Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[Avaliação] Levantamento Terra / Agachamento


hylian

Posts Recomendados

2 horas atrás, CarambolaSPFC disse:

Não concordo que existem posições ideais pra PL em geral. Varia muito de pessoa pra pessoa.

Muito pessoal isso .

Nem tudo é amplitude, de nada adianta reduzir a amplitude senão tiver técnica.

Base aberta no agachamento , Donnie thompson e muitos outros squatters que estão na elite usam. Alguns ate parecem um good morning .

Terra sumo é muito mais técnico que o convencional , imagine uma pessoa com braços longos , pernas longas e troncos curtos fazendo sumo ? São poucos. Eddie Hall terra convencional , Montanha ...

Fazer supino com pegada muito aberta reduz a amplitude da barra . 

Mas é algo muitoo tecnico , nem todos conseguem fazer.

Pegada dele não é aberta.

 

E não acho o terra fundamental pra construção de massa muscular , pra quem não visa força é perfeitamente dispensável. 

 

Concordo com você, não existem posições "ideais" pra powerlifting, mas a ideia é "facilitar" o levantamento o máximo possível, de forma a conseguir levantar mais peso. E uma das formas de fazer isso é diminuir a ROM, desde que esteja dentro das regras. E sim, são tantas modificações que o exercício acaba ficando muito técnico.

Hall e Hafthor são strongmen, modalidade que não permite terra sumô. Por isso eles puxam convencional.

Tem muita gente que discorda de você em relação ao terra. Ele é considerado um dos melhores exercícios para conseguir massa, pois é o que você consegue erguer mais peso.

Enfim, repito: por tudo que já ouvi, se você está malhando para aumentar sua força e composição corporal, o ideal é fazer exercícios com full ROM: agachamento high bar ATG, terra convencional, supino sem pegada muito aberta e sem muito arco. Esses são "truques" usados pelos powerlifters pra erguer mais peso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

2 minutos atrás, LuizLeandro disse:

 

Concordo com você, não existem posições "ideais" pra powerlifting, mas a ideia é "facilitar" o levantamento o máximo possível, de forma a conseguir levantar mais peso. E uma das formas de fazer isso é diminuir a ROM, desde que esteja dentro das regras. E sim, são tantas modificações que o exercício acaba ficando muito técnico.

Hall e Hafthor são strongmen, modalidade que não permite terra sumô. Por isso eles puxam convencional.

Tem muita gente que discorda de você em relação ao terra. Ele é considerado um dos melhores exercícios para conseguir massa, pois é o que você consegue erguer mais peso.

Enfim, repito: por tudo que já ouvi, se você está malhando para aumentar sua força e composição corporal, o ideal é fazer exercícios com full ROM: agachamento high bar ATG, terra convencional, supino sem pegada muito aberta e sem muito arco. Esses são "truques" usados pelos powerlifters pra erguer mais peso.

Não sabia da questão do strongman. Vacilo meu na analogia , mas mesmo assim existem outros que pesquisando mostram que alguns PL's usam convencional.

Mesmo assim nao vejo o sumo superior ao convencional em questão de força , depende da estrutura da pessoa.

 

Veja bem , disse que é dispensável. Pela complexidade e varios outros fatores, que algumas pessoas nao usam.

Eu usaria o terra pra qualquer objetivo também. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LuizLeandro disse:

 

O princípio básico da amplitude total do movimento ("full ROM"). Os powerlifters diminuem intencionalmente a amplitude do movimento pra que possam levantar mais peso. Por exemplo: arqueando ao máximo as costas no supino, agachando somente até paralelo (e com a barra baixa) ou fazendo levantamento terra sumô.

Já se seu objetivo é aumentar sua força ou massa de forma geral, o ideal é fazer movimentos com a amplitude completa: supino apenas com arqueamento natural (por causa da retração escapular), agachamento com barra alta e ATG (embora Rippetoe discorde por considerar que o agachamento com barra baixa envolva mais massa muscular, o que seria mais ideal nesse caso) e levantamento terra tradicional.

Alguns levantadores famosos que concordam comigo: Candito, sobre qual agachamento é o melhor para treinamento geral de força (high bar ou low bar); Allan Thrall, sobre o mesmo assunto; Candito, sobre qual levantamento terra é o melhor para treino geral de força.

Então se foco for o desenvolvimento muscular dos membros inferiores, principalmente focado em quads, o sumo não tem valia já que ele só serve para diminuir o rom e "facilitar" o movimento no PL - apesar dos maiores terras serem no convencional?

O agacha tem suas peculiaridades, de forma geral ATG pode gerar maior hipertrofia, mas ser low bar ou high bar é indiferente, pois com ambas as posições o movimento pode ser praticamente o mesmo.

Tu não ta errado mas também não ta totalmente certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 09/09/2016 at 16:18, LuizLeandro disse:

 

O princípio básico da amplitude total do movimento ("full ROM"). Os powerlifters diminuem intencionalmente a amplitude do movimento pra que possam levantar mais peso. Por exemplo: arqueando ao máximo as costas no supino, agachando somente até paralelo (e com a barra baixa) ou fazendo levantamento terra sumô.

Já se seu objetivo é aumentar sua força ou massa de forma geral, o ideal é fazer movimentos com a amplitude completa: supino apenas com arqueamento natural (por causa da retração escapular), agachamento com barra alta e ATG (embora Rippetoe discorde por considerar que o agachamento com barra baixa envolva mais massa muscular, o que seria mais ideal nesse caso) e levantamento terra tradicional.

Alguns levantadores famosos que concordam comigo: Candito, sobre qual agachamento é o melhor para treinamento geral de força (high bar ou low bar); Allan Thrall, sobre o mesmo assunto; Candito, sobre qual levantamento terra é o melhor para treino geral de força.

Candito não é um levantador famoso. Ele é apenas mais um midiático, quanto a Thrall, prefiro não comentar, apenas sobre a barba dele, acho estilosa. Não se compara sumos com tradicionais, a ativação muscular assim como a postura em si deles é diferente oque os torna exercícios diferentes para finalidades e objetivos diferentes, mesma coisa com o supino, ativação muscular diferente, estabilidade e segurança, logo ate que ponto é mais valido fazer full ROM.

 

-topic

Terra esta plausível, concordo com tudo dito acima.

 

O agachamento não gostei da técnica, sou adepto de bases mais abertas e defendo seu uso porem falta muita mobilidade ainda e ativação de Abdutores e do glúteo em geral, seu joelho esta muito instável, engraçado porque no terra ele não ficou, talvez fosse pela carga, isso encurta significativamente a vida útil do seu joelho e quanto agachamentos poderá fazer ao longo de sua vida. Outra questão, você só incorpora good mornings no agachamento em treinamentos de técnica ou no dia, jamais em treinos submaximos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O agachamento esta mais pra um "bom dia" com 124kg auheaheaeh

 

Cara, pra achar +- a distancia ideal dos pés para um agacho profundo, é só vc se agachar agora mesmo, se levante da cadeira do pc e agache e tentar ficar o mais confortável possível, depois se levante sem mover seus pés, olhe para os seus pés e grave a posição deles. Essa é a SUA abertura de agacho profundo, famoso asstograss. Da certo 80% das vezes que fiz isso com alguns parça meus de treino. Alguns nao conseguiram encontrar uma boa posição.

 

23 horas atrás, cotozin disse:

Aproveitando o tópico: minha canela tá arrebentada devido ao terra.
Vou ter que usar meião mesmo?


Se a dor estiver afetando teu desempenho, obviamente vc deve usar alguma proteção, nem que seja aquela caneleira de fustsal que vc usou uma vez a 10 anos atras esquecida no fundo do armário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal pelas respostas.

 

Ultimamente andei assistindo alguns vídeos do Ed Coan sobre agachamento e levantamento terra. Minha conclusão: cada um deve desenvolver sua própria técnica.

 

Realmente pra mim é muito mais fácil fazer com a base aberta, e vou repetir novamente, a execução daquele dia foi realmente bem instável por causa da academia. Uma coisa que notei é que as costas e lombar são um fator bem limitante no meu levantamento terra. Então, mesmo que o sumô seja mais eficiente para mim, vou fazer o convencional na maioria das vezes pra trabalhar meu ponto fraco.

 

Já em relação ao agachamento acho muito difícil eu deixar a base mais fechada. Falo isso porque minhas pernas são muito cumpridas e meu tronco muito curto, portanto durante o movimento é uma luta constate para manter o centro de gravidade para frente. Acho que um agachamento mais fechado iria puxar meu centro de apoio ainda mais para trás.

 

Pretendo filmar algum dia mais calmo dessa semana, na academia onde sempre treino, dessa vez o terra convencional e o agachamento num hack de verdade num piso decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, hylian disse:

Obrigado pessoal pelas respostas.

 

Ultimamente andei assistindo alguns vídeos do Ed Coan sobre agachamento e levantamento terra. Minha conclusão: cada um deve desenvolver sua própria técnica.

 

Realmente pra mim é muito mais fácil fazer com a base aberta, e vou repetir novamente, a execução daquele dia foi realmente bem instável por causa da academia. Uma coisa que notei é que as costas e lombar são um fator bem limitante no meu levantamento terra. Então, mesmo que o sumô seja mais eficiente para mim, vou fazer o convencional na maioria das vezes pra trabalhar meu ponto fraco.

 

Já em relação ao agachamento acho muito difícil eu deixar a base mais fechada. Falo isso porque minhas pernas são muito cumpridas e meu tronco muito curto, portanto durante o movimento é uma luta constate para manter o centro de gravidade para frente. Acho que um agachamento mais fechado iria puxar meu centro de apoio ainda mais para trás.

 

Pretendo filmar algum dia mais calmo dessa semana, na academia onde sempre treino, dessa vez o terra convencional e o agachamento num hack de verdade num piso decente.

Mas na realidade não teve agachamento, como o @BRADOK_31 falou ali em cima, teve um bom dia com a base bem aberta, pelo angulo parece que nem na paralela bateu.

Tu não precisa fazer um narrow stance, mas uma base mais fechada que isso seria muito melhor pra ti e teu tronco não é tão curto assim em relação as pernas, proporcionalmente falando deve ser a mesma coisa q eu.

 

Uma coisa que tu disse é certa, existe a forma padrão de se ensinar o lift e outra que é depois que a pessoa aprende daquela maneira, ela desenvolver sua própria técnica. Na minha opinião tu precisa rever totalmente teu agacha.

7 horas atrás, Gris disse:

Candito não é um levantador famoso. Ele é apenas mais um midiático, quanto a Thrall, prefiro não comentar, apenas sobre a barba dele, acho estilosa. Não se compara sumos com tradicionais, a ativação muscular assim como a postura em si deles é diferente oque os torna exercícios diferentes para finalidades e objetivos diferentes, mesma coisa com o supino, ativação muscular diferente, estabilidade e segurança, logo ate que ponto é mais valido fazer full ROM.

Greg Nuckols descordaria dessa tua colocaç
http://strengtheory.com/should-you-deadlift-conventional-or-sumo/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, debew disse:

Mas na realidade não teve agachamento, como o @BRADOK_31 falou ali em cima, teve um bom dia com a base bem aberta, pelo angulo parece que nem na paralela bateu.

Tu não precisa fazer um narrow stance, mas uma base mais fechada que isso seria muito melhor pra ti e teu tronco não é tão curto assim em relação as pernas, proporcionalmente falando deve ser a mesma coisa q eu.

 

Uma coisa que tu disse é certa, existe a forma padrão de se ensinar o lift e outra que é depois que a pessoa aprende daquela maneira, ela desenvolver sua própria técnica. Na minha opinião tu precisa rever totalmente teu agacha.

 

Eu medi minhas pernas há muitos anos atrás, mas creio que minha altura não tenha mudado tanto desde lá. Eram 113 cm do meu calcanhar até a borda superior da crista ilíaca. Eu meço 1,78. Se for o caso, farei um vídeo do agachamento convencional para notarem a diferença. Meu tronco fica muito mais inclinado.

 

@EDIT:

 

Na academia onde eu normalmente treino tem aquelas gaiola "padrão" pra agachamento:

 

musculacao+suporte+de+agachamento+jau+sp

 

Eu sempre deixo a ponta dos pés encostando na borda de dentro. Esse dia ali foi realmente mais do que o normal.

Editado por hylian
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, hylian disse:

 

Eu medi minhas pernas há muitos anos atrás, mas creio que minha altura não tenha mudado tanto desde lá. Eram 113 cm do meu calcanhar até a borda superior da crista ilíaca. Eu meço 1,78. Se for o caso, farei um vídeo do agachamento convencional para notarem a diferença. Meu tronco fica muito mais inclinado.

Mais isso pode ser uma deficência técnica tua, e como falei a cima,  não precisa ser narrow stance, apenas uma base mais fechada, não precisa ser 8 ou 80, "se eu nao agachar assim é só com um pé colado no outro", não, simplesmente fechar mais a base

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...