Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ciência Da Nutrição - Os Carboidratos São Iguais?


Aless

Posts Recomendados

Vou fazer considerações sobre o texto e deixar uma pergunta no ar.

FATO: A qualidade ( IG, Ind. Insulinêmicos, nº de cadeias, etc) do Carboidrato não interfere nem na questão do peso, nem na questão da composição corporal.

Comentário: Sobre o peso corporal já comprovei na prática que a única questão envolvida é o balanço calórico. Eu tinha a visão de que pudesse haver alguma influência na questão corporal. A pesquisa deixa claro que também na questão da composição corporal não existe influência. No final é tudo questão de balanço calórico.

CITAÇÃO: Dietas com baixa carga glicêmica são boas para a sua saúde se você, no estado inicial, é uma pessoa pouco saudável (obesa ou diabética), mas para a população saudável, ela não faz efeito. Você não pode arrumar algo que não está quebrado, então se você já é saudável, comer de forma ainda mais 'saudável' não vai melhorar os marcadores de saúde.

QUESTÃO: Será que alguém saudável, que mesmo praticando atividade física regular, ao abusar de carboidratos de alto IG poderia começar a desenvolver resistência a insulina/ DM?

Informação adicional: Quando o pâncreas produz insulina, produz também um hormônio chamado amilina. Em uma pesquisa recente descobriu-se que a amilina pode formar compostos tóxicos que matam as células que produzem insulina e amilina.

http://medicalxpress.com/news/2014-08-scientists-type-diabetes-underlying-mechanism.html

Então fica a questão, descuidar do IG poderia sobrecarregar a produção de insulina e consequentemente amilina, formando compostos tóxicos que levariam a uma quadro de Diabetes tipo 2?

Não sei a resposta.

Editado por Mklek
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Publicidade

  • Supermoderador

Mklek, on 18 Sept 2014 - 14:31, said:

Vou fazer considerações sobre o texto e deixar uma pergunta no ar.

FATO: A qualidade ( IG, Ind. Insulinêmicos, nº de cadeias, etc) do Carboidrato não interfere nem na questão do peso, nem na questão da composição corporal.

Comentário: Sobre o peso corporal já comprovei na prática que a única questão envolvida é o balanço calórico. Eu tinha a visão de que pudesse haver alguma influência na questão corporal. A pesquisa deixa claro que também na questão da composição corporal não existe influência. No final é tudo questão de balanço calórico.

CITAÇÃO: Dietas com baixa carga glicêmica são boas para a sua saúde se você, no estado inicial, é uma pessoa pouco saudável (obesa ou diabética), mas para a população saudável, ela não faz efeito. Você não pode arrumar algo que não está quebrado, então se você já é saudável, comer de forma ainda mais 'saudável' não vai melhorar os marcadores de saúde.

QUESTÃO: Será que alguém saudável, que mesmo praticando atividade física regular, ao abusar de carboidratos de alto IG poderia começar a desenvolver resistência a insulina/ DM?

Informação adicional: Quando o pâncreas produz insulina, produz também um hormônio chamado amilina. Em uma pesquisa recente descobriu-se que a amilina pode formar compostos tóxicos que matam as células que produzem insulina e amilina.

http://medicalxpress.com/news/2014-08-scientists-type-diabetes-underlying-mechanism.html

Então fica a questão, descuidar do IG poderia sobrecarregar a produção de insulina e consequentemente amilina, formando compostos tóxicos que levariam a uma quadro de Diabetes tipo 2?

Não sei a resposta.

Mklek, você viu que a pesquisa foi feita em ratos? Pode ser que o mesmo mecanismo ocorra em humanos, mas necessita de mais estudos para afirmar com certeza.

Com relação a sua questão.... muito provavelmente, não. Exercícios físicos diminuem a resistência à insulina, e o índice glicêmico provavelmente não tem relação com a resistência a insulina, como este estudo mostrou: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15920058

"Habitual intake of diets with a high glycemic index and high glycemic load or diets with a high content of total carbohydrate including simple sugars was not associated with the probability of having insulin resistance"

Vou ver se encontro algum estudo que não seja epidemiológico, se achar eu posto aqui.

EDIT: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17189547

In healthy overweight adults provided with food for 6 months, the dietary GL did not seem to influence chronic adaptations in glucose-insulin dynamics above that associated with weight loss. This finding highlights the importance of absolute weight loss over the dietary macronutrient composition used to achieve weight loss

Editado por mpcosta82
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou fazer considerações sobre o texto e deixar uma pergunta no ar.

FATO: A qualidade ( IG, Ind. Insulinêmicos, nº de cadeias, etc) do Carboidrato não interfere nem na questão do peso, nem na questão da composição corporal.

Comentário: Sobre o peso corporal já comprovei na prática que a única questão envolvida é o balanço calórico. Eu tinha a visão de que pudesse haver alguma influência na questão corporal. A pesquisa deixa claro que também na questão da composição corporal não existe influência. No final é tudo questão de balanço calórico.

CITAÇÃO: Dietas com baixa carga glicêmica são boas para a sua saúde se você, no estado inicial, é uma pessoa pouco saudável (obesa ou diabética), mas para a população saudável, ela não faz efeito. Você não pode arrumar algo que não está quebrado, então se você já é saudável, comer de forma ainda mais 'saudável' não vai melhorar os marcadores de saúde.

QUESTÃO: Será que alguém saudável, que mesmo praticando atividade física regular, ao abusar de carboidratos de alto IG poderia começar a desenvolver resistência a insulina/ DM?

Informação adicional: Quando o pâncreas produz insulina, produz também um hormônio chamado amilina. Em uma pesquisa recente descobriu-se que a amilina pode formar compostos tóxicos que matam as células que produzem insulina e amilina.

http://medicalxpress.com/news/2014-08-scientists-type-diabetes-underlying-mechanism.html

Então fica a questão, descuidar do IG poderia sobrecarregar a produção de insulina e consequentemente amilina, formando compostos tóxicos que levariam a uma quadro de Diabetes tipo 2?

Não sei a resposta.

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_metab%C3%B3lica

Editado por leonardooosouza
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mklek, você viu que a pesquisa foi feita em ratos? Pode ser que o mesmo mecanismo ocorra em humanos, mas necessita de mais estudos para afirmar com certeza.

Com relação a sua questão.... muito provavelmente, não. Exercícios físicos diminuem a resistência à insulina, e o índice glicêmico provavelmente não tem relação com a resistência a insulina, como este estudo mostrou: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15920058

"Habitual intake of diets with a high glycemic index and high glycemic load or diets with a high content of total carbohydrate including simple sugars was not associated with the probability of having insulin resistance"

Vou ver se encontro algum estudo que não seja epidemiológico, se achar eu posto aqui.

EDIT: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17189547

In healthy overweight adults provided with food for 6 months, the dietary GL did not seem to influence chronic adaptations in glucose-insulin dynamics above that associated with weight loss. This finding highlights the importance of absolute weight loss over the dietary macronutrient composition used to achieve weight loss

Valeu martin!!! Eu li apenas a matéria no link que indiquei. Ao que parece a pesquisa é em humanos. Não tenho acesso a referência, mas é esta aqui:

The pathogenic mechanism of diabetes varies with the degree of overexpression and oligomerization of human amylin in the pancreatic islet beta cells" published in FASEB J - Journal of the Federation of American Societies for Experimental Biology on Wednesday 20 August 2014.

Vou ler com calma estas referências. Obrigado pelos artigos.

Abraços.

Valeu leonardo!!! Não tenho DM ( ou SM), tenho apenas glicemia em jejum alterada que se manifesta quando descuido da dieta ou dos lifts!!

Procuro entender como ocorre este mecanismo.

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e aquele lance de que o açucar desestabiliza a insulina em jejum?

Que nesses casos (em termos de saude) quanto menor fosse a insulina em jejum melhor seria.

--

Gostei da parte que ele classificou açucar e outros similares como calorias vazias. Ja li algo que dizia que em dietas com poucas vitaminas e minerais a digestao do açucar fica comprometida e pode ocorrer aparecimento de doenças relacionadas a isso.

Sera que isso ocorre mesmo nessas dietas (baixa quantidade de vitaminas e minerais)?

Editado por Broly75
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você segue uma dieta limpa, o que tem de diferente na sua dieta não atrapalha em nada, não sei porque postou esse texto dos carboidratos, sendo que você sabe que tem gente que vai ler X e entender Y, como já aconteceu lendo uns comentários logo acima. Não tem como comparar seus pratos a coxinha e açúcar refinado.

2

eu mesmo li uma parte entendi de um jeito , quando li o resto que fui entender o que o texto falava

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo artigo !
Bom, a pouco tempo atrás fiz um bulk, metade limpo metade sujo... Quando substitui a batata doce por arroz branco engordei igual um porco... Mas na verdade acho que oque faz engordar é que geralmente os alimentos com alto índice glicêmico são mais gostosos, assim você acaba comendo uma quantidade maior e consequentemente aumentando muito o excedente calórico...Por exemplo, se for pra comer pizza nas refeições eu consigo comer muito mais do que arroz integral por exemplo... No meu bulk eu não estava pesando a quantidade de batata doce que eu comia, o critério que eu usei foi comer até quase vomitar... chegou uma hora que parei em 82 e não saia mais... substitui por arroz branco fui parar 86 kg... Porém se eu tivesse calculado os macros eu ficaria no mesmo peso 82 kg... Concluindo prefiro continuar comer pelo menos a maioria das refeiçoes com carbos baixo índice glicêmico, por desencargo de consciência e pelos micro nutrientes, mas sempre mantendo uma dieta com alimentos sujos as vezes mas que de pra seguir tranquilamente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei ate aqui pois um amigo me marcou neste link no Facebook. Criei essa conta apenas pra comentar neste tópico. Vou copiar aqui a resposta que dei para meu amigo:

Realmente, há controvérsias rs... isso ai da assunto pra mais de hora. Imaginando que os alimentos desempenham funções bioquímicas e que o grau de resistência a insulina de uma pessoa vai determinar, por exemplo, se ela vai conseguir perder gordura com rapidez ou não, ja se pode imaginar que a escolha do carboidrato correto pode ajudar (ou não). E aí neste contexto entra uma pancada de coisa, sendo uma das principais a ineficiência da mitocondria em gerar energia. Entrou glicose (ácido) na célula, há uma perda de alcalinizantes os quais podemos citar magnésio, potássio, calcio etc. Sem cálcio nao há perda de gordura eficiente; sem cálcio voce perde em contração muscular.. o meio se torna acido, ocorre produção de lactato e o exercicio é interrompido. É complicado isso....so posso dizer que cada dia que pasa descobre-se mais complexidades em cima de conceitos que antes pensávamos ser simples."

Não tirei isso de artigo nenhum. É fisiologia e bioquímica básica. Há uma diferença gritante na qualidade do carbo que ingerimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...