Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Embasamento Teórico Na Prescrição De Treinamento


hylian

Posts Recomendados

Li uma vez o Mark Rippetoe dizendo algo como: "Pra quem tá començando, até mesmo andar de bicicleta pode aumentar o bíceps..." Pra intermediários, um treino qualquer desses aí, desde que aliado a uma boa dieta e com execução e frequência adequadas, também dará resultado. Pra quem é avançado, tipo com 3 anos de academia pelo menos, que já possui resultados bons visíveis nos músculos e no condicionamento, esses caras sim vale a pena pesquisar alguma coisa diferente, e isso somente se os seus treinos realmente não estão sendo mais eficientes...

Ou seja, melhor mesmo é deixar os treinos "complexos" ou "específicos" pra quando você precisar deles. Caso contrário, quando estagnar, o que mais irá usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

'Melhor protocolo' é difícil, como o estudo conclui, não temos ferramentas para afirmar o que é melhor, e também o que é melhor para cada indivíduo. Talvez o método padrão nas academias não seja o melhor, mas ele funciona, no geral. Eu não posso comentar sobre outras academias, apenas na que eu costumava frequentas, mas lá o pessoal tem um esquema de periodização de 6 meses para quem é mais experiente, e mesmo para quem não é, todos os treinos focam em algum tipo de progressão. Tu fazia a avaliação, testava todos os exercícios e as cargas, e então ficava com um exercício sendo 3x12 por exemplo, a progressão era fazer 3x13, 3x14, 3x15 e então depois de 1 mês (quando tu postamente deveria chegar naquilo), marcar uma nova avaliação, ou então 3x12 aumentando a carga. No próximo treino a faixa de repetições poderia mudar ou não. Ou seja, o instrutor tem um foco em progressão.

Raridade.

Passei por 4 academias e esporadicamente treinei e conheci mais umas 7 , e em TODAS os instrutores não focavam progressão de carga nem tensão nem nada, o negócio era muita máquina...exercício isolado...e outras coisas pouco efetivas.

Pior é q ainda tinha instrutor q nunca passava os básicos com a desculpa de serem perigosos e exercícios pra avançados, quase infartava quando ouvia isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Science and Practice - Zatsiorsky

Biomechanics In Sport - Zatsiorsky

Special Strength Training A Practical Manual for Coaches - Y. V. Verkhoshansky

Programming and Organization of Training - Y. V. Verkhoshansky

Fundamentals of Special Strength Training in Sport - Y.V. Verkhoshansky

Editado por danilorf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17326698

Esse foi o artigo científico que li (inteiro) sobre treinamento. Nele, foi comparada o crescimento da área cross-seccional por ressonancia magnética entre diferentes métodos de treino nos mais variados estudos. E muitos treinos testados divergiram do normal supra-citado.

Fato é que a maioria dos profissionais de educação física vive os anos 70.

E quando aparece o Niel89 aqui comentando, ninguém le o que o cara fala.

Niel 89 é o cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Raridade.

Passei por 4 academias e esporadicamente treinei e conheci mais umas 7 , e em TODAS os instrutores não focavam progressão de carga nem tensão nem nada, o negócio era muita máquina...exercício isolado...e outras coisas pouco efetivas.

Pior é q ainda tinha instrutor q nunca passava os básicos com a desculpa de serem perigosos e exercícios pra avançados, quase infartava quando ouvia isso.

Cara vou te falar uma coisa esse tipo de profissional se é que podemos classifica-los desse modo, são uns pilantras, é verdade que algumas instituições de ensino estão de certa forma atrasadas, porém depois que o cara termina a graduação ele sequer abre um livro participa de algum curso de extensão ou procura alguma forma de obter mais conhecimento, ou seja ele não busca nenhuma informação e acaba se acomodando, depois esses supostos profissionais ainda tem coragem de reclamar que ganham pouco e que não são valorizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso é brasil

é uma droga, o povo não busca o conhecimento, o povo busca dinheiro, mas sequer estuda para isso, querem saber apenas dos resultados (diploma) levam a faculdade nas coxas, tipicos bebedores de cerveja.

educador fisico que não sabe eixos e planos de secção, que é o básico do movimento, que não sabe todos os ossos, musculos e articulações (que é o básico da anatomia)

que não sabe nome/função de cada orgão (que é o básico da fisiologia)

não sabe que área tal exercicio trabalha, agonista, sinergista, variações,

sistema aerobio, anaerobio

ATP

ATP-CP

eles só sabem passar 3x15 pra definir 3x8 ganhar uma massa

vender suplementos

empurrar anabol

isso que me deixa indignado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Saint, na grade de EF tem alguma coisa de nutrição?

Eu sei que um profissional de EF não pode passar dieta e um nutricionista não pode passar treino (e muito menos alguém de fórum sem nenhum ensino superior haters gona hate), mas quem estuda EF tem alguma coisa de nutrição? Na minha academia antiga o pessoal gostava bastante de dar dicas sobre nutrição, e até aí tudo bem, o problema é que eles só passavam mitos, do tipo mais de 30g de proteína vira gordura e tal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso é brasil

é uma droga, o povo não busca o conhecimento, o povo busca dinheiro, mas sequer estuda para isso, querem saber apenas dos resultados (diploma) levam a faculdade nas coxas, tipicos bebedores de cerveja.

educador fisico que não sabe eixos e planos de secção, que é o básico do movimento, que não sabe todos os ossos, musculos e articulações (que é o básico da anatomia)

que não sabe nome/função de cada orgão (que é o básico da fisiologia)

não sabe que área tal exercicio trabalha, agonista, sinergista, variações,

sistema aerobio, anaerobio

ATP

ATP-CP

eles só sabem passar 3x15 pra definir 3x8 ganhar uma massa

vender suplementos

empurrar anabol

isso que me deixa indignado

Tenho uma teoria de que os caras até sabem isso, ou pelo menos sabiam, mas quando entram como instrutores nas academias acabam tendo que enfrentar a dura realidade: O dono da academia quer dinheiro, não quer ser a academia que tem os instrutores mais sabichões. Então eles passam treinos pré-moldados porque é assim que eles conseguem passar treinos "específicos para cada aluno". Pois 2 ou 3 carinhas não conseguiriam acompanhar (de verdade) os treinos de cada um dos 400 alunos da academia. Então eles se acostumam com o tempo a fazer esses treinos e aqueles que não se acostumam, os que querem se manter dignos do conhecimento, acabam virando personal trainer. Dentre estes, os que manjam bem viram personal das gostosas, e os que não manjam, viram personal das véias.

Saint, na grade de EF tem alguma coisa de nutrição?

Eu sei que um profissional de EF não pode passar dieta e um nutricionista não pode passar treino (e muito menos alguém de fórum sem nenhum ensino superior haters gona hate), mas quem estuda EF tem alguma coisa de nutrição? Na minha academia antiga o pessoal gostava bastante de dar dicas sobre nutrição, e até aí tudo bem, o problema é que eles só passavam mitos, do tipo mais de 30g de proteína vira gordura e tal...

hauhauau esse tipo de mito é mais forte do que a bíblia! o negócio vai durar milhares de anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você falou bem da parte do personal

acho que é exatamente isso ou bem perto disso que acontece.

porque hoje em dia , até dono de padaria abre academia, e ele quer saber do dinheiro, e não de fazer as coisas corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...