Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como anda a questão da soja?


Zé Ninguém

Posts Recomendados

Mutante...

Entenda que existe(m) outro(s) modo(s) de produção.

O autor do texto, se baseou nesse único modo.

E...alimentos processados ou feitos de forma "industrial"...sempre tem problemas...PIS,Whey, Albumina, multivitamínicos...etc..

Seja de soja, de vaquinhas, vegetais...outras carnes...apresentam diversos outros males.

 

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

8 minutos atrás, mut4nt3 disse:

 

 

 

Este sim é o melhor resumo do tópico até agora. O interessante é que os asiáticos já evitavam a soja a milhares de anos atrás, mas o pessoal hoje prefere arriscar usando a mesma esperteza justificada para o uso dos ae's, fé cega na ciência. Acham que estarão seguros, que tudo pode ser controlado por exames. Descartam até as contradições e indícios gerados pela própria ciência, ou pela sabedoria antiga forjada na prática. O bom senso passa longe, o pior mesmo é poder influenciar algum devavisado. Mas o negócio é bom para indústria tem gente que a muito se vendeu mesmo sem receber por isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Born4Run disse:

Um dos problemas que acho é encarar "a ciência" como crença e tratar como verdade imutável.

E sobre estudos...são metodologias para evidenciar a sua tese.(isso extremamente a grosso modo).

Se sou "contra" a soja...ela faz mal, preparo uma tese, evidenciando e tentando demonstrar que faz.

 

Sim, e não adianta empurrar sua fé, se sua base de pesquisa é tendenciosa/fraca, uma hora ela rui. 

 

Acho bem perigoso esse tipo de "blank statement" tipo "eu não acredito na ciência", fica difícil conversar nesses termos, sinceramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Asia consome muita soja brasileira e americana...em especial Japão e China.

"...Os dados da soja mostram o maior aumento de consumo – 24,6% – correspondente a 379 milhões de toneladas até 2026."

Alias, Japão consome soja à 1000 anos atrás e China à 1500 anos atrás. 

Editado por Born4Run
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Born4Run disse:

Asia consome muita soja brasileira e americana...em especial Japão e China.

"...Os dados da soja mostram o maior aumento de consumo – 24,6% – correspondente a 379 milhões de toneladas até 2026."

Alias, Japão consome soja à 1000 anos atrás e China à 1500 anos atrás. 


Na ásia sempre foi consumido soja FERMENTADA.

fim..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Soja x Soja fermentada

Ao contrário do que se pensa, não faz parte da tradição oriental consumir soja que não tenha sido fermentada. A fermentação natural da soja é um processo que leva um ano ou mais, foi descoberta pelos chineses no final da Dinastia Chou (1134 a 246 AC) e resulta no que conhecemos por missô, shoyu, tempê e tamari. Estes, juntamente com a soja precipitada na forma de tofu, são consumidos tradicionalmente por orientais, porém não como prato principal, e sim como tempero, em poucas quantidades: o consumo médio de soja fermentada no Japão e na China é de 10g (2 colheres das de chá) ao dia.

 

Associar a boa saúde dos orientais unicamente ao consumo de soja é uma visão absolutamente simplista e distorcida dos fatos, que interessa e é fomentada pela poderosíssima indústria da soja, uma vez que na realidade, a base da alimentação, por exemplo, japonesa, são peixes e frutos do mar; a chinesa, carne de porco, galinha e outros animais; a mongol, leite de iaque fermentado e carnes de animais.

Pelo contrário, os alimentos contemporâneos à base de soja, por não terem sido fermentados, não tiveram suas toxinas neutralizadas, e ainda por cima, são processadas de modo a desnaturar as proteínas e aumentar os níveis de substâncias carcinogênicas.

 

Alimentos contemporâneos à base de soja são péssimos para crianças, e mais ainda para bebês pois contêm inibidores da tripsina, que prejudicam a digestão das proteínas e afetam a função pancreática. Em animais de laboratório, dietas ricas em inibidores da tripsina levam a atrasos no crescimento e distúrbios pancreáticos. Os alimentos à base de soja aumentam o requerimento de vitamina D, necessária para formar ossos fortes e para o crescimento normal. O ácido fítico presente na soja não fermentada reduz a biodisponibilidade de uma série de minerais, entre eles o ferro e o zinco, necessários para a saúde e o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso. Os fitoestrógenos presentes nas fórmulas infantis à base de soja têm sido associados à tendência atual de desenvolvimento sexual prematuro em meninas, e atraso no desenvolvimento sexual em meninos.

 

Uma dieta rica em alimentos à base de soja pode provocar deficiências em cálcio e vitamina D, necessários para a boa qualidade dos ossos. O cálcio presente nos tradicionais caldos de peixe (preparados com carcaças e cabeças), e a vitamina D presentes nos frutos do mar, banha de porco e vísceras de animais, são os verdadeiros responsáveis pelo bom desenvolvimento ósseo e saúde como um todo dos povos asiáticos – e não os alimentos contemporâneos à base de soja.

 

As isoflavonas presentes na soja são disruptores endócrinos. Mesmo em doses dietéticas, elas podem interferir negativamente na ovulação e estimular o crescimento de células cancerosas. Uma ingestão de apenas 30 gramas (cerca de 4 colheres das de sopa) ao dia, pode resultar em hipotireoidismo, com sintomas de letargia, intestino preso, ganho de peso e fadiga.

Vários estudos em animais demonstraram que uma alimentação à base de soja é causa de infertilidade nos mesmos. Na cultura oriental tradicional, o tofu é considerado prejudicial à virilidade e à libido. Os monges budistas sabiam disso e sempre comeram muito tofu, uma vez que estão presos ao voto de celibato. Até hoje, as donas-de-casa japonesas alimentam seus maridos com grandes quantidades de tofu quando querem diminuir a virilidade dos mesmos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, mut4nt3 disse:


Na ásia sempre foi consumido soja FERMENTADA.

fim..

 

Sim, e mesmo nesta forma que é menos tóxica há um impacto no físico deles: Massa magra, altura. Algo bem fácil de ser notado se comparado aos asiáticos que vivem no Ocidente e acrescentaram proteínas animais em detrimento as vegetais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...