Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?


Aless

Posts Recomendados

A idéia do post é excelente.

Mas eu prefiro seguir algo mais regrado, carbos complexos, alimentos integrais e etc, me sinto mais motivado e mais disciplinado.

Não conseguiria por exemplo comer apenas 30g de bolo de chocolate para bater a qtde de carbo necessária em tal refeição, com certeza comeria muito mais kkkk

Abraços e bons treinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

Alguem poderia, de preferencia o criador do topico, esclarecer o que ele quis dizer com metabolismo da insulina?

Porque ainda faz sentido um pico de insulina no pos treino (e talvez no cafe da manha) a fim de redirecionar os nutrientes da corrente sanguinea para o musculo E estimular a producao de proteina (Aumento da replicação de DNA e de síntese de proteínas via o controle de fornecimento de aminoácidos).

Entao SUPONDO que se utilize uma dieta totalmente baseada em carb de alto IG, a sensibilidade a insulina nao seria alterada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Li rapido e nao li todos os comentarios, entao 40g de carbo de batata normal = 40g de carbo de batata doce? Sem levar em conta o restante dos nutrientes..e que no fim das contas 1g de carb é 1g de carb nao importa de onde vem?

Sem levar em conta o restante dos nutrientes, sim.

O que acontece é que não se pode avaliar um alimento específico sozinho, tem-se que avaliar o contexto da dieta. Um bulk com 4000kcal onde o cara já conseguiu suas 30-40g de fibra e uma penca de nutrientes, ficar botando mais batata doce só vai prejudicar - mais tempo para comer, mais fibras para aumentar a saciedade... e se o cara já está com dificuldades de comer 3800kcal e não está ganhando peso, tu acha melhor adicionar 200kcal (50g de carbo) em alimentos ricos em fibras ou em algo que vai facilitar a vida dele?

Já alguém que precisa ingerir 2000kcal, cada alimento tem que ser pensado de uma forma mais produtiva.

no mínimo pra saúde, ainda deve ser melhor os de baixo IG (batata doce da vida... que na verdade é médio até)

Se tiver 1h, aproveita e dá uma lida aqui: http://www.hipertrofia.org/forum/topic/43457-mitos-e-verdades-a-respeito-do-indice-glicemico-dos-alimentos/

Se ainda continuar pensando em IG, sugiro uma boa refeição de sorvete com MMs e Snickers. Vai ter um IG bem menor que batata doce ;)

Eu acho uma ignorância tremenda a pessoa cnortar certos alimentos por serem simples, por exemplo, a fruta(frutose), o leite(lactose), tudo é na base do equilibrio, cortas certos tipos de alimento sempre foi furada.

Sobre pesquisa, eu deveria dar muita credibilidade, mas não confio muito, pq daqui a pouco alguém descobre que os tipos de carboidratos são de sumo importância para nossa fisiologia.

Sorvete é basicamente gordura trans.

Carboidratos não são de suma importância, são completamente dispensáveis. Apenas proteínas são essenciais, na verdade. Uma quantidade baixa de carboidratos, a fim de conseguir alguns nutrientes que só vem em alimentos específicos seria recomendado.

Alguns sorvetes possuem gordura trans, mas nem todos. A maioria das frituras e alimentos tipo bolacha, bolinhos e coisas do tipo que precisam ficar na prateleira do mercado por semanas que possuem gordura trans em quantidades altas.

A idéia do post é excelente.

Mas eu prefiro seguir algo mais regrado, carbos complexos, alimentos integrais e etc, me sinto mais motivado e mais disciplinado.

Não conseguiria por exemplo comer apenas 30g de bolo de chocolate para bater a qtde de carbo necessária em tal refeição, com certeza comeria muito mais kkkk

Abraços e bons treinos.

Se funciona para você e é no mínimo saudável, tá valendo!

Alguem poderia, de preferencia o criador do topico, esclarecer o que ele quis dizer com metabolismo da insulina?

Porque ainda faz sentido um pico de insulina no pos treino (e talvez no cafe da manha) a fim de redirecionar os nutrientes da corrente sanguinea para o musculo E estimular a producao de proteina (Aumento da replicação de DNA e de síntese de proteínas via o controle de fornecimento de aminoácidos).

Entao SUPONDO que se utilize uma dieta totalmente baseada em carb de alto IG, a sensibilidade a insulina nao seria alterada?

Isso de pico de insulina e re-direcionar nutrientes no pós treino é um dos maiores balonies que existe, criado pela indústria do whey para te fazer achar que você precisa de whey depois do treino.

A carga insulêmica da dieta é altamente influenciada pela quantidade de insulina liberada em um período de tempo. Se tu comparar a quantidade de insulina de liberada para dois alimentos de IG diferente depois de, por exemplo, 6h, não vai ter praticamente nenhuma diferença. No fim das contas, a quantidade de carboidrato é o que mais influencia. Mas proteína também é insulêmica.

Quer ler mais sobre insulina? http://www.hipertrofia.org/forum/topic/101736-insulina-nao-e-vila-uma-ma-reputacao-nao-merecida/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nao formulei a pergunta da forma certa

Concordo plenamente com a nao existencia de uma 'janela' de pos treino e tudo mais, mas durante o treino eh liberado cortisol e ocorre o processo de quebra da glicogenio (e pouca proteolise mas nem quero entrar nesse merito)

Supondo que um individuo consiga TODOS os micros+fibras com suplementacao, e que o mesmo coma de 3 em 3 horas, tanto faz carbo de alto ig ou baixo?

No meu ponto de vista nao adianta pensar no nivel de insulina 6h depois se nesse caso(e na grande maioria) se come de 3 em 3 horas (aproximadamente, sei que nao eh uma lei e excluindo as dietas IF)

Ja havia lido o topico citado por voce Aless, ele trata da insulina mas nao trata da sensibilidade a mesma.
So olhando para a 1 tabela desse artigo de 2014 http://www.bodybuilding.com/fun/insulin-sensitivity-blast-fat-for-good.htm eu diria que ha uma diferenca entre carbos amidoXglicose simples.
Uma solucao que foi apresentada por voce mesmo eh o sorvete com chocolate, que contem gorduras, logo, leva a um esvaziamento gastrico mais lento = absorcao mais gradual, glicose liberada nao tao exponencialmente quanto se fosse so carb sozinho, gerando uma resposta insulinemica mais gradual e por consequencia um reboot menor (concetracao de insulina no sangue cai menos).
Tenho procurado mais material para estabelecer uma opiniao concreta, por isso mesmo vim aqui pedir sua opiniao de um cara que faz IIFYM a algum tempo.
Minha questao eh quanto a sensibilidade a insulina e, por consequencia, variacao de concentracao sanguinea da mesma, e nao a insulina em si :)
Editado por gustpc
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente artigo traduzido Aless.

Quando estudei bioquímica na Universidade isso foi algo que meu Professor pregou, que química é química, e não importa, 1g de carboidrato é queimada e gerará a energia que 1g de carboidrato tem, nem mais nem menos. O nosso corpo é uma ciência exata e não-exata ao mesmo tempo!

O ponto que você tocou é de extrema importância para pessoas críticas ao IIFYM, que o que importa não é se seus carbos vem de batata doce ou de doce de leite, mas sim os micronutrientes compostos em cada, e os benefícios que estes trazem para o corpo, porque no fundo Proteína/Gordura/Carboidratos são o ajuste "grosso" do corpo, e as vitaminas, minerais, hormônios são o ajuste "fino" (Pensando em uma máquina).

Esse artigo só me fez manter firme meu pensamento.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

problema desse pensamento é que uma batata tem muito mais micronutriente que um pedaco de torta. ainda que ambas tivessem a mesma caloria, a longo prazo voce nao estaria bem alimentado com a torta enquanto com a batata sim.

na Alemanha pós guerra só havia batata pra comer e viveram sem carne durante muitos anos. ainda que o sujeito nao vá ganhar mais peso pela torta, teria serias carencias nutricionais comendo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

problema desse pensamento é que uma batata tem muito mais micronutriente que um pedaco de torta. ainda que ambas tivessem a mesma caloria, a longo prazo voce nao estaria bem alimentado com a torta enquanto com a batata sim.

na Alemanha pós guerra só havia batata pra comer e viveram sem carne durante muitos anos. ainda que o sujeito nao vá ganhar mais peso pela torta, teria serias carencias nutricionais comendo isso.

Da mesma forma que teria sérias carências nutricionais por não comer carne.

Digamos que a batata fosse rica em apenas um micronutriente (para exemplificar), e que você precisasse de 100g de batata para atingir 100% da necessidade diária deste micronutriente, e que a sua dieta tivesse 200g de batata - ou seja, você estivesse consumindo 2 vezes mais do que o recomendado do micronutriente. Você acha que faria diferença se consumisse 100g de batata e o restante de outro alimento "sujo" sem o micronutriente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Supermoderador

Minha questao eh quanto a sensibilidade a insulina e, por consequencia, variacao de concentracao sanguinea da mesma, e nao a insulina em si :)

Se a tua pergunta é com relação à sensibilidade à insulina: indivíduos não obesos e que se exercitam (que é o nosso contexto) não tem a menor chance de ter sensibilidade à insulina.

Se você é obeso, precisa rever os hábitos alimentares e atividade física.

se você é sedentário e magro, precisa praticar alguma atividade física.

Agora nós, que conseguimos manter o BF até 18% (esse é considerado saudável, segundo a ciência, 10-12% é BF baixo, e menos de 10% apenas para atletas) e nos exercitamos 4-5x por semana, não precisamos nos preocupar com sensibilidade. Esse é um problema para obesos, que o simples fato de fazer uma dieta para emagrecer e praticar atividades físicas irá resolver em alguns meses e reduzir muito as chances de diabetes.

Vou deixar outros 2 tópicos:

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/121526-janela-de-oportunidades-para-terminar-com-o-assunto/?view=findpost&p=2364037

http://www.hipertrofia.org/forum/topic/132433-gh-insulina-cortisol-e-outros-hormonios/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem levar em conta o restante dos nutrientes, sim.

O que acontece é que não se pode avaliar um alimento específico sozinho, tem-se que avaliar o contexto da dieta. Um bulk com 4000kcal onde o cara já conseguiu suas 30-40g de fibra e uma penca de nutrientes, ficar botando mais batata doce só vai prejudicar - mais tempo para comer, mais fibras para aumentar a saciedade... e se o cara já está com dificuldades de comer 3800kcal e não está ganhando peso, tu acha melhor adicionar 200kcal (50g de carbo) em alimentos ricos em fibras ou em algo que vai facilitar a vida dele?

Entäo, nesse caso, como o objetivo é facilitar a vida, entraria a dextrose, acúcar cristalizado, mel, maltodextrina, xarope de ácer, etc?

O ponto que você tocou é de extrema importância para pessoas críticas ao IIFYM, que o que importa não é se seus carbos vem de batata doce ou de doce de leite, mas sim os micronutrientes compostos em cada, e os benefícios que estes trazem para o corpo, porque no fundo Proteína/Gordura/Carboidratos são o ajuste "grosso" do corpo, e as vitaminas, minerais, hormônios são o ajuste "fino" (Pensando em uma máquina).

Daí minha crítica ao IIFYM. Vitaminas e minerais näo fazem parte do pensamento do IIFYM, assim penso eu. Usando o seu raciocínio, o IIFYM seria uma base para o grosso. Tanto é que muitos seguidores do IIFYM näo vivem sem suplementacäo de vitaminas e minerais.

Acho interessante sim o conceito do IIFYM pra ser usado como um coringa, para dar uma variacäo, fugir da rotina, etc... Mas quando vamos na secäo de dietas e o cara pergunta se (um exemplo apenas) pode incluir uma barra de chocolate na dieta (sopöe-se que diariamente), a grande maioria das respostas apostam no SIM, seguido da famigerada frase: "se se encaixa nos seus macronutrientes, coma".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daí minha crítica ao IIFYM. Vitaminas e minerais näo fazem parte do pensamento do IIFYM, assim penso eu. Usando o seu raciocínio, o IIFYM seria uma base para o grosso. Tanto é que muitos seguidores do IIFYM näo vivem sem suplementacäo de vitaminas e minerais.

Acho interessante sim o conceito do IIFYM pra ser usado como um coringa, para dar uma variacäo, fugir da rotina, etc... Mas quando vamos na secäo de dietas e o cara pergunta se (um exemplo apenas) pode incluir uma barra de chocolate na dieta (sopöe-se que diariamente), a grande maioria das respostas apostam no SIM, seguido da famigerada frase: "se se encaixa nos seus macronutrientes, coma".

Com certeza, você pode incluir sim, mas vai trazer mais benefícios? Ai que tá!

Se for uma pessoa que visa simplesmente bulk ou cutt, independente do que aquilo for acarretar à saúde dela, ela irá fazer isso. Caso contrário, ela irá preocupar em ingerir tais micronutrientes essenciais para o organismo.

Concordo que muita gente usa o iifym como desculpa para comer merda (Eu mesmo fiz isso, ontem comi 3 bibesfihas do habibs), mas no geral os adeptos comem alimentos ricos em nutrientes, com algumas bobagens durante o dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...