Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

"Acelerar o volume" é possível?


Eu, você e o Zoboomafoo
Ir para solução Solucionado por Lucas, o Schrödinger ,

Posts Recomendados

Em um papo ontem na academia estávamos falando sobre volume de treino e logo um sujeito questionou sobre "acelerar o volume". É possível "acelerar o volume" semanal? Acho que ficou meio confuso, então vou dar os mesmo exemplos que foram dados durante a conversa.

*Não tive/tenho o conhecimento para dar uma resposta, então se alguém puder me esclarecer ficarei muito grato 

 

1- Uma pessoa faz X séries semanais para músculos grandes e Z para pequenos. Se essa pessoa pegar o volume semanal e treinar/colocar em apenas 1 dia pode ser válido? É possível?

*Vai ser tipo um fullbody com tudo em 1 só dia (todo o volume semanal).

-Depois disso, no resto da semana, apenas Cardio+Calistenicos, Cardio+ Estimulos no Músculo ou algo parecido.

 

A ideia é "bater" o volume semanal em 1 só dia. (O dia que apessoa tem mais tempo livre, está de folga, não vai conseguir treinar no proximo dia/dias - resto da semana, etc.)

 

*Um outro camarada falou que poderia ser tipo um PPL, onde o Pull seria de manhã, Push a tarde e Legs a noite - Caso a pessoa conseguisse realizar essa façanha (bater a meta semanal em um só dia).

 

2- Se uma pessoa não vai conseguir treinar durante o resto de semana, é válido "adiantar o volume/treino" dos outros dias?
Ex: Eu treino ABC 2x
Segunda: A, Terça: B, Quarta: C, Chegou na quinta(A) é meu dia de folga do trabalho) - não vou conseguir treinar o B e C no restante da semana, então resolvo jogar esses treinos nesse dia. É possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Quanto mais você treinar numa sessão, menos você vai render. A cada série que passa, menos ela é efetiva em relação a anterior. Então, não é a mesma coisa.

 

Volume de treino não é só o volume de séries. Volume é o quanto você treinaincluindo carga, reps e séries). O número de séries é só um meio de controlar isso.

Editado por Luizito123
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao adianta "acelerar" o volume se virar junk volume (volume inútil).

 

Se você socar um monte de volume/exercício no mesmo dia ou treino, tudo o que você fizer depois de um certo ponto (que pode variar pra cada um) pode sofrer queda de performance e acabar virando junk volume.

 

Meu conselho simplório é que isso até pode funcionar pra algumas pessoas como uma medida de contençao qnd nao dá pra treinar.

 

No mais, nao adianta reinventar a roda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é novidade pra mim, se tu sabe treinar é impossível conseguir fazer o volume todo em um único dia e se fizer vai ficar 5-6h dentro da academia fora o desgaste fudido no seu snc.

Como Munzer citou acima a partir de x série vai variar volume lixo, então não vai valer de nada pois sua capacidade pra gerar tensão mecânica não vai ser tão eficiente por estar fadigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A hipótese 1 não faz o menor sentido. Viagem total. 
 

Agora, na hipótese 2, acho que o máximo que pode ser feito é fazer um exercício com técnica avançada (Drop, Cluster) para o músculo que não vai dar pra treinar na semana. No seu exemplo, é fazer um exercício para cada grupamento muscular do treino B e do treino C. Isso para “amenizar” a situação. 
 

Mas, na real, prefiro encaixar um cardio na sexta e sábado e fazer o treino B no próximo dia que tiver tempo pra fazer. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/12/2023 em 17:31, Eu, você e o Zoboomafoo disse:


Ex: Eu treino ABC 2x
Segunda: A, Terça: B, Quarta: C, Chegou na quinta(A) é meu dia de folga do trabalho) - não vou conseguir treinar o B e C no restante da semana, então resolvo jogar esses treinos nesse dia. É possível?

abc 2x é uma bosta em tudo, inclusive nisso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/12/2023 em 17:31, Eu, você e o Zoboomafoo disse:

Em um papo ontem na academia estávamos falando sobre volume de treino e logo um sujeito questionou sobre "acelerar o volume". É possível "acelerar o volume" semanal? Acho que ficou meio confuso, então vou dar os mesmo exemplos que foram dados durante a conversa.

*Não tive/tenho o conhecimento para dar uma resposta, então se alguém puder me esclarecer ficarei muito grato 

 

1- Uma pessoa faz X séries semanais para músculos grandes e Z para pequenos. Se essa pessoa pegar o volume semanal e treinar/colocar em apenas 1 dia pode ser válido? É possível?

*Vai ser tipo um fullbody com tudo em 1 só dia (todo o volume semanal).

-Depois disso, no resto da semana, apenas Cardio+Calistenicos, Cardio+ Estimulos no Músculo ou algo parecido.

 

A ideia é "bater" o volume semanal em 1 só dia. (O dia que apessoa tem mais tempo livre, está de folga, não vai conseguir treinar no proximo dia/dias - resto da semana, etc.)

 

*Um outro camarada falou que poderia ser tipo um PPL, onde o Pull seria de manhã, Push a tarde e Legs a noite - Caso a pessoa conseguisse realizar essa façanha (bater a meta semanal em um só dia).

 

2- Se uma pessoa não vai conseguir treinar durante o resto de semana, é válido "adiantar o volume/treino" dos outros dias?
Ex: Eu treino ABC 2x
Segunda: A, Terça: B, Quarta: C, Chegou na quinta(A) é meu dia de folga do trabalho) - não vou conseguir treinar o B e C no restante da semana, então resolvo jogar esses treinos nesse dia. É possível?

 

Por que não fazer isso:

  • É a mesma ideia de "se eu comer a comida inteira da semana batendo macros e ficar em jejum nos outros 6 dias, é válido?"
  • ou 
  •  "se eu comer a comida inteira da semana batendo macros e ficar beliscando nos outros 6 dias, é válido?"
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
Em 02/12/2023 em 17:31, Eu, você e o Zoboomafoo disse:

1- Uma pessoa faz X séries semanais para músculos grandes e Z para pequenos. Se essa pessoa pegar o volume semanal e treinar/colocar em apenas 1 dia pode ser válido? É possível?

*Vai ser tipo um fullbody com tudo em 1 só dia (todo o volume semanal).

-Depois disso, no resto da semana, apenas Cardio+Calistenicos, Cardio+ Estimulos no Músculo ou algo parecido.

 

A ideia é "bater" o volume semanal em 1 só dia. (O dia que apessoa tem mais tempo livre, está de folga, não vai conseguir treinar no proximo dia/dias - resto da semana, etc.)

Só se o volume semanal for baixo, algo como 8-12 sets, mesmo assim a fadiga central pode ficar muito grande. Mais informações em [Versão 3.0] Qual o volume ótimo para a hipertrofia?.

 

Em 02/12/2023 em 17:31, Eu, você e o Zoboomafoo disse:

*Um outro camarada falou que poderia ser tipo um PPL, onde o Pull seria de manhã, Push a tarde e Legs a noite - Caso a pessoa conseguisse realizar essa façanha (bater a meta semanal em um só dia).

 

2- Se uma pessoa não vai conseguir treinar durante o resto de semana, é válido "adiantar o volume/treino" dos outros dias?
Ex: Eu treino ABC 2x
Segunda: A, Terça: B, Quarta: C, Chegou na quinta(A) é meu dia de folga do trabalho) - não vou conseguir treinar o B e C no restante da semana, então resolvo jogar esses treinos nesse dia. É possível?

 

Aqui já é mais possível, mas embora a fadiga local não seja um problema, já que treinaria grupos musculares diferentes, a fadiga central ainda poderá ser um limitador. Novamente entra a questão do volume, se for alto demais vai ser mais difícil juntar tudo em um dia só, mas se for baixo é possível.

 

O que dá pra fazer geralmente é baixar o volume pra conseguir treinar todos os grupos musculares. Tipo, se vc faz um upper/lower com 6 sets por grupo muscular em cada treino, dá pra reduzir pra 3-4 e fazer um fullbody grande pra compensar parcialmente uma falta na semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...