Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Postado

Dei uma lida por cima, parece bom, outro dia leio com mais calma...

abs

• Supermoderador
Postado

eu li tudo, parece bem convincente e se for verdade botando na prática, a cetônica corre risco teórico de ir pro chão '-'.

gostei muito do artigo, tem minha crença.

Victor, a dieta cetogênica não vai para o chão... ela apenas vai para o mesmo patamar das outras dietas :D

mas acho que entendi o que você quis dizer, a suposta "vantagem hormonal" de uma dieta cetogênica (queimar mais gordura por ter menos insulina) não existe.

np, no aguardo da segunda parte hehehe

abraços

Postado

Victor, a dieta cetogênica não vai para o chão... ela apenas vai para o mesmo patamar das outras dietas :D

mas acho que entendi o que você quis dizer, a suposta "vantagem hormonal" de uma dieta cetogênica (queimar mais gordura por ter menos insulina) não existe.

np, no aguardo da segunda parte hehehe

abraços

sim, as pessoas que fazem a cetogênica fazem 3g/kg de proteina por ai, e isso, como a gente viu, causa um pico de insulina, fez mudar o aspecto da coisa, agora é bem melhor fazer uma dieta que mostre mais balanço em carb/proteína tendo em vista que o pico irá acontecer de qlqer forma D:

Postado

Não sabia desses fatos...Muito bom! Esse artigo me mostrou o quanto leigo sou no assunto, acabou me motivando a estudar esses assuntos. A partir de agora tentarei aproveitar o máximo esses picos de insulina.

Espero a parte 2 e 3!

Visitante usuario_excluido22
Postado

Acho que já li esse artigo, não é do site de algum guru americano da nutrição?

Cetose tem menos a ver com insulina, e mais a ver com glicogênese e catabolismo.

* gliconeogênese. Esses nomes parecidos confundem mesmo, é chatinho hehe

• 1 mês depois...
Postado

Muito bom , este fato de se preocupar com o IG dos alimentos não é necessário digamos assim. Pois o acumulo de gordura ( ganho de peso ) está relacionado a quantidade de calorias que você precisa no dia. Correto?

Postado
Muito bom , este fato de se preocupar com o IG dos alimentos não é necessário digamos assim. Pois o acumulo de gordura ( ganho de peso ) está relacionado a quantidade de calorias que você precisa no dia. Correto?

sim.

120 calorias do pão branco são a mesma coisa que 120 calorias do pão integral (se analisarmos a mesma quantidade é claro.)

no final é a termodinâmica quem dita.

• Supermoderador
Postado
sim.

120 calorias do pão branco são a mesma coisa que 120 calorias do pão integral (se analisarmos a mesma quantidade é claro.)

no final é a termodinâmica quem dita.

Saint, eu apenas evitaria esse tipo de comparação direta. O pão integral possivelmente terá maior quantidade de fibras, e elas auxiliam (de leve) no processo de cutting. Além disso, existem muitos pães que contém grãos, e portanto possuem uma quantidade maior de calorias por terem gordura (que são fontes boas). Além disso, quando a farinha não é polida, ela contém uma quantidade maior de vitaminas (tipo B1 e B2).

Eu entendo o teu ponto, só não gosto muito de análises simplistas demais, já que existem muitos fatores :D

Postado
Saint, eu apenas evitaria esse tipo de comparação direta. O pão integral possivelmente terá maior quantidade de fibras, e elas auxiliam (de leve) no processo de cutting. Além disso, existem muitos pães que contém grãos, e portanto possuem uma quantidade maior de calorias por terem gordura (que são fontes boas). Além disso, quando a farinha não é polida, ela contém uma quantidade maior de vitaminas (tipo B1 e B2).

Eu entendo o teu ponto, só não gosto muito de análises simplistas demais, já que existem muitos fatores :D

A meninada aqui leva as coisas muito ao pé da letra e não tem em conta os aspectos de saúde, etc, então é perigoso mesmo essas simplificações, mas é que geralmente quando lemos algo do tipo "vou tomar 200g de malto no lugar de um bombom pra perder gordura" dá vontade de simplificar mesmo, "homem, coma a caixa inteira que ainda é melhor que tomar esse açúcar todo puro, mesmo que ele tenha um nome bonitinho".

Postado

que na pratica em uma dieta com a mesma quantidade de kcals não vão mudar em nada?

truco!

hahah =]

Postado
que na pratica em uma dieta com a mesma quantidade de kcals não vão mudar em nada?

truco!

hahah =]

Depende, as dietas podem ter o mesmo kcal mas terem macros e micros diferentes. Ai muda tudo ?

Seis!!

hehehe

• 4 meses depois...
Postado

truco!

hahah =]

Como disse o Dannilo, depende das macros... Mas mesmo assim não acho que pode-se usar esse "nada"! Está mudando sua ingestão de micronutrientes, o que pode influenciar na sua digestão, seus ciclos intestinais, a qualidade da sua pele/unha/cabelos... Se puder optar pelo que é mais nutritivo, prefira aos refinados! =)

Não sei como vivi até hoje sem ter lido esse artigo.

Obrigada, meninos, pela tradução. Tirou muitas dúvidas da minha cabeça ainda muito muito leiga nessas nuances metabólicas.

• 4 meses depois...
Postado

Ressucitando o tópico...

Entendi a analogia do pão. Mas uma coisa que ainda não entendo é sobre o açúcar.

Falando apenas na questão do macronutriente carboidrato e a função dele no organismo; seguindo o IIFYM, posso comer açúcar a vontade como fonte de carboidrato que isso não fará diferença, independente de picos de insulina, índice glicêmico, índice insulinêmico etc.?

Postado

Ressucitando o tópico...

Entendi a analogia do pão. Mas uma coisa que ainda não entendo é sobre o açúcar.

Falando apenas na questão do macronutriente carboidrato e a função dele no organismo; seguindo o IIFYM, posso comer açúcar a vontade como fonte de carboidrato que isso não fará diferença, independente de picos de insulina, índice glicêmico, índice insulinêmico etc.?

Não fará diferença no ganho ou perda de peso, desde que se encaixe nos seus macros. Mas logicamente o corpo precisa de outros micronutrientes que estão em alimentos com carbo, como por exemplo, o pão integral.

Postado

Não fará diferença no ganho ou perda de peso, desde que se encaixe nos seus macros. Mas logicamente o corpo precisa de outros micronutrientes que estão em alimentos com carbo, como por exemplo, o pão integral.

Beleza.

Já tô tendo uma conversa esclarecedora sobre isso a partir deste post:

https://www.hipertrofia.org/forum/topic/50050-iifym-se-encaixa-nos-seus-macronutrientes-com-video-explicativo/?p=1886778

Postado

Galera, pelo que li aqui nos tópicos e se não estou enganado, um sujeito que não tem predisposição a ter diabetas, não vai desenvolver essa doença independente da alimentação?

Desculpe se eu estiver sendo folgado, mas alguém poderia explicar como ocorre a resistência a insulina no caso de quem se alimenta mal? Comer muitos carbos de alto IG várias vezes ao dia a baixo/médio/longo prazo pode fazer o sujeito ficar resistente a insulina? Obrigado.

• Supermoderador
Postado

Galera, pelo que li aqui nos tópicos e se não estou enganado, um sujeito que não tem predisposição a ter diabetas, não vai desenvolver essa doença independente da alimentação?

Desculpe se eu estiver sendo folgado, mas alguém poderia explicar como ocorre a resistência a insulina no caso de quem se alimenta mal? Comer muitos carbos de alto IG várias vezes ao dia a baixo/médio/longo prazo pode fazer o sujeito ficar resistente a insulina? Obrigado.

O problema é bem mais complexo do que simplesmente comer carbos de alto IG, isso por si só não é um problema. A elevação na resistência à insulina ocorre por diversos fatores. Aqui tem algumas informações sobre o assunto: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0004546/

Na wikipedia também: https://en.wikipedia.org/wiki/Metabolic_syndrome

Aqui tem uma apresentação que parece ser bem interessante sobre o assunto: https://www.slideshare.net/camilafmesquita/obesidade-e-sndrome-metablica-s1-2012

Postado

O problema é bem mais complexo do que simplesmente comer carbos de alto IG, isso por si só não é um problema. A elevação na resistência à insulina ocorre por diversos fatores. Aqui tem algumas informações sobre o assunto: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/PMH0004546/

Na wikipedia também: https://en.wikipedia.org/wiki/Metabolic_syndrome

Aqui tem uma apresentação que parece ser bem interessante sobre o assunto: https://www.slideshare.net/camilafmesquita/obesidade-e-sndrome-metablica-s1-2012

Obrigado, mpcosta82!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...