Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão e análise - Dificuldade natural


Ir para solução Solucionado por cadumonteiro ,

Posts Recomendados

O seu gasto calórico está mto baixo (acho até que deve ter algum erro de contagem pq 1900kcal é realmente mto pouco pra alguém de 90kg).

 

Depois de mto tempo de dieta a TMB baixa um pouco (coisa de não mais que 10%), mas o NEAT pode baixar muito.


Resumo da sopa de letrinhas:

 

Em 07/02/2023 em 12:35, Lucas, o Schrödinger disse:

Um pouco mais sobre o tema...

 

O gasto calórico diário (GCD, tem gente que chama de VET) é TDEE em inglês (Total Daily Energy Expenditure) e tem os seguintes componentes:

 

TDEE = BMR + NEAT + TEF + EAT, onde:

 

BMR = basal metabolic rate;

NEAT = non-exercise activity thermogenesis;

TEF = thermic effect of food;

EAT = exercise activity thermogenesis

 

BMR é TMB, taxa metabólica basal, que é a quantidade de calorias gastas em total repouso, sem comer nada. É diferente do GCD, que é o gasto calórico diário total.

 

EAT é o gasto com exercícios, aeróbicos e com pesos. 

 

TEF é thermic effect of food, que é a quantidade de calorias gastas pra digerir os alimentos. Costuma ser 7-10% das calorias ingeridas (veja que aqui não tem nada a ver com atividade, é a quantidade e o tipo de comida que a gente bota pra dentro).

  • Proteínas demandam 20-30%
  • Carboidratos 5-10%
  • Gorduras 2-3%
  • Álcool 20-25%

Significa que se forem ingeridas 100kcal de proteínas, 20-30kcal serão gastas apenas para digerir essa proteína. O mesmo raciocínio vale pros outros macros.

 

NEAT significa non exercise activity thermogenesisSão todas as calorias gastas com atividades que não são treino, como andar, bater as pernas, ficar em pé, escovar os dentes, lavar a louça. Isso aqui é o que mais varia. Tem gente que gasta uma quantidade enorme de calorias com inquietação (ficar mexendo os pés, mãos, movimentos pequenos de gente ansiosa). Mas o mais comum é ser algo naquela faixa de 10-20% da TMB, mas pode ser mais ou menos.

 

A TMB não reduz muito com dietas. Raramente passa de uma redução de 5-10% e a recuperação costuma ser rápida (1-4 semanas). Aqui eu to falando de metabolismo mesmo. Tem uma parte da redução que é por conta da redução de peso (o peso cai e a TMB cai como consequência, não é um adaptação metabólica).

 

Já o NEAT tende a cair com dietas restritivas e a subir com dietas hipercalóricas. Mas em certas pessoas chega a acontecer exatamente o contrário! Tem um estudo que eu sempre cito, feito em câmara metabólica, se não me engano, onde deram 1000kcal acima do GCD pra um grupo de pessoas. Quase todos aumentaram o NEAT e um dos caras chegou a aumentar o NEAT em 700kcal (na base da inquietação, andando pra um lado e pro outro, etc.), ficando com um superávit de apenas 300kcal. E teve um indivíduo que reduziu o NEAT (ou seja, o coitado ficou com um superávit ainda maior que 1000kcal).

 

Então NEAT tem um componente mensurável que são os passos. É bom medir isso, pois a gente varia bem esses passos no dia a dia, mesmo que não façamos caminhadas como atividade mesmo, apenas nas andanças pela casa, etc. E tem outro componente que não dá pra medir, então tem que ir ajustando de tempos em tempos de acordo com as variações de peso.

 

Minha sugestão é ir subindo as calorias aos poucos e ir monitorando o peso. Vai ter uma subida natural de peso por conta de maior conteúdo intestinal, mais glicogênio e água intramuscular. Não ligue mto pra isso, não é gordura. Provavelmente vai subir cerca de 1kg e depois estabilizar. Eu acho que dá pra seguir alguns meses aumentando coisa de 100kcal por semana em média sem ter um aumento significativo de peso. Em 2-3 meses provavelmente vc estará com o gasto calórico bem mais alto.


O tópico abaixo pode te ajudar a calcular o gasto calórico diário e a ir refinando essa estimativa com o tempo:

 

 

Depois disso vai ser mto mais fácil seguir queimando gordura pq vai conseguir isso comendo mto mais.

 

É um passo atrás pra dar mtos à frente logo logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Em 29/08/2023 em 23:48, cadumonteiro disse:

@lorenzo_EP valeu irmão mais uma vez por me marcar, estou entrando pouco no fórum ( fui começar a jogar Witcher 3 kkkk)

 

 

@jmrl22 senta que o velho aqui vai contar uma história.

 

Saí de obesidade mordida, 135kg/1,77m

Foram 6 meses comendo 1200kcal e fazendo esteira e musculação bem de iniciante. Depois subi um pouco pra 1800kcal, os treinos melhoraram um pouco e comecei a correr também, já tinha perdido mais de 20kg.

 

Cheguei a ficar em 80/85kg durante 2 anos, há 3 eu não corro mais, só musculação.

Ganhei bastante massa, fico sempre em 100/105kg e hoje como praticamente 3000kcal em manutenção.

 

Estou contando isso pra te mostrar que quem treina come e pra crescer tem que comer.

 

Acredito que você deve estar passando pelo que eu já passei de simplesmente ter medo da comida.

 

 

Esse exame tá excelente, nada de errado

Testo natural muito alta inclusive

Fez uso de testo gel, clomifeno?

É bem raro ver valor assim natural

SHBG tá normal pois com testo mais alta o SHBG sobe um pouco pois é uma proteína transportadora de hormônios sexuais.

Livre tá ótima, biodisponivel tbm

Mas faltou estradiol (E2) e DHT

Pq você pode ter 300 de testo e ser melhor e todos os aspectos q algué

m com 1000, por causa das proporções e sensibilidade ao hormônio

 

Tem mulher de 1,60 e 60kg que acompanha comigo e come isso pra perder peso.

 

Um homem do seu tamanho, treinando comendo isso é loucura.

Você pode achar que tá bem pq se acostumou, mas fica uma semana comendo 3000kcal pra você ver a diferença.

 

Qualquer um aqui vai te aconselhar a não hormonizar, e só tem motivos pra não fazer.

Hormônio não emagrece, obeso e ex obeso quando usam têm mais colaterais que o normal, masaaaaaaaas o pessoal não expõe isso, só contam as coisas boas, em off a gente vai sabendo depois.

Tamox é um SERM, modulador seletivo do receptor estrogenico, ele vai impedir que o E2 se ligue no receptor, principalmente na glândula mamária, mas tbm se liga em outros tecidos que têm receptor de estrogênios, e isso não é bom.

 

Eu sou o primeiro a falar que a maioria é fraco, tenho pensamento nenhum de classe kkkkk

Poderia ficar até amanhã falando os absurdos que pego de condutas dos "colegas".

 

Isso é pior coisa que vc poderia fazer.

Mesmo os atletas que são nutricionistas, muitos são bem limitados, só enxergam o ponto de vista deles. O resto só faz copia e cola de dieta.

Dieta não é só macros e calorias, pra quem está vindo de obesidade principalmente, existem questões fisiológicas, bioquímicas e principalmente comportamentais que consultoria de atleta nem sabe que existe .

Cobro menos da metade dele e entrego resultados kkk.

 

Esse trecho tem muita coisa pra trabalhar, em resumo vc não está em platô.

Mas está uma restrição calórica tão grande que está menos ativo nas atividades não exercício (NEAT) e sem perceber está fazendo pequenas puladas na dieta além da questão do álcool que você relatou, e como digo a bebida não vem sozinha, ninguém bebe comendo frango grelhado e salada.

Uma refeição num fim de semana você consegue fácil zerar o déficit calórico da semana.

 

Acredite se quiser tem muita gente num quadro igual ao seu que começa a comer mais e o peso começa a cair.

Pq a pessoa fica mais disposta, faz mais atividades fora do exercício, treina melhor, escapa menos na dieta e além da melhora da função da tireóide.

 

 

Te mandei mensagem no insta irmão, quero ser seu paciente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/08/2023 em 19:51, lorenzo_EP disse:

 

Sugiro repensar a dieta, um homem do teu tamanho não pode comer menos de 2000kcal e treinar satisfatoriamente. Eu tenho 84kg e tô comendo 3500kcal, por exemplo.

 

Pessoal superestima demais gasto calórico, olham Rafael Brandão comendo 10k de calorias e acho comum. Só ver o podcast do Rodrigo Goes, tem um físico ok natural e precisa comer 2.100 calorias pra manter o peso, daí vem o pessoal falar que é comum comer 3.5k de calorias pra manter o peso e aparece um monte de natural mortadela kkkkkkkk calma lá, a maioria nem devia chegar nos 3k 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2023 em 12:35, AlemãoVazquez disse:

@cadumonteiro tá devendo a cerveja pro @lorenzo_EP

 

kkkkkkkk

 

Quem mostra conhecimento e resultados na prática eu respeito. Só um deles, não me serve. Por isso sempre cito o @cadumonteiro.

 

Em 30/08/2023 em 16:21, Jlanski disse:

Pessoal superestima demais gasto calórico, olham Rafael Brandão comendo 10k de calorias e acho comum. Só ver o podcast do Rodrigo Goes, tem um físico ok natural e precisa comer 2.100 calorias pra manter o peso, daí vem o pessoal falar que é comum comer 3.5k de calorias pra manter o peso e aparece um monte de natural mortadela kkkkkkkk calma lá, a maioria nem devia chegar nos 3k 

 

Tá bom então. Abraço..

 

Editado por lorenzo_EP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2023 em 16:21, Jlanski disse:

Pessoal superestima demais gasto calórico, olham Rafael Brandão comendo 10k de calorias e acho comum. Só ver o podcast do Rodrigo Goes, tem um físico ok natural e precisa comer 2.100 calorias pra manter o peso, daí vem o pessoal falar que é comum comer 3.5k de calorias pra manter o peso e aparece um monte de natural mortadela kkkkkkkk calma lá, a maioria nem devia chegar nos 3k 

Melhor nem contrariar 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2023 em 19:12, cadumonteiro disse:

Melhor nem contrariar 

Eu venho a aproximadamente 2 meses comendo 2400kcal diárias, e meu peso está estável em 68, agora subi pra 2600, 

Vale considerar que tenho apenas 

173cm

68kg

 

Quando chegar nos 75 que é o peso que almejo, acredito que terei que comer próximo dos 3k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2023 em 20:23, filipeGomes disse:

Eu venho a aproximadamente 2 meses comendo 2400kcal diárias, e meu peso está estável em 68, agora subi pra 2600, 

Vale considerar que tenho apenas 

173cm

68kg

 

Quando chegar nos 75 que é o peso que almejo, acredito que terei que comer próximo dos 3k

Mais de 100 anos de estudo de metabolismo, milhares, talvez milhões de pessoas estudadas e acompanhadas para desenvolver as fórmulas atuais de cálculo de gasto energético.

 

É uma questão de fazer as contas, você tá vendo.

Mas o amigo que tá certo né 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2023 em 20:25, cadumonteiro disse:

Mais de 100 anos de estudo de metabolismo, milhares, talvez milhões de pessoas estudadas e acompanhadas para desenvolver as fórmulas atuais de cálculo de gasto energético.

 

É uma questão de fazer as contas, você tá vendo.

Mas o amigo que tá certo né 

 

Não, o certo é um homem de 90kg comer o mesmo que minha mulher, que não pesa nem 50kg.

 

Eu mereço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2023 em 20:23, filipeGomes disse:

Quando chegar nos 75 que é o peso que almejo, acredito que terei que comer próximo dos 3k

Eu não calculo, mas se parar pra calcular tá por aí, umas 3 kcal pra manter 76 kg. Isso com muito pouco aeróbico e treinando 4 vezes na semana, se o cara se puxar nos aeróbicos e treinar mais frequente, passa disso fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...