Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

MULTIVITAMINICO, A VERDADE !


tizo

Posts Recomendados

Rapaziada, atualmente eu uso o multivitaminico na growth e curto bastante, porem eu resolvi importar um multivitamínico (daily formula universal), e após olhar a tabela nutricional eu me deparado com esse relato de um usuário que comprou o produto, fiquei totalmente de cara porque eu pensava que multivitamínico era tudo a mesma coisa e só mudava as dosagens (ignorância terrível), o fato é que eu me considero um cara ativo e sempre leio algumas coisa relacionado a nutrição e tal mas é bem raro é ler algo do tipo, ou as vezes passa despercebido, onde eu quero chegar é se realmente existe as vitaminas ''nobres'' digamos assim, premium e se é vantagem para a saúde ir na linha de pensamento desse usuário, de comprar vitaminas separadas (premium) e usar de forma sinérgica para um melhor aproveitamento.

 

''Comprei essas vitaminas, porque gostei da composição, são todas vitaminas em uma boa proporção da necessidade diária, e alguns micro-macroelementos importantes. Mas depois de estudar muitos artigos diferentes, opiniões de diferentes nutricionistas, ter estudado as críticas de meus amigos e minhas observações pessoais, cheguei à conclusão de que tais vitaminas e complexos minerais baratos são inúteis e, além disso, prejudiciais ao corpo. Por que cheguei a essa conclusão?! Em média, um complexo de vitaminas e minerais de boa qualidade que realmente funciona custa 4 vezes mais do que equivalentes mais baratos como este. Isso se deve à qualidade, ou melhor, às formas de vitaminas e minerais que se agregam ao complexo. Todas as vitaminas e minerais têm diferentes formas de produção em termos de qualidade, nível de assimilação e segurança para o ser humano. Por exemplo, uma forma simples de produção mineral é chamada Citrato, e a eficácia dessa forma também é simples, mas existem formas mais eficazes de minerais: Quelato, Glicinato, Picolinato. Essas formas de minerais vêm em uma casca de proteína para absorção máxima. Nem todo mundo sabe que sem proteínas, nem um único mineral pode ser transportado para o sangue para enriquecer o corpo. Essas formas de minerais revestidos de proteína são mais caras de fabricar e ocupam mais espaço na cápsula. O mesmo vale para vitaminas. Por exemplo, uma vitamina B tem nomes diferentes e as formas mais simples dessas vitaminas podem ser produzidas quase que com giz comum. Todos estão acostumados com o fato de a Vitamina C ser ácido ascórbico, na verdade, a vitamina C possui formas mais potentes e eficazes, por exemplo: Ascorbato de Cálcio (Ester-C), Ascorbato de Sódio, Ascorbil Palmitato. E o ácido ascórbico regular é apenas a forma mais barata de vitamina C, o que é ruim para o estômago se ingerido em excesso. O famoso cálcio é adicionado em toda parte na forma de carbonato de cálcio, esta é a forma mais barata de cálcio, e é produzido a partir do flúor comum, tenho flúor saindo da torneira o ano todo, coleciono e vendo, os custos são zero. O carbonato de cálcio não é absorvido pelo corpo e, pior ainda, esse cálcio barato obstrui os rins e pode causar cálculos renais. Existe cálcio realmente útil, custa várias vezes mais - Malato dicálcico ou Cálcio quelatado. O mesmo vale para o magnésio. Minha opinião é que é melhor comprar vitaminas de boa qualidade separadamente, e fazer cursos, dividir a ingestão por um ano. Por exemplo, tome vitaminas B separadamente de todas as outras vitaminas e minerais, juntamente com óleo de peixe ômega 3, pois as vitaminas B e o óleo de peixe regulam efetivamente os níveis de colesterol, reduzindo o colesterol ruim. A vitamina D deve ser ingerida com uma boa forma de cálcio e magnésio para ajudar a fortalecer os ossos. As vitaminas A, C e E, tomadas junto com o zinco e o selênio, têm um poderoso efeito antioxidante para apoiar todo o corpo, especialmente para apoiar a visão. Um elemento muito importante é o Iodo, recomendo tomar iodo natural natural na forma de extrato de alga marinha - Laminaria (Kelp), e não na forma de iodo sintético, que pode ser prejudicial! Seja saudável!''

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Sim, vitaminas e minerais sintéticos possuem formas distintas. Não é a mesma coisa.

 

O corpo quando se depara com uma forma sintética de vitamina, ele tem que "reconhecer" o que aquilo é para poder assimilá-lo. Diferentes configurações químicas da mesma vitamina ou mineral são ser vistas pelo corpo de modo diferente.

 

Essa é uma das razões de o corpo assimilar mais e melhor as vitaminas dos alimentos do que as sintéticas. Há um texto que fala um pouco sobre isso de modo superficial:

Spoiler

Os suplementos artificiais, por serem produzidos por meio de reações químicas industriais, não têm as mesmas propriedades das fontes biológicas – e isso acontece por diversas razões. A primeira dela é a conformação das moléculas.

As reações bioquímicas do nosso corpo ocorrem de forma semelhante a um quebra-cabeça. Uma molécula deve ser reconhecida por outra para ter seus efeitos: o encaixe perfeito garante sua eficácia máxima. Devido à evolução das espécies, nosso corpo reconhece melhor moléculas de origem vegetal e animal.

Os processos químicos industrializados ainda não são capazes de mimetizar essas moléculas perfeitamente, então as vitaminas sintéticas sofrem problemas nesse quesito e não são absorvidas perfeitamente pelo organismo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Torf disse:

Sim, vitaminas e minerais sintéticos possuem formas distintas. Não é a mesma coisa.

 

O corpo quando se depara com uma forma sintética de vitamina, ele tem que "reconhecer" o que aquilo é para poder assimilá-lo. Diferentes configurações químicas da mesma vitamina ou mineral são ser vistas pelo corpo de modo diferente.

 

Essa é uma das razões de o corpo assimilar mais e melhor as vitaminas dos alimentos do que as sintéticas. Há um texto que fala um pouco sobre isso de modo superficial:

  Ocultar conteúdo

Os suplementos artificiais, por serem produzidos por meio de reações químicas industriais, não têm as mesmas propriedades das fontes biológicas – e isso acontece por diversas razões. A primeira dela é a conformação das moléculas.

As reações bioquímicas do nosso corpo ocorrem de forma semelhante a um quebra-cabeça. Uma molécula deve ser reconhecida por outra para ter seus efeitos: o encaixe perfeito garante sua eficácia máxima. Devido à evolução das espécies, nosso corpo reconhece melhor moléculas de origem vegetal e animal.

Os processos químicos industrializados ainda não são capazes de mimetizar essas moléculas perfeitamente, então as vitaminas sintéticas sofrem problemas nesse quesito e não são absorvidas perfeitamente pelo organismo.

 

Isso vale para vitamina D e ômega 3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador
1 hora atrás, Torf disse:

Essa é uma das razões de o corpo assimilar mais e melhor as vitaminas dos alimentos do que as sintéticas. Há um texto que fala um pouco sobre isso de modo superficial:

  Ocultar conteúdo

Os suplementos artificiais, por serem produzidos por meio de reações químicas industriais, não têm as mesmas propriedades das fontes biológicas – e isso acontece por diversas razões. A primeira dela é a conformação das moléculas.

As reações bioquímicas do nosso corpo ocorrem de forma semelhante a um quebra-cabeça. Uma molécula deve ser reconhecida por outra para ter seus efeitos: o encaixe perfeito garante sua eficácia máxima. Devido à evolução das espécies, nosso corpo reconhece melhor moléculas de origem vegetal e animal.

Os processos químicos industrializados ainda não são capazes de mimetizar essas moléculas perfeitamente, então as vitaminas sintéticas sofrem problemas nesse quesito e não são absorvidas perfeitamente pelo organismo.

 

Fonte?

me parece blog de nutricionista "terrorista" que demoniza substancias sintéticas, sem ler nada sobre o assunto. Famosa falácia de apelo ao natural, como se sintético fosse realmente pior que natural

 

É possível fazer substâncias com a mesma forma molecular em laboratório, tanto que acido ascorbico achado em comida é o mesmo feito em laboratório (até mesmo a mesma biodisponibilidade)

https://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/vitamin-C/supplemental-forms

 

ou sobre diversas vitaminas

https://www.scientificamerican.com/article/do-vitamins-in-pills-diff/

 

mas existem vitaminas (só lembro da E na verdade) que seriam melhores aproveitadas consumidas em forma de comida por contar outras substâncias no meio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, krebz disse:

Fonte?

me parece blog de nutricionista "terrorista" que demoniza substancias sintéticas, sem ler nada sobre o assunto. Famosa falácia de apelo ao natural, como se sintético fosse realmente pior que natural

 

É possível fazer substâncias com a mesma forma molecular em laboratório, tanto que acido ascorbico achado em comida é o mesmo feito em laboratório (até mesmo a mesma biodisponibilidade)

https://lpi.oregonstate.edu/mic/vitamins/vitamin-C/supplemental-forms

 

ou sobre diversas vitaminas

https://www.scientificamerican.com/article/do-vitamins-in-pills-diff/

 

mas existem vitaminas (só lembro da E na verdade) que seriam melhores aproveitadas consumidas em forma de comida por contar outras substâncias no meio

Um dos que defendem que algumas vitaminas podem ser superiores em sua forma natural é Thiel (2000). Ele também faz uma crítica àqueles que rotulam médicos que defendem o uso de vitaminas naturais em detrimento das naturais de charlatão.

 

R.J. Thiel, Natural vitamins may be superior to synthetic ones, Medical Hypotheses, Volume 55, Issue 6, 2000, Pages 461-469, ISSN 0306-9877,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

apesar de ser ideal serem absorvidos no contexto alimentar, os micronutrientes são absorvidos muito bem na forma sintética. tanto é verdade, que minha tia precisou parar de comer carne vermelha e abandonar o ferro que ela estava suplementando, seguido de sangria terapêutica, pq desenvolveu hemocromatose.  

 

alguns multivitaminicos, mesmo os importados, podem ter um sal de menor absorção vinculado ao micronutriente...eles são "conhecidos" pela baixa absorção. quem tem coragem de consumir 10 vezes o IDR de um micronutriente que está na forma de "óxido de zinco", por exemplo, só por que ouviu falar que absorve mal? não dá pra subestimar o poder dos multivitaminicos...é muito fácil se intoxicar com excesso!

 

muita gente não acredita porque nunca se intoxicou. 

 

Enfim, os micronutrientes são importantes sim, principalmente a nível intracelular e em uma alimentação deficiente, muita gente é vegana e infelizmente já está com sintomas subclinicos de doença, uns nem sabem que estão doentes ainda. Se ficar deficiente por anos, consequências disso virão...quem acha que só macronutriente importa, é porque não sabe que é possível ter problemas graves de anemia ferropriva, por exemplo.

Editado por matheuskr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...