso, o q vc acha?

em relacao a dieta do guerreiro, como ja havia falado ainda nao conheço esse titulo, nao sei muito bem do que se trata, mas o que passei de 3 em 3 horas serve para a pessoa entrar em equilibrio, uma vez nesse equilibrio e puxando pesado, aconselho a alterar esse balanco eu mesmo as vezes fico em jejum quando sinto que preciso ou até supercompenso comendo mais quando vejo que estou muito depletado, ai eu também contrario muito esse lance, mas o que passei aqui é para regular o sistema, quando pego uma pessoa desregulada, primeiro tem que regular nesse sentido para depois poder oscilar carbo, calorias e outras coisas, nao adianta passar flutuacoes para quem já esta oscilando bastante, entao essa pessoa tem que regular primeiro

quando pego um cara que ja ta regulado e faz tempo que faz esse lance de comer certinho de 3 em 3 horas, as vezes é preciso quebrar esse lance e passar flutuacoes e outros cortes, depende muito do caso

abração mas vou analisar melhor a dieta do guerreiro,

andré

Postado
Muito bom André. Mas isso contraria totalmente a dieta que estou fazendo. A dieta do guerreiro. O que tem a dizer?

Cara, o normal, natural, saudável, etc etc é não passar fome!

Dieta do guerreiro não é coisa para a vida toda...

Jah disse isso no seu tópico, o q acho mais preocupante é nego de 16 anos (uma cara q postou por lah) inventar de não comer nada até às 18h! Brincadeira! A dieta deve ser boa, mas não pra quem está na fase de crescimento e não é útil pro resto da vida.

Evidente q o natural é se alimentar durante o dia.

Postado

Andre, sou seu fã ja cara aushaushuahs

eu ja adotava a um bom tempo o habito de me alimentar bem, respeitando os ciclos e tudo mais...treinei durante 8 meses sem dar importancia nenhuma na dieta, foi em março que resolvi dar um basta a começar a mudar meus habitos...resultado, em 1 mes me alimentando bem ganhei muito mais do que nos outros 8 meses, em que nao me alimentava direito, ou sequer me alimentava...

topico EXCELENTE! Merece fixo com CERTEZA!

Postado

Nossa.. excelente texto! Tirou muitas duvidas

Agora mesmo que vou voltar a tomar um bom café da manha, tava esquecendo de me alimentar pela manha

Ai vai a pergunta:

Quais alimentos tu acha necessario no café da manha, o que comer na verdade

Grande abraco, Andre!

Postado

Uma pergunta rapida, o texto tenta afirmar que a cada 'ciclo gastrico' que ele chama, o corpo requer uma certa quantiadde de nutrientes e pa..

Entao porque cortar o carbo na ultima refeição? Meio obvio, mas se for pensar bem, contraditório

Postado

Gostei também; depois que eu levei ao pé da letra come

de 3 e 3 horas estou tendo ótimos ganhos. Realmente merece

fixo esse conteúdo parabéns.

Postado

belo artigo andre!

acredito também que a melhor maneira de se fazer uma dieta hipercalórica é comendo de 3 em 3 ou ateh de 2 em 2 horas, dessa forma iremos ingerir uma maior quantidade de calorias do que se dessemos um intervalo grande entre alguma refeição.

Postado

Amigos,

Me perguntaram quais alimentos acho interessante incluir nos ciclos, já tive que fazer um resumo sobre isso tbm, lá vai:

Considerações alimentares diárias visando a melhoria da saúde e performance atlética

Revisão geral das necessidades em cada período do dia:

Café da Manhã:

Logo ao acordar, é de extrema importância a ingestão de proteínas de alta qualidade e de fácil e rápida absorção. Para isso, recomenda-se o uso de shakes de proteína, ou 3 colheres de aminoácidos líquido junto com o café da manhã. Também faz-se necessário a ingestão de 3x mais carboidratos de boa qualidade (baixo índice glicêmico/ demora para converter em açúcar e liberar insulina).

Exemplos desses carboidratos para o café da manhã são (banana+aveia+mel ou / sanduíche magro feito com pão integral autêntico ou / suco de laranja fresco natural e sem açúcar+torradas integrais+1/2 mamão papaya)

Lanche da Manhã:

Observações para o lanche da manhã:

- Quando se vai almoçar tarde o lanche da manhã é extremamente importante para manter nosso metabolismo acelerado e não entrar em processo de catabolismo por deixar o estomago vazio.

Sugestões para o lanche da manhã: De preferências frutas de Índice Glicêmico abaixo de 70 (IG < 70) (Consultar a tabela de Índice Glicêmico)

Almoço: Deve ser tratado como um ciclo normal, sem sobrecargas para o organismo

Observações para o almoço:

A hora do almoço tem que estar regulada conforme a hora do ciclo anterior (cerca de 2,5 a 3,5 horas após a última refeição) e deve conter uma fração de:

- aproximadamente 20g de proteínas de alto valor biológico (2 files de peito de frango ou1 omelete de 4 claras e 2 gemas/ ou 2/3 de uma lata de atum/ ou 2 filés de peixe, ou 1 shake/ ou 1 barra de proteína / ou / 3 colheres de aminoácido/ ).

- uma fração 3x maior (60g) de carboidratos complexos integrais: (arroz integral, macarrão integral, milho,ervilha, grão de bico, lentilha, salada de grãos de trigo, ensopados de legumes em geral, batatas assadas, batata doce)

- uma micro fração de gorduras essenciais (azeite de oliva extravirgem, castanha, nozes, cápsulas de óleo de peixe e de CLA)

Atenção:

- 2 ciclos por dia (recomenda-se almoço e janta) devem conter ingredientes provenientes de vegetais (saladas, legumes). São necessárias 3 porções e que os legumes sejam cozidos de preferência ao vapor ou crus para evitar a perda de nutrientes.

Recomendações para o período da tarde:

- Deve-se compreender de uma vez por todas como funciona a fisiologia dos ciclos gástricos e respeita-la, principalmente no período da tarde, independente de nossos outros compromissos. Isso quer dizer que 3 a 4 horas após o almoço deve-se ingerir mais uma fração de nutrientes de um ciclo gástrico.

- Algumas boas opções equilibradas para este período são: (barrinha de proteína + mate diet + 1 maçã ou pêra) / ou / (suco de laranja+barrinha de proteína) ou / (shake de proteína +sanduíche magro) ou / (tigela de salada de frutas + 3 colheres de aminoácido).

Recomendações para antes do treino:

Aproximadamente 20 minutos antes do início do treinamento, é necessário fornecer ao corpo uma pequena quantidade de carboidratos de índices glicêmicos variados para fornecer energias estáveis e sem picos durante o treino. Essa manobra visa maximizar o uso da gordura bem como maximizar a capacidade de aumento de tônus muscular.

Opções para esse período: ( 3 colheres de maltodextrina diluída em 500ml água gelada/ ou / 1 banana+2 colher de aveia + 1colher de mel)

Recomendações para o período Pós-Treino:

Nesse momento, a capacidade do corpo em assimilar as proteínas fica aumentada por aproximadamente 45 minutos após o treinamento. Então, deve-se ingerir uma quantidade de proteína 2x maior do que a usada no café da manhã ou no ciclo da tarde, e deve ser de rápida absorção: Shake comWhey Protein ou/ Barra de proteína a base de whey protein ou/ aminoácido líquido.

Recomendações para o período da noite:

No período da noite, o dia que tiver treinado a tardinha realizar uma refeição com as mesmas diretrizes do almoço

Caso não se tenha treinado comer carboidratos 2x a mais que as proteínas e não 3x.

Sugestões para o período da noite: (arroz integral+atum+salada) ou (omelete ou atum+pão integral c/ saladas) ou (macarrão integral+ salada + atum ou omelete) ou (granola+frutas+aminoácido) ou (shake de whey + sanduíche magro)

galera, logico que varia as quantidade dependendo do objetivo, peso e bf da pessoa, isso é só um roteirinho geral

abração

Postado

A dieta do guerreiro só tem benefícios para quem já está com o metabolismo alto ou normalizado, pq se uma pessoa de metabolismo lento e sedentária tentar ficar em jejum como na dieta do guerreiro (comendo só a noite) fatalmente vai só armazenar gordura.

Então a importância de comer de 3 em 3 horas tá bem definida como o Andre disse: serve para normalizar o metabolismo do indivíduo.

Quem já tem o metabolismo alto por natureza como os ectomorfos pode se beneficiar mais fazendo a dieta do guerreiro mesmo comendo o que quiser. Já quem é de natureza mais redonda deve respeitar o esquema de comer de 3 em 3 horas e comendo coisas proveitosas, se conseguir ficar com o metabolismo mais estável também pode se beneficiar do jejum em um horário definido para aumentar a produção dos hormônios anabólicos do organismo como na dieta do guerreiro.

Eu tô fazendo uma meia boca entre 3 em 3 horas e dieta do guerreiro invertido (ninja hehe^^) e acho uma dieta boa.

Postado

Se todos lessem esse tópico,mais da metade das perguntas sobre dietas estariam respondidas.Parabens pelo estudo,e pela humildade em passar um bom tempo em frente ao computador só para dividir seus conhecimentos com a galera,mesmo sem ganhar nada em troca.

Valeu André vc é um Campeão e no futuro será um grande mestre.

Postado

Que isso grande Jesse,

como vc mesmo já disse, a gente um dia também já foi pequeno e sonhou ter músculos maiores, eu nao tive acesso a informação desse jeito que a galera tem hj e garanto que vc tambem não, mas acho que foi justamente essa falta de informação que fez eu querer continuar estudando e evoluindo, hj eu nao sei te responder se é muito mais benéfico ter tantas informações ao mesmo tempo, porque acho que a galera pode querer colocar tudo em pratica e nao seguir nada ao mesmo tempo,

mas sinto que ao dar essas contribuiçõeszinhas minimas o nosso carma em ser tao narcizista fica um pouco compartilhado né hehehehehehe

valeu meu grande Irmao, fica na Paz

André

• Moderador
Postado

André,

Vc foi um ganho p/ esse fórum. Dá vontade de te fazer mil elogios rasgados e ainda serão poucos. Acredito q tem mto marmanjo por aqui q ainda não se deu conta disso, mas vc vale ouro. Sorte minha e de alguns outros q já perceberam o seu potencial. :smile_anim:

Postado

Fefe,

Sou um espelho e uma esponja, apensa reflito e armazeno informações, e procuro dar vidas a elas em meu universo mental para que briguem bastante entre si e assim saem idéias mais polidas,

nao é por acaso que escrevo aqui, tenho uma divida a pagar, pois sei que tudo o que sei só vem até mim porque eu permito que continue indo para as pessoas, a cada post que escrevo, mais 10 eu leio e aprendo,

agradeço por seus elogios, principalmente vindos de vc, acho q vc é uma Musa aqui no site e a Rapaziada fica muito feliz com sua participação, e todo mundo sabe que vc tem também uma personalidade bem forte,

um dia nós nao estaremos mais aqui e nossos corpos terão voltado ao pó, mas de outras formas todos continuaremos interagindo, somos um grupo que curte treinar, mas também somos honrosos e temos nossos ideais, acho sinceramente que um dia teremos que usar nossos corpos fortes para defender nossas proprias vidas, tenho motivos para acreditar que a nossa geracao ainda enfrentará problemas que a muito e muito tempo nao sao enfrentados na Terra,

bem, é isso, adoro todos vc (sem viadagem)

andré

Postado

Concordo com a Fefe, é ótimo tê-lo conosco. Não só pelo seu conhecimento, mas muito mais por sua personalidade e índole. Admiro muito você André. Agora, se eu comer só isso que você recomendou eu passo fome o dia todo e emagreço, tenho que comer umas 3 vezes mais.

Postado

Andre, sobre os ciclos, encurta-los demias pode ser um problema? Pois vou para aula, e tenho 2 intervalos, um de 8:50 e outro de 10:30. Como tomo café da manhã de 6:30, e almoço de 01:00 da tarde, nenhum dos 2 horários ficaria bom para mim, então mando 1 sanduíche de peito de peru em cada um dos 2 horários.

Postado

Bruno,

acho que dessa forma fica legal, vc que tem que responder isso, vc acha que está indo bem assim de 2 em 2h? 1 sanduiche nao é muito, vc chega em casa com fome para almoçar? vc está treinando para crescer? se for assim va em frente, sómente mexa nisso se ver que nao esta absorvendo legal, ai vc pode colocar uma fruta no lugar de um dos sanduiches...

Ruan

esse guia realmente foi feito para a galerinha que tá meio com BF alto (veja, a maoria do pessoal hj em dia), um cara em fase de treino pesado precisa muito mais sim, aquilo ali, digamos, é o minimo que vc pode comer de carbo sem perder massa magra e com os ajustes proteicos o cara ainda pode ganhar uma massa magra enquanto baixa o Bf, no seu caso aquilo ali nao vale muito nao, tem que jogar mais coisas mesmo, esse é apenas um roteiro para equilibrio, curto BodyBuilding mas a realidade é q a populacao ainda ta muito obesa, pelo menos aqui em CTBA,

valeu irmao, parabéns por seus posts ai, vc é um cara impar aqui, admiro mto vc tbm!

André

Postado

Então andré, vlw pela dica.

Tou querendo crescer mesmo, to ingerindo 296gr de carbo, 275gr de proteina e 74gr de gordura (praticamente toda insaturada, e só uso gord+prot, nunca gord+carbo). Minha ultima refeicao com carboidratos é de 16:30 da tarde, o resto do dia é proteina+gorduras. Comecei a fazer isso segunda feira apenas, então não posso dizer se está dando resultados.

Sobre fome, eu sempre consigo comer, sou endomorfo e comer pra mim é o problema e não a solução, hehe. Quando chego em casa não tou com fome não, mas acho que se eu ficasse mais uns meia hora sem comer começaria sentir fome.

Postado
Então andré, vlw pela dica.

Tou querendo crescer mesmo, to ingerindo 296gr de carbo, 275gr de proteina e 74gr de gordura (praticamente toda insaturada, e só uso gord+prot, nunca gord+carbo). Minha ultima refeicao com carboidratos é de 16:30 da tarde, o resto do dia é proteina+gorduras. Comecei a fazer isso segunda feira apenas, então não posso dizer se está dando resultados.

Sobre fome, eu sempre consigo comer, sou endomorfo e comer pra mim é o problema e não a solução, hehe. Quando chego em casa não tou com fome não, mas acho que se eu ficasse mais uns meia hora sem comer começaria sentir fome.

Bruno vc tem 66kg neh? acho que ta faltando um pouco de carbo, prot ta legal 4g/kg mais ou menos...

e a todos que que falam bem do André, eu sou mais um, admiro muito, entende muito mesmo, acompanho desde o seu primeiro post. Quando postou as fotos pra competição, parabéns amigo por todas informações e conhecimentos que vc nos fornece, obrigado e um grande abraço, vc é um exemplo e um grande Campeão.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...