Ir para conteúdo

Karate - Pra quem gosta.


Wesley Pinto

Posts Recomendados

Postado

Só para quem gosta, admira, ou respeita :), ou pelo menos tenta entender. 


CRIEI ESSE TÓPICO COM O OBJETIVO DE COMPARTILHARMOS VIDEOS E CONTEÚDO SOBRE KARATÊ TRADICIONAL JAPONÊS e os de Okinawa. Ou seja, tentem evitar conteudo do karate esportivo, ou até do Kyokushin (esse é mais bem vindo ao meu ver), a não ser que contribua de alguma forma ao desenvolvimento marcial tradicional, mas por favor sejam criteriosos. 

Neste vídeo mostra a aplicação de alguns movimentos contidos nos katas, pouco treinados em kihon, mas que mostrar o quão grande foi e é a arte, e como ela foi capaz de proteger os Okinawanos de Japoneses Armados e com armaduras de palha e madeira. Como dizem os verdadeiros mestres, Karate é 70 % Kata, 20% Kihon, os outros 10% se treina o Kumite. Pois é no Kata que se aprende a arte marcial, Kumite ensina luta, desenvolve reflexos, tempo de ataque, posicionamento, porém apesar de fundamental não é a arte marcial. Luta é diferente de arte marcial. 

 

 

Postado

Legal.

Assisti um filme que mostrava ocidentais lutando contra pessoas armadas e mesmo com as mãos livres o lutador nocauteava e outro que estava armado com espadas e porretes, filme MUITO legal, uma pena que não lembro o nome.

Uma pena que no Brasil não se ache fácil bons mestres da arte.

Postado
13 minutos atrás, Danilo Z disse:

Legal.

Assisti um filme que mostrava ocidentais lutando contra pessoas armadas e mesmo com as mãos livres o lutador nocauteava e outro que estava armado com espadas e porretes, filme MUITO legal, uma pena que não lembro o nome.

Uma pena que no Brasil não se ache fácil bons mestres da arte.


Primeiro sobre o video, sim isso ocorreu. O Karate, começou chamando-se Okinawa-te, na época os Okinawanos aprenderam a arte chinesa (alguns estudiosos dizem que era algo semelhante ao Hung Gar ou até uma vertente paralela do estilo), porém os Okinawanos tinham dois problemas, o primeiro é que não podiam treinar e dai surge os Katas, e o segundo é que os Japoneses portavam armaduras então os Okinawanas tiveram de otimizar a arte de forma a causa dano mesmo batendo em armadura. Hj conhecemos esse efeito como transposição de energia, e pode ser treinado por qualquer um e é facilmente observável se bater em uma Makiwara, inclusive a Makiwara se torna o principal componente de treino do Karatedoca por isso. Todo karatedoca começa a fazer Kihon no ar, depois a maior parte do Kihon é na makiwara.

Postado
Em 2/25/2016 at 12:48, Jaraqui disse:

Eu gosto.

 

 


Boa, tb sou adepto ao Karate tradicional, no momento sem praticar pois lugares que que encontrei com qualidade que necessito o mais perto ainda fica muito longe de casa (ônibus + metrô) e é caro, treinei lá por algum tempo mas foi insustentável. No Brasil poucos representam o tradicional karate japones e a JKA, e menos ainda representam o tradicional karatê de Okinawa. Se for pensar em nível de cidades ai fica raro mesmo, por exemplo na minha cidade Guarulhos não tem. 

Em SP que é o mais próximo é a Mushinkan (voltarei a treinar lá) a Seikaikan que falam muito bem, e o do Okuda Sensei que fica a a quase 2h-2h30 de viagem de casa e custa salgados quase 400 reais (eu acho).
 

Olhem o documentário que vai ser lançado: 
 

 

Postado

Meu sonho era fazer karate ou kung fu.

 

Ano passado eu ia fazer, tinha a duas quadras da casa que eu morava, a mensalidade era menos de 100 (acho q 70), fiz uma aula experimental mas não gostei.

 

Tipo, tinha mais criança que adolescente/adulto, e as mães das crianças ficavam sentadas num canto vendo os filhos treinarem e tal.. Aquilo foi meio estranho pra mim, fazer as paradas com um monte de mulher olhando kk, daí desisti, mas também foi por causa do kimono, na época eu não queria gastar muito então deixei quieto.

 

Já até pensei em aprender vendo vídeo na internet haha

Postado
3 horas atrás, Jaraqui disse:

Talvez você encontre um preço menos salgado e uma de qualidade na Mushi Kan, junto ao terminal do metrô, possa também ser uma opção. Dê uma conferida. O sensei Carlão é formado pelo Okuda "daqueles tempos".

 

https://www.mushinkan.com.br

 

Há um fórum chamado karateca.net onde lá há alguns membros que treinam lá.


Treinei lá, e é justamente onde falei que foi um dos poucos lugares que encontrei karate de verdade, e era justamente lá que é longe para mim. Na verdade sai pq recebi uma proposta de trabalho fora de SP, agora voltei mas ainda não posso voltar para lá a não ser quando me mudar para cidade. A Mushinkan fica na Santa Cruz, era facil para mim, trabalhava la perto e estudava. Agora to em Guarulhos, da quase 2h pra chegar lá. A do Taketo Okuda é ainda mais longe. 

Quem me levou pra lá foi o falecido Pedro, grande homem por sinal.

2 horas atrás, Marlon Paradise disse:

Meu sonho era fazer karate ou kung fu.

 

Ano passado eu ia fazer, tinha a duas quadras da casa que eu morava, a mensalidade era menos de 100 (acho q 70), fiz uma aula experimental mas não gostei.

 

Tipo, tinha mais criança que adolescente/adulto, e as mães das crianças ficavam sentadas num canto vendo os filhos treinarem e tal.. Aquilo foi meio estranho pra mim, fazer as paradas com um monte de mulher olhando kk, daí desisti, mas também foi por causa do kimono, na época eu não queria gastar muito então deixei quieto.

 

Já até pensei em aprender vendo vídeo na internet haha


Pratico Karate desde os meus 12, com algumas paradas. Hj com 28 não encontrei nada que gostasse mais do que Karate. Conheci o Kung Fu hungar e sanshou por 6 meses e não me convenceu. Muai Thay tb não me convenceu, não durei nem 10 aulas. Capoeira eu adorava fazer por ser divertido. Judo e JiuJitsu gosto muito, fiz os dois, hj tranquilamente faria Judô Kodokan e Karate Tradicional todo dia se pudesse.

Postado

Aos 8 anos eu comecei a praticar karatê kyokushin, parei aos 15 e foi o pior erro que cometi, daí pra frente eu desandei por 5 anos da minha vida, bebidas, engordando, eu larguei de mão a dieta que eles passam, por um tempo fiquei até "rebelde" haha, mas depois de enxergar a necessidade de mudar, principalmente o corpo, eu iniciei no boxe, parei e então descobri que nesse fazenda/chácara ainda dá aula e estou voltando (por sinal, lá duplicou de tamanho).

 

O mais difícil de tudo é encarnar o espírito osu novamente. Tantas coisas tornaram-se vícios...

  • 2 semanas depois...
Postado

Ainda para quem gosta de karatê um Kumite demonstrativo do Taketo Okuda com o Sensei Carlão da Mushinkan (SP). Nota: Época que o Karate no Brasil inteiro podia ser considerado uma arte marcial, agora se achar 1 dojo na sua cidade que não foca em competição no estilo olimpico se considere com sorte. 
 

 

Mais Taketo Okuda para vocês com fundamentos de luta: 
 

 

Postado

O Samurai Brasileiro do Karate, não pela técnica, mas pelo espirito. Juarez para quem acompanha videos e já viu aulas sabe que não é um primor técnico, mas respira a essência do Karate Tradicional, o espirito de luta. A espada após sair da bainha tem como unico destino o adversário, iniciado o ataque, o impeto, não tem como voltar, ganha o quem der o primeiro Kiai.
 

 

 

Postado

Meu Karate sempre foi meio hibrido. Pratico a anos o Shotokan Tradicional, mas também passei por escola de Kyokushin por um pouco mais de 1 anos e muito estudei o Goju Ryu no qual conheço boa parte das aplicações dos Katas, o Kata em si não domino. 

Se tratando de Goju Ryu, nada melhor do que falar de Morio Higaonna, esse cara não só é uma pedra humana como é um mestre na capacidade de contração e relaxamento, expansão e fluidez, dois dos conceitos mais "perdidos" no Karate e que o Shotokan deixou em partes ele passar desapercebido, quando após a morte de Funakoshi Nakayma deu continuidade no conceito de contração e relaxamento: kime, mas pouco deu continuidade no conceito de expansão e fluidez, por outro lado Egami também aluno de Funkoshi e assistente deu continuidade com o nome de Shotokai, porém só manteve a expansão e fluizes e o kime foi deixado de lado. Mais pra frente mostrarei ambos, e sobre o Sensei Asai, o que pra mim chegou a perfeição do Karate Shotokan ao após muito estudar conectar novamente os dois conceitos perdidos. Porém Morio Higaonna o domina em sua escola de Karate, o Goju  Ryu (Go = Duro, Ju = Suave).
 



Morio Higaonna mostrando como se condiciona o corpo para o combate:
 

 

Postado
11 minutos atrás, Tadeu Jordan disse:

Bom tópico, até Roberto Santanna sendo citado.

 

Contribuo com essas lembranças de um karate mais firme e não o pula-pula de hoje:

 


Esse Karate é eficiente, mesmo que o Kumite não define a totalidade da arte marcial, esse é o tipo do Kumite que vale de algo, se aprende, se esforça, se desenvolve para algo eficiente. Hj o que se vé é kizami fraco, gyako ajoelhado e frouxo, ura mawashi que parece tapinha de criança. 

Postado

Yahara Sensei, ao meu ver um dos maiores Karatecas do shotokan, maior ao meu ver que Kanazawa, treinando e demonstrando o treinamento no Makiwara. Sem Makiwara não existe Karate. 

Yahara é da linha de Nakayama, do shotokan e não do shotokai, que preserva o Kime, contudo o estilo de Yahara é com foco no kime, totalmente no kime, na velocidade em que se é capaz de contrair e descontrair o corpo, ou melhor, de sair do estado relaxado para o estado contraído. Chegou ao ponto do Yahara ser tido como o mais "bruto" entre os velhos mestres, mas na verdade era a firmeza de seus golpes que o fazia parecer assim, sobretudo havia um pouco de exagero por parte do Yahara tb, no ultimo video no exame dele ele tem uma atitude desnecessária que só afirma sobre a "brutalidade" dele. 

 


Yahara vs Kagawa (Kagawa que foi um dos maiores karatecas em competição tradicional), falei que o foco não é competição mas se tratando de uma disputa desses dois no modo JKA vale a pena ver: 
 


Exame para oitavo dan de Yahara Sensei:
 

 

Postado

Meio que off,

dia desses estava lendo uma discussäo onde as pessoas tentava dizer qual é otipo de caratê de Ryu e Ken do Street Fighter... Muita gente acha que é o Shotokan mas a galera afirma que tá mais voltado para o Kyokushin, enquanto a Makoto é quem pratica o Shotokan.

Postado
1 hora atrás, Torf disse:

Meio que off,

dia desses estava lendo uma discussäo onde as pessoas tentava dizer qual é otipo de caratê de Ryu e Ken do Street Fighter... Muita gente acha que é o Shotokan mas a galera afirma que tá mais voltado para o Kyokushin, enquanto a Makoto é quem pratica o Shotokan.


A verdade é que o Ryu é apenas um estereótipo do Samurai que vaga em busca de duelos, e assim veste o Do-Gi branco, a faixa na cabeça tipica dos trabalhadores japoneses, e corta as mangas como um ato de negação a tradição? Talvez. Ou talvez ele seja realmente um escopo do Oyama fundador do Kyokushin.  Segundo a Capcom americana o ultimo estilo que ele aprendeu foi o Shotokan mesmo. 

O estilo de luta de Ryu foi descrito pela divisão norte-americana da Capcom como sendo caratê do estilo Shotokan, apesar dos golpes do personagem terem poucas semelhanças ao Shotokan.[2] Na história fictícia da série, ele é praticante do estilo Ansatsuken (暗殺拳,Punho Assassino?), uma arte marcial focada em matar o oponente. No entanto, seu mestre Gouken lhe ensinou uma variação do estilo onde a intenção assassina é retirada e suas técnicas letais passaram a ser defensivas ou utilizadas para incapacitar o oponente ao invés de matá-lo.[1] Tais técnicas, que desde o primeiro Street Fighter compõem o conjunto de golpes especiais de Ryu, incluem o Hadoken (波動拳, Hadouken?), uma onda de energia disparada pelas mãos, Shoryuken (昇龍拳, Shōryūken?), um uppercut realizado junto de um salto, e Tatsumaki Senpuukyaku (竜巻旋風脚, Tatsumaki Senpūkyaku?), uma sucessão de chutes aéreos e giratórios. - Wikipedia. 
 

Postado

Vamos postando aí, as coisas que nos lembrarmos. Quem sabe aparece mais gente.

 

Um dos primeiros registros da era moderna (pós 1980) onde um karateca subiu a um ringue de Vale-Tudo: sensei Paulo Afonso.

 

 

Mais uma...

 

Sensei Paulo Afonso é preta no estilo Shotokan Tradicional

 

 

Postado

Agora, se esta semente que ele plantou lá no passado fosse regada, isto é, discípulos seguissem pelo mesmo caminho, apanhando, batendo e reciclando aspectos esquecidos da arte marcial, a minha opinião é, não me leve a mal por isso, que o Karatê estaria entre uma das artes marciais mais praticadas atualmente.

Postado
1 hora atrás, Jaraqui disse:

Agora, se esta semente que ele plantou lá no passado fosse regada, isto é, discípulos seguissem pelo mesmo caminho, apanhando, batendo e reciclando aspectos esquecidos da arte marcial, a minha opinião é, não me leve a mal por isso, que o Karatê estaria entre uma das artes marciais mais praticadas atualmente.


Isso é verdade, tanto que o Lyoto chegou a ajudar a lotar algumas dojos, Glauber Feitosa tb (no kyokushin), porém se tratando das tradicionais (shotokan, goju, wado, shito) e as de okinawa (goju, uechi, shorin) a verdade é que maioria dos dojos fora de okinawa/japão, ensinam um karate errado, principalmente shotokan muitos ensinam um karate esportivo, feito para ganhar medalhas. Esse karate olimpico é funcional? Para algumas pessoas sim, tem pessoas que conseguem se defender com ele, mas é a exceção da exceção, e que geralmente possuem um bom físico. Uma pessoa comum não consegue se defender com o shotokan olimpico, tanto que quando me perguntam e respondo: você pode frequentar um dojo de verdade? Se não, faça Jiu Jitsu na sua academia, que mesmo ele focado em competição é mais eficiente que o shotokan de competição. Se me perguntam como é que se sabe se é um dojo de verdade a resposta é sempre a mesma: Se tem makiwara é, se não tem não é. Não tem como existir karate sem makiwara. 

Hj eu treino sozinho, por questões pessoais (trabalho, familia), mas tenho minha makiwara em casa. 



 

Postado

Excelente tópico! Conheço pessoas que praticaram Karatê no período "casca grossa" dele no Brasil. Segundo dizem, era normal ver dentes voarem nas competições rsrs

Sei que foge ao que o autor estabeleceu no post principal, mas gosto muito de rever as lutas do Francisco Filho ("kyokushin monster") nos tempos do K-1... 

OSS

Postado

Continuando:

O Sensei que mais se aproximou da perfeição do Karate. Sensei ASAI. Asai foi buscar na origem do karate, nas artes chinesas, o que havia se perdido. É possível notar que Asai fez o simples, mas não óbvio, uniu a contração (kime) de Nakayma com a fluidez de Egami.
 

 

 

Assai demonstrando ao seu discípulo Andre Bertel 
 


Kata:
 


Demonstração em seminário:
 


Asai e sua busca na China:
 





 

Agora para contextualizar Nakyama e Egami:


Nakayama

 



Estilo de Egami Shotokai: 
 

 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...