Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Proteína de soja x Whey protein


vector1
Ir para solução Solucionado por jovemsonhador ,

Posts Recomendados

Aproveitando o assunto. Eu consumo a proteína texturizada de soja depois de cozida.

 

Uma coisa que me chama a atenção é que a tabela nutricional da PTS apresenta apenas 1g de gordura a cada 60g cru. Quando eu cozinho um pacote de 400g, ela pesa +/- 1050g depois de cozida, ou seja, é 2,625 vezes maior do que crua. Porém, de acordo com alguns sites que mostram a tabela dos alimentos - vitat, fatsecret, etc -, a soja cozida possui 8,98g de gordura a cada 100g, o que faz a conta não fechar, pois, pelo menos da marca que compro, cada 60g crua tem 1g de gordura, logo 157,5g cozida (60g * 2,625) deveria ter algo aproximado à 3g de gordura - e os sites estão dando praticamente 8g de gordura apenas a cada 100g quando cozida.

 

Estou fazendo algum cálculo errado ou o preparo da soja altera radicalmente a tabela dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 22/05/2024 em 17:34, alpsxD disse:

Tua PTS já vem triturada? Ou tu bate no liquidificador?

Não, triturada aí é farinha de soja, eu já pego a texturizada pelo grão mesmo.

 

Coloco 40g em 200-250g de iogurte, dou 1-2 minutos para amolecer um pouco e aí como.

 

No início eu preparava normal, mas absorve muita água e dava muito volume e eu não tenho muito apetite.

 

Como uma porção no café da manhã e as vezes outra a tarde dependendo da disposição.

 

Em 22/05/2024 em 18:01, alpsxD disse:

Aproveitando o assunto. Eu consumo a proteína texturizada de soja depois de cozida.

 

Uma coisa que me chama a atenção é que a tabela nutricional da PTS apresenta apenas 1g de gordura a cada 60g cru. Quando eu cozinho um pacote de 400g, ela pesa +/- 1050g depois de cozida, ou seja, é 2,625 vezes maior do que crua. Porém, de acordo com alguns sites que mostram a tabela dos alimentos - vitat, fatsecret, etc -, a soja cozida possui 8,98g de gordura a cada 100g, o que faz a conta não fechar, pois, pelo menos da marca que compro, cada 60g crua tem 1g de gordura, logo 157,5g cozida (60g * 2,625) deveria ter algo aproximado à 3g de gordura - e os sites estão dando praticamente 8g de gordura apenas a cada 100g quando cozida.

 

Estou fazendo algum cálculo errado ou o preparo da soja altera radicalmente a tabela dela?

Provavelmente porque considera um pouco de azeite na preparação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2024 em 20:26, PedroAfonso44 disse:

No início eu preparava normal, mas absorve muita água e dava muito volume e eu não tenho muito apetite.

 

Eu já tenho o apetite de 2 cavalos kkkk.

 

Em 22/05/2024 em 20:26, PedroAfonso44 disse:

Provavelmente porque considera um pouco de azeite na preparação.

Não digo nem o azeite da preparação, mas sim a discrepância do valor de gordura. Estou contabilizando os macros assim tem 1 ano +/-. A medição está correspondendo com a variação do peso em bulking e cutting, porém fiquei curioso como pode bater 9g de gordura cozido.

Editado por alpsxD
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2024 em 08:07, Dougwar disse:

o autor não deu xilique igual vc, vc q ta precisando relaxar, qqer coisa faz um forum so pra vc e poe as regras q vc quiser e segue a vida.

 

Pai do céu 2...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/05/2024 em 08:07, Dougwar disse:

o autor não deu xilique igual vc, vc q ta precisando relaxar, qqer coisa faz um forum so pra vc e poe as regras q vc quiser e segue a vida.

Pô mano mas tbm achei bem desnecessário, já tinha visto o post do primeiro mano mas não falava sobre um colateral que eu acreditava ter, minha irmã tomava muito leite de soja quando criança e isso acarretou em uma alteração hormonal no caso dela, tinha essa dúvida mas que já foi tirada no vídeo do @carlosfelipe.bas

 

Em 22/05/2024 em 16:07, Dougwar disse:

agrega sim, não é pq algo é novo pra vc q é novo pro mundo, ainda mais em um mundo q vc esta entrando agora.

Nessa questão, eu não disse em momento algum que é um assunto novo que ninguém fala, falei que EU não vejo muitos falando pois os influenciadores que costumo ver dão mais valor ao Whey protein, disse que isso é novo PRA MIM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2024 em 18:01, BadAnkleBoy disse:

Aproveitando o assunto. Eu consumo a proteína texturizada de soja depois de cozida.

 

Uma coisa que me chama a atenção é que a tabela nutricional da PTS apresenta apenas 1g de gordura a cada 60g cru. Quando eu cozinho um pacote de 400g, ela pesa +/- 1050g depois de cozida, ou seja, é 2,625 vezes maior do que crua. Porém, de acordo com alguns sites que mostram a tabela dos alimentos - vitat, fatsecret, etc -, a soja cozida possui 8,98g de gordura a cada 100g, o que faz a conta não fechar, pois, pelo menos da marca que compro, cada 60g crua tem 1g de gordura, logo 157,5g cozida (60g * 2,625) deveria ter algo aproximado à 3g de gordura - e os sites estão dando praticamente 8g de gordura apenas a cada 100g quando cozida.

 

Estou fazendo algum cálculo errado ou o preparo da soja altera radicalmente a tabela dela?

Descobri o erro.

 

As referências dos macros da PTS cozida está na TBCA. Eu estava usando a referência do alimento soja cozida do vitat, porém acredito ser outro alimento, porque não fazia sentido - ao meu ver - um alimento ter 1,2g de gordura a cada 100g cru e do nada ter 9g de gordura a cada 100g cozido, que - após o processo de cozimento - equivale à aproximadamente 38g cru. O pior que ambos têm praticamente as mesmas kcal, ou seja, o meu peso respondia de acordo com as kcal, porém os macros são bem diferentes - nesse caso, o movimento já era esperado pela quantidade de kcal.

 

Para quem resolver comer cozida, já fica aqui minha contribuição.

 

Edit: por alguma razão, o link referente à PTS da tabela TBCA não está fixando. Segue o link: https://www.tbca.net.br/base-dados/int_composicao_alimentos_2_edit.php?cod_produto=BRC0169T

Editado por BadAnkleBoy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...