Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Um resumo dos tipos de gordura: quais são “boas” e quais são “más”?

Lucas

Posts Recomendados

Postado
7 horas atrás, Shrödinger disse:

Dito isso, em doses pequenas gorduras saturadas não são aterogênicas (ou seja, não promovem a formação de placas nas artérias), já em doses maiores, particularmente ácido palmítico (comumente encontrado em manteiga), podem aumentar dramaticamente as chances de desenvolver aterosclerose.  

Tem algum exemplo de "doses pequenas" e "doses maiores"?

Postado
1 hora atrás, NewbieTrack disse:

Tem algum exemplo de "doses pequenas" e "doses maiores"?

Imagino que aqui a proporção seja a chave. Me parece que a recomendação geral de ingerir cerca 1/3 de fontes saturadas ainda é razoável.

Postado
Em 22/08/2017 at 14:19, Shrödinger disse:

Dito isso, em doses pequenas gorduras saturadas não são aterogênicas (ou seja, não promovem a formação de placas nas artérias), já em doses maiores, particularmente ácido palmítico (comumente encontrado em manteiga), podem aumentar dramaticamente as chances de desenvolver aterosclerose.  

@{..mAthEUs..}, o que acha dessa afirmação? É isso mesmo? E até repetindo a pergunta do newbietrack - que eu não soube responder bem - tem ideia de quanto seria essa "pequena quantidade"?

Abraço

Postado

Muito bom. 
Alguém podia exemplificar dentro de uma definição de macros.

Ex: 80g de fat/dia, qual % para cada tipo de gordura.

Postado
6 minutos atrás, cotozin disse:

Muito bom. 
Alguém podia exemplificar dentro de uma definição de macros.

Ex: 80g de fat/dia, qual % para cada tipo de gordura.

Pela pirâmide dá pra entender que é cerca de 40-50% de mono, 25-30% de saturada e 25-30% de poli.

Postado
Agora, Shrödinger disse:

Pela pirâmide dá pra entender que é cerca de 40-50% de mono, 25-30% de saturada e 25-30% de poli.

Ah, sim. É imagem?
Nesse navegador do trampo não abre. Rs.. Foi mal!

Postado
2 minutos atrás, cotozin disse:

Ah, sim. É imagem?
Nesse navegador do trampo não abre. Rs.. Foi mal!

Aqui tb não abre... Eu tive que uppar pelo imgur pq não achei nenhum link dela.

Postado

Abaixo gráfico comparando a composição de vários tipos de gordura:

COPARA%C3%87%C3%83O+DE+GORDURAS+ALIMENTA

Da pra perceber que o que tem maio concentração de gordura monoinsaturada é o bom e velho azeite de oliva.

Postado

Quais são os melhores para se usar quando precisa fritar alguma coisa?

Ouvi dizer que azeite de oliva é ruim para fritar porque perde todas as suas propriedades

Postado (editado)

Uma coisa que nunca entendi direito.

Se tratando de gordura;;;azeite de oliva é a melhor fonte?(Leia-se a mais completa)

Editado por Born4Run
Postado
31 minutos atrás, Fcheic disse:

Quais são os melhores para se usar quando precisa fritar alguma coisa?

Ouvi dizer que azeite de oliva é ruim para fritar porque perde todas as suas propriedades

É o famoso "não adepto" as altas temperaturas. Gostaria de saber sobre isso também.

Postado

Não entendo muito do assunto, mas numa pesquisa rápida encontrei o seguinte:

O ponto de fumaça é quando o óleo ou gordura atinge uma temperatura onde o glicerol (ou glicerina) se quebra e forma a acroleína – substancia essa muito irritante para a garganta e olhos. Já aconteceu de esquentar demais o óleo e ele começar a fumegar?? Então, esse é o ponto de fumaça. As partículas carbonizadas do óleo assaltarão suas papilas gustativas com um sabor queimado e suas narinas com cheiro acre.

OBSERVAÇÃO: alguns estudos apontam ligação entre a acroleína e alguns tipos de câncer.

Para realizar as frituras, o critério de escolha do óleo deve ser o ponto de fumaça, o qual deve ser alto. Quanto mais alto o ponto de fumaça, menor a degradação do óleo durante o processo de fritura. A temperatura ideal para a fritura por imersão é de 180°C a 190°C e a maioria dos óleos vegetais tem ponto de fumaça mais alto que isso. 

Ponto de fumaça de alguns óleos:

Oleo de soja

240oC
Óleo de girassol 227oC a 232oC
Óleo de canola 224oC a 233oC
Óleo de algodão 218oC a 227oC
Oleo de amendoim 216oC a 221oC
Óleo de milho 204oC a 213oC
Azeite de oliva 175oC
Margarina 150oC
Manteiga 110oC

Já vi muita gente recomendar azeite mesmo pra fritura. Pesquisei mais um pouco e achei o artigo científico Azeite de Oliva e suas propriedades em preparações quentes: revisão da literatura. Abaixo trecho do abstract:

Resultados: O azeite de oliva apresenta discretas perdas das propriedades antioxidantes e mudanças pequenas no perfil lipídico após o aquecimento em temperaturas elevadas, contudo apresenta grande estabilidade comparada a demais tipos de óleos, praticamente não levando à formação de compostos tóxicos. Conclusão: Pode-se utilizar azeite de oliva em preparações aquecidas, pois são preservadas boa parte de suas características benéficas e, após aquecimento, as mesmas mantêm-se superiores aos demais óleos.

Diante disso, acho que é melhor usar azeite de oliva, por ser monoinsaturada (maior parte) e não sofrer grandes alterações com a temperatura.

Abraços

Postado

Sempre uso manteiga pra cozinhar, já que sou adepto de low carb, não encontro muito utilidade pra ela.

Postado

Complementando o meu post anterior: Azeite + Peixes(gordos) = Imortalidade.

Spoiler

Hue

Segundo já li em alguns lugares(não me lembro onde)...que o azeite que oxida são esses refinados e para cozinhar seria o Grezzo(rustico ou turvo).

Spoiler

7898152992099_b.jpg

Postado

No site nutritiondata dá pra ver a composição de gorduras dos alimentos. Eu ia postar as tabelas aqui, mas vai dar trabalho - se alguém quiser compilar alguns alimentos importantes e postar aqui, fique à vontade ;):

Abacate: https://nutritiondata.self.com/facts/fruits-and-fruit-juices/1843/2

Amendoim: https://nutritiondata.self.com/facts/legumes-and-legume-products/4448/2

Postado

bom tópico Lucas, mas fica a dúvida...

existe algum benefício em consumir gordura saturada? levando em conta que ela aumenta tanto o LDL como o HDL, além de ter correlação com processos inflamatórios, enquanto há outras opções que aumentam somente o HDL além de prover outros benefícios a saúde.

Postado
1 hora atrás, Shrödinger disse:

No site nutritiondata dá pra ver a composição de gorduras dos alimentos. Eu ia postar as tabelas aqui, mas vai dar trabalho - se alguém quiser compilar alguns alimentos importantes e postar aqui, fique à vontade ;):

Amendoim: https://nutritiondata.self.com/facts/legumes-and-legume-products/4448/2

No site da Unifesp também tem (eu uso ela), não é bonitinha igual da nutritiondata mas é em português:

https://tabnut.dis.epm.br/alimento

44 minutos atrás, cosmic disse:

bom tópico Lucas, mas fica a dúvida...

existe algum benefício em consumir gordura saturada? levando em conta que ela aumenta tanto o LDL como o HDL, além de ter correlação com processos inflamatórios, enquanto há outras opções que aumentam somente o HDL além de prover outros benefícios a saúde.

Se limitar a tratar algo só por um fator é uma visão "muito micro", temos que olhar um pouco mais além. O papel desses ácidos graxos não é só desencadear processos inflamatórios: o a.g. láurico, por exemplo, é super importante, principalmente para o bebê (tanto que no leite materno tem uma quantia significativa), pois tem fortes propriedades antimicrobianas e é até usada para tratamento de infecções.

Postado
1 hora atrás, Shrödinger disse:

Abacate amassado no garfo com whey, não sei se existe algo melhor.

Postado
6 minutos atrás, {..mAthEUs..} disse:

Se limitar a tratar algo só por um fator é uma visão "muito micro", temos que olhar um pouco mais além. O papel desses ácidos graxos não é só desencadear processos inflamatórios: o a.g. láurico, por exemplo, é super importante, principalmente para o bebê (tanto que no leite materno tem uma quantia significativa), pois tem fortes propriedades antimicrobianas e é até usada para tratamento de infecções.

Por essas coisas que eu pedi pra vc escrever um tópico sobre gorduras. Tá devendo, vou mandar cortar sua plaquinha :P 

Eu aproveitei o texto que achei legal, traduzi e postei aqui pra contribuir com informação ver se todos poderiam ajudar trazendo mais coisas sobre o assunto. Mas a real é que eu não sei quase nada disso...

Postado
Em 25/08/2017 at 13:25, mut4nt3 disse:

Já fiz essa parada, mt bom mesmo.

Postado
Em 25/08/2017 at 13:25, mut4nt3 disse:

Hahahaha, pode cre man, muito bom mesmo!

ótimo post, valeu ai, vou estar acompanhado aqui

Em 25/08/2017 at 13:22, {..mAthEUs..} disse:

No site da Unifesp também tem (eu uso ela), não é bonitinha igual da nutritiondata mas é em português:

https://tabnut.dis.epm.br/alimento

Muito boa a tabela, não conhecia essa, muito obrigado!

• 3 semanas depois...
Postado
Em 22/08/2017 em 23:34, Shrödinger disse:

Imagino que aqui a proporção seja a chave. Me parece que a recomendação geral de ingerir cerca 1/3 de fontes saturadas ainda é razoável.

Shrödinger

otimo topico, de muita informação pertinente!

Shrödinger qual sua opnião, em muitos videos hoje se divulga a ideologia de que, não devemos consumir carboidrato e gordura juntos em uma mesma refeição pelo fato de as duas serem reservas energéticas que vão competi entre si, E  QUEM VAI GANHAR SEMPRE, SERA CARBOIDRATO( por absorção mais rápida), uma depende de quebra, para virar uma reserva energética, através a L-carnitina dentro da organela, que é a GORDURA, e  a outra esta pronta, carboidrato nada mais é que glicose, vai entra sofreu hidrolise no organismo pronto

Postado
16 minutos atrás, diogo ribeiro disse:

Shrödinger qual sua opnião, em muitos videos hoje se divulga a ideologia de que, não devemos consumir carboidrato e gordura juntos em uma mesma refeição pelo fato de as duas serem reservas energéticas que vão competi entre si, E  QUEM VAI GANHAR SEMPRE, SERA CARBOIDRATO( por absorção mais rápida), uma depende de quebra, para virar uma reserva energética, através a L-carnitina dentro da organela, que é a GORDURA, e  a outra esta pronta, carboidrato nada mais é que glicose, vai entra sofreu hidrolise no organismo pronto

Pode ingerir carbo e gordura juntos. Isso já foi muito discutido no fórum e tem gente que não abre mão de separar, mas na prática não faz diferença significativa (talvez, apenas talvez, tenha alguma diferença bem pequena). No geral o que manda é o saldo calórico e quantidade de proteínas - o resto tem uma relevância bem pequena na maioria dos casos.

Postado (editado)
Em 24/08/2017 em 16:00, Shrödinger disse:

Abaixo gráfico comparando a composição de vários tipos de gordura:

COPARA%C3%87%C3%83O+DE+GORDURAS+ALIMENTA

Da pra perceber que o que tem maio concentração de gordura monoinsaturada é o bom e velho azeite de oliva.

COMO NÃO CONSIGO COM PALADAR DO AZEITE DE OLIVA, NÃO CONSIGO USAR, Atualmente estou usando oleo de cartamo conforme foto abaixo valor nutricional, mas na tabela postada acima não seria o de maior concentração em gordura monoinsaturada (omega 9), mas na embalagem DO QUE USO consta ao contrario fiquei na duvida

Oléico (Ômega 9)

10g

oleo-de-cartamo-250-ml-pazze.jpg

oleo-de-cartamo-pazze-250ml.jpg

Editado por diogo ribeiro

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...